semana passada o leo contou a historia do mais importante e famoso dos duesenberg o modelo j e derivados dele este e o carro enorme e potente que ficou famoso um incrivel automovel que foi a epitome do luxo nos anos 1930 https //flatout com br/carros que mudaram o mundo 8 o duesenberg model j/ mas hoje vamos dar um passo atras para falar um pouco do primeiro duesenberg; o carro criado antes de e l cord chegar e fundar o conglomerado auburn cord duesenberg que criaria o j o modelo a o primeiro carro de rua a levar o nome duesenberg [caption id= attachment_383937 align= aligncenter width= 999 ] model a om outro duesenberg[/caption] mas mais que isso vamos contar a incrivel historia do primeiro carro duesenberg a ser vendido um automovel que ainda existe hoje e a sua incrivel trajetoria ate os dias de hoje o castle duesenberg havai o arquipelago do havai fica bem no meio do imenso oceano pacifico um pequeno ponto no meio do caminho entre os eua e o japao; por isso mesmo foi atacado no fim de 1941 e precipitou a entrada dos eua na segunda guerra mundial e um daqueles paraisos tropicais no fim do mundo [caption id= attachment_383941 align= aligncenter width= 999 ] honolulu em 1870[/caption] o paraiso atraiu gente como a familia castle que se mudou para la junto com missionarios catolicos em 1837 castle & cooke a empresa fundada em 1851 em parceria com amos starr cooke inicialmente administrava uma loja armarinho em honolulu durante a decada de 1860 a castle & cooke expandiu se para o negocio de venda de açucar do crescente numero de plantaçoes de cana de açucar no havai frequentemente investindo nelas tambem a empresa diversificou investimentos e se tornou uma das cinco grandes empresas que dominaram a economia do territorio do havai durante o seculo xx no fim dos anos 1910 quando nossa historia começa a familia castle havia acumulado riqueza e influencia inimaginaveis no arquipelago com participaçoes em negocios que iam de transporte e gasolina a açucar [caption id= attachment_383942 align= aligncenter width= 999 ] samuel castle e seu duesenberg[/caption] samuel northrup castle um dos membros da familia era dono de diversas plantaçoes de açucar e abacaxi era um homem grande com riqueza maior ainda um coraçao enorme pelo havai e grandes planos para a ilha apaixonado por automoveis e com recursos de sobra para adquiri los buscava o melhor carro que o dinheiro pudesse comprar nos anos 1950 era conhecido por so andar por suas plantaçoes e pela ilha de oahu em carros antigos um packard 1929 boat tail roadster cor de areia e seu famoso duesenberg 1921 preto este ultimo carro nao era o mais conhecido model j porem que foi lançado em 1929 era um model a o carro que os irmaos duesenberg produziram quando eram uma empresa independente e este cupe preto de samuel northrup castle era simplesmente o primeiro duesenberg de rua vendido o numero 1 o primeiro duesenberg model a [caption id= attachment_383960 align= aligncenter width= 999 ] model a o carro pessoal de augie duesenberg[/caption] no final da decada de 1910 os irmaos ferd e augie duesenberg eram famosos nas pistas seus carros de corrida pareciam ganhar tudo esta fama chegaria a seu auge em 1921 quando um carro de corrida duesenberg ganhou o gp da frança em le mans o nome duesenberg era de reputaçao impecavel; por isso e l cord depois os procuraria para criarem o melhor carro do mundo o j mas antes disso os dois tentaram sozinhos de 1919 em diante se dedicaram a criar e projetar um avançado carro de rua e criar a fabrica para produzi lo o mais incrivel e que o resultado nao e algo gigante como seria depois o j nao era menor mais leve e na verdade baseado no carro de corrida vitorioso em le mans pense nisso um caro de corrida para as ruas como tantos outros que viriam depois de lancia stratos a ford gt40 apenas retroativamente conhecemos ele hoje como duesenberg model a; na epoca era o duesenberg straight eight um carro pioneiro em muitas formas e o primeiro americano com oito cilindros em linha alguns anos antes da packard esta configuraçao seria de grande sucesso nos eua ate 1950 quando os v 8 efetivamente os substituiriam e nao era so isso [caption id= attachment_383962 align= aligncenter width= 999 ] o primeiro prototipo 1919[/caption] numa epoca em que freios nas rodas dianteiras eram motivo de alarde e todos os freios do mercado americano eram acionados mecanicamente por cabos e varoes o duesenberg straight eight tinha tambores de competiçao nas quatro rodas com acionamento hidraulico este sistema era absoluta novidade na epoca mas fred duesenberg nao se preocupou em patentea lo; se tivesse feito ele e seus herdeiros teriam feito fortuna sem nunca mais trabalhar porque rapidamente seu uso se tornou absoluto no modelo a o fluido era agua mesmo misturada com alcool para nao congelar no frio do inverno apesar de ter maior deslocamento o motor do carro de rua era de outra forma muito parecido com o do carro de corrida de quem deriva e o resto do carro chassi incluso era fortemente baseado na tecnologia de corrida da epoca a camera de combustao era hemisferica com valvulas opostas no cabeçote operadas por balancins a partir de um comando unico no cabeçote ohc o comando era acionado por uma arvore e engrenagens conicas com diametro dos pistoes de 73 mm e um longo curso de 127 mm deslocava apenas 4 3 litros menor que a maioria dos carros de luxo da epoca por suas origens em carros de competiçao limitados a 3 litros o cabeçote e o bloco eram em ferro fundido mas o carter era em aluminio o motor tinha lubrificaçao forçada sob pressao uma raridade na epoca; e com alta taxa para a epoca 5 1 produzia 90 cv a 3 600 rpm e 23 mkgf a 1 500 rpm o chassi tinha entre eixos basico de 3 4 metros tinha dois eixos rigidos e cambio de 3 marchas sem sincronizador apenas um chassi sem carroceria era vendido; cada cliente deveria comprar sua propria carroceria um carro completo tipicamente pesava ao redor de 1700 kg o modelo a era um carro caro obviamente a um tempo que um ford t custava 500 dolares ele custava a partir de 6 500 a faixa de preço da packard por exemplo ia de us$ 3 700 por um single six de 52 cv ate us$ 5 500 por um twin six v 12 de 88 cv o duesenberg nao era um carro enorme sendo algo maior que os chevrolet e ford mas menor que o packard mas era uma obra de engenharia invejavel e era construido com todo cuidado e carinho a propaganda do carro dizia built to outclass outrun and outlast any car on the road construido para ser ter mais classe ser mais rapido e durar mais que qualquer outro carro existente atingia a prodigiosa velocidade de 160 km/h quando um ford t com 20 cv nao chegava a 65 e tinha um comportamento geral que sempre recebeu elogios; sendo um carro de competiçao adaptado ao uso de rua pode ser considerado um verdadeiro carro esporte de certa forma e uma criaçao mais pessoal dos irmaos duesenberg que o posterior e magnifico j que foi criado a pedido e direçao de e l cord mas o a nao vendeu o esperado por motivos claros era caro demais e um automovel deste preço em 1920 devia ser um carro de luxo suave e tranquilo e nao um nervoso fugitivo das pistas e inicialmente houve certa desconfiança de agua acionando freios e se vazar fico sem freio foram produzidos pouco mais de 600 carros de 1921 a 1926 incrivelmente dado sua raridade hoje quase o dobro que os j e sj juntos depois do a existiu um modelo intermediario chamado modelo x na verdade uma evoluçao do a o x era maior e com potencia aumentada para 105 cv apenas 16 carros foram produzidos e apenas quatro sobrevivem um deles descoberto por jay leno em uma garagem de sua cidade pertinho de sua famosa garagem e depois veio mister cord e o j claro o primeiro duesenberg pois bem voltemos agora a 1919 mesmo antes de ter um carro pronto para vender os irmaos duesenberg começaram a fazer propaganda vem ai um novo carro dos famosos duesenberg e tudo mais certamente esses anuncios chegaram longe; ate a remota ilha de oahu no meio do pacifico onde morava samuel northrup castle castle contata a empresa e diz que assim que tivessem um carro pronto compraria um chassi mesmo sem saber o que era e o que custaria uma prova da fama dos duesenberg e da riqueza de castle castle fez seu pedido em 1919 mas fred duesenberg sempre perfeccionista dedicou tanto tempo ao aperfeiçoamento do motor de oito cilindros que a produçao propriamente dita foi adiada por quase dois anos assim como outros compradores de carros de luxo da epoca castle comprou apenas o chassi de duesenberg a carroceria seria encomendada na bender body company de cleveland o chassi custava coisa de 6500 dolares mas com a carroceria criada sob medida o preço certamente chegou a coisa de us$ 13 000 uma fabula em 1921 e a encarroçadora realmente fez o cupe preto sob medida castle tinha 2 13 metros de altura e pesava quase 136 kg; o carro tinha que ter dimensoes para ele ficar confortavel o teto e alto por isso e segundo o presidente do museu auburn cord duesenberg os pedais ficam muito para tras do jeito que ele fica o centro do veiculo e bem alto ele tem uma aparencia que realmente o distingue de outros veiculos especialmente de outros duesenbergs e um veiculo muito bonito — uma elegancia muito discreta aquela traseira ampla com o porta malas as janelas altas e a dianteira unica da carroceria tudo junto composto como um so pacote e inconfundivel nao ha outra carroceria como essa [gallery ids= 383981 383974 383973 383971 383953 383952 ] o carro foi usado como transporte diario por castle durante o resto de sua vida entao supomos que realmente gostou dele ao dirigi lo hoje todos se espantam com a leveza da direçao que parece hidraulica e a visibilidade para todos os lados aparentemente e facilimo de guiar e o desempenho e incrivel para o inicio dos anos 1920 o carro voltou a fabrica da duesenberg em indianapolis em 1930 para um update com a ultima especificaçao e melhorias da linha model a naquele tempo ja existia o j a venda mas samuel castle preferiu ficar com seu cupe a https //www youtube com/watch v=x9czuaicmoq samuel northrup castle faleceu devido a uma doença cardiaca em 10 de fevereiro de 1959 quatro dias apos completar 79 anos a propriedade do duesenberg straight eight foi transferida para o seu sobrinho james christian castle quando james faleceu em 1994 o carro passou para seu filho james jr jimmy e sua esposa cyrann aquela altura o carro ja havia sido guardado e nao era mais utilizado um dia em 2009 cyrann castle estava andando de cavalo pela propriedade quando descobriu um veiculo que achou enorme no fundo de um celeiro ao voltar para casa perguntou ao marido se era algum trator ou coisa que valha aquilo ali e um trator todo coberto perguntou ela a jimmy nao e o duesenberg da familia cyrann respondeu imediatamente meu deus isso tem que sair de la jimmy [caption id= attachment_383977 align= aligncenter width= 999 ] o carro quando chegou na canepa[/caption] a partir de 2010 o carro passou por uma restauraçao de cinco anos e 10 000 horas com a carroceria removida para devolve lo a sua antiga gloria um processo meticuloso que incluiu o uso de ferramentas e processos adequados a epoca ele mantem a maioria dos seus componentes originais o restaurador nada menos que a canepa motorsport ja que o casal vivia na california imagine o custo [caption id= attachment_383945 align= aligncenter width= 999 ] restauro meticuloso[/caption] mas o resultado e sensacional o carro hoje e virtualmente identico ao dia em que foi entregue a samuel northrup castle quando jay leno um famoso entusiasta da marca viu este carro aproximou se de jimmy castle e ofereceu lhe um cheque em branco escreva ai os numeros que voce quiser disse lhe jimmy disse nao ele queria que o duesenberg permanecesse na familia em 2013 especulou se que o valor do carro chegaria a us$ 13 milhoes mas provavelmente nunca saberemos pois ele nunca sera vendido depois de exibir o duesenberg ocasionalmente ao longo de varios anos em 2019 a familia castle decidiu que queria nao vende lo mas doar a uma instituiçao que preservasse sua historia e a compartilhasse com o publico https //www youtube com/watch v=5kh_v0fjkpq a escolha recaiu para o museu auburn cord duesenberg claro instalado no predio que antes era sede da empresa hoje o primeiro duesenberg esta exposto do lado de uma grande escadaria de entrada lugar que certamente ambos os irmaos duesenberg e e l cord atravessaram muitas vezes indo para la e para ca atarefados o carro literalmente renderia milhoes aos castle se vendido; mas eles nao precisam desses milhoes e para isso que os ricos servem para ajudar a preservar coisas em dominio publico que nunca seriam publicas sem eles o carro onde esta hoje e algo emocionante antes o topo da tecnologia agora num museu bem no meio do lugar onde tudo aconteceu a duesenberg sumiu em 1937 mas todo mundo conhece o nome e a fama mas tudo começou aqui neste cupe preto que viveu no havai nao e sensacional
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