todo entusiasta tem secretamente ou nem tanto o fetiche de dirigir nas ruas um carro de competiçao mesmo para quem tem experiencia zero na pista e impossivel nao fantasiar com esta ideia especialmente se o carro em questao for o porsche 917 com seu insano motor flat 12 arrefecido a ar e duas vitorias nas 24 horas de le mans em 1970 e 1971 mas ai ja e sonhar demais exceto claro se voce for membro da familia que financiou a criaçao do lendario prototipo ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] e foi em em 1974 e o homem responsavel por esta loucura foi gregorio rossi di montelera mais conhecido como conde rossi fa de automobilismo foi ele quem teve a ideia de patrocinar equipes de corrida começando em 1962 com a criaçao da martini & rossi racing team naquela epoca era preciso criar uma equipe toda para usar uma marca nao relacionada ao automobilismo foi so a partir de 1968 que a fia passou a permitir patrocinadores de outros ramos estampando as carrocerias dos carros o carro em questao e o porsche 917 030 um carro fabricado em 1971 que ate chegou a participar de uma corrida mas na verdade teve como principal funçao ser uma plataforma de testes para a entao recem criada tecnologia de freios abs sua unica participaçao em uma prova ocorreu nos 1000 km da austria daquele ano no circuito de osterreichring com as cores da martini racing e os pilotos helmut marko e gerard larrousse ao volante foi a primeira vez que um porsche com freios abs participou de uma corrida ainda que o porsche 917 034 tenha vencido a corrida com richard attwood e pedro rodriguez revezando ao volante o 917 030 nao teve a mesma sorte ele se classificou em terceiro mas nao chegou ao fim da prova por conta de um acidente causado por uma falha na suspensao assim depois de recuperado e consertado ele voltou a ser uma plataforma de testes por mais algum tempo entao em 1972 o 917 030 foi guardado em um deposito mas o carro nao ficou parado por muito tempo so ate 1974 quando conde rossi entrou em cena o aristocrata foi ate a fabrica da porsche em weissach e disse que queria comprar o carro e mais ele queria que o prototipo fosse transformado em um carro de rua e como voce diz nao ao homem que paga suas contas e de certa forma e responsavel por seu sucesso nas pistas exatamente voce nao diz a porsche tirou o 917 030 de seu descanso e começou a trabalhar nao foi contudo uma tarefa herculea uma das exigencias do conde rossi era que o carro mantivesse sua essencia e por isto os engenheiros alemaes limitaram se a realizar o minimo possivel de modificaçoes foram instalados retrovisores nos para lamas dianteiros as asas sobre os para lamas traseiros foram removidas e um abafador de 911 foi adaptado no sistema de escape alem disso a carroceria foi pintada no mesmo tom de prata usado pelos carros da martini racing e para garantir um pouquinho de conforto em suas trips o conde rossi pediu que o interior tivesse o painel e os bancos revestidos em couro bege mais nada [caption id= attachment_235641 align= aligncenter width= 1000 ] fotos historic motorsports central[/caption] ate onde se sabe os detalhes a respeito jamais foram divulgados dado o segredo em torno do projeto o conjunto mecanico nao sofreu modificaçoes ou seja apesar de ser transformado em um carro de rua o 917 030 continuou equipado com um motor flat 12 de 4 9 litros e pelo menos 600 cv e cambio manual e continuou pesando menos de 800 kg porque apesar de sua figura imponente o porsche 917 especialmente na versao kurzheck de traseira curta e um caro pequeno com pouco mais de quatro metros de comprimento 92 cm de altura 1 98 m de largura e 2 3 m de entre eixos se voce esta achando que e loucura rodar nas ruas com um carro assim saiba que as autoridades europeias na epoca concordariam com voce nenhum pais da europa permitiu que o conde rossi emplacasse o carro obviamente que depois de fazer quase tudo o conde nao deixaria uma burocrazinha boba acabar com seus planos nao senhor ele simplesmente enviou o carro para os eua the land of the free para tentar registrar o carro e ele conseguiu o departamento de transito do alabama se dispos a vistoriar e emitir os documentos do carro com uma condiçao o conde rossi jamais deveria circular com o 917 dentro do estado [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 235638 235634 235635 235629 ] sem problemas ate porque o plano era mesmo voltar com o carro para a europa e rodar com placas do alabama como naquela epoca as leis eram mais frouxas o conde rossi nao podia rodar com o 917 sem placas mas placas estrangeiras queriam dizer que em algum lugar do mundo aquele carro era considerado apto a circular em vias publicas ja era alguma coisa e o bastante para que o dono da martini pudesse curtir seu prototipo sossegado gregorio rossi di montelera morreu em 2003 mas o carro ainda esta na familia hoje em dia ele esta registrado em nome de seu filho manfredo que em raras ocasioes aparece em algum evento de classicos a documentaçao para circular nas ruas ja esta expirada atualmente ele usa placas do texas que sao apenas decorativas mas isto nao o impede de acelerar na pista como aconteceu nas ediçoes de 2009 e 2019 do goodwood festival of speed comemorando respectivamente os aniversarios de 40 e 50 anos do porsche 917 https //www youtube com/watch v=zemzkh1faqi depois do carro do conde rossi outros dois exemplares do porsche 917 foram convertidos para uso nas ruas primeiro foi o 917 021 tambem conhecido como psicodelico ou hippie por conta de sua pintura em roxo e verde sim e o mesmo carro nas duas fotos abaixo depois foi a vez do carro 917 037 que atualmente pertence ao colecionador claudio roddaro residente no principado de monaco para ser autorizado a emplacar seu carro ele teve de provar as autoridades locais que seu carro era identico ao do conde rossi e como contamos neste post ele conseguiu
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