top fuel e uma categoria americana de competiçoes de arrancada da nhra national hot rod association americana os dragsters que competem nela sao os carros de corrida de aceleraçao mais rapida do mundo a melhor maneira que tenho para definir a completa insanidade que sao esses carros e esta categoria e contando uma historia que ouvi ha tempos atras quando ainda corriam em um quarto de milha https //www youtube com/watch v=sxv3e8tj_oe ein sim se voce conhece as arrancadas americanas sabe que a medida de ¼ de milha ou 400 metros e sagrada e a distancia a partir da imobilidade que a corrida acaba toretto vivia um quarto de milha por vez e um carro de que fazia o quarto de milha em dez segundos era respeitado muita gente devia um 10 second car para toretto aparentemente mas o top fuel desde 2008 corre apenas na distancia de 1000 pes ou aproximadamente 305 metros estavam muito rapidos ao fim de 400 metros por isso a reduçao uma medida de segurança unica vez que o sagrado quarto de milha foi abandonado mais sobre isso mais adiante https //www youtube com/watch v=gxp2qgy1ob8 o fato e que historia que ouvi ha tempos atras se da na epoca do quarto de milha entao imagine o seguinte um corvette c8 z06 capaz de chegar a 320 km/h de final imagine uma pista reta longa o suficiente para que arranque e chegue a velocidade maxima uns 1 5 km no fim desses 1 5 km esta na pista ao lado um dragster top fuel parado https //www youtube com/watch v=irwtwxyiiqm pois bem o corvette arranca e acelera ate 320 km/h e passa pelo dragster parado neste momento o dragster arranca em de 3 segundos ele alcança o corvette e o ultrapassa ele cruza a linha de chegada na frente apenas 402 metros depois que o corvette o passou andando a 320 km/h com o pe embaixo como isso e possivel bem vamos tentar hoje explicar esta insanidade toda potencia inacreditavel obviamente tudo no carro contribui para esta aceleraçao insana mas vamos começar falando do motor para dar o tom da conversa quanto tem de potencia um motor de top fuel nao se sabe ao certo existem dinamometros capazes de medir mas o motor se autodestroi rodando mais que dez segundos criando uma clara dificuldade para o processo ein nem 10 segundos dura sim do inicio ao fim de uma corrida na pista o motor gira apenas 240 rotaçoes incluindo a partida a preparaçao e a corrida o motor precisa sobreviver a apenas 500 rotaçoes antes de ser reconstruido corrida acabada e sim ele e desmontado e inspecionado depois de cada corrida que dura sempre menos de 4 segundos isso porque e simplesmente o motor de maior potencia especifica que existe estimativas de quanto da de potencia variam de 11 000 cv a 15 000 cv ao redor dos 9000 rpm e isto a partir de 8 19 litros 500 cid isso e potencia de navios de multiplas locomotivas nao de carro e a metade da potencia de superpetroleiros como o exxon valdez que tinha 30 000 cv mesmo na estimativa mais baixa de potencia o v8 top fuel e um motor de 1 341 cv/litro isso e muito mais que qualquer outra coisa; nada chega nem perto um carro de formula 1 tem hoje ao redor de 1000 cv de um motor de 1 6 litro o que seria 625 cv/litro menos que a metade da potencia especifica do v8 top fuel mas na verdade ha auxilio eletrico nesses motores da f1; sozinhos sem auxilio eletrico dao coisa de 850 cv ou 531 cv/litro alem disso o motor v8 top fuel tem uma densidade de potencia incrivel pesa apenas 225 kg completo lembre do motor de rua mais denso em potencia que conhecemos o ls7 de 200 kg e 505 cv e chore mas o mais incrivel e que isso tudo vem de um desenho basico de motor que data de 1950 sim e um derivado do chrysler hemi v8 de primeira geraçao em desenho apenas; nao tem uma peça sequer do motor lançado em 1951 mas o desenho do cabeçote a camara hemisferica com duas valvulas opostas a 58° e o comando unico no vale do v ohv sao os mesmos https //www youtube com/watch app=desktop&v=i1rymuxuqso o bloco e usinado a partir de uma peça unica de aluminio forjado possui camisas de cilindro de liga de ferro ductil encaixadas por pressao no bloco nao ha passagens de agua no bloco nem radiador ou bomba d’agua nao precisa de arrefecimento para 4 segundos de funcionamento a medida usual e de 106 36 x 114 30 mm; diametros maiores de pistao enfraquecem o bloco do motor a taxa de compressao e de cerca de 6 5 1 baixa por causa da alta pressao do compressor de ar tipo rootes ha cinco capas de mancal principal fixadas com pinos de aço de padrao aeronautico com pinos principais e parafusos laterais adicionais parafusos cruzados ha tres fornecedores aprovados para esses blocos personalizados keith black brad anderson e alan johnson os cabeçotes tambem sao usinados a partir de peças solidas forjadas de aluminio tambem nao tem passagens de resfriamento claro as valvulas de admissao sao feitas de titanio solido e a de escape de nimonic 80a solido ou similar as sedes sao de liga de ferro ductil os tamanhos das valvulas sao em torno de 2 45 pol 62 23 mm para a admissao e 1 925 pol 48 90 mm para o escapamento cabeçotes sao selados ao bloco por juntas de cobre e aneis de vedaçao de aço inoxidavel a fixaçao dos cabeçotes ao bloco e feita com prisioneiros e porcas de aço de classificaçao aeronautica o virabrequim tambem e de aço forjado e e cross plane com cinco mancais tradicionais de v8 americano as bielas e pistoes sao de aluminio forjado; no caso da biela para fornecer amortecimento de choque comparado ao titanio o compressor pelo regulamento precisa ter o desenho basico do gmc 14 71 originalmente criado para motores diesel 2 tempos da marca aqui usa lobulos em parafuso e e acionado por uma correia dentada a pressao absoluta do coletor e geralmente de 56 a 66 psi mas e possivel atingir ate 74 psi o coletor e equipado com um encapsulamento que protege de ruptura um dado impressionante e que o compressor consome a potencia de um corvette zr1 moderno para ser acionado sim mais de 1000 cv as nhra exige uma manta de kevlar sobre o supercharger ja que explosoes nao sao incomuns devido a mistura volatil de ar/combustivel proveniente dos injetores de combustivel que passam diretamente por eles a ausencia de uma manta de proteçao expoe o piloto a equipe e os espectadores a estilhaços caso a explosao ocorra e usada uma mistura de 90% nitrometano e 10% metanol como combustivel um motor que queima nitrometano pode produzir ate 2 4 vezes mais potencia do que um motor que queima gasolina por causa da relaçao estequiometrica 14 7 1 de ar para gasolina e de 1 7 1 de ar para nitrometano que ao contrario da gasolina ja possui oxigenio em sua composiçao molecular para uma determinada quantidade de ar consumida isso significa que um motor pode queimar 7 6 vezes mais nitrometano do que gasolina alimentar esse monstro exige incrivel equipamento a linha de combustivel nao e um tubo; e uma manilha quase um tubo rigido de 2 5 polegadas a bomba de combustivel mecanica acionada pelo motor flui 380 litros por minuto sim 20 litros de combustivel por segundo [caption id= attachment_383435 align= aligncenter width= 999 ] sim ele esta montando uma linha de combustivel o tanque fica na frente do carro [/caption] o combustivel e injetado por um sistema de injeçao de fluxo constante a 500 psi em geral 10 injetores sao colocados no cabeçote acima do supercharger 16 no coletor de admissao e dois por cilindro no cabeçote para queimar isso tudo duas velas por cilindro e dois magnetos de alta potencia; mas as velas queimam e derretem la pelo meio da corrida e o motor continua na pista acelerando dieselizado pela valvula de escape incandescente e as altas pressoes envolvidas para se ter uma ideia do nivel de violencia que estamos falando o desenho do escapamento e o fluxo por eles ajuda a gerar 500 kg de downforce nos pneus traseiros estes especiais produzidos em segredo pela goodyear sao inflados a baixa pressao e funcionam como uma transmissao cvt no inicio reduzem diametro em velocidade o diametro aumenta nao ha transmissao no carro apenas uma embreagem especial multidisco os dragsters sao limitados a uma distancia entre eixos de 7 6 m o resultado e dificil de conceber os competidores mais rapidos atingem velocidades de 549 7 km/h e completam os 304 8 metros da corrida em 3 641 segundos sim de zero a 550 km/h em menos de quatro segundos e em menos de um quarteirao de distancia o 0 160 km/h se da em 0 8 segundos o 0 100 km/h acontece antes deles andarem o equivalente ao seu proprio comprimento em 200 metros o carro ja esta chegando aos 500 km/h se voce pode acreditar isso submete o piloto a uma aceleraçao media de cerca de 4 g ao longo da corrida com um pico de mais de 8g faz um carro de f1 parecer coisa de criança https //www youtube com/watch v=arpsz3yxcfo e um mundo diferente o barulho e vibraçao destas bestas feras podem ser ouvidos a quilometros e ate os espectadores usam tapa ouvidos mas o mais incrivel e que parece que a pressao sonora e no chao balança tudo de seu interior as arquibancadas um espetaculo de poder puro e nao destilado que nao falha em se tornar inesquecivel se voce tiver os meios altamente recomendado
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