Por Felipe Leonardo da Silva, Project Cars #535
Logo após ter resolvido toda a parte de suspensão e freios, o carro ficou alguns meses rodando somente trajetos muito curtos devido ao problema no motor (descrito no texto anterior).
Andando com o motor ainda “frio”, a luz de bateria não acendia e o motor não morria. Porém, se deligasse e tentasse ligar novamente com ele ainda “meio quente”, não pegava.
Comecei a planejar o processo de preparação do motor.
Conversei com o Marcio da oficina Helocar aqui de Jaraguá do Sul-SC, e optei por aumentar o motor de 1.8 para 2.0, instalar um carburador 3E, comando 49G e algum tipo de retrabalho nos dutos de cabeçote.
Então, comecei a comprar diversas peças que seriam utilizadas quando o motor efetivamente estivesse pronto, como por exemplo radiador, bomba d’água, tampa de válvulas cromada, filtro de ar esportivo, etc.
Em março de 2021 levei o carro para a oficina. O motor foi desmontado para iniciar o processo de retífica e o carro foi para a latoaria. O bloco foi retificado aqui na cidade, e o cabeçote foi enviado à Stumpf Cabeçotes em Cascavel-PR. Quanto ao comando, o pessoal da Stumpf recomentou o uso do 027.2 em vez do 049G
Conforme essa matéria do Leo (https://flatout.com.br/o-segredo-do-comando-49g-da-volkswagen/), esses dois modelos de comandos possuem a mesma duração de 240 graus na admissão, 266 graus no escape, levante de 10,3mm na admissão e 10,8mm no escape, com um cruzamento (overlap, tempo em que as válvulas de admissão e escape ficam simultaneamente abertas para otimizar a admissão de ar no cilindro) de 44 graus.
Só que o comando 027.2 tem uma diferença de 2 graus na montagem da chaveta da polia – ou seja: ele é montado com 2 graus de atraso em relação ao comando 049G para otimizar o enchimento dos cilindros em baixas rotações, proporcionando mais torque na primeira metade da faixa útil de rotações do motor.
Acabamos aceitando a sugestão e o cabeçote foi montado com esse comando 027.2.
Com o retorno do cabeçote, o bloco também foi finalizado e o motor montado.
Optei pela pintura laranja com a tampa de válvulas cromada em alusão ao motor do Chevy 55 utilizado no filme que foi a inspiração do projeto.
Quanto ao carburador, entrei em contato com o Alan Carburadores (conheci através do canal do Tonella), expliquei como seria montado o motor e ele conseguiu restaurar um carburador 3E com um acerto bem bacana.
Apesar de eu alterar o combustível para gasolina (não são todos os postos que vendem etanol aqui em Jaraguá do Sul/SC), optamos por aplicar o banho de proteção normalmente utilizado em carburadores para álcool, visto que a porcentagem de etanol na gasolina vem aumentando ao longo dos anos.
Enquanto esse processo do motor acontecia, o carro tinha seguido para a funilaria (ou latoaria como o pessoal diz por aqui).
O objetivo principal foi eliminar alguns podres mais críticos (não todos), especialmente onde entrava água para dentro do carro, instalar retrovisores de Maverick GT e pintar de preto fosco o cofre do motor (justamente para dar um contraste para quem só olha o carro por fora, ao abrir o capô e ver tudo bonito).
Também fiz alívios de peso em alguns suportes, como do reservatório de expansão do líquido de arrefecimento, suporte da bobina de ignição, buzina…
E aqui o motor já em seu devido lugar:
O escape do carro estava bem ruim, todo oxidado e com vários furos. Então também levei para troca completa (mantendo apenas o coletor de escape original) e já instalando a sonda lambda para utilização com o WB-O2 da FuelTech.
Foi instalado o painel do Del Rey Ghia (com conta giros, pressão de óleo e tensão da bateria), volante de Corcel 2 com aro mais fino, para-choque dianteiro da Pampa 4×4, faróis de milha e neblina, rodas de ferro 14” com pneus ATR.
Foram aparecendo pequenos detalhes para resolver conforme fui usando o carro (e passei a usá-lo bastante), tudo sendo resolvido sem grandes problemas.
Na próxima parte vou contar sobre a finalização do interior do carro (com bancos Recaro), pintura externa feita em casa, novo jogo de rodas de liga leve e mais alguns acertos.
Obrigado pela leitura!