saudaçoes entusiastas nos ultimos meses iniciei o mestrado em materiais e processos industriais pela universidade feevale e tive de me dedicar bastante para me aclimatar o que me obrigou a dar um pouco menos de atençao para o projeto — que atualmente se encontra em fase de ajustes finais consequentemente tive que dar um pouco menos de atençao as postagens aqui conforme visto no ultimo episodio vou explicar como o motor foi parar na posiçao longitudinal e que alteraçoes foram feitas para isso preparei uma serie de imagens para compreender o espaço que teriamos para trabalhar ja pensando em nao perder nada em relaçao ao painel e as caixas do ar condicionado lembrando que a meta e um daily driver plenamente funcional e eu nao queria abrir mao de equipamentos que o carro ja possuia apresentamos o conjunto de motor e cambio a carroceria usando cavaletes travessas e um nivel para definir o que seria o gabarito aqui podemos ver a posiçao do cambio do lado de dentro do carro ainda que nao de maneira definitiva foi impossivel pra mim me segurar de botar um banquinho la dentro e fazer barulhos como se estivesse dirigindo por alguns instantes sem a caixa de direçao e barra estabilizadora posicionamos o agregado dianteiro e os componentes apenas para marcar as posiçoes pretendiamos utilizar o maior numero de fixaçoes pre existentes do monobloco visto que estas ja foram utilizadas pela fabrica como pontos de ancoragem e sao adequadas estruturalmente a suportar as cargas em situaçoes extremas ou acidentes depois de varias montagens preliminares possuiamos todas as medidas para começar o trabalho agregado dianteiro modificado com nova posiçao para a caixa de direçao e passagem do cambio na semana seguinte transcorreu no senai automotivo de porto alegre uma das primeiras turmas da divisao de educaçao da fueltech ft education e pude divir a sala de aula com colegas de diversos paises da america latina entre mecanicos e pilotos alem de preparadores famosos aqui do sul durante esta gratificante experiencia o sr pedro meu torneiro e parceiro no projeto e os profissionais da tornearia tita trabalharam em todas as medidas que tinhamos definido o que trouxe grande progresso mas infelizmente me deixou sem fotos cambio com suporte e coxim ja instalado motor e cambio receberam seus coxins procurando por peças de borracha mas ainda com grande dureza mas tendo em mente a facilidade de reposiçao/manutençao terminamos por confeccionar as fixaçoes do motor e cambio de maneira a utilizar os coxins do pasmem opala 6 cilindros que foram feitos para um motor muito mais pesado e seriam facilimos de encontrar no brasil inteiro eu quase poderia dizer que sao os equivalentes locais dos pucks de hockey utilizados pelo pessoal do driftworks a posiçao da caixa de direçao do 626 lembra a dos honda de alguns volkswagen/audi e de diversos outros modelos de veiculos de traçao dianteira ficando alta e rente a parede corta fogo do cofre do motor para fixar o cambio sem recorrer a modificaçoes extremas nas mangas de eixo dianteiras e na arvore de direçao tivemos de subir a posiçao da caixa de direçao 50mm e aviso imagens fortes a seguir criar um vale na capa seca atras do ponto maximo de deslocamento da embreagem antes que alguem pergunte nos comentarios sim funciona perfeitamente temos uma folga de quase 10mm alem do curso maximo do garfo e nao ha nenhum ruido de ressonancia por causa do formato irregular da capa seca measure twice cut once esta e uma das unicas imagens fora do carro do motor e suportes com o motor e suportes desenvolvidos era hora de apresentar novamente o motor ao monobloco fazer a montagem e fixar tudo para a proxima etapa definir o comprimento do carda e a posiçao da alavanca de cambio do lado de dentro do veiculo ate hoje abro o capo e me impressiono como ele parece que sempre esteve ai do jeito que imaginei o posicionamento final do cambio ficou proximo demais ao painel mais sobre isso em outro post com o motor e cambio no lugar foi possivel montar novamente toda a suspensao confeccionar o carda sem fotos aqui mas e um carda de subaru encurtado e com a manga do cambio do miata nas cruzetas originais serio nao tem nada de mais e fixar uma barra estabilizadora dianteira nova a original nao cabia mais depois de muita pesquisa como sempre chegamos a uma soluçao no minimo curiosa a barra estabilizadora dianteira do mitsubishi colt gti oriunda de um ferro velho proximo a tornearia fixou se exatamente no lugar que precisavamos nao sendo a estabilizadora uma peça de desgaste como as outras usar a peça de um carro pouco convencional nao ia contra os principios do projeto confiabilidade e uso de peças de facil reposiçao olhando o carro por baixo com tudo no lugar nao ficou parecendo um conjunto original com todos os componentes no lugar o coletor de admissao foi removido teve o plenum invertido para a borboleta ficar voltada para a frente do carro o sistema de atuador de marcha lenta e o sistema de recirculaçao de gases egr foram removidos nao utilizaria nenhuma destas caracteristicas ao entrar com a injeçao da fueltech todo o processo de fixar o motor no lugar e deixar o carro pronto para operar transcorreu durante o inverno de 2013 no proximo post vou falar sobre funilaria escapamento e o retorno para a garagem de casa ate la por maximilian bretschneider project cars #58
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