FlatOut!
Image default
Vídeo

A LaFerrari XX é tão forte que sua suspensão não aguentou seus limites

Se ontem a vimos a primeira LaFerrari de rua a pegar fogo — e deduzimos que tenha sido uma falha no HY-KERS —, hoje temos outro incidente envolvendo o hipercarro mais quente do momento (no pun intended).

Mas não Foi qualquer LaFerrari: foi uma mula da LaFerrari XX — a versão exclusiva para as pistas que a Ferrari está desenvolvendo — que quebrou a suspensão em uma curva durante testes em Monza. Apesar de parecer um LaFerrari comum, repare que o capô usa presilhas, o bocal do tanque é do tipo usado em competições e os escapes usam um cano simples em cada lado.

O Circuito de Monza é conhecido por suas retas longas e curvas de alta, de modo que os pilotos estão de pé cravado durante quase toda a volta — o cenário perfeito para levar a LaFerrari ao limite — talvez até demais.

O vídeo, feito pelo conhecido canal do YouTube NM2255, especializado em carros exóticos e superesportivos, já é um deleite de assistir pelo ronco e pela desenvoltura do hipercarro na pista italiana. Contudo, as coisas ficam especialmente interessantes aos 2:20 do vídeo quando, ao varrer o asfalto com a traseira, a LaFerrari XX tem sua suspensão danificada e a cambagem ficou dolorosamente positiva.

Na verdade, quando o carro passa pela zebra do lado de dentro da curva egundos antes, a roda traseira esquerda já se comporta de maneira estranha — veja como ela pula como se estivesse solta.

Agora, é importante frisar que essa quebra não significa absolutamente nada sobre a qualidade ou a capacidade do carro. Sendo uma mula, significa que se trata de um protótipo em desenvolvimento, e quebras são normais nesse estágio — especialmente em carros de corrida, desenvolvidos para ficar no limite do peso dos componentes, que trabalham com cargas muito maiores que os modelos de rua.

A LaFerrari XX será mais leve e produzirá mais downforce que a versão “comum”, além de usar pneus slick bem mais aderentes que pneus de rua. Alguém duvida que este carro será extremamente absurdo e absurdamente extremo?

 [ Sugestão do post: Guido Ferreira de Almeida ]