FlatOut!
Image default
Car Culture

A lenda da Ferrari consertada com sabão – e outras “soluções técnicas” não-convencionais

O ano era 1954. O lugar era o México, mais exatamente as estradas por onde passavam a Carrera Panamericana. O personagem era o piloto italiano Umberto Maglioli, que estava liderando o quarto dos oito estágios da corrida em sua Ferrari 375 Plus, quando o motor V12 de 4,5 começou a perder óleo por um vazamento no cárter. O ano, como eu já disse, era 1954. Não havia recursos de apoio a um piloto no meio de um estágio da Carrera Panamericana — nada além do que havia nos arredores de onde o carro quebrou. Por sorte, Maglioli parou muito próximo de uma pequena oficina chamada "El Milagro", de propriedade do mecânico mexicano Renato Martinez. Ao avaliar o problema da Ferrari, Martinez confirmou que realmente havia um vazamento no cárter e disse que, embora não fosse possível consertar o carro, ele conseguiria resolver o problema para que Maglioli terminasse o estágio. Martinez pegou um balde, uma barra de sabão e uma garrafa de Coca-Cola. Depois, entregou o refrigerante a Maglioli e disse