o ano era 1954 o lugar era o mexico mais exatamente as estradas por onde passavam a carrera panamericana o personagem era o piloto italiano umberto maglioli que estava liderando o quarto dos oito estagios da corrida em sua ferrari 375 plus quando o motor v12 de 4 5 começou a perder oleo por um vazamento no carter o ano como eu ja disse era 1954 nao havia recursos de apoio a um piloto no meio de um estagio da carrera panamericana — nada alem do que havia nos arredores de onde o carro quebrou por sorte maglioli parou muito proximo de uma pequena oficina chamada el milagro de propriedade do mecanico mexicano renato martinez ao avaliar o problema da ferrari martinez confirmou que realmente havia um vazamento no carter e disse que embora nao fosse possivel consertar o carro ele conseguiria resolver o problema para que maglioli terminasse o estagio martinez pegou um balde uma barra de sabao e uma garrafa de coca cola depois entregou o refrigerante a maglioli e disse algo como beba tu cueca cuela enquanto yo resuelvo tu carro sendo um legitimo mexicanico martinez esfregou o sabao no carter o sabao derreteu e se tornou uma pasta que aderiu ao metal do carter estancando o vazamento do lubrificante impressionado com a engenhosidade do mexicanico maglioli sacou sua camera e registrou o momento em que sua ferrari foi consertada com sabao em uma oficina chamada el milagro com o vazamento consertado e a foto feita maglioli terminou o estagio e venceu a corrida dias depois da prova martinez recebeu pelo correio a foto que maglioli havia feito com um recado escrito no verso renato el milagro mexicano que ajudou a ferrari a nota foi assinada por ninguem menos que enzo ferrari e uma historia e tanto uma das melhores lendas sobre aquela era romantica do automobilismo imagine um dos maiores pilotos do momento a bordo de um dos melhores carros do planeta disputando a corrida mais longa de todas e salvo por um humilde mecanico em uma modesta oficina no meio do nada e ainda ganha a corrida e o roteiro perfeito perfeito demais para ser verdadeiro nao a oficina el milagro existiu de verdade — afinal a foto esta ai para todos verem mas ela pode ser uma oficina isolada ao longo da rodovia panamericana em algum lugar entre leon e durango ou talvez proximo a ciudad juarez pode ser ate mesmo um lugar onde um mecanico faz o possivel com o que ele tem a disposiçao para consertar os carros que param por ali precisando de ajuda mas certamente nao foi ali que a ferrari ganhou a carrera panamericana daquele ano uma boa lenda tem que ter uma pitada de verdade — sem ela o ceticismo descarta a historia logo nas primeiras palavras essa pelo jeito tem varias pequenas verdades umberto maglioli vencendo a quarta etapa e uma delas a existencia da el milagro e outra o problema tecnico da 375 plus tambem o segredo das lendas esta nos detalhes como os fatos se conectam entre si um destes detalhes aparece em uma versao em ingles da lenda a ferrari estava passando por dificuldades financeiras e a vitoria de maglioli salvou a fabricante por conquistar o mercado americano quem conhece a historia da ferrari sabe que em 1954 estava tudo correndo como planejado por enzo ferrari seu filho dino estava projetando um novo motor de corridas ele estava fabricando mais de 50 carros por ano e a fabrica estava sendo ampliada para produzir ainda mais carros — especialmente para atender a demanda do mercado americano onde seu amigo lugi chinetti atuava como representante/importador oficial depois nao ha nenhuma fonte sobre a carrera panamericana de 1954 que mencione uma parada estendida de maglioli durante a prova sem recursos de midia era relativamente comum que faltassem detalhes minuciosos da corrida mas o caso de maglioli era diferente primeiro ele era um dos quatro pilotos da ferrari na prova mas foi o unico que correu sem co piloto porque achava que teria vantagem com o carro mais leve — embora ele precisasse trocar os pneus sozinhos nas paradas mas o que fez a historia de maglioli ser mais verificavel que a de todos os outros pilotos era o fato de ele estar correndo com um carro ja vendido a outra pessoa luigi chinetti que forneceu o carro a maglioli solicitou encarecidamente que o piloto nao quebrasse nem batesse o carro por isso maglioli começou a prova com muita cautela e foi superado por phil hill em uma 375 mm nos tres primeiros estagios da corrida — ou seja ele nao vinha liderando a prova como a lenda conta maglioli chegou ao final da terceira etapa contudo a apenas 38 segundos de phil hill e começou a aumentar o ritmo para tomar a liderança do rival como maglioli venceu o quarto estagio seria impossivel que ele tivesse feito uma parada longa emergencial como aquela contada pela lenda depois vem a parte mais dificil de se acreditar o conserto com sabao um furo no carter pode ser consertado com massa epoxi ou mesmo massa de pao bastando tapar provisoriamente o furo por onde o oleo sangra passar sabao no carter ate faz sentido uma vez que o sabao ajudaria a repelir o oleo da area do vazamento ao mesmo tempo em que a consistencia pastosa obstruiria o furo mas estamos falando do carter de um motor ferrari v12 em ambiente de corrida no outono mexicano que tem temperaturas medias de 25ºc e improvavel que o sabao continuasse por muito tempo retendo o vazamento — o oleo do motor trabalha normalmente a 110ºc o que significa que o carter mantem temperatura suficiente para liquefazer o sabao e muito provavel que a origem da lenda tenha relaçao com o patrocinador principal de maglioli naquela corrida as industrias 1 2 3 — repare que o numero do carro e 19 e nao 123 — que era uma fabricante mexicana de produtos de limpeza e possivel portanto que os patrocinadores tenham inserido esse causo a historia real apenas para gerar boca a boca e dar mais exposiçao a marca quem vai saber sobre a parada no el milagro repare a foto o carro esta apoiado no jacare/macaco pode ser para acessar o carter mas pode ser simplesmente para trocar um pneu — note que ha pneus ao lado da oficina e lembre se que maglioli nao tinha co piloto/mecanico infelizmente nunca saberemos se isso realmente aconteceu mas como dizem quando a ficçao e melhor que a realidade a gente fica com a ficçao agora improvisos tecnicos como este do sabao sempre foram usados no automobilismo e sao ate hoje mesmo com a complexidade tecnica dos carros modernos um dos casos mais criativos foi do de colin mcrae e seu navegador nicky grist no rali da argentina de 1998 pedrada na suspensao mcrae bateu a roda traseira direita do seu impreza wrc em uma pedra entortando um braço de controle da suspensao que enterrou a roda no para lama sem conseguir remover a roda mcrae dirigiu o subie ate estourar o pneu sem o pneu a roda pode ser removida e o braço foi desmontado dobrado como um bumerangue grist e mcrae simplesmente usaram duas pedras enormes para endireita lo enquanto mcrae bravamente segurava a peça na posiçao necessaria grist jogava a enorme pedra sobre a peça algumas pancadas foram suficientes e o braço logo foi reinstalado curiosamente mcrae fez os melhores tempos no estagio seguinte depois das pedradas na suspensao https //www youtube com/watch v=hkse_xlvgpq a historia fica ainda melhor pois esta nao foi a primeira vez que mcrae usou recursos naturais para consertar seu carro tres anos antes no rac rally de 1995 ele e o navegador fizeram o mesmo usando uma tora de madeira mas com um braço da suspensao dianteira fluido corporal de arrefecimento no rali do chipre de 2003 richard burns viu a temperatura do motor de seu peugeot 206 wrc escalar de maneira preocupante ele e seu navegador despejaram todas as garrafas de hipotonico no radiador ganhando mais um ou dois quilometros mas o carro parou de novo logo adiante sem mais liquidos a bordo o navegador robert reid tentou resolver o problema com suas proprias maos literalmente e esvaziou a bexiga no radiador lembrando se de uma forma nada agradavel como radiadores sao escaldantes a historia e boa mas o resultado nao a urina nao serviu para nada e o carro parou 100 metros depois ovo no radiador em 2013 no rally dos sertoes o piloto jorge wagenfuhr colocou um ovo no radiador de seu carro para conseguir concluir a prova essa prova destruiu o carro inteiro a gente chegou com o veiculo em pedaços contou jorge ao site webventure chegamos a quebrar a ventoinha e depois furamos o radiador que ficou vazando a gente tinha que chegar ate o apoio entao colocamos um ovo la dentro o ovo cozinha na agua do radiador endurece e tende a fechar ate os menores buracos ele conseguiu um ovo em uma das casas da cidade de niquelandia em goias por onde passava o trajeto do rali com os furos do radiador tapados pelo ovo cozido o carro conseguiu concluir a etapa e jorge ainda ficou em quarto lugar essa e uma gambiarra conhecida que ate ja foi testada pelos mythbusters os caçadores de mitos funciona mas a curtissimo prazo ate voce chegar em casa ou em uma oficina por exemplo pois nao demora para que o ovo se desmanche ou se solte — o que talvez explique por que o carro de jorge foi tao destruido deu ruim abre uma cerveja mas mais esquisito que um ovo so… cerveja mas aconteceu e foi em março de 2014 durante o rally guanajuara mexico o piloto belga thierry neuville piloto da equipe hyundai motorsport do wrc ganhou uma garrafa de 1 5 l da cerveja corona depois de conseguir o terceiro lugar no ultimo estagio — o chamado power stage — do rally mexico neuville nao bebe mas por sorte ele guardou a garrafa no carro antes de começar a jornada de 33 km de volta para a area de serviço — necessaria para que ele e o navegador nicolas gilsoul pudessem subir ao podio depois de tres ou quatro quilometros de estrada neuville viu que a temperatura do motor estava alta demais sinal de que algo estava errado e tinha mesmo o radiador tinha um buraco que acabou deixando vazar todo o fluido do sistema de arrefecimento do carro a dupla entao parou o carro na beira da estrada e removeu o para choque do i20 para remendar o furo o conserto foi bem rapido mas logo surgiu outro problema nao havia mais liquido para o sistema de arrefecimento https //www youtube com/watch v=rsshgnrtm3a mas havia cerveja e os dois nao pensaram duas vezes antes de despejar o diuretico no sistema com isso eles conseguiram continuar o estagio e conquistaram o primeiro podio da historia da hyundai no wrc um oferecimento de cerveza corona o carro so parou de novo na linha de chegada bem a tempo de conseguir subir no podio pela primeira vez no terceiro rali da equipe e ganhar mais cerveja use a chave combinada no rali da finlandia de 2015 elfyn evans saiu escorregando um pouco demais de uma curva na ouninpohja e acabou batendo a roda traseira direita do seu fiesta em uma pedra gigantesca e claro que o impacto quebrou um pedaço da suspensao e e claro que ele nao tinha como fazer uma solda ali no local o jeito foi usar uma chave combinada com duas abraçadeiras de rosca ele usou a chave combinada para unir o elemento quebrado do braço da suspensao e conseguiu continuar a prova
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