era uma madrugada fria em albury australia naquela manha de segunda feira em setembro de 1971 o jornalista da revista wheels depois famoso na car inglesa mel nichols e o fotografo uwe kuessner estavam de pe as 6 30h da manha prontos para partirem ate melbourne onde devolveriam o carro que estavam avaliando para revista [caption id= attachment_367540 align= aligncenter width= 999 ] mel nichols no gt ho phase iii[/caption] ate ai tudo bem; o problema era a distancia e o tempo para fazerem isso deveriam estar em broadmedows o suburbio de melbourne onde ficava a ford as 9h para pegarem uma carona de la ate sidney depois de devolver o carro albury estava a 320 km de distancia de seu destino e em 1971 era pista de mao dupla ainda que com pouco trafego; mesmo hoje o google maps vai lhe dizer que e um trajeto de 3 horas e oito minutos mas os dois nao estavam preocupados com isso tinham acabado de passar o fim de semana com o mais impressionante e excitante carro que ja haviam testado uma fera de pedigree americano da ford sim mas uma criada para vencer alfa romeo em pistas com curvas para todos os lados um carro que muitos ainda acham o apice de tudo que ja saiu da australia um homologation special um carro de corrida de longa duraçao em forma de seda quatro portas perfeito para a viagem que estavam prestes a começar foram tranquilamente para um posto encheram o tanque especial de 164 litros checaram a pressao dos pneus limparam os vidros e partiram o que acontece em seguida e hoje parte da lenda entusiasta australiana e mundial contou nichols anos depois mesmo enquanto isso acontecia naquele final do inverno de 1971 nos dois sabiamos que seria algo especial estavamos com o maior e mais forte supercarro australiano ate entao e iriamos viajar tao forte quanto ele podia na estrada na estrada nao em pista de teste veja bem nao conversamos ou planejamos nada em uma longa reta e o ho estava muito feliz em continuar avançando alem de 140 mph 225 km/h o v8 cleveland 351 devorando a estrada enquanto batia contra seu limitador de 6150 rpm o tacometro otimista estava lendo 6700 ate que o velocimetro mostrou 145 mph 233 km/h constantes — ou 141 5 mph 227 km/h reais aproximadamente nesse ponto uwe colocou a lente correta em sua nikon e pulou para o banco de tras apenas segure ele firme companheiro ele disse posicionando a camera ao lado da minha cabeça para capturar uma foto [caption id= attachment_367541 align= aligncenter width= 999 ] a famosa foto da revista wheels [/caption] e que foto seria os iconoclastas reporteres da revista wheels queriam coloca la na capa da ediçao de outubro de 1971 junto com o ford falcon gt ho phase iii laranja onde ela foi tomada afinal a hume highway onde a foto foi tomada nao tinha limite de velocidade naquela epoca mas o editor da revista claro ficou preocupado; acaba aparecendo apenas no teste dentro da revista retocada para parecer que nichols apenas esticava a terceira marcha ate o limite; a velocidade no velocimetro era de 105 mph 167 km/h mas o engodo nao durou muito o povo da revista vazou a foto que virou poster e camiseta e a lenda se expandiu a viagem os dois fizeram os 320 km em duas horas cravadas chegando em tempo para pegar a carona para sidney nichols de novo naqueles dias atingir uma media de 160 km/h era uma coisa e tanto ainda e na verdade prova o quao poderoso era o phase iii eu dirigi alguns carros desde entao por todo o mundo e ja andei num mclaren f1 a 336 km/h mas nenhuma das minhas memorias e tao boa quanto aquela manha acelerando pelo hume naquele ho cor de mostarda impagavel o ford falcon gt ho phase iii e o que e um ford falcon gt ho phase iii exatamente basicamente o falcon era o tradicional seda quatro portas grande da ford australiana a geraçao deste modelo em particular a xy apareceu em outubro de 1970 e foi produzida ate março de 1972 era basicamente um facelift da versao anterior xw que contava ja com versao gt ho mas nao o motor cleveland o falcon podia vir em versao picape ute seda e perua alem da versao de luxo fairmont media 4 689 mm num entre eixos de 2819 mm e pesava ao redor de 1300 1400 kg era um veiculo de motor dianteiro e eixo rigido traseiro motriz tradicional mas era um monobloco sem chassi separado duas opçoes de seis em linha e duas de v8 estavam disponiveis o aparecimento de algo tao especial quanto o gt ho phase iii tem a ver com competiçao basicamente nesta epoca o campeonato australiano de turismo estava em seu auge a competiçao surgiu em 1960 adotando as regras do apendice j da fia e neste campeonato a corrida de bathurst se consolidou rapidamente como o principal evento do automobilismo australiano uma corrida de longa duraçao que ocorre anualmente no circuito de mount panorama ela atualmente faz parte do calendario da v8 supercars mas nesta epoca era uma corrida disputada entre carros praticamente originais muito proximos dos que podiam ser encontrados nas concessionarias o falcon gt fez sucesso em bathurst desde que foi lançado em 1967 com uma vitoria muito disputada de dois falcons sobre tres alfa romeos consolidando uma boa imagem de campeao para o carro o gt ho gran turismo handling option nasceu como versao de homologaçao do falcon com motor 351 windsor de 304 cv em 1969 ele saia de fabrica quase pronto para correr com carburador de corpo quadruplo molas e amortecedores mais firmes barra estabilizadora de maior diametro e tanque de combustivel de 164 litros mas a ford iria muito alem em 1971 com o phase iii vamos voltar aquele fim de semana de teste da revista wheels para ilustrar isso disse o fotografo uwe kuessner nao posso dizer que fiquei muito entusiasmado em pegar o phase iii um phase ii melhorado pensei e dai mel e eu dirigimos ate melbourne em um bolwell nagari que foguete carroceria leve de fibra de vidro e um ford v8 302— que relaçao peso potencia saimos da sede da ford com mel dirigindo o gtho e eu seguindo no nagari bem tentando pelo menos mel pisou fundo no pedal do phase iii e eu tentei fazer o mesmo no nagari vi o ford desaparecer como se fosse movido a foguete e estivesse sobre trilhos; eu estava ocupado apenas mantendo o nagari na estrada la atras o phase iii era algo diferente para dizer o minimo [caption id= attachment_367553 align= aligncenter width= 999 ] o bolwell nagari[/caption] no coraçao do novo gt ho estava um novo v8 ao inves dos windsor anteriores os gt da fase xy vinham com um cleveland bem mais bravo de 5 8 litros o cleveland tinha um cabeçote com valvulas em angulo semi hemi e dutos maiores; era o mesmo motor usado nos de tomaso pantera por exemplo o gt ho phase ii de 1970 trazia o motor 351 cleveland com carburador quadruplo e taxa de compressao maiores e 304 cv o phase iii iria muito alem disso criado em apenas 300 unidades estritamente para homologaçao de competiçao e a um preço estratosferico de venda o v8 do phase iii era docil como qualquer outro em baixa rotaçao mas era uma fera comando mais bravo taxa de 11 1 carburador autolite de corpo quadruplo e 600 cfm e escape menos restritivo e barulhento alem de balanceamento interno fazia ele capaz de chegar a 7000 rpm e dar quase 400 cv oficialmente porem eram apenas os mesmos 300 hp 304 cv do phase ii e havia um limitador para 6150 rpm a suspensao era decididamente firme para desempenho em curvas barra estabilizadora traseira discos de freio maiores 286 mm e tambores de 254 mm na traseira rodas de liga leve de 15 polegadas pneus radiais 185/70 hr14 raridade entao e diferencial autoblocante de nove polegadas tambem vinha com splitter dianteiro e spoiler traseiro funcionais desenvolvidos em tunel o cambio era manual de quatro marchas segundo o teste de nichols o phase iii fazia o 0 100 km/h em 6 4 segundos 0 160 km/h em 15 2 segundos o quarto de milha em 14 2 segundos e a velocidade maxima era de 225 km/h com o limitador original a 6 150 rpm nas versoes de corrida esse limitador era removido e o carro girava ate 7000 rpm e chegava aos 250 km/h em 1971 era o sedan de 4 portas mais veloz do mundo e nao era apenas um carro para retas a estabilidade lateral tambem superou as expectativas segundo nichols em curvas abertas feitas a 180 km/h o carro mantinha o comportamento neutro apesar de ter um pouco rolagem da carroceria um carro de corrida afinal de contas mas essa festa de crescente desempenho do carro australiano como em outros paises nao sobreviveria nos anos 1970 em breve os super carros de 260 km/h era a a manchete do jornal the sun herald do domingo dia 25 de junho de 1972 no artigo escrito pelo jornalista e ex piloto evan green alegava se que os tres grandes fabricantes australianos estavam prestes a lançar sedans familiares com velocidade maxima acima de 250 km/h em pouco tempo acabavam se as versoes superpotentes e limites de velocidade eram adotados nas estradas e era o fim de uma era a famosa polemica se chamou the supercar scare o falcon gt ho phase iii permanece entao um marco o apice de uma fase incrivel do carro australiano e uma lenda certamente olhando os valores que alcança em leiloes de classicos o maior classico australiano hoje um velhinho e tarimbado mel nichols lembra da foto que o fez famoso olhando para a foto agora ela tem um lugar de destaque na parede do meu escritorio ainda consigo ver aquele capo shaker do gtho virado em angulo pelo torque e ouvir o trovao daquele poderoso 351 cleveland v8 a frente ainda consigo ver a velha hume highway ao sul de wodonga e o falcon correndo livre olhando para os instrumentos ainda consigo ver o tacometro passando de 6 000 rpm e o velocimetro passando de 140 mph quando olho para minhas maos naquele volante grande e fino consigo sentir o carro avançando firme como uma rocha estavamos indo a mais de 140 mph mas parecia tao firme quanto possivel nao era nada dificil ou preocupante mante lo reto naquele pedaço estreito de estrada e lembre se isso e muito antes do hume ter multiplas faixas — ou limite de velocidade de 110 km/h caramba aquele foi um momento unico e sensacional eu entendo que os caras por toda a australia tem posteres da foto memoravel de uwe nas paredes que mais do que qualquer outra coisa captura a magia do poderoso ho
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