Os gearheads mais hardcore já conhecem de longa data o Goodwood Festival of Speed — a maior celebração à velocidade no planeta, atualmente. Todos os anos os organizadores reunem clássicos de todas as épocas, grandes nomes do automobilismo mundial e fãs da velocidade no Goodwood Circuit para um fim de semana movido à combustão dos motores.
Mas não é só do Festival of Speed que vive Goodwood. Ao longo do ano são organizados vários eventos com a mesma dedicação ao automobilismo de outros tempos, como o que está rolando neste fim de semana, o 73rd Members Meeting. Como seu nome sugere, trata-se de um encontro organizado pelos membros do Goodwood Road & Racing — uma espécie de clube de automobilismo sediado no circuito de Goodwood — aberto a qualquer proprietário de clássicos que deseje participar de um fim de semana de corridas.
Foto: Sports Cars Digest
E quando falamos em corridas de clássicos, não estamos falando somente de carros antigos preparados recentemente para correr como a divertida Classic Cup brasileira. Na verdade, os carros do Members Meeting são carros que nasceram para as pistas, disputaram corridas no passado e hoje continuam fazendo o que devem fazer.
As corridas (ao vivo!)
O evento começou na manhã de ontem (21) e continuará em gás total até às 19:00 deste domingo (16:00 no horário de Brasília) com transmissão ao vivo que você confere aqui mesmo no FlatOut!
A programação para este último dia do evento, no horário de Brasilia, é a seguinte:
11:50 – Gerry Marshal Trophy — são 45 minutos com uma seleção matadora de carros de turismo do Grupo 1 da FIA dos anos 1970 — do Chevrolet Camaro ao Ford Capri, passando por Datsun, BMW, Mazda e Vauxhall. Nesta corrida os proprietários precisam dividir a direção com um piloto profissional — seja aposentado ou ainda na ativa. Infelizmente não há nomes divulgados, mas a simples possibilidade de ver esses carros de volta às pistas nas mãos de profissionais já vale cada minuto. Abaixo, um vídeo da edição 2014 da prova:
12:50 – High Speed Demo: McLaren F1 GTR — esta é uma das atrações mais promissoras do evento. Os organizadores prometem a maior reunião de McLaren F1 GTR já vista. E eles não ficarão parados como nos “Concours d’Elegance” mundo afora. Estamos falando de uma “demonstração em alta velocidade”, lembra? Uma pena que serão apenas 10 minutos — poderia ser o domingo todo.
12:55 – Bruce McLaren Trophy — por mais estranho que pareça, os atuais clássicos de Bruce McLaren não estão associados à Fórmula 1, e sim às corridas de esporte protótipo dos anos 1960, e é exatamente isso o que veremos no circuito que tirou a vida do corredor neozelandês. Serão 20 minutos de esportes protótipos construídos entre 1960 e 1966, como o McLaren M1 (o primeiro de Bruce), Lola T70 Spyder e, claro, Ford GT40. Uma corrida para se assistir com o volume no talo.
13:55 – Hawthorn Trophy — mais 20 minutos de pornografia sonora e visual com os carros de Fórmula 1 dos anos 1950, a era de Mike Hawthorn, o primeiro britânico campeão da categoria. Isso inclui os Mercedes W196, Lancia D50, Maserati 250F, Ferrari Dino 246, BRM, Vanwalls e Coopers. Abaixo, o vídeo dessa categoria no evento do ano passado, batizado “Surtees Trophy”:
14:35 – Salvadori Cup — a corrida que homenageia Roy Salvadori, o britânico que dividiu a direção do Aston Martin DBR1 com Carroll Shelby na vitória das 24 Horas de Le Mans de 1959 terá, logicamente, os esportes protótipo dos anos 1950. Serão 20 minutos de pista com os Jag C e D Type, Listers, Astons, Porsche, Mercedes 300 SLR e todos aqueles carros insanamente leves, rápidos e frágeis em termos de segurança. Abaixo, um resumo do ano passado;
O evento acaba às 16:00, logo após a entrega dos prêmios, prevista para as 15:30.