depois que a epa environmental protection agency ou agencia de proteçao ambiental dos eua investigou um software malandro na central de 500 mil veiculos diesel vendidos pela volkswagen e pela audi nos eua o potencial incendiario do escandalo nao para de aumentar nao so pelo dano de reputaçao a volkswagen e outras empresas do grupo mas tambem porque a coisa toda parece estar apenas começando com novas informaçoes e revelaçoes chegando aos poucos primeiro temos o volume de veiculos envolvidos o numero nao para nos 500 mil originalmente apontados pela epa ele pode chegar a 11 milhoes pelos calculos do proprio grupo volkswagen essa e a quantidade de carros equipados com o motor ea189 tambem chamado de 2 0 tdi de primeira geraçao a historia começou em maio de 2014 quando a west virginia university detectou que um jetta 2012 e um passat 2013 emitiam muito mais poluentes do que a volkswagen alegava ela avisou a epa e o carb california air resources board depois de tentar se explicar a vw fez um recall voluntario em cerca de 500 mil carros possivelmente os mesmos envolvidos no problema atual em maio deste ano a epa e o carb declararam que o recall nao resolveu em julho as entidades disseram a vw que colocariam o pe na porta negando a empresa os certificados de conformidade que ela precisaria para vender veiculos 2016 com motores diesel em 3 de setembro a vw confessou o truque feito por meio de um algoritmo sofisticado que detecta quando o carro e colocado em dinamometro chamado de calibraçao de dinamometro em 18 de setembro o problema foi divulgado o motor ea189 saiu de linha em 2014 sendo substituido pelo ea288 que seria ate 40% menos poluente mas a vw sem os certificados de conformidade nao pode vende los nos eua nao ate que tudo se esclareça e que as autoridades tenham a certeza de que os novos motores nao tem o software malandro o dano nos eua e gigantesco nao apenas porque os motores diesel foram por muitos anos renegados no mercado americano mas tambem porque em 2009 modelos diesel deram aos compradores de carros da volkswagen um desconto no imposto de renda de us$ 1 300 so que como os carros nao eram tao limpos como o governo supunha tio sam pode querer a grana de volta quem vai pagar a vw ou quem acreditou nela alem disso o departamento de justiça dos eua esta conduzindo uma investigaçao criminal contra a volkswagen os carros emitiam 40 vezes mais oxidos de nitrogenio do que o permitido por lei perder o emprego para muita gente vai ser ficha o risco de os envolvidos irem em cana e altissimo ontem durante o lançamento do novo passat americano o presidente da marca nos eua michael horn nao amenizou ferramos com tudo precisamos consertar os carros para prevenir que isso aconteça novamente e temos de consertar direito este tipo de comportamento e totalmente inconsistente com nossas qualidades disse ele na entrevista coletiva as 11 milhoes de unidades com o ea189 nao estao so nos eua obviamente mas tambem na europa o software malandro equipava todas as unidades do ea189 mas ao que parece ele era especificamente destinado aos testes de emissoes americanos seja como for quando alguem e pego na mentira a tendencia e que se desconfie de tudo que vem da mesma fonte fora a zuera acima a mecanica da emoçao ; abaixo a mecanica da emissao o motor 3 0 v6 tdi tambem vendido nos eua entrou na mira da epa e ele equipa nao so modelos da volkswagen como o touareg mas tambem os audi a6 a7 a8 e q7 e ate o porsche cayenne se algo for comprovado contra este motor a despesa e o prejuizo serao ainda maiores ja que tambem vai espirrar em uma das joias da coroa do grupo a volkswagen ja separou 6 5 bilhoes de euros para consertar apenas os motores ea189 e os carros que o equipam se mais motores e marcas estiverem envolvidas talvez nao seja suficiente a frança ja pediu a uniao europeia a investigaçao dos demais carros diesel do grupo volkswagen para ter certeza de que eles respeitam sem qualquer tipo de truque as normas de emissoes vigentes por la e o fogo vem tambem de dentro de casa a ministra alema do ambiente barbara hendricks vai se reunir com o ceo da volkswagen martin winterkorn para entender melhor a questao e provavelmente para submeter os modelos diesel do grupo a novos testes capazes de avaliar se as unidades vendidas na europa tambem fazem uso de algum artificio para passar nos testes de emissoes a volkswagen garante que todos os motores euro 6 do grupo atendem as normas legais perfeitamente duro vai ser alguem acreditar nisso sem os devidos testes falando em winterkorn ele gravou um video de desculpas aos clientes e acionistas quem fala alemao pode dar uma treinada [youtube id= _3zdbvrictk width= 620 height= 350 ] consta que ele acha que a culpa e de alguns poucos nao de todos os funcionarios envolvidos com o projeto do motor ea189 que foram defendidos por ele no video mas o que mais chamou a atençao no discurso segundo alguns analistas e que ele nao tocou nem uma vez na palavra renuncia algo que muitos esperavam mais do que esperavam pediam como a entidade ambiental deutsche umwelthilfe e o jornal frankfurter rundschau que qualificou a açao de nao apenas criminosa mas tambem incrivelmente estupida quando algo desta dimensao acontece alguem tem de levar a culpa ainda que winterkorn como chefe da coisa toda nao a assuma o conselho de administraçao da volkswagen deve joga la em seu colo segundo o jornal alemao der tagesspiegel winterkorn sera demitido na sexta so ontem a vw perdeu 15 bilhoes de euros em valor de mercado suas açoes cairam mais de 20% quem ocupara seu lugar e matthias muller ceo da porsche o mesmo cara que ferdinand piech defendeu antes de ser retirado do conselho de administraçao da volkswagen se a historia se confirmar no final desta semana sera uma ironia daquelas se nao for uma fonte de mao cheia para uma teoria da conspiraçao corporativa como um frank underwood automotivo de um house of cars piech poderia ser visto como um suspeito pela historia do motor diesel ter vazado com a queda de seu desafeto e a ascensao do executivo que ele queria ver no comando da empresa de sua familia seria muita maluquice sem duvida mas quando foi limado do conselho de administraçao dissemos que ele nao era conhecido por deixar as coisas para la no minimo ele esta dando risada update martin winterkorn resolveu nao esperar o bilhete azul e pediu quarta feira dia 23 de setembro de 2015 para sair renunciou ao cargo de ceo para assumir responsabilidade ainda que nao reconheça ter feito nada de errado a frente do grupo nao foi o que ele fez no final das contas mas sim o que deixou de fazer fiscalizar o andamento dos negocios para que nada ilegal pudesse ser aprovado falhou se a moda pega
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.