o panther solo por mais estranho que pareça para voce hoje e na verdade o mais comum mas normal dos carros criados por esta interessantissima empresa inglesa a historia dela e uma nao de sanidade e responsabilidade; e uma de loucura quase artistica de gente perseguindo uma expressao de si atraves nao de musica ou esculturas mas sim automoveis se e que o que a panther fazia podia ser colocado na mesma categoria de um reles ford escort [caption id= attachment_337417 align= aligncenter width= 999 ] robert jenkel maluco beleza[/caption] o inicio como sempre e na visao de uma so pessoa um certo robert jenkel um designer formado jenkel começou a trabalhar como preparador e modificador de veiculos no fim dos anos 1960 mas logo descobriu que sua independencia financeira nao seria alcançada ali [caption id= attachment_337389 align= aligncenter width= 999 ] panther j72[/caption] jenkel vai embora e entra na industria de moda onde rapidamente ganha muito dinheiro com ele pode mergulhar em sua paixao por automoveis de uma forma diferente independente sem se preocupar com muita coisa alem de sua propria satisfaçao muitos em seu lugar apenas comprariam carros interessantes e pronto mas nao jenkel ele queria criar [caption id= attachment_337380 align= aligncenter width= 662 ] seis weber duplos no v12 eixos rigidos j72[/caption] sua ideia era criar algo especial e depois vende lo para financiar o proximo um carro por ano mas logo o primeiro chamado panther em 1971 tem uma resposta tao boa que resolve criar uma empresa vende seus negocios na industrias de vestuario e com o dinheiro funda a panther westwinds a fabrica ficava perto do antigo circuito de brooklands em 1972 cria o primeiro de seus carros diferentes uma replica neoclassica do ss jaguar 100 de 1938 mas usando mecanica moderna era o j72 [caption id= attachment_337408 align= aligncenter width= 999 ] panther de ville[/caption] usando um chassi proprio de perfil fechado jankel cria dois eixos rigidos tubulares mas nada de feixe de molas na frente e atras eram quatro braços paralelos e barra panhard fazendo um eixo de 5 links e com molas helicoidais na frente o cubo de roda era de caminhao ford freios jaguar a disco nas quatro rodas eram usados e embora qualquer motor jaguar moderno pudesse ser usado o j72 ficava realmente interessante com o v12 que no panther recebe seis weber duplos verticais 40dci e cambio manual jaguar de quatro marchas [caption id= attachment_337386 align= aligncenter width= 640 ] o raro de ville 2 portas[/caption] os carros de jankel eram carissimos mas o acabamento era impecavel e a qualidade geral incrivel o j72 era algo diferente e estranho para muitos mas ao mesmo tempo sensacional era ao mesmo tempo uma experiencia antiga a ceu aberto e com eixos rigidos e direçao sem assistencia mas ao mesmo tempo confiavel e tratavel como um carro moderno pesando apenas uma tonelada a revista motor inglesa o cronometrou de 0 96 km/h em 5 7 segundos quarto de milha em 14 3 segundos e 225 km/h de maxima um treco maluco de tudo mas interessante [caption id= attachment_337392 align= aligncenter width= 999 ] o panther lima[/caption] os panther dali em diante seriam tudo menos convencionais durante os anos 1970 os dois exemplos mais famosos sao primeiro o panther de ville conhecido hoje por ser o carro de cruella de vill em todos os filmes live action que a assassina de puppies dalmatas apareceu o de ville e na verdade inspirado no bugatti royalle usa um chassi proprio tubular e motor jaguar seja ele seis em linha ou v12 apenas sessenta deles foram fabricados a um custo estratosferico e totalmente sob encomenda onze deles foram conversiveis de duas portas na epoca o mais caro dos carros ingleses enorme e imponente e criado com cuidado e qualidade eram estranhos mas com boa reputaçao elton john famosamente usava um seda desses com motorista para andar por londres o segundo e o panther 6 o numero do nome aqui e o numero de rodas inspirado pelo tyrrel de f1 jankel criou um gigantesco roadster com 4 rodas dianteira pequenas e motor traseiro nao qualquer motor traseiro porem o v8 de 8 2 litros do cadillac eldorado completo com seu transeixo de traçao dianteira transposto para a traseira do 6 e para completar preparava o motor com turbo para 600 cv numa epoca em que nenhuma ferrari chegava a 400 cv apenas dois desses leviatas insanos fora feitos jankel dizia que ele era capaz de 322 km/h; algo que o dificil de verdade seria arrumar uma alma corajosa para tentar o carro mais vendido da panther era o lima um roadster neoclassico com carroceria em fibra de vidro e mecanca vauxhall slant four de 2 3 litros jankel era incansavel em suas criaçoes malucas porem e apesar da empresa ter fama e um bom futuro se bem administrada naquele ponto administra la era muito chato ao inves disso continuava criando sem parar fez por exemplo um hovercraft pessoal usando motor de honda gold wing 1000 serio uma nova panther inevitavelmente acaba falindo; a empresa colapsa em 1980 comprada por uma corporaçao coreana inicialmente a produçao do j72 de ville e lima recomeça em 1981 jankel vai embora mas continua trabalhando com veiculos especiais a maioria limusines e carros blindados diversos com seu jankel group ate falecer em 2005 [caption id= attachment_337404 align= aligncenter width= 999 ] solo a panther de mr kim[/caption] em 1982 aparece um novo lima com carroceria de aluminio e mecanica ford aço e a carroceria de aluminio para um carro com mecanica ford 2 8 litros v6 chamou se panther kallista o senhor young chull kim novo dono da panther queria criar um novo modelo para substituir o kallista tem a ideia de como fizera a fiat com o x1/9 criar um carro esporte barato usando a mecanica de um carro de alto volume e traçao dianteira movendo todo powertrain dianteiro para o eixo traseiro um carro de motor central traseiro barato uma ideia genial mas pouco explorada como sabemos como a ford ja fornecia para a panther e a empresa queria que o solo custasse menos de £ 10 000 no lançamento a mecanica escolhida foi a do ford fiesta completa com o 1 6 litros cvh do xr2 com 105 cv e cambio manual de cinco marchas em posiçao central traseira a carroceria seria moderna de fibra de vidro o desenho do chassi seria supervisionado por len bailey um famoso engenheiro de carros de corrida o objetivo do projeto era simples motor central estabilidade otimizada para uso esportivo barato motor central traseiro tambem era importante que o solo fosse capaz de lidar com mais potencia e motores maiores pois talvez poderia formar a base de uma gama de carros esportivos o chassi final e uma plataforma de chapa de aço bem simples e leve preparada para receber as suspensoes e motores ford para desenhar a carroceria depois de pensar em casa italianas kim contrata a famosa dupla de professores da cadeira de design industrial do royal art college de londres ken greenley e john hefferman que mais tarde faria tambem o aston martin virage entre outros o panther solo provou ser um grande sucesso trazendo uma multidao de interessados no british motor show realizado em birmingham em 1984 parecia pronto par entrar em produçao mas nao era para acontecer parece que em suas ferias em guam onde quer que isso fique em 1985 kim andou num dos novos toyota mr2 e para sua decepçao era mais barato e muito melhor que seu solo imediatamente depois mandou um telex para brooklands ordenando que a equipe parasse todo o trabalho no solo 1 imediatamente o solo 2 quase tres anos depois o solo 2 foi exibido no salao automovel de frankfurt esta foi uma proposta muito diferente de antes e muito mais de acordo com as realidades economicas de um pequeno fabricante independente no reino unido um carro mais potente de menor volume totalmente redesenhado por greenley era agora um 2+2 ganhando 100 mm do entre eixos apesar do tema e o nome serem os mesmos era outro carro bem mais complexo e caro tambem usava o motor do ford sierra cosworth um dois litros dohc turbo de 204 cv em posiçao longitudinal montado com um cambio borg warner t 5 de sierra dava potencia a uma caixa central ferguson formula que usava componentes do sierra xr4x4 incluindo seus diferenciais a aerodinamica foi desenvolvida pela march de robin heard que consegui atingir um cx de 0 33 os testes de tunel de vento indicaram tambem um downforce dianteiro de 15 kg e downforce traseiro de 37 kg a 240 km/h o chassi do solo 2 era spaceframe feito principalmente de aço com a parte superior sendo feita de honeycomb de aluminio entre varias folhas de fibra de vidro impregnada colada com epoxi a suspensao usava peças de escort na frente e atras um desenho proprio de duplo braço sobreposto enquanto os freios a disco eram do ford scorpio com abs medindo 4343 mm num entre eixos de 2530 mm o carro agora era coisa de 300 kg mais pesado aos 1340 kg mas compensava com o dobro de potencia 4x4 e aerodinamica mais apurada era um carro capaz de teoricos 270 km/h e aceleraçoes na casa de 5 segundos no 0 100 km/h mas era caro £ 40 000 em seu lançamento em 1989 nao gerou pedidos suficientes e acaba por colocar a panther cujas vendas do kallista tambem estavam em queda em maus lençois algo em torno de 25 carros foram feitos dos quais 11 sobrevivem hoje [caption id= attachment_337407 align= aligncenter width= 999 ] o ssangyoung solo iii[/caption] a ssangyong que comprou os restos da panther de kim exibiu uma versao de 3 2 litros e seis cilindros do carro com 220 cv que chamou de solo 3 no salao automovel de seul de 1995 a ssangyong por incrivel que pareça vendeu alguns kallista fabricados na coreia no seu mercado local ate mas no que diz respeito ao solo 3 nada resultou desse empreendimento e nunca mais se ouviu falar dele depois do salao ou da marca criada pelo maluco beleza robert jankel a saudosa panther westwinds
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