a aceleraçao de 300 a 370 km/h te joga de encontro ao banco —john lingenfelter voltemos hoje no tempo para o ano de nosso senhor de 1988 cabeleiras e ombreiras atingiam dimensoes nunca antes alcançadas antes ou depois terninhos coloridos reinavam por cima de camisetas brancas sem gola ou gravata e cores neon brilhantes estavam por toda parte as vezes espalhadas como pinceladas sem sentido por algum motivo obscuro the way you make me feel de michael jackson e faith de george michael nao paravam de tocar na radio uma overdose de michaels tao grande que fazia a gente se refugiar em fitas cassete do que nos parecia muito mais legal guns’n’roses’s 1987’s appetite for destruction grande novidade entao welcome to the jungle indeed the jungle of 1988 no nosso mundinho do automovel a maior noticia era um novo motor mais potente para o chevette o 1 6/s que na versao a alcool dava 82 cv brincadeira a maior novidade era a chegada do kadett como ano/modelo 1989 e o gol gti com injeçao eletronica tambem para 1989 o opala ainda estava em produçao e ganhava mais um de seus incontaveis face lifts naquele ano as importaçoes ainda eram proibidas o passat estava no seu ultimo ano a chamonix em seu primeiro ano em 1988 ainda se podia comprar um engesa 4 um puma seis cilindros ou ate um hoffstetter zero km https //flatout com br/flatout entrevista mario richard hofstetter/ a gente deixava cair o nosso queixo no chao com o novo cizeta moroder um carro com um v16 posicionado transversalmente atras do motorista o porsche 911 turbo original o 930 ainda estava em produçao pasme e tinha acabado de receber um cambio de cinco marchas mais de dez anos depois de lançado mas ainda era possivel comprar um 959 zero km o carro tendo aparecido em 1986 o lamborghini countach era redesenhado por um certo horacio pagani na sua ultima versao a 25th anniversary edition na ferrari a grande novidade era algo chamado f40 enzo morreu em 1988 alem do f40 com 478 cv e o lamborghini countach com 455 cv entre os mais velozes da epoca estava o 959 com 450 cv o ruf ctr yellowbird como sabemos tinha em torno de 500 cv e chegava a 342 km/h foi nesse ponto da historia que reeves callaway o criador do incrivel corvette c4 biturbo que levava seu sobrenome e era vendido como um opcional nas concessionarias chevrolet americanas sob codigo rpo b2k resolveu mostrar que podia fazer um corvette de rua com o dobro da potencia desses supercaros e bater todos eles em velocidade maxima esta e a historia deste carro o callaway sledgehammer a marreta sutis os americanos nao sao callaway twin turbo no inicio dos anos 1980 a empresa de reeves callaway era nao apenas um preparador era uma casa de engenharia de primeira linha a primeira empresa a se aproveitar disso foi a alfa romeo entao em perene crise querendo vender mais carros e chamar atençao para si nasce o alfa romeo gtv6 twin turbo callaway trinta e seis carros sao produzidos e vendidos como modelos 1985 e 1986 o gtv6 original tinha um v6 de 2 5 litros e 160 cv e fazia o 0 100 em 8 segundos cravados o callaway equipado com dois turbocompressores e um resfriador ar/ar dava 230 cv e um 0 100 km/h na casa dos 5 segundos extremamente veloz para 1985 mas o melhor nao era apenas isso era validado em emissoes pela epa americana e podia ser vendido em todo estado americano [caption id= attachment_381655 align= aligncenter width= 999 ] alfa romeo gtv6 twin turbo callaway[/caption] paralelo a isso em 1984 era lançado o novo corvette c4 um carro totalmente novo e tecnologicamente avançado obra de dave mclellan o segundo engenheiro chefe do corvette depois de zora arkus duntov o carro era moderno mas o motor nao; ainda era o antigo v8 chevrolet de bloco pequeno com 5 7 litros modernizado apenas com injeçao eletronica para 230 cv em uma sessao de teste com concorrentes no campo de provas um carro chama a atençao de dave mclellan e todos os presentes pelo seu desempenho e linearidade impressionantes justamente o gtv6 twin turbo [caption id= attachment_381663 align= aligncenter width= 999 ] busso v6 biturbo by callaway[/caption] mclellan avalia o carro com cuidado e se impressiona com a qualidade da conversao ele mesmo experimentara com instalaçoes turbo em v6 e v8 para o corvette mas nenhum deles era tao bom tao forte desde as mais baixas rotaçoes como esta alfa romeo nao demora para reeves callaway receber uma ligaçao importantissima para seu futuro [caption id= attachment_381659 align= aligncenter width= 999 ] o callaway corvette em 1987 so as tomadas de ar naca no capo eram diferentes[/caption] a partir de 1987 aparecia nas concessionarias da chevrolet o resultado disso o comprador marcava no formulario de configuraçao de seu novo corvette a caixinha do opcional b2k e pronto este simples ato dobrava o preço do carro e por fora ninguem saberia disso era identico ao corvette basico mas trazia com ele um motor que era completamente desmontado e acertado pela callaway com virabrequim forjado e bielas e pistoes especiais dois turbocompressores rotomaster dois intercoolers um modulo separado de injeçao com dois bicos extras o novo motor dava nada menos que 387 cv a 4250 rpm; sim 4250 rpm; o motor cortava a 4500 rpm apenas a patada em baixa era o mote e impressionava nada menos que 77 8 mkgf estavam disponiveis aos 2500 rpm o motor parecia nao ter lag algum e puxava feito um caminhao desde a marcha lenta linearmente fazia tempos significativamente melhores que os corvette de competiçao de 300 cv da scca em pistas fechadas em linha reta o 0 96 km/h era despachado em 4 6 segundos e o carro chegava a 287 km/h se voce esta prestando atençao sabe que isso e muito para 1987 o opcional foi um sucesso apesar de seu preço alto e natureza artesanal; o carro ia ate a callaway era convertido mandado de volta a fabrica para inspeçao e so depois para o concessionario que o encomendara no fim 509 carros foram fabricados mesmo a gm tendo puxado o tapete de callaway com seu zr1 de desempenho similar mas personalidade diferente a partir de 1990 sledgehammer [caption id= attachment_381665 align= aligncenter width= 999 ] as rodas dymag de callaway[/caption] em 1988 porem callaway resolve atacar um problema apontado em 1987 a aparencia do carro biturbo inalterada em relaçao ao basico fora as rodas de competiçao dymag e dutos naca no capo mas tambem resolve experimentar os limites de seu corvette criar um carro que fosse o carro de rua mais veloz do mundo baseado no incrivel chassi do corvette c4; um chassi entao anos luz a frente de tudo na industria mas que ainda usava motores de baixa potencia especifica e baixa rotaçao [caption id= attachment_381635 align= aligncenter width= 999 ] callaway e paul deutschman com a sua criaçao[/caption] por isso desenvolve um novo exterior que tambem ajudaria na aerodinamica ele estrearia neste carro especial o sledgehammer e se tornaria opcional no carro de produçao normal a ajuda aqui veio de um fornecedor de materia prima a general electric a entao nova tecnologia de resina plastica xenoy da ge uma blenda de policarbonato foi usada como material para a fabricaçao dos paineis exclusivos da carroceria do sledgehammer chamado de aerobody o kit de carroceria do callaway foi desenhado por paul deutschman da callaway para acomodar os pneus goodyear de 17 polegadas largos para a epoca nas leves rodas dymag de 17 polegadas sem afetar muito o coeficiente de arrasto aerodinamico o kit aerobody se tornaria um opcional muito popular depois da estreia no sladgehammer [caption id= attachment_381648 align= aligncenter width= 999 ] o kit aerobody num roadster twin turbo normal[/caption] e era efetivo tim good da callaway calculou na epoca que para atingir 200 mph 321 km/h em um corvette com carroceria original seriam necessarios cerca de 1 012 cv com bem menos potencia que isso o sledgehammer chegaria a velocidades muito maiores o motor foi criado com ajuda de um piloto e preparador hoje famosissimo por sua empresa independente mas entao trabalhando para a callaway john lingenfelter em vez de usar o bloco do corvette tpi 350 como fazia o opcional b2k lingenfelter usou um bloco de competiçao chevrolet o bowtie com quatro parafusos principais por capa de mancal o virabrequim era de aço forjado da cosworth pistoes forjados especialmente projetados para o carro bielas crower aneis e rolamentos speed pro cabeçotes da pontiac motorsports incluindo valvulas de escape em inconel um comando de valvulas hidraulico especial duraçao de 232 graus com a 0 050 polegadas lift de 14 mm e um sistema de balancins roletados com eixo comum da jesel [caption id= attachment_381666 align= aligncenter width= 999 ] 892 cv o motor do sledgehammer[/caption] hoje e usual e facil alimentar motores de mais de 1000 cv; em 1988 era uma arte experimental para o sledgehammer lingenfelter recorreu a um par de turbocompressores hibridos airesearch to4b gerando 22 psi atraves um par de intercoolers personalizados que alimentam o coletor de injeçao original do corvette de aluminio fundido mas para a injeçao uma soluçao exotica e cara foi necessaria conjunto de oito injetores de 75 lb/h especialmente projetados pela rochester special products sob encomenda e gerenciados por um computador zytek de formula 1 por fim o escapamento e direcionado para quatro silenciadores de disco supertrapp que saem pela traseira a igniçao e feita por um msd 7 a acionado por um distribuidor de aluminio fabricado pela callaway o resultado e 892 cv e 107 mkgf de torque a potencia maxima era a 6250 rpm mas o milagre da injeçao permitia marcha lenta suave de 650 rpm o torque de mais de 100 mkgf era um ilustre desconhecido em 1988; fomos apresentados a ele aqui o pico de torque era a 5250 rpm a embreagem era uma configuraçao experimental da centerforce com 10 5 polegadas o cambio era o doug nash de quatro marchas com overdrive nas tres marchas superiores original dos corvettes ate 1989 mas modificado para virar um 5 marchas ultima overdrive os pneus goodyear p275/40zr17 sao especiais tambem criados experimentalmente pela empresa americana e garantidos para ate 300 mph 482 km/h eram montados em um conjunto de rodas dymag de 17 x 9 5 os calculos da empresa foram incrivelmente precisos na potencia maxima em ultima marcha a transmissao foi calculada para que o carro chegasse a 254 mph 408 8 km/h teoricamente o maximo possivel em 1988 na pista oval do transportation research center trc em ohio eua com john lingenfelter ao volante o carro chegou na media em duas direçoes de 254 76 mph exatos 410 km/h por 11 anos seria o carro de rua mais veloz do mundo [gallery ids= 381651 381636 381637 381639 381633 ] era um carro de rua mesmo o interior era o do corvette e apenas um santantonio e cintos de competiçao foram instalados nas fotos do motor da para ver o compressor do ar condicionado ate os bancos eram originais e reputa se que era perfeitamente tratavel fazia o 0 96 km/h em 3 8 segundos mesmo com transmissao final longa e o quarto de milha em 10 6 segundos a 235 km/h https //www youtube com/watch v=xi g8ttrivi callaway depois estudou homologar o carro em emissoes perdendo talvez 50 cv e oferece lo no mercado mas o preço do motor de mais de 800 cv pareceu grande demais isso foi antes do mclaren f1 afinal de contas e a normalizaçao de carros que custam mais de um milhao de dolares um sledgehammer certamente custaria nem 10% disso; mas nao importa um carro foi so o que foi necessario para fazer uma lenda imortal
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