esta materia foi criada a pedido do leitor rabugento 1300 a gm começa quando david dunbar buick um inventor de detroit leva o empresario da fabricaçao de veiculos de traçao animal william crapo billy durant para um passeio no seu carro artesanal ate entao cetico sobre o automovel durant era um bem nascido industrial da regiao de flint seu avo era um magnata da industria madeireira que criou a cidade e a familia era bem de vida se quisesse billy nao precisaria trabalhar um dia de sua vida mas trabalhar nunca fora problema para durant na verdade era um incansavel empreendedor um capitalista classico seu negocio naquele ponto eram as carruagens sua durant dort carriage company estava perto de se tornar o maior fabricante mundial de veiculos de traçao animal e ele neste ponto realmente estava entre a parcela da populaçao que existia em numero nada desprezivel que odiava a novidade do momento o barulhento fumacento e impossivelmente veloz automovel olhando de fora da calçada achava os perigosos a ponto de proibir seus familiares de andarem nas traquitanas https //flatout com br/buick e durant os fundadores da gm que acabaram pobres/ aboletado naquele pequeno carro guiado por seu criador billy durant teve uma daquelas epifanias que mudam a vida e depois o mundo inteiro entendeu rapidamente que aquilo era o futuro que uma vez experimentado ninguem em sa consciencia ia querer selar um cavalo a facilidade de se por em movimento a velocidade o conforto e a sensaçao de controle absoluto eram absolutamente ineditas e agradabilissimas vendedor nato entendeu na hora que poderia vender milhares talvez milhoes daquilo e que suas carroças e carruagens logo iriam ser relegadas a museus uma visao do futuro ali naquele momento nascia em espirito dentro da cabeça de billy durant a general motors [caption id= attachment_373468 align= aligncenter width= 999 ] o primeiro buick[/caption] durant criou a gm como uma empresa guarda chuva uma holding comprou nao so buick oldsmobile cadillac e oakland depois pontiac ; comprou milhares de empresas de autopeças que forneciam para elas tambem mas cada empresa se mantinha independente em pouco tempo o conglomerado estava com problemas na verdade durant foi o impulso inicial e depois o criador da chevrolet sua mais importante marca tirando isso quem realmente construiu a gm que conhecemos hoje foi outra pessoa alfred sloan [caption id= attachment_373469 align= aligncenter width= 823 ] alfred sloan[/caption] sloan nao so criou a gm na gm e tornando ela um simbolo de sucesso incrivel criou nada menos que a industria de automovel como conhecemos toyota e tesla podem te la aperfeiçoado de outras formas especificas mas nao tenha duvida ela foi inventada pela general motors de sloan como a gm se tornou a gm zagato frua bertone pininfarina karmann vignale heuliez figoni et falaschi hebmuller reutter scaglietti beutler mulliner park ward hooper radford brewster fletwood fischer le baron esses sao apenas alguns dos exemplos das milhares de empresas de carroceria que existiam no inicio um fabricante de automoveis fazia um chassi; a carroceria era comprada fora [caption id= attachment_373470 align= aligncenter width= 999 ] ford e o eterno modelo t[/caption] henry ford e um dos pioneiros que mudou isso e trouxe a fabricaçao das carrocerias para sua fabrica para atingir a economia de escala necessaria para baixar o preço do carro nesse sentido budd criou a carroceria de chapa estampada; e com citroen o monobloco moderno passos adiante importantes neste sentido mas alfred sloan fez muito mais que isso os carros ford eram utilitarios baratos e suas carrocerias projetadas por engenheiros e ford himself sem interferencia de nenhum designer industrial algo que nem existia direito entao henry achava que seus carros uma vez desenhados deviam durar para sempre nao via motivo para que mudassem apenas a mecanica evoluia se algo novo era inventado como freios nas quatro rodas mas mesmo esta mecanica evoluia pouco menos evoluçao era menos mudança e investimento o que fazia por escala o modelo t cada vez mais barato ano a ano [caption id= attachment_373471 align= aligncenter width= 999 ] o ultimo dos t 1927[/caption] pare para pensar nisso um carro que vai a todo ano ficando mais barato para comprar esta era a realidade da maneira de ford de se fazer esta industria quanto mais se faz a mesma coisa cada vez se faz mais rapido e mais barato e o preço baixa evoluçao anda a passos de cagado mas a evoluçao e de possibilidade de compra em 1910 um ford custava de us$ 780 em 1910 equivalente a us$ 25 506 em 2023 mas em 1924 custava apenas us$ 290 $ 5 156 ajustados para 2023 ford era puritano e nao acreditava em lucros abusivos; mas seu t dominou de tal forma a industria de 1908 ate aos anos 1920 que nao conseguiu impedir a construçao de um imperio e de se tornar mais rico que o rei creso mesmo baixando preço de seus carros todo ano [caption id= attachment_373472 align= aligncenter width= 999 ] ford modelo a 1928[/caption] o t nao ia mudar nunca segundo henry que praticamente matou seu unico filho edsel de cancer de estomago por impedi lo de trocar o t por algo mais moderno mesmo em 1925 quando suas vendas recuaram pela primeira vez a logica de menino puritano de fazenda de henry abominava o fato de que gente comprava carros so por serem mais bonitos ate 1924 industria tentava vence lo com carros mais baratos mas a escala crescente de produçao do t impedia ninguem conseguia brigar com ele em preço e o que fez o t finalmente parar de vender novidades claro sloan e a gm aconteceram sloan resolveu que nao tentaria vencer ford no seu proprio jogo ford crescera muito por colocar o mundo sobre rodas mas e depois como disse horace dodge depois de um tempo num ford um cara vai querer ter depois um carro de verdade sloan vendia carros mais equipados e bonitos por um pouco mais de dinheiro e mais o chevrolet custava pouco mais que o ford mas tinha seis cilindros; depois se o cliente prosperava podia comprar um pontiac depois um oldsmobile um buick e finalmente um cadillac um carro para cada bolso e para cada proposito e o que sloan criou para a gm https //flatout com br/aceleramos este chevrolet 1931 na cidade de sao paulo/ o que voce tem que entender aqui e que sloan nao era um inventor um entusiasta como ford era um administrador profissional criou uma empresa com niveis hierarquicos e responsabilidades bem definidas e processos; teoricamente esses processos garantiriam o funcionamento independente do fator humano sloan famosamente dizia tambem que a gm existia nao para fazer carros e sim fazer dinheiro vendendo os carros que fabricava uma diferença crucial veja bem uma empresa familiar nem precisa de lucro todo mundo inclusive o dono tira seu salario e boa nao dando prejuizo tudo bem a empresa familiar normalmente e o orgulho de uma familia e sua preservaçao e o mais importante ford teve sucesso e muito dinheiro sim mas e claro que mesmo se fosse bem menor ainda manteria ela funcionando ele queria fazer carros e viver disso totalmente diferente ja uma empresa de capital aberto nao ela tem que dar lucro para pagar acionistas nao so isso o lucro tem que crescer todo ano o mundo de sloan era um o de ford outro sloan tinha que pensar adiante e bolar nao so formas de sobreviver tinha tambem que crescer ora como crescer no metodo de ford onde um cara compra um carro e nunca o troca pois o carro novo e igual ao antigo sloan teve uma ideia brilhante ja vamos conta la; mas antes vamos falar um pouco do design que e importante aqui [caption id= attachment_373474 align= aligncenter width= 999 ] harley j earl com o primeiro carro conceito da historia o buick y job de 1937[/caption] o que sloan fez antes de tudo e fazer os gm mais bonitos como criou um departamento para garantir isso e a pessoa que o liderou se chamava harley earl sua importancia e enorme complementou as necessidades de sloan e junto com ela tornou a gm a maior empresa do mundo olhe um studio de design moderno de hoje as maquinas e computadores podem ter mudado mas o metodo e o mesmo criado por earl na gm a partir de 1927 desenhos de tema em esboço evoluem para modelos em argila clay em escala e depois em tamanho natural; uma vez este aprovado uma copia de fibra de vidro permite um prototipo que pode ser levado para fora no sol e na noite todo este metodo foi inventado por earl na gm inclusive a modelaçao em clay que usava ja desde muito cedo sloan percebeu cedo o valor do desenho externo como atrativo para vendas e trouxe earl para liderar um estudio de desenho central na gm no inicio nem chamava design studio ; foi inaugurado como departamento de arte e cor em 1927 este o primeiro estudio moderno permitiu a evoluçao seguinte ainda mais importante par alavancar vendas sloan introduziu algo que nao existia o ano/modelo mudando o carro em algo todo ano imediatamente tornava o carro anterior antigo e causava ansiedade nos clientes ninguem queria ter carro velho começou com decoraçao e cores; logo o estudio de earl potencializava esta ideia criando desenhos novos de carroceria todo ano uma verdadeira fabrica de design que nao parava nunca sempre trabalhando no carro que iria para as ruas 3 anos no futuro sem parar o chassi continuava evoluindo no mesmo ritmo de sempre; as vezes era exatamente o mesmo mas logo vira outra forma de potencializar o efeito de envelhecimento do carro do ano passado freios assistidos de acionamento facil transmissao automatica ar condicionado vidro eletrico antes uma novidade podia ser incorporada no meio do ano sem fanfarra; agora era parte de um novo lançamento todo fim de ano potencializando a vontade de ter algo novo do publico sloan chamava isso de obsolescencia dinamica mas a gente conhece como obsolescencia programada como manter gente comprando carro todo ano ora com um novo carro todo ano claro essa estrategia teve efeitos de longo alcance na industria automobilistica no campo de design de produtos e eventualmente em toda a economia americana as fabricas menores nao conseguiam manter o ritmo e as despesas da remodelaçao anual por exemplo sumiram todas henry ford conseguiu manter se relevante por ser um genio seu modelo a de 1928 era sensacional mais bonito e veloz que o chevrolet o v8 de 1932 tornou o desempenho de packards acessivel ao homem comum e praticamente criou o muscle car americano mas no fim henry ficou velho e senil e eventualmente como todo mundo morreu a ford virou uma copia da gm como toda a industria de volume o caminho de sloan e o unico nao e; mas e o mais usado desde entao veja o citroen 2cv o mini original o vw fusca todos seguiam a formula do ford modelo t de se manter sem mudança por decadas mantendo se competitivo por projetos geniais e melhoria constante sem obsoletar nunca ande num vw hoje e ainda e um carro viavel para uso nao tem ar condicionado e tela espelhada integrada mas e um carro util ainda o carro eterno apenas com melhorias pequenas e continuas e tao absurdo assim de qualquer forma hoje a evoluçao e ditada por legislaçao e nao mais inventores ou mesmo designers a evoluçao hoje e para atender legislaçoes estatais ter a sensaçao de estar ultrapassado na verdade tem pouca logica se seu carro atual te atende mas e uma verdadeira fundaçao em cima da qual se ergue a industria hoje se e bom ou ruim nao importa ninguem sabe fazer diferente agradeça a gm e alfred sloan por isso
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