hoje em dia a rolls royce e mais conhecida por seus carros de altissimo luxo os modelos atuais ghost phantom wraith cullinan representam uma tradiçao de mais de um seculo em fabricar os automoveis mais luxuosos que o dinheiro pode comprar mas esta e so uma das facetas da rolls royce sim a empresa fundada em 1904 fabricava automoveis desde o inicio mas naquela epoca sua principal atividade era a fabricaçao de motores aeronauticos e foi com dois motores rolls royce que o aviao de john alcock e arthur brown realizou um feito que entrou para a historia o primeiro voo transatlantico ininterrupto da historia a viagem aconteceu entre os dias 14 e 15 de junho de 1919 exatos 100 anos e tres dias atras se ha um bom momento para relatar esta pequena epopeia e agora uma boa forma de começar a contar esta historia e conhecendo seus personagens john alcock e arthur brown [caption id= attachment_231420 align= aligncenter width= 2000 ] arthur brown e john alcock[/caption] john alcock conhecido por sua familia e amigos como jack nasceu em 1892 em manchester na inglaterra ja na adolescencia ele começou a se interessar pela aviaçao e em 1912 aos vinte anos de idade tirou seu breve de piloto entre 1913 e 1914 ele participou de corridas aereas arthut whitten brown cujo apelido era teddie era mais velho ele nasceu no ano de 1886 em glasgow a maior cidade da escocia seus pais norte americanos mudaram se para manchester pouco depois que ele nasceu assim como jack teddie tambem gostava de avioes e aviaçao alem de piloto ele tambem era engenheiro aeronautico em abril de 1913 o jornal lodrino the daily mail anunciou uma grande competiçao que chamou a atençao de ambos embora ainda nao se conhecessem john e arthur tinham um interesse em comum o jornal oferecia £ 10 000 cerca de £ 1 1 milhao em valores atualizados ao aviador que conseguisse atravessar o oceano atlantico partindo de qualquer ponto dos eua do canada ou da antiga colonia e atual provincia de terra nova e pousando em qualquer ponto do reino unido ou da irlanda as unicas exigencias nao fazer nenhuma parada e nao levar mais que 72 horas de voo da decolagem ao pouso era um belo desafio com um belissimo premio e certamente os dois jovens aviadores ficaram muito empolgados com as possibilidades mas ai veio a primeira guerra mundial inciada em julho de 1914 e os planos de muita gente incluindo nossos herois tiveram de ser adiados uma in feliz coincidencia tanto jack quanto alcock foram convocados para servir a força aerea britanica durante a guerra ambos foram capturados e ambos se tornaram prisioneiros dos inimigos john foi pego pelos turcos depois que os motores de seu bombardeiro falharam e ele caiu sobre o golfo de xeros arthur foi abatido e aprisionado pelos alemaes felizmente para os dois os aliados do reino unido venceram a guerra e eles foram soltos em 1918 enquanto estava em cativeiro john prometeu a si mesmo que se saisse daquela situaçao a primeira coisa que faria seria aceitar o desafio de sobrevoar o atlantico com ou sem premio em dinheiro do daily mail de qualquer forma com o fim do conflito o desafio foi lançado mais uma vez a vickers tradicional fabricante britanica de avioes estava bastante interessada em inscreer seu mais novo bimotor o vimy iv que era movido por dois motores v12 rolls royce eagle viii cada um com mais de vinte litros de deslocamento e 360 cv seria uma excelente forma de conseguir publicidade eles so precisavam de um piloto john sabia disso entao nao foi dificil convence los a nomea lo para a empreitada afinal ele era jovem ainda nao tinha trinta anos de idade entusiasmado e veterano de guerra imediatamente começaram os preparativos para tornar o vickers vimy iv capaz de encarar a viagem de mais de 3 000 km nao foi um processo exatamente longo ou complexo porem na verdade foi pouco mais que uma questao de trocar os suportes para bombas por tanques de combustivel extras a noticia correu rapido nao demorou para que arthur ficasse sabendo a respeito da missao animado pela possibilidade de encarar uma aventura com a companhia de um colega de força aerea ele entrou em contato com a vickers para tentar fazer parte do voo alem disso ele estava desempregado e £ 10 000 em sua conta nao fariam mal ou mesmo £ 5 000 caso o premio fosse dividido igualmente mais velho e experiente em missoes de longa distancia arthur conseguiu convencer a vicker a dar a ele um lugar no voo como navegador a competiçao nao havia tempo a perder com a chance de entrar para a historia e faturar uma bolada em jogo havia outras tres equipes envolvidas seriamente na briga alem da vickers o piloto australiano harry hawker e o navegador kenneth mackenzie grieve no comando de um monomotor sopwith atlantic; frederick raynham e c w f morgan do reino unido em um aviao martynside; e a handley page uma das maiores rivais da vickers cuja missao era chefiada pelo almirante mark kerr todas as quatro equipes optaram pela cidade de st john na provincia de terra nova um dos pontos mais a leste da america do norte como ponto de partida as duas primeiras equipes fizeram suas tentativas em 18 maio de 1919 e ambas fracassaram hawker e mackenzie grieve sofreram uma falha mecanica e cairam no oceano felizemente os dois foram salvos com vida raynham e morgan sequer conseguiram decolar pois seu aviao estava pesado demais com tanto combustivel as tentativas da vickers e da handley page foram marcadas para o mes seguinte em 14 de junho a handley page chegou primeiro mas o almirante kerr ainda nao estava pronto para a decolagem ele queria ter certeza de que o aviao estava totalmente apto a encarar o voo e por isso decidiu realizar um teste de ultima hora john e arthur que contavam com o apoio de uma equipe de engenheiros da rolls royce decidiram aproveitar a chance e depois de uma rapida checagem posicionaram seu vimy iv na pista improvisada e decolaram as 13 45 daquele dia com suprimentos algumas correspondencias dois gatos de pelucia como mascotes lucky jim era o gato de john enquanto arthur ficou com twinkletoes e 3 900 litros de combustivel dezesseis horas no ar o voo começou de forma tensa o aviao estava pesado demais e por pouco o vimy iv nao bate nas arvores e fica por ali mesmo mas aquela foi so a primeira de varias dificuldades de acordo com o diario de bordo as 17 20 da tarde um dos geradores eletricos da aeronave começou a falhar o que de uma vez so deixou john e arthur sem contato com a terra firme sem o sistema de intercomunicaçao e sem aquecimento sem o intercom e com um dos canos de escape estourado john e arthur mal conseguiam ouvir um ao outro e embora fosse o inicio do verao no hemisferio norte em seus picos de altitude o vimy iv voava a 12 000 pes 3 700 metros acima do nivel do mar entao acredite eles passaram frio alem disso as condiçoes de visibilidade noturna eram pessimas e john perdeu o controle da aeronave duas vezes quase mergulhando no mar a noite a dupla conseguiu guiar se pelas estrelas mas uma tempestade de neve as 3 00 da manha quase levou a missao a ruina os instrumentos congelaram bem como os carburadores acredita se que brown tenha subido nas asas do vimy iv para limpar manualmente as tomadas de ar apesar dos contratempos porem john alcock e arthur brown conseguiram chegar ao fim da jornada as 8 40 da manha do dia 15 de junho a aeronave fez uma aterrissagem de emergencia no condado de galway no leste da irlanda no total john e arthur sobrevoaram o atlantico por 15 horas e 57 minutos percorrendo 3 040 km a uma velocidade media de 185 km/h nenhum dos aviadores se feriu e em sua primeira entrevista apos o feito brown disse que a dupla poderia ter seguido ate londres na inglaterra caso o tempo estivesse bom desnecessario dizer que john alcock e arthur brown foram recebidos como herois ao voltar para o reino unido o premio de £ 10 000 do daily mail foi entregue a dupla de aviadores pelas maos do proprio winston churcill que na epoca era o ministro do ar responsavel por gerenciar os assuntos da força aerea real eles tambem foram condecorados com a ordem do imperio britanico pelo rei george v alguns dias depois e em 17 de junho chegaram a manchester para receber uma homenagem do prefeito por mais que a rolls royce atual nao tenha relaçao direta com a rolls royce que fabricou os motores do vickers vimy iv usado por john e arthur no primeiro voo transatlantico da historia nada mais justo que homenagear os 100 anos do feito com uma serie especial do cupe wraith como anunciado ha alguns dias o pioneirismo da dupla britanica foi crucial para o desenvolvimento da aviaçao nas decadas seguintes e a rolls royce como um todo fez parte disto
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