o dia 20 de janeiro tambem conhecido como hoje e o dia nacional do fusca nao confundir com o dia mundial do fusca que e comemorado em 22 de junho sendo um site sobre cultura automotiva o flatout nao pode deixar de celebrar a historia do carro do povo quer dizer a verdadeira historia — a origem da origem do fusca se quiser nao estamos falando de uma verdade absoluta e sim de uma historia alternativa contada pelo jornalista e pesquisador holandes paul schilperoord schilperoord se interessou pelo trabalho do engenheiro e jornalista alemao josef ganz e por sua historia e acredita que o trabalho de ganz especialmente um prototipo chamado maikafer foram fundamentais pra que ferdinand porsche concebesse o carro que daria origem ao fusca a atividade principal de ganz era o jornalismo automotivo em meados da decada de 1920 ele era o editor chefe de uma publicaçao chamada motor kritik que como o nome diz trazia uma visao sincera e muitas vezes incisiva a respeito da industria automotiva alema — talvez ate demais acusando os carros alemaes fabricados por empresas como a bmw e a mercedes benz de serem perigosos ao volante e pouco eficientes ao mesmo tempo em que oferecia consultoria tecnica a estas e outras marcas menos conhecidas como a extinta standard nos primeiros anos a revista se chamava klein motorsport esta pratica acabou sendo sua ruina em 1931 o nazismo ja tinha muita força e dois anos depois adolf hitler se tornaria o novo chanceler da alemanha naquele ano uma publicaçao da propaganda nazista acusou josef que era judeu de usar seus artigos na motor kritik para intimidar os fabricantes e força los a contrata lo como consultor tecnico nao por acaso josef ganz tambem era engenheiro e detentor de algumas patentes de sistemas de direçao suspensao e outros sistemas que poderiam ter aplicaçoes automotivas com as acusaçoes ganz precisou deixar o cargo de editor chefe da revista na epoca segundo schilperoord ganz era um dos unicos defensores da ideia de que um carro popular ideal teria motor traseiro refrigerado a ar carroceria sobre um chassi do tipo espinha dorsal alem disso ganz era amigo de paul jaray projetista austriaco de avioes e dirigiveis coincidentemente jaray foi um dos primeiros a aplicar a fundo o principio da aerodinamica em automoveis e um de seus projetos mais famosos e o tatra t77 feito em conjunto com hans ledwinka como ja dissemos aqui e amplamente aceito que estes e outros modelos da tatra tiveram influencia no projeto de ferdinand porsche para o beetle acredita se ate que o proprio professor admitiu a inspiraçao e ainda disse que era reciproca acontece que em seu livro the extraordinary life of josef ganz the jewish engineer behind hitler s volkswagen publicado no brasil com o provocativo titulo a verdadeira historia do fusca — como hitler se apropriou da invençao de um genio judeu pela editora alaude schilperoord sugere que a inspiraçao para porsche veio de outro lugar o prototipo maikafer de josef ganz professor porsche e o outro besouro maikafer significa besouro de maio uma especie de besouro encontrado principalmente em territorio portugues e foi este o apelido escolhido por ganz para seu prototipo de carro do povo — a expressao volkswagen era bastante comum naquela epoca na verdade varios engenheiros jovens e empolgados se inspiraram em henry ford e tentaram criar carros do povo ; meios de transporte praticos eficientes e acessiveis ao homem comum desenvolvido com o apoio da adler fabricante alema fundada em 1900 e extinta em 1957 o prototipo com motor traseiro suspensao independente era compacto e de fato parecia um besouro como ficou pronto em maio de 1931 o pequeno roadster de motor traseiro refrigerado a ar e suspensao traseira independente por eixos flutuantes recebeu o nome de maikafer e foi o maikafer que segundo documentos encontrados por schilperoord ferdinand porsche teria ido ver quando visitou josef ganz em outubro de 1931 semanas antes de projetar um prototipo para a zundapp — que vejam so tinha um conceito bem semelhante ao do fusca com exceçao do motor que em vez de um boxer de quatro cilindros refrigerado a ar era um radial de cinco cilindros por exigencia da zundapp em 1932 havia tres prototipos funcionais que foram perdidos em um dos ultimos bombardeios da segunda guerra em 1945 o carro da foto abaixo no museu industrial de nuremberg na alemanha e uma reconstruçao tres anos depois porsche seria contratado por adolf hitler para projetar o carro do povo o nome volkswagen acabou sendo adotado pelo modelo anos mais tarde aquela altura o nome de josef ganz ja era passado — um de seus rivais na motor kritik paul ehrhardt e apontado pelo pesquisador holandes como o autor da denuncia contra ganz aos nazistas em 1931 ele precisou deixar o cargo de editor chefe da revista e em março de 1933 foi preso depois de solto ganz mudou se para a suiça mas nao sem antes ser censurado pelo partido nazista que proibiu qualquer publicaçao alema de usar seus textos e o impediu de patentear qualquer tipo de inovaçao tecnologica schilperoort acredita que assim hitler pode usar o trabalho de porsche sem dar creditos a ganz que raramente e lembrado na historia do fusca uma das evidencias de que porsche visitou ganz foi apresentada por um colega dele na redaçao da motor kritik georg ising em um artigo publicado em fevereiro de 1934 ising apresenta evidencias fotograficas com imagens daquele que seria ferdinand porsche ao volante do maikafer este ao lado dele seria adolf rosenberger que foi um dos projetistas do auto union type c de 1936 — que de acordo com scilperoord tambem teve influencias do maikafer em seu design naturalmente nada disto foi provado e a malandragem dos nazistas nao e muito bem aceita pelos fas do besouro — na verdade a associaçao do fusca com adolf hitler jamais foi digerida pelos entusiastas que preferem esquecer esta parte da historia vai ver e por isso que sempre surgem versoes alternativas como esta de qualquer forma o legado do fusca e muito maior e mais bonito do que sua origem obscura e e dele que precisamos lembrar [ com informaçoes do site ganz porsche org ]
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