se a formula 1 e considerada a mais alta categoria do automobilismo entre as motos este titulo vai para a moto gp tecnicamente podemos chama la de a formula 1 das motos voce provavelmente conhece a historia da formula 1 e sabe que sua origem esta nas corridas de grand prix que começaram na virada do seculo 20 o primeiro campeonato de formula 1 propriamente dito com etapas que valiam pontos aconteceu em 1950 foram sete corridas incluindo as 500 milhas de indianapolis nas quais 14 equipes e dezenas de pilotos disputaram pontos o campeao foi giuseppe farina que defendeu o escudo da alfa romeo mas e a moto gp como começou e quem foi o primeiro campeao o nome moto gp como voce deve ter deduzido e se tambem ja nao sabia vem de motorcycle grand prix racing e da mesma forma que aconteceu com os carros as corridas de motocicletas começaram praticamente ao mesmo tempo em que as motos foram inventadas uma das primeiras federaçoes de motociclismo foi a auto cycle union acu fundada no ano de 1903 no reino unido era uma ramificaçao do automobile club of great britain que mais tarde se tornaria o famoso royal automobile club ou rac porem dedicado as duas rodas em 21 de dezembro de 1904 um dos representantes da acu participou da fundaçao da federation internationale des clubs motocyclistes ficm em paris na frança com o mesmo proposito organizar competiçoes para seus membros e promover o esporte a motor a ficm porem nao durou muito tempo problemas internos levaram a dissoluçao do grupo em 1906 em 1912 alguns remanescentes decidiram juntar se novamente dando origem a federation internationale de motocyclisme ou simplesmente fim no ano seguinte foi organizada a primeira prova em parceria com a organizaçao britanica o international six days trial isdt era uma competiçao off road que como o nome dizia durava seis dias e colocava a prova competidores e motocicletas pelas estradas de terra da europa as primeira prova aconteceu na inglaterra com ediçoes na frança suiça suecia e belgica realizadas nos anos seguintes a primeira ediçao internacional aconteceu em 1929 quando o international six days trial começou em munique na alemanha e terminou em genebra na suiça o international six day trial foi a principal competiçao da ficm por muitos anos sendo anulado apenas durante as duas guerras mundiais paralelamente porem a organizaçao tambem realizava disputas em circuitos ovais e eles foram ficando mais populares como elas duravam menos e eram realizadas em espaços menores exigiam menos dos pilotos e eram mais viaveis para o publico por outro lado as corridas eram extremamente perigosas especialmente nos ovais de madeira nestes locais era comum que os pilotos ultrapassassem os 160 km/h e uma queda a esta velocidade era quase sempre fatal os pilotos iam deslizando pela pista enquanto farpas enormes entravam em seus corpos era literalmente um banho de sangue na maioria das vezes com ferimentos fatais https //www youtube com/watch v=anyxzvwbwlg por conta disto na virada da decada de 1930 tais corridas foram proibidas algo que coincidiu com o inicio da grande depressao em seu lugar a fim começou a dar prioridade as provas em vias publicas e em autodromos era o inicio da era dos grand prix para motocicletas a primeira competiçao aconteceu em 1949 e teve seis etapas incluindo o proprio tourist trophy de isle of man e corridas nos circuitos de spa francorchamps na belgica e monza na italia desde aquela epoca a competiçao era dividida em categorias de acordo com o deslocamento do motor 125cc 250cc 350cc 500cc e 600cc esta ultima era a categoria das motos com sidecars os cinco primeiros pilotos de cada categoria ganhavam pontos 10 pontos para o primeiro oito pontos para o segundo sete pontos para o terceiro seis pontos para o quarto e cinco pontos para o quinto e o dono da volta mais rapida da corrida ganhava um ponto extra a principal categoria era a das 500cc e mais de 100 pilotos se inscreveram para participar entre contratados por equipes de fabrica e pilotos independentes as equipes de fabrica foram sete ajs norton velocette e triumph do reino unido; gilera e moto guzzi da italia; e bmw representando a alemanha https //www youtube com/watch v=cljrop 61fc o campeao naquele ano foi o britanico leslie graham que pilotava pela ajs graham nasceu em 1911 e começou a pilotar profissionalmente em 1929 aos 18 anos de idade ainda em ovais de terra migrando gradualmente para as provas em circuitos de asfalto e vias publicas graham competia com motos de fabricantes que ja nao existem mais como a rudge e a ok supreme e obteve sucesso razoavel em corridas como o ulster grand prix corrida realizada no circuito de ulster inteiramente composto de vias publicas nas imediaçoes de belfast irlanda do norte em 1936; e no tourist trophy de 1938 cruzando a linha de chegada do snaeffel mountain curse na 12ª posiçao a carreira de leslie graham foi interrompida pela segunda guerra mundial ele foi convocado e em 1940 tornou se um dos pilotos do esquadrao 166 da royal air force raf atirando bombas sobre a alemanha em um aviao lancaster igual ao da foto abaixo em 1944 ele recebeu uma medalha de bravura e permaneceu na raf ate 1946 quando foi dispensado nao demorou muito mais para que leslie graham tornasse a correr de moto primeiro em 1948 no hoje famoso circuito de cadwell park onde fica um dos trechos mais famosos do motociclismo conhecido como the mountain no guidao de uma norton depois em 1949 ele foi contratado pela ajs para disputar a primeira temporada do motogp ja na categoria das 500cc experiente e talentoso les graham ja começou de forma excelente a primeira corrida era justamente o tourist trophy e ele teria vencido com 90 segundos de vantagem sobre o segundo colocado se nos ultimos minutos a embreagem da moto tivesse resistido graham acabou ficando em nono na corrida seguinte porem realizada na suiça ele compensou e cruzou a linha de chegada antes de todo mundo mesmo vencendo apenas duas corridas das seis que disputou graham conseguiu o titulo com 31 pontos o segundo colocado o italiano nello pagani que defendia a gilera contabilizou 29 pontos ao final do ano com isto les graham tornou se o primeiro campeao da motogp e entrou para a historia mas nao era o bastante o grande objetivo na carreira de les graham era vencer o tourist trophy mas ele nunca conseguiu em 1950 novamente com a ajs ele ficou na quarta posiçao e foi o vice campeao na categoria 500cc apos uma vitoria na suiça mas graham terminou aquele ano frustrado nao apenas porque o segundo colocado e o primeiro a perder mas tambem porque a ajs nao colocava o devido esforço no aperfeiçoamento das motos a seu ver entao na primeira oportunidade que teve um convite de domenico agusta da mv agusta graham mudou de equipe ele nao tardou a se arrepender porem as mv agusta eram as mais fortes do grid mas sua dinamica nao era tao precisa como nas ajs e graham sequer conseguiu pontuar no ano seguinte as coisas melhoraram um pouco e graham foi o segundo colocado em isle of man foi um erro que lhe tirou a vitoria ele errou uma troca de marcha e perdeu a ponta cruzando a linha de chegada pouco mais de 30 segundos depois do irlandes reg armstrong em sua norton por outro lado les graham conseguiu conquistar a primeira vitoria da mv agusta em monza na categoria 500cc alem de vencer tambem na espanha com isto graham conseguiu o vice campeonato na temporada de 1952 tudo parecia promissor ate 1953 naquele ano graham inscreveu se em tres categorias diferentes 125cc 350cc e 500cc com uma mv agusta de 125cc ele enfim conseguiu a vitoria em isle of man 41 segundos a frente do segundo colocado werner haas que defendia a nsu no dia seguinte era a vez da categoria senior tt para motos de 500 cc em uma triste ironia leslie graham perdeu o controle da moto no trecho em declive conhecido como bray hill sofreu uma queda e morreu no local menos de 24 horas depois de comemorar seu primeiro triunfo no circuito em respeito ao ocorrido a mv agusta deixou o campeonato naquele ano em sua homenagem a organizaçao do snaeffel mountain course construiu uma capela de pedra na beira da pista em 1955 o graham memorial e uma pena que o nome de les graham nome nao seja tao lembrado fora do circulo do motociclismo
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