antes do streaming havia o mp3 antes do mp3 havia o cd e o md antes do cd e do md havia os discos e a fita cassette antes da fita cassette havia o cartucho de 8 pistas e antes do disco havia o radio certo errado por alguma razao o radio parece ser mais antigo que o disco mas os discos e seus primos cilindricos sao mais antigos que o radio veja so thomas edison inventou o fonografo fono grafo a grafia do som em 1877 e o colocou a venda na decada seguinte esse invento consistia de um cone que recebia as ondas sonoras e as transferia para um cilindro de goma laca por meio de um diafragma com uma agulha ele realmente grafava o som quando o cilindro grafado era tocado ele movia agulha o diafragma na mesma frequencia reproduzindo as ondas sonoras gravadas anteriormente o meio de gravaçao era cilindrico porque um cilindro e uma reta sem fim como os discos tambem sao retas sem fim mas sao mais convenientes de se armazenar eles logo surgiram como alternativa aos cilindros https //www youtube com/watch v=wrtgl0qx6we nessa mesma epoca guglielmo marconi fazia suas experiencias com transmissao sonora por ondas de radio usando os fundamentos descobertos por nikola tesla alguns anos antes o padre brasileiro roberto landell de moura tambem trabalhava nessa tecnologia na mesma epoca a virada do seculo xix para o seculo xx ou seja e evidente que o radio ainda engatinhava quando o fonografo ja era relativamente popular acontece que o disco esta muito ligado a musica para as geraçoes mais recentes o radio nao o radio era o meio de se informar em tempo real antes da tv os jornais chegavam so no dia seguinte mas o radio poderia parar a musica na metade para dizer atençao todos os ouvintes interrompemos nossa atraçao musical para informar que o imperio austro hungaro declarou guerra a servia so que isso nunca aconteceu porque a declaraçao de guerra que deu inicio a primeira guerra mundial foi feita em 28 de julho de 1914 e o radio embora ja fosse usado para telecomunicaçoes ainda nao era usado para a difusao de noticias ou musica ou qualquer outra veiculaçao publica a primeira estaçao de radio comercial do mundo so começou a transmitir seu sinal em 6 de novembro de 1919 pouco menos de um ano depois do fim da primeira guerra pois e o radio mal completou 100 anos na verdade ele mal completou mesmo porque esta estaçao pioneira chamada pcgg e sediada em haia na holanda foi apenas a primeira as radios comerciais so começaram a surgir nos anos 1920 e o brasil foi um dos primeiros paises a ter uma transmissao local ela começou em 7 de setembro de 1922 justamente no centenario da nossa independencia o primeiro conteudo veiculado por um radio no brasil foi o discurso do presidente epitacio pessoa o discurso foi feito no rio de janeiro a capital e havia receptores instalados em niteroi petropolis e sao paulo a primeira radio comercial do brasil foi criada em 1923 a radio sociedade do rio de janeiro tanto a transmissao de 7 de setembro de 1922 quanto a criaçao da emissora foram obra do antropologo e educador edgard roquette pinto — considerado o pai da radiodifusao no brasil e como voce nao esta no manual do mundo nem no guia dos curiosos ou no aventuras na historia e claro que eu vou usar essa data marcante para falar sobre a historia do radio nos carros — no brasil e la fora motor radio motor ola os primeiros radios para carros sabe por que nao havia radiodifusao antes dos anos 1920 no mundo porque os componentes para produzir um receptor de radio eram grandes e caros se voce ja viu um radio valvulado as valvulas e os transformadores ja levantou um destes conseguira ter uma noçao do problema porque os radios valvulados ja eram mais leves e mais compactos quando os componentes diminuiram e se tornaram mais baratos o radio nasceu nos anos 1920 graças a linha de produçao de henry ford os carros ja eram bem populares em praticamente todo o mundo mesmo nos cafundos do brasil havia ao menos meia duzia de carros circulando pelas ruas de terra batida com os radios se popularizando nas casas a migraçao para os carros foi quase natural afinal se conversamos a mesa e ouvimos radio a mesa porque nao conversar no carro e ouvir radio no carro e foi desta possibilidade que em 1930 a galvin manufacturing company lançou o motorola 5t71 o primeiro radio para automoveis de toda a historia a ideia claro era tornar as viagens solitarias de carro menos entediantes e as viagens em companhia mais divertidas o nome motorola veio da junçao de motor em alusao aos carros e o sufixo ola um diminutivo latino que era usado em nomes comerciais para fazer uma associaçao com a forma de uso suas qualidades ou sua natureza havia por exemplo a victrola toca discos da rca victor a crayola fabrica de giz crayon a granola mistura de graos a pianola o piano que toca sozinho e a gayola propina derivada da proibiçao de bares gays nos eua acho que ficou claro esse lance do ola nao continuando o motorola 5t71 era apenas um radio am valvulado com um pequeno dial para ser preso a coluna de direçao e um alto falante com caixa de madeira custava us$ 130 us$ 2 300 em valor corrigido quase 10% do preço de um carro na epoca era caro mas a popularidade reduziu seu custo e transformou o nome motorola em marca registrada na europa a primazia foi da blaupunkt que em 1932 instalou um radio de 15 kg em um studebaker no ano seguinte os ingleses crossley passaram a oferecer um radio como opcional em seus modelos no brasil e dificil localizar o primeiro radio para automoveis mas sabemos com certeza quem fabricou o primeiro radio brasileiro para automoveis a motoradio o nome nao e muito familiar para quem tem menos de 35 anos mas quem passou dessa idade lembra da marca sem duvida ela foi uma das mais populares fabricantes de radios do brasil fornecendo equipamento original de fabrica para a volkswagen nos anos 1960 antes de a blaupunkt/bosch assumirem o papel a origem da motoradio e muito parecida com a da motorola — e sua trajetoria tambem tem algumas semelhanças em 1936 um imigrante japones chamado hiroshi urushima chegou ao brasil e começou a trabalhar em uma assistencia tecnica de radios em 1940 ele construiu um radio para automoveis e deu a ele o nome mais simples e evidente possivel motoradio nao foi um grande sucesso mas hiroshi ampliou sua oficina de radios e em 1948 fundou uma empresa com o nome daquele radio que havia criado oito anos antes motoradio os radios da marca começaram a se popularizar de verdade a partir de 1953 quando a motoradio fez uma parceria de distribuiçao com diversos varejistas de todo o brasil em especial a mesbla dez anos depois a motoradio foi reorganizada como uma sociedade por açoes s/a tamanho o sucesso da marca foi nessa epoca que ela começou a fornecer os radios para a linha volkswagen no brasil a motoradio contudo encontraria concorrencia a partir dos anos 1970 inicialmente de modelos importados como pioneer becker e blaupunkt mas depois de fabricantes locais como a bosch a cce/tkr a tojo e a philips a proibiçao das importaçoes entre 1976 e 1990 ate ajudou na continuidade da marca a ponto de em 1990 a motoradio desenvolver um cd player aquela altura contudo ja era tarde demais a abertura do mercado e os planos economicos para conter a famosa inflaçao galopante foram um golpe severo na saude financeira da empresa que declarou falencia em 1993 durante sua historia a motoradio foi alem dos radios de carro ela tambem produzia radios de mesa bolso e portateis alem de aparelhos eletronicos da sony por meio de uma joint venture — todos os produtos sony feitos no brasil entre 1971 e 1984 foram fabricados e distribuidos pela motoradio aqui como disse antes esta a semelhança com a motorola embora nao tenha criado nada inovador a motoradio nasceu nos carros se diversificou viveu seu auge mas entrou em uma rapida queda a motorola felizmente se salvou ao ser vendida para a google e para a lenovo — a quem pertence ate hoje ja a motoradio infelizmente entrou nesta fase de declinio num dos momentos mais conturbados da nossa historia economica com a falencia da motoradio um grupo de ex funcionarios da empresa deu inicio a audiomotor que fabrica radios com a marca motobras ate hoje — nenhum deles para carros contudo leia tambem https //flatout com br/o guia flatouter do som automotivo tudo o que voce precisa saber/ esta materia e uma amostra do nosso conteudo exclusivo que foi publicada aberta como um presente para voce provar um pouco do que produzimos diariamente para os nossos assinantes e flatouters se voce gostou da leitura escolha seu plano e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem tem acesso ao grupo secreto plano flatouter descontos com empresas parceiras para detailing compras de peças e acessorios acesso exclusivo aos eventos para flatouters alem de vantagens nos sorteios do goodguys [fo form plans]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.