existem algumas marcas que fazem seu trabalho com tanto esmero e dedicaçao ou por tanto tempo mantendo seus valores que elas se tornam sinonimos ou referencias em seus segmentos eu nem preciso citar o nome delas para apresentar um exemplo — voce fara isso por mim pense em um estudio de design em uma marca de relogios uma marca de computadores uma marca de carros esportivos e em uma marca de pneus e voce tera cinco bons exemplos as marcas no fim das contas sao importantes ate mesmo para nossa escolha como consumidores a experiencia de compras anteriores nos faz preferir umas marcas as outras e bem provavel que voce tenha uma marca preferida de refrigerante de arroz de tenis de calças jeans e camisetas de escovas e pasta de dentes de celulares e ate de carros principalmente carros nao e embora isso pareça natural e ate meio obvio de se dizer isso deixa de ser assim tao obvio se eu te perguntar uma marca de sofa cortinas tapetes ou qualquer segmento ao qual voce nao esteja familiarizado sera que tal marca e boa voce sempre acaba meio perdido e inseguro pede a opiniao de um amigo pesquisa no google tai outra marca unanime mas fica inseguro ate ver o produto na sua frente e so tem alguma certeza depois da segunda compra e por isso que voce faz a associaçao la do inicio e algumas marcas acabam tao fortes que praticamente nao tem concorrentes ou vai me dizer que usa o bling o yahoo ou o duck duck go em vez do google trazendo para o mundo dos carros eu poderia citar os bancos da recaro eu sei que existem bancos da omp da sparco da bride da corbeau e momo mas quantos destes expressam uma imagem tao forte e tao abrangente quanto os recaro [caption id= attachment_312338 align= aligncenter width= 1217 ] os recaro do audi quattro[/caption] ao menos no brasil a marca mexe com o imaginario do entusiasta foram decadas de construçao de uma reputaçao solida como parte dos grandes objetos de desejo do nosso mercado começou em 1983 com o passat gts depois a ford decidiu usar eles no xr3 enquanto a volkswagen ampliava sua utilizaçao no gol gt que foi a razao para ele estar no gts e no gti a chevrolet adotou os recaro no monza s/r e quando o kadett gs chegou em 1989 seus bancos nem poderiam ser outros ficaram ate 1994 mesmo ano em que deixaram de ser usados no escort — em 1995 tanto a ford quanto a chevrolet fizeram seus proprios bancos esportivos a volkswagen por outro lado continuou usando recaro no santana no pointer na parati no voyage e no gol — e nao apenas no gti isso tudo sem mencionar os esportivos importados que vieram com estes bancos como os modelos audi s e rs agora isso tudo voce ja sabe o que voce talvez nao saiba e que a recaro começou como uma fabricante de carrocerias a famosa karosseriewerk reutter de stuttgart que fabricava simplesmente as carrocerias do porsche 356 e do fusca o começo a recaro nasceu em 1906 quando wilhelm reutter fundou a encarroçadora que leva seu nome na regiao de stuttgart em apenas 15 anos ela se tornou uma das mais requisitadas fabricantes de carroceria da europa e foi responsavel por algumas inovaçoes importantes naqueles primeiros anos do automovel como a primeira capota de tecido instalada em uma carroceria de desenho padronizado em pouco tempo vieram encomendas de fabricantes importantes como daimler benz bmw e opel a parceria mais importante da reutter surgiu no final dos anos 1930 por intermedio do escritorio de engenharia do dr porsche ela foi contratada para fabricar os prototipos do volkswagen o carro popular que o governo alemao da epoca comandado por voce sabe quem encomendou a ferdinand porsche essa relaçao da reutter com ferdinand porsche no projeto do volkswagen foi o ponto de partida de uma parceria que foi retomada apos a guerra para a produçao do porsche 356 e persiste ate hoje depois de quase 90 anos wilhelm reutter contudo enxergou alem da demanda das fabricantes alem das carrocerias ele tambem passou a fornecer o acabamento interno dos carros e foi uma das primeiras empresas do ramo a elaborar o design interior dos automoveis indo alem da mera funçao foi a reutter por exemplo que colocou no mercado o sistema de ajustes do banco do motorista antes disso ele era fixo com a evoluçao das tecnicas de construçao de automoveis o mercado de carrocerias começou a minguar no final dos anos 1940 os novos metodos de estampagem dos paineis e a construçao em monobloco permitiram uma produçao em serie muito mais rapida e barata assim os dias de encarroçadora da reutter estavam contados quando o contrato com a porsche foi encerrado depois de quase 15 anos e 78 000 carrcerias a reutter vendeu sua divisao de carrocerias para a propria porsche em 1963 que assumiu a produçao nas instalaçoes da reutter a venda da divisao de carrocerias levou a reutter a duas mudanças radicais em seu negocio o primeiro foi o novo nome recaro criado a partir das primeiras letras do nome original — reutter karosserie a segunda foi a dedicaçao exclusiva ao desenvolvimento e produçao de bancos de automoveis de fora para dentro foi uma bela jogada a empresa ja era famosa por seus bancos e tinha uma excelente reputaçao a parceria com a porsche por incrivel que pareça foi mantida porque a porsche precisava de alguem para fornecer os bancos do seu novo esportivo o 911 em 1969 quando a porsche lançou o 914 ela tambem assumiu o fornecimento dos bancos ate 1983 todos os porsche foram equipados com bancos recaro e ate hoje os modelos esportivos tem seus bancos fornecidos pela parceira a relaçao com a porsche contudo nao lhe dava direito de exclusividade desde que começou a fornecer bancos esportivos a recaro começou a colecionar clientes hoje e dificil lembrar de alguma fabricante que em algum ponto de sua historia nao tenha usado bancos recaro em ao menos um de seus modelos paralelamente a produçao de bancos para as fabricantes a recaro tambem passou a oferecer uma linha de bancos aftermarket — em tempos de bancos inteiriços sem ajustes e com pouco apoio os bancos recaro eram a unica alternativa a quem precisasse de mais apoio para o corpo assim no salao de frankfurt de 1965 a companhia apresentou o recaro sportsitz seu primeiro modelo proprio vendido como acessorio ele poderia ser instalado em qualquer carro mas tambem era um opcional de fabrica da porsche para o 911 era revolucionario em vez dos bancos planos com espuma macia e molas metalicas o recaro sportsitz era todo feito de espuma moldada o que tambem o deixava muito mais leve e tinha encosto ergonomico para acompanhar a curvatura das costas alem de apoios laterais lombares e para o quadril assim como um suporte para a parte posterior da coxa dois anos depois a recaro começou a investir nos bancos de competiçao lançando o rennstiz — cujo nome significa literalmente banco de corrida em 1974 ele ganhou uma derivaçao igualmente revolucionaria que usava estrutura em concha feita de kevlar para obter resistencia e baixo peso pouco antes em 1972 a recaro viu um outro nicho de atuaçao na popularizaçao de aviaçao comercial e formou sua divisao aeronautica a recaro aircraft seating naquele mesmo ano o primeiro modelo batizado 9777 foi apresentado ele era um banco licenciado da hardman aerospace que produzia interiores de avioes e materiais compositos para a industria aeroespacial — foi a hardman por exemplo que fez as botas espaciais dos astronautas americanos o banco foi modificado para otimizar o espaço interno da cabine sem comprometer a ergonomia e por consequencia o conforto do passageiro e passou a equipar os avioes da lufthansa e korean air logo apos seu lançamento atualmente boa parte dos avioes comerciais sao equipados com os bancos bl3520 lançados em 2010 e desenvolvidos a partir de uma encomenda da lufthansa que visava aumentar o numero de passageiros a bordo sem diminuir o espaço para as pernas dos passageiros e por isso que ele tem essa aparencia quase fragil embora seja feito de aluminio de alta resistencia e use uma concha em peça unica o modelo e lider de aplicaçoes na classe economica e teve mais de 500 000 unidades produzidas ate hoje voltando aos carros em 1981 a recaro voltou a revolucionar os bancos esportivos com o idealsitz foi o primeiro banco a trazer ajuste total com comandos eletricos — era possivel ajustar altura do assento posterior e anterior o comprimento do assento e o apoio lombar alem de inclinaçao do encosto e distancia do painel claro tudo por meio de um painel de comando instalado na lateral do banco ainda nos anos 1980 a recaro lançou dois dos bancos epsortivos mais populares da historia o ls e o lx ambos de 1983 o lx foi usado no gol gt brasileiro em 1984 e 1985 e no monza s/r enquanto o lx teve diversas variaçoes usadas nos volkswagen gts e gti no kadett gs e gsi e no escort xr3 [gallery type= grid link= file size= medium ids= 312321 312322 312323 ] a recaro tambem foi uma das primeiras a investir em bancos feitos com encostos ortopedicos feitos para pessoas com problemas de coluna bem como bancos para gamers e outras aplicaçoes que exigiam projeto ergonomico especial — e e por isso que voce ve bancos recaro nos bancos de reservas dos estadios de futebol e ate cadeirinhas infantis da marca — a primeira delas lançada em 1998 naquele ano a empresa passou por uma reestruturaçao cada segmento de atuaçao foi transformado em uma subsidiaria controlada por uma empresa chamada recaro holding a divisao que faz os bancos de avioes e trens e a recaro aircraft seating a que desenvolve as cadeiras de escritorio e games e a recaro gaming a que faz os assentos infantis e a recaro kids e a responsavel pelos bancos de carros e a recaro automotive as duas ultimas kids e automotive sao empresas que usam a marca recaro sob licença [caption id= attachment_367213 align= aligncenter width= 1129 ] cadeira gamer da recaro[/caption] em 2011 a recaro automotive foi vendida para uma fornecedora de componentes para a industria automobilistica chamada johnson controls mas em 2020 ela foi vendida para um fundo privado de investidores americanos ali começaram os problemas sem recursos suficientes eles precisaram ate mesmo adotar o lay off e renegociar salarios para conseguir viabilizar a operaçao e em julho de 2024 protocolaram o pedido de recuperaçao judicial essa historia ja aconteceu antes no brasil por aqui os bancos eram feitos pela keiper recaro que foi comprada pela johnson em 2011 mas em 2016 quando a industria brasileira atingiu seu ponto mais profundo da crise a keiper recaro protocolou o pedido de recuperaçao judicial local — e ele foi rejeitado pela justiça brasileira o que levou a falencia da recaro no brasil la fora a justiça alema certamente considerou a força da marca que tem quase 120 anos e aceitou o pedido agora a recaro automotive sera gerida por um administrador publico para honrar os debitos e se reestruturar para evitar a falencia considerando o historico da marca e que ela ainda mantem uma clientela de ponta — com nomes como aston martin porsche lamborghini bmw e mercedes — ela certamente acabara nas maos de um novo operador ou sera retomada pela propria recaro holding em qualquer uma das hipoteses a recaro como conhecemos deve continuar por ai
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