depois de um post inicial bastante carregado de problemas que encontrei no meu ford escort mk4 2 0i xr3 conversivel 1989/1990 chegou a hora de falar de coisa boa a primeira reforma como relatei meu escort foi comprado com um certo impulso e nao possuia a qualidade de pintura que um classico desses merecia ter convivi com pintura em tres tons diferentes e alguns pequenos pontos de ferrugem nos primeiros dois anos em 2009 decidi procurar uma oficina para realizar uma boa reforma na lataria e uma nova pintura no escort visitei meia duzia de oficinas que pediam valores estratosfericos para minha realidade na epoca sem falar na desconfiança que permeia a cabeça de um gearhead neste momento a falta de qualidade na execuçao dos serviços para minha sorte recebi de um vizinho colecionador de veiculos antigos a indicaçao de uma oficina de fachada discreta e bem perto da minha casa sabe aquele profissional que trabalha sozinho e em um carro de cada vez estava la a chance de poder acompanhar de perto um serviço que havia sido bem recomendado o visual da oficina em permanente reforma nao e muito convidativo mas o trabalho feito e bem interessante abaixo a foto que demonstrava a diferença evidente de tons na lateral direita desmontei boa parte do interior do automovel em casa e levei para a oficina onde foi feita toda a chapeaçao externa troca dos para lamas dianteiros e para choques tratamento de oxidaçoes na saia traseira e painel dianteiro alem do tratamento contra o rombo causado pela ferrugem abaixo da bateria que citei aqui no primeiro post nao foram pintados o cofre e o interior do carro com exceçao de um pedaço do assoalho [gallery columns= 4 link= file ids= 42882 42883 42884 42885 42886 42887 42888 42889 ] peças de lataria paralelas com boa qualidade sao bastante faceis de se conseguir para escort consegui um par de para lamas fabricados na argentina alem dos para choques de boa qualidade em loja daqui mesmo de porto alegre o carro tambem recebeu um novo par de farois arteb alem das milhas originais arteb com logotipo ford na lente e o tao raro spoiler de borracha original sob o para choque dianteiro o resultado foi bastante satisfatorio eu sempre tive na minha cabeça que meu carro tinha limitaçoes pois nao era um automovel bem cuidado pelos seus outros nove donos sim descobri que ele teve nove donos entre 1989 e 2007 tambem nunca o tratei como um carro impecavel e intocavel fiz o carro para mim dentro das minhas demandas e sempre prezando pela confiabilidade mecanica para poder viajar para onde quisesse carro de garagem carro de rua eu sempre gostei de usar o carro nos fins de semana e viagens nunca pensei em ter um colecionavel para deixar na garagem e so ficar olhando comprei o xr3 para botar no asfalto e curti lo em 7 anos comigo ja se foram aproximadamente 20 000 km ou seja uma media de quase 3 000 quilometros rodados por ano para um carro usado praticamente so nos fins de semana o litoral e praticamente o habitat natural de um carro conversivel mas tambem se adapta bem a serra e ao planalto ja fiz viagens bem legais com o escort partindo daqui de porto alegre para destinos como uruguai curitiba blumenau criciuma gramado canela lajeado e pelotas entre outros lugares interessantes sempre em comboio com outros amigos tambem pilotando seus escorts [gallery columns= 4 link= file ids= 42891 42892 42893 42894 42895 42896 42897 42898 ] quem aprecia dirigir em estradas ja ouviu falar da famosa serra do rio do rastro o que pode ser melhor que descer a serra subir para depois descer as licenças poeticas ao longo do tempo com o uso do carro pude sentir que algumas melhorias poderiam ser feitas para aumentar seu conforto melhorar a dirigibilidade alem de ver que poderia fazer algumas alteraçoes no interior do veiculo eu sempre curti o visual externo original do escort mk4 com seus farois de milha e conjunto de spoilers apesar disso a placa preta por exemplo nunca foi um objetivo a ser alcançado pois isso acabaria por me restringir no projeto do automovel que ja possuia itens que sao excludentes no criterio para placa preta como mudança do motor com aumento da cilindrada e troca do tipo de combustivel optei entao por preservar o visual externo e buscar melhorias mecanicas e em seu interior procurando realizar alteraçoes sutis que agregassem esportividade conforto e confiabilidade ao automovel e um pecado falar em esportividade das decadas de 80 e 90 e nao ligar a imagem dos famosos bancos recaro a ford somente passou a oferece los na linha 1991 do escort como opcional e o meu possuia os assentos originais do ano a linha xr3 1989 e 1990 possui uma padronagem com dois tecidos o cinza liso e o navalhado vercelle que e uma composiçao de pequenas linhas em diagonal sendo que existe uma composiçao de dois tipos de vercelle espelhados ou seja e dificil formar a combinaçao correta do banco pois nao se encontra facilmente os dois no mercado em 2007 fiz uma reforma nos assentos originais que estavam rasgados mas nunca gostei do resultado em meados de 2010 um amigo ofereceu e comprei dele um jogo de bancos recaros provindos de um xr3 mk5 1994 com o objetivo de manter o visual mais sobrio e perto do original fui a caça dos tecidos da epoca e mandei reforma los mantendo o padrao original do modelo 1989/1990 o resultado foi uma evoluçao em esportividade no visual do carro acho um charme aqueles acabamentos sanfona que cobrem as hastes de encaixe do encosto de cabeça no banco coisas de gearhead alem disso a ergonomia do recaro e extremamente agradavel ainda mais com seu trilho tendo regulagem de altura e as duas regulagens do encosto na altura da lombar [gallery columns= 5 link= file ids= 42902 42903 42904 42905 42906 ] muda completamente a tua relaçao com o carro pois fica numa posiçao excelente para dirigir com as abas laterais dos bancos segurando perfeitamente quando teu corpo se projeta nas curvas como se diz aqui no rs baita investimento louco de bueno ar condicionado como ja citado no primeiro post o escort estava sem o compressor do ar condicionado quando o comprei uma das primeiras intervençoes realizadas foi a colocaçao do sistema em funcionamento ja utilizando o gas refrigerante moderno r 134 mesmo assim notava que o rendimento do equipamento deixava a desejar principalmente quando o automovel estava parado optamos por instalar uma ventoinha auxiliar de 10 polegadas no generoso espaço entre o para choque dianteiro e o radiador do ar condicionado a melhora no rendimento foi sensivel e dificil precisar porem acredito que esta gelando uns 25% a mais e nao ha mais perda de seu desempenho quando o carro para quinta marcha mais longa um dos fatos mais desagradaveis para quem gosta de usar o carro para viajar e ter uma quinta marcha com a relaçao muito curta ado escort xr3 1 8 e extremamente curta sendo que o conta giros marca 3 500 rpm quando se esta andando a 100 km/h em uma tarde de 2010 quando me dirigia para o trabalho apos o almoço ao reduzir de quarta para terceira marcha a uns 50 km/h ouvi um estouro vindo do motor e uma fumaça saindo pelas laterais do capo imediatamente parei e vi que a carcaça da caixa de cambio havia estourado pronto la vai o xr3 para o mecanico diante da tarefa de ter que refazer a transmissao aproveitei e solicitei a troca da engrenagem da 5ª marcha para uma de relaçao mais longa de verona 1 8 glx ou escort 1 8 gl/ghia o desempenho na estrada mudou da agua para o vinho agora se anda a 100 km/h a 2 500 rpm aproximadamente e a 120 km/h a 2 900 rpm a receita de somente trocar a engrenagem da 5ª ficou bastante interessante pois se tem um cambio com quatro marchas de relaçoes curtas e uma 5ª marcha funcionando quase como um overdrive as viagens tornaram se silenciosas e mais tranquilas com a preparaçao no motor baixando se a quarta marcha na estrada despeja se potencia e o ponteiro da velocidade sobe rapidinho para realizaçao de ultrapassagens defletor de vento um dos meus melhores investimentos neste carro foi a aquisiçao de um defletor de vento aquelas cenas de filmes onde mulheres andam na carona de conversiveis com seus lindos cabelos ao vento jogados para tras nao existe nao existe mesmo a fisica e cruel para as mulheres quando andam de conversivel pois ao inves dos cabelos serem projetados para tras sao jogados para cima ao melhor estilo verticalizado margie simpson a soluçao para isso vem com a instalaçao de um defletor de vento que altera o fluxo amenizando o vortex e removendo praticamente todo o vento dentro da cabine com a capota baixa e os vidros fechados tal elemento torna as viagens extremamente agradaveis acima de 100 km/h inclusive no inverno rigoroso aqui do rio grande do sul liga se o ar quente e aprecia se a paisagem do descapotavel como consegui essa peça um amigo de clube a adquiriu na europa e eu pedi emprestado comprei os tecidos bastante similares numa loja da regiao e as hastes de aço consegui no descarte de uma obra que fiscalizava deixei o original num tapeceiro que fez uma copia praticamente perfeita do produto importado sensacional todo mundo que anda comigo fica impressionado com o resultado e mais feliz fico com a companhia da minha esposa nos passeios ja que o defletor tornou as viagens mais agradaveis ainda fiz um desenho tosco mas simples para tentar mostrar o efeito do vento dentro do escort sem e com o defletor iluminaçao interna e sob as portas me impressiona o fato de um dos carros mais caros do brasil na epoca que possuia tantos itens de serie nao oferecia iluminaçao nos pes do motorista e do carona abaixo do painel do escort existem ate esperas para o encaixe de um par de pequenas luminarias com lampadas incandescentes igual ao par utilizado para iluminar o porta malas em vez de seguir a soluçao padrao optei por colocar um pedaço de fita de led cor branco morno escondida por tras do painel buscando ter como resultado uma iluminaçao que apenas quebrasse a escuridao sem muita claridade o resultado ficou bastante interessante e essa luz nos pes so funciona quando o botao da luz de leitura esta na posiçao abertura de portas dentre os carros atuais o fusion e o focus possuem um item moderno e que eu tambem gosto muito que e a iluminaçao do chao quando se abrem as portas de onde me inspirei nessa ideia a proposta foi realizar uma intervençao bastante discreta instalando pequenos pedaços de fita de led na cor branco morno escondida sob a porta ao abrirmos a porta a pequena fita ilumina o chao onde motorista ou passageiro vao pisar ao descerem do veiculo e um pequeno charme mas tambem de grande utilidade quando saio a noite com minha esposa e acabamos deixando o carro em estacionamentos fechados mais escuros nao ha risco de descer e pisar em buracos ou outros locais indesejados parece um up ¨besta¨ mas e muito util acredito que as fotos nao expressem com qualidade o resultado final do projeto e como isso ficou tao legal no automovel ps a luz azul que aparece nas fotos e apenas o led da trava/bloqueio que instalei nele o volante momo race sera abortado no terceiro post adeus carburador a melhoria mecanica realizada no escort pode ser dividida em duas fases em um primeiro momento no inicio de 2013 eu optei apenas por trocar o carburador por uma injeçao eletronica em dezembro de daquele ano um problema mecanico na chaveta da polia do virabrequim me fez optar pela abertura e retifica completa do motor onde foram feitos os tao esperados upgrades em todo o conjunto mecanico segunda fase assunto que tratarei no meu terceiro e ultimo post a minha relaçao com carburadores nunca foi facil e engraçado que eu praticamente nao tenho fotos do cofre do motor nos tempos de carburador seria isso um sinal da minha aversao a peça provavelmente pois o do escort sempre me incomodou desde seus primeiros dias ao longo de cinco anos foram recorrentes idas ao mecanico pois o carro apresentava falhas na carburaçao em media a cada 60 dias o segundo estagio do 2e estava sempre emperrado e o carburador sempre entupido engasgando quando se pisava mais fundo [gallery columns= 4 link= file ids= 42918 42919 42920 42921 ] o dia da desistencia ocorreu quando estava subindo uma avenida e notei que o escort nao tinha força suficiente para ultrapassar um automovel 1 0 que se arrastava logo mais a frente a partir daquele fato eu vi que estava com um esportivo da decada de 90 motor 2 0 e com um carburador que o fazia render menos que um motor de 70cv o incentivo dos amigos foi fundamental para a escolha de uma injeçao programavel alem da experiencia positiva do meu amigo cristiano com uma fueltech em seu escort 93 outro grande amigo do escort clube e que trabalha na fueltech incentivou a ideia e me deu toda a orientaçao tecnica necessaria para aquisiçao das peças ao longo de um ano fui comprando os materiais como coletor de polo 1 8 mi bicos iwp 115 de gol/parati flex flauta mangueiras fiaçao dutos corrugados bomba de combustivel eletrica do gol gti novo distribuidor e demais miudezas necessarias para a intervençao finalizei o processo de compra com a injeçao fueltech ft 250 o meterslim e a sonda lambda bosch [gallery columns= 4 link= file ids= 42922 42923 42924 42925 ] e em um fim de semana de janeiro de 2013 nos reunimos com o tambem amigo de clube fernando sperotto na casa do henrique para enfim instalarmos a injeçao eletronica no escort foi um grande aprendizado para mim que nao tenho grande conhecimento tecnico sobre mecanica passamos sabado e domingo em cima e embaixo do carro fazendo todas as adequaçoes fiaçoes instalaçao de peças etc a inestimavel ajuda dos amigos foi mais uma vez decisiva para o sucesso do projeto na primeira volta com a injeçao mesmo que com um mapa ainda com falhas ja pude sentir o desempenho do velho motor ap que estava em periodo de hibernaçao enquanto era alimentado pelo carburador 2e o mapa da injeçao foi sendo elaborado ao longo do tempo e alguns ajustes foram sendo executados como a posterior troca do alternador por um mais moderno e com maior amperagem melhora no chicote eletrico e elaboraçao de um mapa efetivo para a injeçao os serviços foram realizados na recem aberta oficina de outros amigos andre e laerte da garage364 local que posteriormente seria responsavel pelo grande e empolgante upgrade mecanico a escolha pela injeçao programavel se deu por alguns motivos facilidade na busca por orientaçao tecnica ja que amigos possuiam larga experiencia com a injeçao da marca escolhida; possibilidade de se buscar um desempenho melhor do que uma injeçao mi tentando explorar mais ainda as qualidades do motor; a ideia sempre foi ter um mapa unico porem tendo a possibilidade futura de ter um conjunto de mapas diferenciados dependendo do tipo de rodagem e necessidade mais economico mais forte ou entao com o uso misto de etanol; o desafio do novo e do diferente do comum com a possibilidade de aprender mais sobre mecanica e desempenho o inicio do grande upgrade mecanico 2013 foi um ano de muitos passeios e viagens com o escort injetado pude aproveitar intensamente o carro pois rapidamente adquiri confiança para utiliza lo em percursos mais distantes tudo corria tranquilamente bem quando no dia 1º de dezembro de 2013 ao me deslocar com o carro para o encontro de final de ano do clube aqui em porto alegre comecei a notar um barulho metalico vindo do motor estacionei e reparei que a polia do virabrequim girava fora do eixo encostando no bloco do motor algo ja me dizia que o problema era serio mas permaneci tranquilo pois apesar do motor nao fumar apresentava sensivel diminuiçao de compressao dos cilindros eu estava ciente que ele era ainda um dos poucos itens que eu nao tinha mexido ao longo dessa convivencia chegando na oficina de confiança veio o fatidico veredicto de que havia ocorrido um desgaste na chaveta do virabrequim que segura a polia trazendo instabilidade ao conjunto seria necessaria a desmontagem da parte debaixo do motor e troca ou recuperaçao do ¨vira¨ ai começa a serie de decisoes sobre os reparos e melhorias no motor que mais pareciam um jogo de peças de domino onde uma peça e empurrada e esta vai derrubando a proxima de uma longa fila toda esta experiencia sera citada no proximo post um serviço incrivel que resultou em um escort com motor 2 0 de 123 hp medidos na roda e aproximados 154 hp para a potencia no motor aferidos em um dinamometro nao deixe de acompanhar essa longa historia por regis vasconcellos project cars #177
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