primeiro veio o capacete os registros mais antigos de um equipamento usado para proteger a cabeça em uma corrida datam de 570 a c em ao menos um dos artefatos ceramicos criados para os jogos funebres de patroclo ha uma gravura de um homem em uma biga usando uma proteçao que cobria a testa o nariz as temporas e parte da mandibula com forte influencia dos gregos em varios aspectos os romanos tambem usavam capacetes em suas famosas corridas de bigas que foram realizadas ate o inicio da decadencia do imperio por volta do seculo 7 d c como os capacetes gregos estes protetores romanos eram simplesmente capacetes de combate usados pelos corredores curiosamente quando as corridas de cavalos voltaram a se popularizar por volta do seculo 17 os corredores ja nao usavam mais capacetes ou qualquer tipo de equipamento na cabeça — os primeiros bones so apareceram no final daquele seculo e so se tornaram parte da indumentaria durante o reinado da rainha vitoria no seculo 19 mas eram feitos de seda e sem nenhum tipo de proteçao contra impactos como hoje o surgimento dos capacetes os primeiros protetores modernos para a cabeça surgiram praticamente ao mesmo tempo nos eua e na inglaterra na forma de gorros de couro para jogadores de futebol americano e rugbi eles serviam para proteger as orelhas dos jogadores e impedir a formaçao de hematomas auriculares tambem conhecidos como orelhas de couve flor voce sabe aquelas deformaçoes na orelha que muitos lutadores de jiu jitsu e artes marciais variadas desenvolvem com o tempo [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 219161 219162 ] foram estes os primeiros protetores usados por pilotos de carros e motos da historia ainda na virada do seculo antes da chegada dos avioes eram apenas gorros que visavam proteger a cabeça de pedriscos e do vento sem muita preocupaçao com impactos em caso de acidentes — afinal sem uma carroceria envolvente uma pancada na cabeça seria o menor dos problemas o mesmo tipo de gorro foi adotado pelos primeiros aviadores para proteger as orelhas do vento gelado e posteriormente tambem usado pelos pilotos de carros e motos nao havia um padrao a ser seguido ate a invençao do capacete de corrida pelo dr eric gardner ele era um medico britanico que atuava na regiao de brooklands onde atendia um paciente com traumatismo craniano a cada duas semanas em media foi por isso que ele pensou na possibilidade de tornar obrigatorio para os pilotos de moto um capacete de goma laca revestida com camurça que viria a ser o principio basico dos capacetes modernos a historia completa foi contada neste post no automobilismo contudo os capacetes so se tornaram obrigatorios nos anos 1950 e junto dos oculos de proteçao eram os unicos equipamentos obrigatorios para os pilotos nao havia objeçao alguma quanto aos trajes que podiam ser desde camisas polo e calças esportivas a jaquetas jardineiras e macacoes de trabalho [caption id= attachment_219164 align= aligncenter width= 600 ] shelby e sua jardineira listrada[/caption] juan manuel fangio e stirling moss por exemplo gostavam de correr de mangas curtas — para garantir o bronzeado como ja disse moss carroll shelby usava uma jardineira branca listrada; mike hawthorn usava jaquetao calças de golfe e gravatas; e masten gregory corria com camisa polo e sueter ou jaqueta somente alguns pilotos como graham hill e dan gurney usavam macacoes mas eles nao tinham nenhum tipo de proteçao e eram apenas vistos como um tipo de roupa confortavel para pilotar [caption id= attachment_219165 align= aligncenter width= 999 ] farina de macacao hawthorne de jaquetao e gravata[/caption] no lado de ca do atlantico a historia nao era diferente os capacetes eram obrigatorios mas a roupa era liberada os pilotos da nascar por exemplo usavam calças jeans e camisetas mas foram eles os primeiros a se preocupar com o perigo dos incendios anos 1960 os macacoes anti chama foi ainda nos anos 1950 que os pilotos do mundo todo começaram a trocar seus trajes esporte por macacoes de corrida isso aconteceu especialmente nos eua onde a morte de jerry unser foto abaixo na indy 500 de 1959 levou os organizadores da prova a exigir trajes de corrida com tratamento para retardar o fogo contudo nos primeiros anos a categoria ainda nao se preocupava com o fogo fora da indy 500 os macacoes da epoca usavam uma forraçao para espalhar ar canalizado por uma mangueira para manter os pilotos refrescados imagine como era dividir uma caixa de metal gigante com um v8 de cinco litros e um radiador sob o sol dos estados mais quentes dos eua os poucos pilotos que tentavam se prevenir de um acidente incendiario usavam uma mistura de sabao e fermento acido borico ou borax para tratar o tecido dos macacoes tornando os menos inflamaveis mesmo assim uma serie de acidentes com fatalidades resultantes de incendios levaram os orgaos reguladores do automobilismo americano e os fornecedores de equipamentos esportivos a desenvolver um traje anti chama mais eficiente foi quando jim deist e bill simpson entraram em cena em 1959 simpson ja havia desenvolvido os para quedas para carros de arrancada o que o levou a fundar a marca que leva seu nome foi ela a responsavel pelos primeiros macacoes anti chama da historia lançados em 1964 eram basicamente macacoes de algodao com revestimento de tecido aluminizado para retardar as chamas claro eles nao eram bonitos nem muito confortaveis mas ao menos os pilotos nao corriam mais o risco de morrer queimados no ano anterior a fia assumiu a responsabilidade pela segurança dos pilotos em suas categorias e incluiu no regulamento a obrigatoriedade de trajes com tratamento retardante eles usavam camadas de roupas ou tratamentos semelhantes aos dos pilotos da nascar lavando os macacoes com fermento biologico borax ou acido borico havia ate uma marca de sabao em po que usava os componentes em sua formula justamente para aplicaçao do tratamento anti chamas mas a verdadeira revoluçao surgiu em 1966 quando simpson conheceu o astronauta pete conrad que o apresentou ao material usado nos trajes espaciais do programa apollo era uma fibra sintetica produzida pela dupont chamada nomex a dupont forneceu o material a simpson e a hinchman uma marca que ja produzia macacoes desde os anos 1920 e os primeiros experimentos foram feitos ainda naquele ano na formula 1 com walt hansgen e masten gregory na nascar com marvin panch e na trans am com bob tullius o traje foi aprovado e em 1967 a simpson lançou o primeiro macacao de corrida batizado heat shield firesuit ele foi usado por 30 dos 33 competidores da indy 500 daquele ano [caption id= attachment_219158 align= aligncenter width= 999 ] bill simpson demonstrava a eficacia do seu macacao de nomex ateando fogo a si mesmo sim o cara da foto em p&b esta assando uma salsicha [/caption] a formula 1 so foi regulamentar os macacoes de nomex em 1975 mas isso nao impediu que niki lauda sofresse um acidente gravissimo do qual escapou com vida porem com cicatrizes extensas decorrentes do fogo ficou claro que o uso de algodao nos macacoes e nas roupas de baixo era perigoso apesar do nomex presente e exigiu novas especificaçoes que resultaram em cinco camadas de roupas do material anti chamas o que voltou a deixar os pilotos desconfortaveis alem disso os logotipos dos patrocinadores no macacao eram todos patches de tecido costurados ao revestimento externo o que aumentava ainda mais seu peso mais leves e flexiveis felizmente o desenvolvimento da tecnologia otimizou a proteçao anti chamas dos macacoes a primeira mudança veio em 1986 quando a fia mudou novamente as regras e passou a exigir apenas duas camadas de nomex — debaixo do macacao os pilotos usam uma calça uma camiseta de manga longa e meias do material no ano seguinte uma mudança nos macacoes ajudou a torna los mais confortaveis e a dar mais flexibilidade para os pilotos as mangas flutuantes que usam uma junçao mais flexivel com o corpo veja a diferença entre as mangas de piquet e as mangas de senna na foto acima em 2002 as regras mudaram mais uma vez agora compreendendo tecido costuras estampas elasticos e ziperes meias calçados luvas e ate mesmo a densidade do tecido das roupas de baixo 180 g/m² durabilidade construçao e integridade estrutural apos incendio e o padrao 8856 2000 da fia usado ate hoje
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