FlatOut!
Image default
Zero a 300

A Ram elétrica | Ford F-150 no Brasil | O trailer do Fast X e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.

 

Ram mostra nova picape elétrica no Super Bowl americano

A empresa de picapes antes conhecida como Dodge, agora Ram, mostrou a sua primeira picape totalmente elétrica nos EUA. Chama-se Ram 1500 REV, e apareceu em um comercial do Super Bowl este fim de semana. Não é uma apresentação formal com detalhes: apenas o que vocês podem ver na propaganda, por enquanto.

Na propaganda, chamada “Eletrificação prematura”, a picape parece uma versão eletrificada da atual picape da marca, pegando uma página do livro da Ford e sua F-150.  A dianteira e a traseira da picape elétrica é diferente, porém. A propaganda, como é a maioria no evento esportivo americano, tenta parecer engraçada com trocadilhos infames. Dá uma certa vergonha alheia, mas tá valendo. É semi-engraçado.

Mas enfim, apesar de não mostrar muito, o comercial também permite uma olhada no interior do carro, mais especificamente no painel, revelando uma clara conexão com a picape a gasolina. O console central e a grande tela sensível ao toque “UConnect” são muito semelhantes, embora esta nova picape também receba uma tela para o passageiro.

A empresa disse que a picape elétrica entrará em produção em 2024 e chegará às concessionárias no final do ano que vem. Isso provavelmente significa que ele será lançado no ano modelo de 2025. Ainda não existem mais detalhes, mas devem chegar em breve.

Fazendo como a Tesla, a Ram também anunciou que é possível reservar um 1500 REV por uma taxa única reembolsável de $ 100. O consumidor pode garantir sua vaga por meio do programa Rev Insider+, que também desbloqueia privilégios como acesso exclusivo a eventos, notícias e informações sobre a Ram 1500 REV. O que nos parece uma maneira bem boba de se gastar cem dólares; é improvável que faltem picapes, e que seja realmente necessário reservar. (MAO)

 

Maybach S580e é o primeiro híbrido plug-in da marca

A submarca antes chamada Maybach, hoje Mercedes-Maybach, mostra seu primeiro híbrido plug-in: o S580e. Não é lá uma imensa novidade, pois já existe desde 2020 no Mercedes-Benz S-class, mas ainda assim, a primazia é digna de nota.  Será lançado primeiro na China, onde realmente a Mercedes faz sucesso. Lançamentos na Tailândia, Europa e outros países seguirão.

O motor a gasolina é um seis cilindros em linha de 3,0 litros, com 372 cv e 51 mkgf. O motor elétrico produz 152 cv e 45 mkgf de torque, disponível, claro, desde zero rpm. Combinados, são 517 cv e  76,5 mkgf, já que nenhum plutocrata se permitiria proteger o meio ambiente com menos de 500 cv. A enorme limusine de aproximadamente duas toneladas e meia pode fazer 0-100 km/h em 5,1 segundos e chegar a 250 km/h, limitados eletronicamente. A velocidade máxima do carro no modo elétrico é bem menor, claro: 140 km/h.

O Maybach vem de fábrica com um carregador de 11 quilowatts, mas um carregador DC de 60 kW é uma opção disponível. Este último pode recarregar a bateria em cerca de 30 minutos. O Maybach tem um alcance elétrico de até 100 km com base no WLTP, o mesmo que a versão Benz. A empresa ainda não anunciou quando estará à venda ou seu preço. (MAO)

 

Ford F-150 no Brasil

Conforme esperado, a Ford mostrou sua F-150 para o Brasil; depois do sucesso das RAM, tanto a Ford quanto a Chevrolet pretendem tomar um pedaço deste mercado para si este ano, a Ford com a F-150, e a Chevrolet com a Silverado. O Juliano Barata esteve presente no lançamento, e dá todos os detalhes neste vídeo abaixo.

A F-150 vem ao Brasil em duas versões: Lariat e Platinum. O motor é sempre o V8 Coyote do Mustang, uma unidade de alumínio DOHC com cinco litros e aqui com com 405 cv e 56,7 mkgf. A transmissão é sempre automática de 10 marchas, e as picapes são 4×4. Os preços só serão divulgados dia 14 de fevereiro.

A Platinum, topo de linha, tem acabamento externo mais brilhante, cheio de cromados, e tem um estribo externo retrátil eletricamente; a Lariat tem detalhes externos foscos e estribo fixo. O consumo divulgado é de 6,3 km/litro na cidade e 8,6 km/litro na estrada, e o 0 a 100 km/h se dá em 7,1 segundos. O tanque tem 136 litros.

O carro é obviamente enorme: 5.880 mm em um entre-eixos de 3.675 mm, e mesmo com a carroceria em alumínio, não escapa de pesar quase duas toneladas e meia: 2470 kg na Lariat. A caçamba é de 1,7 metros de comprimento, e a capacidade de carga é de 728 kg na Lariat e 681 kg na Platinum, o que convenientemente permite condução ainda com habilitação de automóvel. O chassi, parrudíssimo, de perfil fechado, parece permitir abuso.

No mais, é um carro de luxo americano com caçamba, evolução natural deste tipo de veículo nos EUA. Todo tipo de equipamento de primeira, inclusive som da grife Bang & Olufsen, teto-solar panorâmico e acabamento em couro nos bancos e uma plataforma de trabalho no console central na Platinum. Um carro que pode literalmente fazer de tudo. Por um preço, claro. (MAO)

 

Veja o primeiro trailer de Fast X

O primeiro trailer do penúltimo filme da franquia Velozes e Furiosos, Fast X, estreou. Traz Jason Momoa como o novo vilão, e óbvias referências a um certo jornalista automotivo brasileiro e sua Alfa Romeo GTV.

Basicamente um monólogo de Momoa, novo vilão da série, o trailer promete muitas explosões e carros interessantes, como é de se esperar. Momoa promete “quebrar” a família de Toretto. Algo totalmente inesperado, que ninguém nunca viu antes em toda a história desta longa série de filmes. E sim, estou sendo sarcástico.

Falando na estreia do trailer, Vin Diesel disse que o Fast X voltaria às raízes da franquia: “Todos querem voltar para as ruas de Los Angeles. Todos querem voltar às corridas. Todos querem voltar aos carros que fizeram dessa franquia o que ela é”, disse Diesel, segundo o Hollywood Reporter.

Carros legais não faltam: o famoso Charger do primeiro filme, um novo Dodge Charger Hellcat, um Alfa Romeo GTV laranja dirigido por Juliano Barata Han, um Nissan Z antigo, um Chevrolet Impala, um Porsche 911, um Lamborghini Gallardo e muitos mais.

Além dos atores já conhecidos da série, e o já mencionado Momoa, estreias na franquia  novatos como Rita Moreno e Brie Larson. Fast X está programado para chegar aos cinemas em 19 de maio. (MAO)

 

Stratos Hawk com V8 de 12.500 rpm à venda

Na maioria das vezes, uma réplica pode no máximo lembrar a experiência do original. É raro quando a supera. Mas este caso pode ser justamente um deles. No mínimo, é uma loucura maravilhosa.

Trata-se de uma réplica de Lancia Stratos, a venda no site racecarsdirect.com, feita pela Hawk Cars inglesa, famosa como especialista nisso. A maioria dos Hawk usa motores Fiat Lampredi DOHC de quatro cilindros, ou Alfa Romeo V6 Busso, tentando chegar mais próximo em espírito ao carro original, que usava um Ferrari Dino V6 DOHC de 2,4 litros. Mas este aqui nem tentou imitar o original: tentou ir mais adiante.

Para começo de conversa, o motor nem é transversal mais: é longitudinal, e acoplado a uma caixa de competição Hewland JFR-200 sequencial de seis velocidades. O motor é ainda mais exótico: um V8 criado pela Cyclone Power LTD a partir de dois quatro em linha de motocicleta Yamaha. Com dois litros, corpos de borboleta individuais da Jenvey, uma ECU Motec Stand-alone e escapamento dimensionado, dá algo em torno de 330 cv, a estratosféricos 12.500 rpm. E mais: pesa ínfimos e inacreditáveis 73 kg.

Os Stratos da Hawk são tão idênticos ao original que seus painéis de carroceria às vezes são usadas na restauração dos Lancia de verdade.  Este carro em particular é configurado como um carro de corrida, com suspensão totalmente ajustável – triângulos, barras estabilizadoras, coilovers e amortecedores Öhlins. O tanque de combustível é com espuma, a pedaleira é ajustável e as pinças de quatro pistões são montadas em rotores de duas peças.

Uma coisa especial assim, que o site diz ter sido construído e mantido sem olhar o custo, não vai ser barato. O preço não aparece no anúncio, provavelmente porque se você precisa saber o preço antes de comprar, este carro não é para você, infelizmente. (MAO)