FlatOut!
Image default
Car Culture

A receita do Audi RS2 Avant: como a Porsche ajudou a criar a super perua?

No início dos anos 1980, depois de colocar o Quattro para disputar o WRC, a Audi criou sua divisão esportiva para produzir as versões mais potentes de seus modelos. Nos primeiros anos a quattro (assim em minúsculas mesmo, atualmente Audi Sport) foi responsável por adicionar uma pitada de pimenta aos modelos comportados da Audi e também pela produção do Quattro, a versão de rua do seu Sport Quattro de rali. Era uma operação tímida, mas aquele era apenas o começo. O primeiro grande momento da Audi quattro veio em 1990, quando a divisão criou o S2 Coupé, o sucessor direto do Sport Quattro (S1). Baseado na versão cupê do Audi 80, ele era equipado com um motor 2.2 de cinco cilindros e turbinado, com comando duplo no cabeçote, quatro válvulas por cilindro e 220 cv de potência despejados nas quatro rodas pelo revolucionário sistema quattro. Ele nunca foi um carro de corridas, mas foi o responsável pela transição do rali para as ruas e para a consolidação da imagem esportiva da Audi quatt