ja ouviu falar em consenso cientifico essa expressao se popularizou ha uns quatro anos depois que aquele caos todo aconteceu em 2020 e interessante observar esses fenomenos linguisticos ha uns 10 anos a palavra da moda era estarrecedor ninguem mais ficava horrorizado nem impressionado nem chocado ou assustado nem pasmo era estarrecido quer outra gratidao a gente agradece com obrigado singificando me sinto obrigado a retribuir o favor se voce acha obrigado algo agressivo forte demais diz gratidao — o que e uma resposta iletrada quem tem/sente gratidao por alguem e grato depois tivemos fala nao tem mais pronunciamento declaraçao ou discurso e tudo fala mas fala e o ato ou capacidade de falar quem tem problemas de fala nao tem problema com declaraçoes o problema e na articulaçao da expressao oral e tem tambem o sneaker que e a gourmetizaçao do tenis usada para transformar uma etiqueta de r$ 1 200 em algo aceitavel para um calçado esportivo o problema dessas expressoes da moda e que elas simplificam o vocabulario e a simplificaçao do vocabulario e tambem a simplificaçao das ideias porque voce so pode verbalizar o que se pensa e so pode pensar o que se ouve ou se le quando voce remove as nuances do vocabulo voce remove tambem as nuances do pensamento e ai todo mundo fica meio burro mesmo e qual o verdadeiro problema tudo vira slogan estarrecido nao cabe quando voce descobre que o cachorro rasgou o sofa por exemplo da mesma forma consenso cientifico nao significa um ponto final na discussao uma certeza consenso cientifico e justamente o contrario e o ponto de partida para a discussao cientifica — e ela começa veja so verificando o consenso a ciencia afinal nunca foi feita de certezas mas da verificaçao delas o futuro dos carros eletricos e uma certeza que constantemente vem sendo verificada — especialmente porque nao se trata de um movimento natural do mercado mas de uma imposiçao governamental de varios paises como resposta pratica a questao ambiental essa foi a premissa da nossa serie os desafios do carro eletrico clique para ver seu nome e explicativo visa trazer a tona os desafios que o carro eletrico ja superou e os desafios que ele ainda precisa superar para se tornar o novo padrao da mobilidade individual privada https //www youtube com/watch app=desktop&v=myyplghyxok nesta serie abordamos todos os aspectos envolvidos na universalizaçao do carro eletrico desde o preço de compra passando pela disponibilidade de materia prima pelas questoes tecnicas de baterias e fornecimento de eletricidade pela economia e tributaçao e pelo proprio desafio ambiental mas ha um outro aspecto envolvido indiretamente nos carros eletricos a questao social carros eletricos usam baterias que usam materia prima obtida por mineraçao em muitos paises a mineraçao e regida por uma forte legislaçao ambiental e trabalhista mas em outros paises isso e deixado um pouco de lado e o caso da republica democratica do congo no centro oeste africano o congo e um dos paises mais ricos em recursos naturais em todo o planeta em seu territorio estao 70% da reserva global de coltan um terço do cobalto e mais de um terço das reservas de diamantes o coltan e o cobalto sao os que nos interessam nesse papo eles sao materiais fundamentais para a produçao de baterias de ions de litio supercondutores e condensadores — usados nao apenas por veiculos eletricos mas tambem por dispositivos eletronicos como o seu smartphone ou notebook e aqui surge o primeiro problema a mineraçao de coltan e do cobalto abaixo e o objeto principal das guerras civis da republica democratica do congo que por questoes etnicas e politicas disputam os territorios das minas de coltan e cobalto alem de inflamar as guerras civis no pais a mineraçao — por ser a principal atividade economica do pais tambem trazem outro problema social a chamada escravidao moderna e a exploraçao do trabalho infantil pior as denuncias nao sao recentes; elas acontecem ha mais de oito anos antes mesmo da decisao da uniao europeia e da california em banir os motores de combustao interna substituindo os efetivamente pelos veiculos eletricos em janeiro de 2016 a anistia internacional denunciou em um relatorio sobre violaçao de direitos humanos no congo que a mineraçao destes materiais naquele pais emprega crianças de ate sete anos de idade alem de expor trabalhadores adultos a condiçoes de alto risco as exibiçoes comercial glamourosas e o marketing destas tecnologias contrastam fortemente com as crianças carregando bolsas de pedras e mineradores em tuneis estreitos escavados a mao correndo riscos de lesoes pulmonares permanentes diz um trecho do relatorio milhoes de pessoas se beneficiam destas novas tecnologias mas raramente se perguntam como elas sao feitas ja passou da hora de as grandes marcas assumirem alguma responsabilidade pela mineraçao das materias primas que fazem seus produtos completa o texto mais recentemente em 2023 um estudo da universidade de nova york apontou que os principais fabricantes de baterias e eletronicos fazem pouco para garantir que o cobalto que eles usam nao provem de trabalho infantil nas inumeras minas artesanais do congo https //www youtube com/watch v=exd3vdsszxo a situaçao levou o departamento do trabalho dos eua analogo ao nosso ministerio do trabalho a publicar um relatorio sobre a exploraçao do trabalho infantil e violaçao de direitos humanos o relatorio repercutiu a ponto de os parlamentares americanos estarem discutindo um projeto de lei que visa proibir a comercializaçao de produtos que contenham baterias produzidas com materia prima oriunda destas minas artesanais no congo o problema e que a medida esbarra em uma outra questao que vai alem da questao ambiental e dos direitos humanos a geopolitica segundo o deputado americano que propos o projeto de lei chris smith do partido republicano a china esta explorando as reservas de cobalto do congo para abastecer sua economia e sua agenda global a custa do trafico de trabalhadores e do trabalho infantil a afirmaçao vai ao encontro do que relatou a anistia internacional em 2016 que tamem acusou a china de explorar os recursos do congo a custa do trabalho infantil e trabalho analogo a escravidao isso porque a china tem 68% da sicomines uma joint venture formada com a estatal congolesa de mineraçao gecamines em 2008 o governo do congo esta tentando revisar este contrato pois segundo sua avaliaçao o pais se beneficia pouco com o acordo a situaçao fica ainda mais grave porque devido a economia local as mulheres e crianças que trabalham nestas minas dependem deste trabalho para comprar comida roupas e suprir suas necessidades basicas as crianças ganham em media us$ 2 50 por dia de trabalho os mais recentes movimentos para tentar conter o uso de trabalho infantil e analogo a escravidao no congo sao do final de 2023 ainda ha muito pela frente e a situaçao pode se agravar nos proximos anos porque alem de cobalto e de coltan o congo tambem e o maior produtor de cobre da africa e recentemente foi encontrado litio no territorio congoles — ambos componentes essenciais para baterias a questao humanitaria e apenas parte deste outro desafio do carro eletrico porque como vimos anteriormente a questao ambiental levou os eua e outros paises a proibir a mineraçao das materias primas em determinadas regioes o que ira reduzir a oferta de litio cobalto coltan e cobre para as baterias https //flatout com br/os desafios do carro eletrico parte 5 a resistencia/ com a eventual restriçao das baterias que utilizam materia prima extraida em condiçoes sub humanas a mineraçao tera que criar mecanismos para impedir a situaçao algo que certamente ira impactar no custo das baterias afinal o baixo custo financeiro vem do alto custo humanitario isso fica evidente em uma declaraçao do primeiro ministro canadense justin trudeau em abril do ano passado no conselho de relaçoes exteriores em nova york sobre a vantagem chinesa no mercado de baterias honestamente o litio produzido no canada sera mais caro porque nao usamos trabalho escravo disse trudeau em uma clara provocaçao a china como ficou claro ha muito mais duvidas do que certezas no futuro eletrico do automovel esta materia e uma amostra do nosso conteudo diario exclusivo para assinantes e foi publicada sem restriçoes de acesso a carater de degustaçao a sua assinatura e fundamental para continuarmos produzindo tanto aqui no site quanto no youtube nas redes sociais e podcasts escolha seu plano abaixo e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem ganha um convite para o grupo secreto exclusivo do plano flatouter onde podera interagir diretamente com a equipe ganha descontos com empresas parceiras de lojas como a interlakes a serviços de detailing e pastilhas tecpads e ainda recebera convites exclusivos aos eventos para flatouters [fo form plans] leia tambem a serie os desafios do carro eletrico https //flatout com br/os desafios do carro eletrico parte 1 o preco/
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