todo mundo sabe o que e uma resistencia aquelas molinhas que ficam dentro do chuveiro ou da torneira para esquentar a agua elas se chamam resistencia porque e exatamente o que elas fazem causam resistencia ao fluxo eletrico a corrente flui pelo circuito mas no meio encontra essas molinhas que dificultam seu fluxo os eletrons entao colidem uns nos outros como aquele monte de gente tentando sair e entrar no vagao do metro as 18h ao mesmo tempo e esse mega acidente de eletrons transforma a energia eletrica o fluxo de eletrons em energia termica que esquenta a agua com os carros eletricos hoje existe algo parecido eles sao como os eletrons fluindo pelo sistema tentando chegar ao final do circuito no caso as ruas e garagens so que no meio do caminho eles encontram estas molinhas que dificultam sua passagem no caso o publico que ainda nao quer saber de carros eletricos atualmente cerca de 12% do publico americano e 28% dos consumidores europeus consideram comprar um carro eletrico no futuro — isso considerando que a europa e a california ja determinaram que em 12 anos nao sera mais permitir comprar carros novos com motores de combustao interna e uma situaçao deveras intrigante afinal a maioria do publico nao pretende comprar carros eletricos no cenario americano a gallup tradicional empresa de consultoria e pesquisa local indicou que somente 4% dos consumidores tem um carro eletrico que 12% consideram realmente comprar um eletrico como proximo carro que 43% poderiam considerar um eletrico no futuro e que 41% nao compraria um carro eletrico em nenhuma condiçao alem disso 39% dos entrevistados acham que o carro eletrico pode ajudar na questao climatica e 61% acham que ele colabora pouco ou nada para combater as mudanças climaticas note que considerei apenas o percentual que ja esta decidido a comprar um carro eletrico no caso dos americanos pois a pesquisa da gallup nao elaborou o questionario para que os entrevistados pudessem esclarecer as condiçoes nas quais eles comprariam um veiculo eletrico uma outra pesquisa da jd power contudo aponta os principais motivos alto preço de compra falta de infra estrutura de recarga autonomia limitada e tempo de recarga alem destes tambem ha alguma preocupaçao com o desempenho do carro em temperaturas elevadas como as das regioes aridas e do sul dos eua custo de manutençao e ausencia de oficinas especializadas alem do risco de falta de energia um dado curioso trazido pela jd power e que mesmo a geraçao z nascidos entre o fim dos anos 1990 e os anos 2000 tem 33% de desinteresse nos eletricos em um futuro proximo para os europeus os motivos sao semelhantes ha uma correlaçao entre a renda media e a proporçao de eletricos na frota dos paises europeus o que indica que os europeus simplesmente nao conseguem bancar um carro eletrico ainda que desejem ter um sobre a intençao de compra a preferencia dos europeus e pelos carros hibridos 39% disseram considerar um hibrido como proximo carro depois o segundo tipo preferido pelos europeus como proximo carro sao os carros a diesel ou a gasolina 33% ou seja 72% quase 3/4 dos europeus nao consideram um carro eletrico como curiosidade o pais com mais tendencia dos consumidores a comprar um carro eletrico e a china — 44% dos consumidores consideram um veiculo eletrico como proximo carro as pesquisas destacam ainda o crescimento nas vendas dos carros eletricos — na europa por exemplo 12 1% dos veiculos novos vendidos em 2022 eram eletricos apesar do crescimento em 2021 eles eram 9 1% e em 2019 1 9% a proporçao dos eletricos na frota europeia esta crescendo em um ritmo mais lento — o que indica que a frota esta envelhecendo pois os carros eletricos nao estao substituindo os carros antigos a combustao uma evidencia disso e o envelhecimento da frota europeia que tinha idade media de 11 anos em 2016 e chegou a 12 anos em 2022 — acredite a media e mais alta que no brasil a questao ambiental a outra resistencia um dos desafios do carro eletrico e uma questao paradoxal a resistencia dos compradores e algo que pode ser superado com o tempo a outra resistencia e um problema mais dificil de se resolver carros eletricos sao a soluçao limpa para a mobilidade individual porem eles demandam materias primas obtidas do solo como cobre ferro zinco cobalto litio silicio niquel cromo cobalto grafite e terras raras como o neodimio tudo isso vem da mineraçao que e uma atividade com grande impacto ambiental hoje a china e o maior exportador de minerios do planeta com 61% do mercado global para expandir a extraçao destes minerios sera preciso aumentar a mineraçao em ate 1 000% no caso do litio por exemplo e ai esta o problema a expansao da mineraçao enfrenta a justa resistencia das leis de proteçao ambiental alem da pressao de organizaçoes nao governamentais e grupos de pressao a servia planejava autorizar a abertura de minas de litio mas enfrentou uma oposiçao ferrenha dos ambientalistas alem dos protestos que reuniram milhares de pessoas as organizaçoes ambientalistas coletaram mais de 500 000 assinaturas de cidadaos contrarios ao projeto em dezembro de 2022 a primeira ministra da servia declarou que diante dos fatos nao ha a possibilidade de o projeto ser retomado nao havera mina de litio na servia os eua passaram por uma situaçao semelhante ja neste ano havia um projeto de extraçao de niquel e cobre no estado de minnesota mas pelo risco de contaminaçao dos rios do estado o governo federal dos eua proibiu a abertura destas minas pelos proximos 20 anos o peru que produz 2% do cobre do planeta tambem enfrentou problemas do mesmo tipo recentemente as comunidades vizinhas da mina de las bambas fecharam as rodovias que escoam a produçao local exigindo a renegociaçao dos termos da autorizaçao da atividade extrativista como resultado estamos a 12 anos do banimento do carro a combustao mas o petroleo e os combustiveis fosseis ainda sao usados por 99% do transporte global — estima se que a eletricidade so chegara a 25% do transporte em 2050 este talvez seja o maior desafio que o carro eletrico precisara superar a reduçao dos impactos ambientais nao apenas pela sua popularizaçao mas tambem na obtençao de suas materias primas esta materia e uma amostra do nosso conteudo diario exclusivo para assinantes e foi publicada sem restriçoes de acesso a carater de degustaçao a sua assinatura e fundamental para continuarmos produzindo tanto aqui no site quanto no youtube nas redes sociais e podcasts escolha seu plano abaixo e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem ganha um convite para o grupo secreto exclusivo do plano flatouter onde podera interagir diretamente com a equipe ganha descontos com empresas parceiras de lojas como a interlakes a serviços de detailing e pastilhas tecpads e ainda recebera convites exclusivos aos eventos para flatouters [fo form plans] https //flatout com br/os desafios do carro eletrico parte 1 o preco/ https //flatout com br/os desafios do carro eletrico parte 2 as baterias/ https //flatout com br/os desafios do carro eletrico parte 3 a energia eletrica/ https //flatout com br/os desafios do carro eletrico parte 4 a materia prima/ https //flatout com br/quem ressuscitou o carro eletrico/
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.