FlatOut!
Image default
Zero a 300

Novos GR86 e Supra | O Porsche Transformer | O aniversário da Pagani e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.

 

Toyota mostra novas séries especiais do GR86 e do Supra

A Toyota acaba de lançar edições especiais de dois de seus carros-esporte, baseadas em personagens fictícios que ajudaram a elevar sua fama. O Toyota GR86 ganha uma versão especial que homenageia Takumi Fujiwara, a loja de tofu dos Fujiwara, e o Toyota Trueno AE86, imortalizados pelo mangá (e depois série de animação) Initial D.

Já o GR Supra é oficialmente uma edição de 45º aniversário do nome Supra. Mas não engana ninguém, apenas evita pagar direitos autorais para uma franquia que perdeu um pouco do brilho: é claramente uma homenagem ao Supra MkIV de Paul Walker, no primeiro filme Velozes e Furiosos.

Oficialmente, o GR86 também não é homenagem aos Fujiwara; chama-se Toyota GR86 Trueno Edition, e remonta a 1984 com um visual em dois tons em preto e branco que homenageia o Sprinter Trueno AE86 original, e só.  O fato de que o AE86 dos Fujiwara era um Trueno, mero detalhe, devemos acreditar. Vem com novas rodas de 18 polegadas, emblemas “Trueno” nos para-choques dianteiro e traseiro e um pacote de gráficos preto fosco nos painéis das portas para combinar com o capô preto fosco.

O Supra de 45º aniversário vem em cor laranja, com rodas pretas de 19 polegadas, um pacote gráfico preto ao longo dos painéis das portas e uma asa traseira ajustável pintada em preto brilhante se juntam à pintura laranja. A asa traseira é outro aceno sutil para o MkIV Supra, embora seja menor em tamanho em comparação com o original.

Os compradores poderão adicionar o pacote da Edição do 45º Aniversário ao Supra 3.0 Premium com a transmissão automática de oito marchas ou a transmissão manual de seis marchas. O motor turbo de seis cilindros em linha de 3,0 litros tem 382 cv.

O novo GR86 Fujiwara Edition Trueno Edition vem também com melhoria em performance. O Performance Pack faz sua estreia neste modelo, e adiciona amortecedores Sachs atualizados e freios Brembo. O Performance Pack é equipamento básico no Trueno Edition, mas os compradores dos outros GR86 também poderão pedir a opção em seus carros.

São séries limitadas, claro. A Toyota diz que fará apenas 900 Supra 45th Anniversary Edition – metade em Mikan Orange e outra metade em Absolute Zero White. Já do GR86 Trueno Edition, apenas 860 carros serão feitos.  Preço e disponibilidade ficam para serem revelados no segundo semestre. (MAO)

 

“Transformers: Rise of the Beasts” filmado com ajuda da Porsche

Vou confessar aqui que eu gostei do primeiro filme “Transformers”, de 2007. Algo que juntou nostalgia dos brinquedos dos anos 1980, a Megan Fox ainda jovem, um Camaro velho e um Camaro novo que viram Bumblebee e o positivamente nobre personagem-caminhão Optimus Prime me fez esquecer do absurdo que o enredo do filme é na realidade. Não amei; mas gostei bastante.

Não posso dizer o mesmo da inevitável enxurrada de continuações e reboots que vieram desde então. Tá, o reboot de Bumblebee como o fusca (como o original) de uma adolescente recentemente foi passável. Mas não pretendia assistir mais nenhum no cinema. Com certeza não um chamado “Transformers: Rise of the Beasts”, o mais novo da franquia.

Mas aí vi este filme-promoção da Porsche, que participou da criação de um novo personagem dos mocinhos Autobots, chamado Mirage. É um Porsche 911 Carrera RS 3.8, da geração 964. Apenas 55 unidades do Carrera RS 3.8 foram feitas, e hoje é um dos mais desejados Porsche da história.

Um 3.8 RS de verdade

Claro que nenhum é um desses: são Porsches mais comuns disfarçados para filmagem. Mas todo cuidado foi tomado para que fosse bem representado, e várias tomadas foram com carros reais, em estradas e ruas reais. Parece bem legal. E o som do RS 3.8 é reproduzido fielmente, dando uma aura ainda mais entusiasta ao treco todo. Eu me convenci. Me parece ser mais realista que o último Velozes e Furiosos, mesmo com o Porsche eventualmente se transformando em um robô alienígena. Aonde fomos chegar…

Me convence menos um executivo da Porsche, que aparece no filme para dizer que o Carrera RS 3.8 é perfeito por causa dos traços de caráter do Mirage. Diz que ele é “um personagem durão, mas com um bom coração, e um pouco rebelde de vez em quando”. Tá bom.

A Porsche está promovendo ativamente o filme em seu site no YouTube e nas redes sociais. E a Porsche, sabemos, nunca faz nada pela metade. O filme está nos cinemas desde dia 8 de junho. (MAO)

 

Conheça a Honda X-ADV 2024

Uma das motocicletas mais malucas, e por isso mesmo mais sensacionais que existem, são os Scooters “fora de estrada”. Juntar alguma capacidade de transpor obstáculos com o veículo urbano de rodas pequenininhas famoso justamente por capotar de frente se o buraco for muito grande, é algo que só gente muito doida poderia imaginar. Mas não é que deu certo?

Um dos pioneiros nisso, a Honda X-ADV teve a linha 2024 anunciada. Não há grandes alterações, mas o preço é novo, e como tudo hoje em dia, barato não é. Custa  R$ 91.780, e deve estar disponível nas lojas em julho. e a marca informa que as primeiras unidades devem começar a chegar às lojas a partir de julho.

O oximoro “scooter aventureiro” continua a mesma proposta interessante: um forte bicilíndrico de 745 cm³ e 58,6 cv a 6.750 rpm e 7,03 mkgf a 4.750 rpm. É o mesmo que equipa a Honda NC 750X, um motor realmente grande para um scooter. Vem com câmbio automático DCT de seis marchas, que permite trocas manuais pelos comandos no punho esquerdo do guidão. O motor é ligeiramente alterado para 2024: novo comando de válvulas e calibragem, e um ganho de 0,1 mkgf de torque.

A suspensão dianteira é invertida, com tubos de 41 mm e um curso de 153,5 mm; a traseira é de amortecedor/mola únicos, com 150 mm de curso. Os freios dianteiros são por disco de 296 mm com pinças de quatro pistões, e traseiros de 240 mm. Os pneus são respectivamente 120/70 R17 e 160/60 R15, frente/trás.

As cores mudam para 2024 também: agora só Shasta White (branca) e Pearl Deep Mud Gray (cinza). Elas substituem as pinturas cinza e vermelha anteriores, francamente bem mais interessantes.

A Honda diz que a “X-ADV aliou à típica praticidade para deslocamentos cotidianos, característica fundamental de todas as scooters, a capacidades dinâmicas até então exclusivas das motos destinadas a grandes aventuras, como por exemplo a Honda CRF 1100L Africa Twin.” O que, vamos combinar, é uma grande maluquice de se dizer. Mas uma que podemos gostar sem vergonha. Bom, sem muita vergonha, pelo menos. (MAO)

 

Pagani Automobili comemora 25 anos

Parece que foi ontem que o Zonda foi lançado, para espanto de todos, e com ele, se formou mais um tradicional fabricante de supercarros da região de Modena: a Pagani Automobili. Mas esta semana ocorreram em Modena as festividades de 25º aniversário da empresa.

É criação de Horacio Pagani, um argentino da cidade de Casilda, na província de Santa Fe. Pagani famosamente resolveu comprar ele mesmo uma autoclave para fazer peças de fibra de carbono ele mesmo, frustrado com a relutância de seu empregador de então, a Lamborghini. Este forno para curar peças em fibra foi o início da empresa.

As festividades tiveram como epicentro Modena, muito perto da fábrica de San Cesario sul Panaro, e consistiram na exibição dos 25 carros mais emblemáticos da história da Pagani Automobili. Além disso, foi realizada uma reunião com clientes numa Ilha da Sardenha e um track day exclusivo no Autódromo da Emilia Romagna (Imola).

A empresa também publicou um vídeo que comemora a efeméride, que mostras as origens do jovem, e onde ele chegou sonhando com automóveis. Uma história única e sensacional, que só podia ter acontecido no vale do supercarro, na Itália. Parabéns, seo Horacio, e que sua empresa tenha uma vida longa e próspera. (MAO)