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Car Culture

O primeiro Porsche 911 Turbo

No verão de 1974 a sra. Louise Piëch completou 70 anos. Uma data especial, exigia um presente especial e, sendo filha de Ferdinand Porsche, esse presente especial às vezes pode ser um carro inédito e exclusivo. No caso da dona Louise, esse carro foi o Porsche 911 Turbo. O primeiro de todos os 911 Turbo fabricados.

Na ocasião o 911 Turbo ainda estava em desenvolvimento — uma decisão que a Porsche tomou em 1972, quando a FIA mudou as regras do apêndice J para 1975, passando a exigir que os carros dos Grupos 4 e 5 fossem carros produzidos em série e disponíveis para compradores individuais nas concessionárias da fabricante.

 

Assim, a Porsche, que já vinha experimentando a tecnologia turbo desde o fim dos anos 1960, começou a desenvolver uma versão de série para ser oferecida ao público. Antes disso, contudo, eles fizeram o carro da sra. Louise Piëch.

O carro não era especial apenas por ser o primeiro, ou por ser o presente de aniversário da “matriarca” da Porsche. Ele também era diferente do Porsche 911 Turbo de série que chegou às lojas ainda naquele ano. Diferentemente da carroceria “wide body” do Carrera RS, que seria usada no Porsche 911 Turbo (930), ele mantinha a carroceria estreita do 911 Carrera regular, porém já com o enorme spoiler “whale tail” — uma combinação rara, para não dizer única.

Outra característica rara, para não dizer única, era a calibragem do motor, bem mais amansado que o do 930, e mais adequado a uma senhora de 70 anos que o usaria em seu dia-a-dia e passeios de fim de semana. Isso, porque, segundo consta, Louise gostou mesmo do Porsche e decidiu usá-lo a partir de seu aniversário.

Além disso, o carro de Louise foi especialmente modificado a pedido dela em alguns detalhes: o interior tem revestimento de tecido xadrez vermelho, o letreiro “Turbo” foi suprimido, ficando apenas o “Carrera”, e os vidros não tinham nenhum tipo de escurecimento ou coloração — Louise era artista e gostava de pintar de dentro do carro, e as janelas totalmente transparentes permitiam que entrasse mais luz e que ela enxergasse melhor as cores da paisagem.

O carro foi usado por Louise até meados dos anos 1980, quando ela recebeu seu último carro, um Porsche 964 Carrera 4 1989. Depois disso, ele foi guardado no acervo da Porsche e hoje pode ser visitado no museu da marca.

Já os demais Porsche 911 chegaram ao mercado somente no início de 1975, em 30 unidades pintadas em um tom de prata esverdeado (ou verde prateado?) chamado “Silver Green Diamond”. Na época, era o carro mais caro da Porsche, e o carro de rua mais rápido disponível na Alemanha. Seus dados de desempenho: 0 a 100 km/h em 5,5 segundos, 0 a 200 km/h em 20,1 segundos e máxima de 246 km/h.