FlatOut!
Image default
Zero a 300

Morgan Midsummer by Pininfarina | O novo Bronco Icon 4×4 | Cadillac feito à mão e mais!

Bom dia, FlatOuters! Bem-vindos a mais uma edição do Zero a 300, nossa seleção diária com tudo o que está rolando de mais importante no universo automobilístico para você não ficar rodando por aí atrás do que interessa de verdade. Gire a chave e acelere com a gente!


Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicos, histórias de carros e pilotos, avaliações e muito mais!

FLATOUTER

O plano mais especial. Convite para o nosso grupo secreto no Facebook, com interação direta com todos da equipe FlatOut. Convites para encontros exclusivos em SP. Acesso livre a todas as matérias da revista digital FlatOut, vídeos e podcasts exclusivos a assinantes. Direito a expor ou anunciar até sete carros no GT402 e descontos em oficinas e lojas parceiras*!

R$ 26,90 / mês

ou

Ganhe R$ 53,80 de
desconto no plano anual
(pague só 10 dos 12 meses)

*Benefícios sujeitos ao único e exclusivo critério do FlatOut, bem como a eventual disponibilidade do parceiro. Todo e qualquer benefício poderá ser alterado ou extinto, sem que seja necessário qualquer aviso prévio.

CLÁSSICO

Plano de assinatura básico, voltado somente ao conteúdo1. Com o Clássico, você terá acesso livre a todas as matérias da revista digital FlatOut, incluindo vídeos e podcasts exclusivos a assinantes. Além disso, você poderá expor ou anunciar até três carros no GT402.

R$ 14,90 / mês

ou

Ganhe R$ 29,80 de
desconto no plano anual
(pague só 10 dos 12 meses)

1Não há convite para participar do grupo secreto do FlatOut nem há descontos em oficinas ou lojas parceiras.
2A quantidade de carros veiculados poderá ser alterada a qualquer momento pelo FlatOut, ao seu único e exclusivo critério.

 

Morgan + Pininfarina= Midsummer

A Morgan, antes um acidental sobrevivente dos anos 1930 que se manteve viva basicamente via a alta potência e o baixo peso de seu Plus 8, hoje cada vez mais é uma grife, marca de luxo, chique. O mais recente exemplo disso é a chiquérrima colaboração com a Pininfarina: a barchetta chamada Morgan Midsummer.

É baseada no Morgan Plus Six, que existe desde 2019. É um carro com o estilo do antigo Morgan, mas por baixo um moderno monocoque de alumínio colado e soldado, com suspensões modernas independentes nas quatro rodas e mecânica BMW seis em linha turbo. O Midsummer é uma edição limitada, e tem uma carroceria de alumínio batido à mão que leva mais de 250 homens-hora para ser concluída. É uma edição limitada: apenas 50 unidades. Gostou? Não, você não pode comprar: já estão todos encomendados.

A Pininfarina diz que se inspirou nos designs das décadas de 1930 e 1940 com traseiras mais longas. O carro não tem um pára-brisa convencional, já que foi substituído por um par de telas aerodinâmicas elegantes que lembram as barchettas de antigamente, e que particularmente, duvido que funcionem; o meu com para-brisa, por favor. Os faróis redondos são maiores que os do Plus Six e agora incorporam os piscas e as luzes diurnas.

As rodas têm formato de disco e são forjadas, de 19 polegadas, mais leves que o normal, e ajudam a melhorar a aerodinâmica. Os pneus são Michelin Pilot Sport 5. O carro inteiro pesa exata 1 tonelada a seco.

O interior é uma rollsroycice danada, adornado com nada menos que 126 camadas de teca, enquanto cada painel da porta tem 120 camadas. Morgan menciona que o uso de centenas de camadas de teca laminada à mão torna o interior mais durável em comparação ao uso de pedaços maiores de madeira.

Detalhes mecânicos não foram revelados, mas provavelmente é um Plus Six inalterado: motor BMW “B58” seis cilindros em linha turbo de 3,0 litros e 335 cv.  Transmissão automática ZF de oito velocidades, tração traseira. O Plus Six leva 4,2 segundos para atingir 100 km/h, mas este é 102 kg mais leve, então pode ser até melhor.

O preço não foi divulgado. A produção começa este ano e terminará em 2025. A estreia pública deste carro chique acontecerá em julho, no chique Goodwood Festival of Speed. (MAO)

 

Novo Bentley Continental GT híbrido tem 771 cv

Este é o novo Bentley Continental GT híbrido. Basicamente é o recém-descontinuado Continental GT V8, agora mais potente e com mais potência via auxílio elétrico.

A empresa revelou as primeiras imagens e especificações técnicas do “novo” Continental GT. Novo entre aspas porque parece o mesmo carro, apenas alterado no powertrain. Como esperado, o motor de combustão V8 e o motor elétrico trabalham juntos para uma potência combinada de nada menos que 771 cv e incríveis 102 mkgf. Como comparação, o W12 da marca dá até 740 cv.

A bateria é suficiente para 80 km de autonomia elétrica no ciclo WLTP. O carro vem com direção nas quatro rodas e tração nas quatro rodas com vetorização de torque. Vem também com uma série de tecnologias de ponta: diferencial autoblocante e barras estabilizadoras anti-roll elétricas de 48v. Segundo a marca é o “carro de rua Bentley com maior capacidade dinâmica nos 105 anos de história da empresa”.

O peso não foi divulgado, mas leve ele não vai ser. O V8 já pesava 2177 kg, então com motor elétrico e baterias adicionados, você pode imaginar onde isso vai chegar. Espera-se algo na casa de no mínimo 2400 kg. Uma Chevrolet C10 com carga máxima na caçamba, basicamente. GT desse tipo normalmente não se importa com peso, e sim, há aderência e potência suficiente para mover isso tranquilamente. Mas sinceramente, quase duas toneladas e meia… é peso de 2,6 baleias assassinas como a Shamu.

A próxima geração do Continental GT estreia em junho como um cupê, com o conversível provavelmente chegando em breve. E o sem teto vai ser ainda mais pesado. (MAO)

 

Cadillac faz vinte e um CT5-V Blackwing à mão

Este ano marca 20º aniversário dos Cadillac V-series. A marca de luxo da GM, obviamente, prepara uma edição especial comemorativa. Mas calma: não a do jeito que você imagina. É na verdade um experimento da GM em produção de baixo volume.

O carro em questão é o Cadillac CT5-V Blackwing 20th Anniversary Edition. Estão sendo feito 21 carros, e todos eles estão sendo montados à mão, sob encomenda, numa planta separada, por uma equipe de oito pessoas. A planta é chamada de GM Artisan Innovation Center, anteriormente e ocasionalmente ainda conhecido como Operações Globais de Pré-Produção. Fica em Warren, um subúrbio de Detroit. É uma fábrica de protótipos, usada para mais essa atividade agora. A empresa tem uma dessas fabricas de protótipo aqui também, na avenida do estado, em São Caetano do Sul.

As carrocerias chegam em primer preto, e daí os clientes podem escolher entre uma variedade de mais de 20 cores exclusivas não disponíveis nos modelos de produção. Cada modelo é pintado à mão, e até o compartimento do motor é lixado à mão e recebe três demãos de verniz. Os motores chegam em uma caixa das instalações da GM em Bowling Green, Kentucky, e a equipe passa a montar meticulosamente cada veículo à mão, todo o processo exigindo de 200 a 300 horas.

Uma equipe de concierge (sério) está pronta para pintar amostras e amostras de tecido para o cliente, até que o tal cliente esteja totalmente satisfeito com a tonalidade. As opções de personalização a partir daí são vastas. Além das 20 cores exteriores, estão disponíveis três combinações de cores interiores. Existem também dois pacotes externos de fibra de carbono, três opções de rodas e quatro opções de cores de pinça. Parece, na verdade, que tudo é possível aqui, se você pedir com jeitinho. E pagar!

O processo de escolha dos clientes elegíveis para este esquema é complexo, passando por várias peneiras desde o concessionário; a ideia é identificar clientes fiéis, que não vão comprar os carros para depois imediatamente vender com lucro.

O carro em si é o mesmo CT5-V Blackwing normal: um V8 de 6,2 litros com supercharger e 676 cv, transmissão automática de 10 velocidades ou manual de seis velocidades, tração traseira. Mas estes 21 carros especiais custam US$ 36.000 (R$ 184.680) além do preço base de $ 94.890 (R$ 486.785) do carro normal. Uma maluquice moderna que muita gente tem dificuldade para entender. Mas é real, e não parece que vai diminuir. (MAO)

 

Bronco modernizado, mas em tema retrô: Icon BR Old School Edition

A Icon 4×4 da Califórnia é como uma Singer de carros off-road; seus principais produtos são restomods de Toyota FJ (o nosso Bandeirante) e de Ford Bronco de primeira geração. Como os Singer, são excepcionalmente bem-feitos, e caríssimos, cada um deles personalizado pelo dono que o encomendou.

A empresa agora mostrou mais um modelo: o Icon BR Old School Edition, um Bronco restomod em tema de aparência retrô. É um Ford Bronco 1968 que foi completamente restaurado e modificado.

A empresa desmonta os carros completamente quando os recebe, joga fora o chassi antigo e usa um moderno e exclusivo chassi da Art Morrison no lugar. O novo chassi tem um primer epóxi e acabamento em pó preto para garantir que seja livre de corrosão por muitos anos.

Sob o capô, o motor Ford Coyote V8 de 5,0 litros com 440 cv acoplado a uma transmissão automática de quatro velocidades e uma caixa de transferência Atlas II de duas velocidades shift-on-the-fly. O escapamento é Borla em aço inoxidável com conversores catalíticos e os freios agora utilizam pinças Brembo de seis pistões na frente e quatro pistões na traseira. Os eixos são Dana 60 e Dana 44 novos.

Por fora, a decoração vintage é clara, em duas cores pastel, detalhes cromados diversos e de qualidade, e rodas forjadas de alumínio de 18 polegadas que parecem rodas antigas de aço, com calotinhas e tudo.

O painel e o volante combinam com as cores externas, e os novos painéis das portas e bancos são revestidos de chique couro de grife Moore & Giles Saddle. Ar-condicionado moderno, e uma unidade escondida de som bluetooth e Apple CarPlay sem fio também faz parte do pacote. Como sempre, uma maravilhosa criação que não é barata: os carros custam em torno de US$ 200.000 (R$ 1.026.000) nos EUA. Barrabás. (MAO)