em 2013 darrell bubba wallace jr se tornou o segundo piloto afro americano a vencer uma corrida do alto escalao da nascar a kroger 200 no circuito de martinsville speedway na virginia etapa da categoria de picapes antes dele o unico piloto americano de ascendencia africana a faze lo foi um cara chamado wendell scott meio seculo antes em 1963 e foi so agora em 2021 quase 60 anos depois da vitoria sua familia recebeu o trofeu que era seu por merito e direito por mais que a cor de sua pele nao fosse tao escura e seus olhos fossem azuis o piloto era o que se chama de white passing nos eua uma pessoa negra de pele clara que pode se passar por branco as raizes de scott fizeram dele vitima de preconceito e segregaçao nas pistas e ele acabou se tornando um dos grandes simbolos da resistencia dos negros nos estados unidos na decada de 1960 cem anos depois que a escravidao foi abolida nos eua a segregaçao racial estava apenas começando a ser encarada como um problema social impedir pessoas negras pardas latinas qualquer um que nao fosse branco que os americanos chama erroneamente de caucasiano na verdade de ter um bom emprego ou estudar em uma boa escola ainda era visto com naturalidade por boa parte da sociedade americana e foi por isso que wendell scott fez historia quando se tornou piloto profissional ele nasceu em 1921 filho de um mecanico e cresceu em meio aos automoveis estranho seria se ele nao pegasse gosto pela coisa e nao seguisse os passos do pai em danville virginia onde nasceu sua carreira mais provavel seria em uma fabrica de cigarros ou em uma beneficiadora de algodao mas ele queria mais depois de passar a infancia correndo de bicicleta e de patins e abandonar o ensino medio para dirigir um taxi scott casou se e foi servir o exercito na segunda guerra mundial na volta ele abriu uma oficina mecanica e de madrugada contrabandeava bebidas clandestinas sim scott se tornou moonshiner muito numerosos na epoca da lei seca nos estados unidos os moonshiners eram contrabandistas de bebidas que aperfeiçoavam sua tecnica ao volante aprendiam a melhorar seus carros e ainda faziam um troco transportando alcool ilegalmente e acabaram sendo peça crucial para a formaçao da nascar scott foi pego apenas uma vez em 1949 depois de cumprir pena por tres anos voltou a dirigir com bebidas alcoolicas no porta malas aos fins de semana levava seu carro para o circuito oval de terra de danville onde eram realizadas corridas amadoras em 1953 scott foi chamado pela dixie circuit organizaçao que cuidava das corridas para correr a ideia era ter um piloto negro para atrair o publico local e promover as corridas e scott gostou da ideia na verdade ele gostou tanto de ter sua primeira oportunidade de participar de uma corrida organizada que no dia seguinte deu um jeito de ir ate um circuito em uma cidade vizinha onde estava sendo realizada uma prova da nascar e inscrever seu carro na ultima hora e apesar de ter sua inscriçao validada como todas as outras na inspeçao pre corrida scott foi impedido de correr porque era negro semanas depois tentou novamente sem sucesso frustrado scott decidiu seguir nas corridas menores onde era bem recebido e nao demorou mais que doze dias para que ele conquistasse a primeira vitoria de sua carreira de algumas que se seguiram em corridas fora dos campeonatos principais seu ritmo era frenetico coisa de quatro ou cinco corridas por semana em cidades vizinhas a dansville suficientes para torna lo uma das figuras mais conhecidas do circuitos de ovais da regiao enquanto procurava maneiras de ser aceito na nascar scott seguiu se empenhando ao volante os jornais locais começaram a notar sua presença e escrever coisas boas a seu respeito nas colunas de esportes ele era visto como um artista ao volante e nao demorou para se tornar um dos pilotos favoritos do publico e a popularidade de scott foi fundamental para a manobra que o piloto tentaria no ano seguinte ele conheceu mike poston em daytona beach nos bastidores de um evento da nascar poston era fiscal de prova e nao era ligado aos altos cargos da organizaçao mas tinha poder suficiente para emitir as licenças dos pilotos os dois logo se tornaram amigos e poston se dispos a ajudar scott nao sem antes perguntar a ele se tinha certeza do que estava fazendo scott tinha todo o tempo que passou nas pistas ele foi obrigado a lidar com o fato de que nao era totalmente aceito pelos outros pilotos eles jogavam seus carros contra scott que tambem era hostilizado nos boxes e sabia que seria assim mesmo pois os outros nao sofreriam represalias por isso ele se acostumou a preparar seu carro conserta lo e melhora lo sem a ajuda de ninguem e tambem nao reclamava sabia que em sua posiçao nao era uma boa ideia entrar em brigas e atrair mais atençao negativa para si era a triste realidade dos eua naqueles tempos dito isto havia uma parcela de pilotos que gostava muito de scott e o enxergavam como mais um cara louco por velocidade que trabalhava o dia todo contrabandeava goro de madrugada e corrida de carro aos fins de semana alguns ate lhe serviam com guarda costas enquanto circulava pelos boxes protegendo o dos mais intolerantes e violentos na nascar porem as coisas eram diferentes scott era um cara forte que nao se deixava abalar por ser ignorado pelos outros pilotos mas nem sempre era facil lidar com a situaçao sua equipe de mecanicos era formada pelos seus dois filhos wendell scott jr e frank e de vez em quando ele se referia aos proprios filhos como niggers giria depreciativa usada para se referir a pessoas negras anos mais tarde wendell jr e frank disseram que as palavras do pai machucavam mas que eles entendiam que aquela era a forma que o piloto encontrava para lidar com todo o preconceito que sofria regularmente scott passou nove anos correndo nas provas regionais da nascar e conseguiu ate mesmo o respeito de big bill france presidente da categoria que em uma ocasiao pagou do proprio bolso o dinheiro para gasolina a que scott tinha direito no inicio de uma corrida mas foi impedido de receber pelos organizadores da prova ele ganhou mais de dez provas ao longo deste periodo e em 1961 migrou para a categoria grand national a mais alta da nascar aquela altura scott ja era muito respeitado entre os fas brancos inclusive em 1º de dezembro 1963 em um chevrolet bel air que havia comprado com seu proprio dinheiro scott venceu sua primeira corrida em um oval de terra na cidade de jacksonville florida faltando 25 voltas para o fim da corrida scott ultrapassou richard petty e venceu a prova com uma volta inteira de vantagem mas acham que foi facil nao foi scott simplesmente nao foi declarado vencedor depois que a corrida acabou em vez disso o segundo colocado buck baker foi quem subiu no lugar mais alto do podio a justiça so foi feita duas horas depois quando os fiscais de prova descobriram o engano ele terminou a temporada em 15º no campeonato e seguiu sua carreira com um otimo aproveitamento nos cinco anos seguintes ficando com frequencia entre os dez primeiros colocados mas para se ter uma ideia de como as coisas eram complicadas scott nunca recebeu o premio em dinheiro mas nunca colocou as maos no trofeu por sua vitoria ele se aposentou das pistas em 1973 com 52 anos de idade em decorrencia das lesoes sofridas em um acidente em talladega ao longo de sua carreira de 13 anos scott disputou 495 provas venceu uma corrida terminou 20 vezes entre os cinco colocados e 147 vezes entre os dez primeiros scott morreu em 1990 com apenas 69 anos vitimado por um cancer na medula espinhal ele tambem nunca conseguiu acumular uma grande fortuna como seus colegas de pista sua melhor temporada em termos financeiros a de 1969 lhe rendeu apenas menos de um terço do que richard petty amealhou no mesmo ano alem do reconhecimento dos fas e dos colegas ainda em vida scott acabou homenageado postumamente em ao menos tres ocasioes na primeira a prefeitura de danville cidade onde nasceu viveu e morreu rebatizou seu endereço como wendell scott drive no street view acima da para ver o mural que foi pintado em sua memoria em 2000 sua casa foi transformada em marco historico local como homenagem ao homem que perseverou diante da discriminaçao em 2015 scott foi introduzido ao hall da fama da nascar e em 2017 foi transformado no personagem river scott do filme carros 3 da disney pixar mas uma homenagem em um filme infantil nao era exatamente o que a familia de wendell scott esperava depois de tanto tempo https //www youtube com/watch v=rnpvpqpyyha reparaçao historica nada poderia compensar a injustiça que foi o piloto ter sido privado de receber nas maos o trofeu de sua unica vitoria na verdade depois da corrida em jacksonville em 1º de dezembro de 1963 o nome de outro piloto foi anunciado pelos alto falantes do autodromo buck baker que era branco e recebeu o trofeu em suas maos na frente de wendell scott acostumado a esse tipo de coisa wendell aguardou ate que as festividades acabassem e todo mundo fosse embora incluindo a imprensa para receber o dinheiro do premio mas o trofeu aparentemente era demais para um piloto que nao fosse branco na epoca a nascar esquivou se de justificar a decisao ao longo das decadas algo que nao foi muito dificil ja que a repercussao do caso foi praticamente nula e muitas das testemunhas preferiram manter se neutras pilotos que estavam na pista naquele dia ja disseram que e dificil saber quem de fato venceu porque geralmente as coisas estao uma bagunça e todos estao nos boxes trocando pneus e acertando carros o fato e que depois de 202 voltas wendell scott recebeu a bandeirada ao cruzar a linha de chegada antes de tudo mundo e e bem provavel que a tal confusao citada pela nascar pelos fiscais de prova e pelos outros pilotos so tenha sido criada para evitar a consagraçao do afro americano ate o inicio da decada passada a questao ainda nao havia sido trazida a tona foi so depois que o jovem bubba wallace em 2013 tornou se o segundo piloto negro a vencer uma corrida na nascar que algum progresso começou a aparecer em parte graças ao proprio wallace nascido em 1993 o jovem do alabama cresceu em uma sociedade mais tolerante e consciente e importante lembrar disso quando tudo o que se tem sao noticias ruins na qual o comportamento da nascar em 1963 seria impensavel wallace acabou tornando se uma voz ativa no combate ao racismo no esporte a motor bubba wallace tomou para si a luta dos familiares de scott e nos ultimos anos tornou se bastante proximo dos filhos do piloto franklin e wendell jr que em 2015 aceitaram em nome do pai a indicaçao dele ao hall da fama da nascar mas ainda faltava o trofeu um mes depois de sua vitoria em jacksonville wendell scott recebeu um pequeno trofeu de madeira antes de uma corrida em savannah georgia provavelmente uma homenagem dos organizadores da prova comovidos com a injustiça em 2010 o hall da fama da stock car de jacksonville tentou remediar o caso da melhor forma que pode e entregou a viuva de wendell scott mary que faleceu em 2015 e aos filhos uma replica identica ao trofeu que ele deixou de ganhar em 1963 https //www youtube com/watch v=_mxyw7w8psa&feature=emb_title ate semanas atras isso era tudo o que os descendentes de wendell scott haviam conseguido mais recentemente o neto do pilot warrick scott juntou se ao coro em entrevistas a sites e no youtube ele tornou a pedir justiça pelo avo mencionando que a replica do trofeu foi uma iniciativa de jacksonville sem relaçao com a nascar para ele idealmente a nascar deveria ao menos reconhecer que o trofeu era seu por direito e quem sabe entregar um trofeu novo o original ficou com buck baker e nunca mais foi visto https //twitter com/kellycrandall/status/1431751311473713152 e foi exatamente isso que aconteceu na semana passada a nascar anunciou que a ediçao desse ano da daytona 400 seria palco de uma cerimonia para reconhecer a vitoria de wendell scott e entregar um trofeu a seus familiares o trofeu foi entregue antes do inicio da corrida em 28 de agosto de 2021 uma data feliz porque naquele fim de semana no dia seguinte o proprio wendell scott faria 100 anos de idade durante a cerimonia warrick scott lembrou da importancia de reconhecer os feitos de seu avo wendell scott construiu a ponte definitiva para a diversidade nao so dentro do automobilismo mas dentro das mentes e ideologias de muitas pessoas que nao sabiam dividir o mesmo espaço com outras pessoas
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.