no famoso concurso de elegancia na chique ilha de amelia perto de jacksonville na florida a hagerty drivers foundation entidade non profit ligada a seguradora de antigos hagerty insurance sempre entrega o seu premio american automotive heritage award o premio reconhece e celebra o significado cultural do passado automotivo dos estados unidos segundo diz a fundaçao nao e restrito a carros americanos e sim a carros com historia ligada ao pais [caption id= attachment_380417 align= aligncenter width= 999 ] recebendo o premio[/caption] por exemplo o premio ja foi dado a americanos como o show car dodge deora e old red o primeiro meyers manx mas tambem para carros com historico de competiçao no pais como maseratis mercedes e outros do tipo ate um ac ace bristol que veio novo para o pais em 1957 nunca foi restaurado ou competiu mas permanece original como uma capsula do tempo recebeu o premio preservaçao nao restauraçao e o mote mas este ano o carro que levou o premio e sem duvida o com a melhor historia de todos eles e um stutz model m roadster de 1929 sem restauro pintura gasta e com corrosao superficial na maioria das chapas visiveis mas em pleno funcionamento por si so interessante parece um carro usado de quase 100 anos de idade mas mecanicamente bem cuidado e e um stutz oito em linha sempre algo especial e sensacional mas este e mais que isso e o carro de um senhor chamado norman chambers um engenheiro americano que com sua esposa bertha presenciou grandes eventos da humanidade de perto; alguns deles com o seu stutz como protagonista era tao parte de sua vida que ganhou nome o casal o chamava de stephano ja vamos contar a historia dos chambers e de stephano claro mas antes um tl;dr de o que e um stutz de oito cilindros stutz eight harry clayton stutz deixou a empresa que leva seu sobrenome em 1º de julho de 1919 e junto com henry campbell fundou a h c s motor car company; h c e s claro as iniciais de seu nome [caption id= attachment_380424 align= aligncenter width= 999 ] charles weymann e fred moskowics[/caption] os novos proprietarios trouxeram frederick ewan moskowics ex daimler motoren gesellschaft marmon e franklin em 1923 era ja ali um dos mais famosos e talentosos engenheiros automobilisticos dos eua ainda que doctor fred fosse na verdade nascido em budapeste na hungria e uma lenda nos eua um dos fundadores da entidade que hoje conhecemos como sae a sociedade mundial de engenheiros automotivos que tanto faz para o avanço tecnico do automovel por compartilhamento de dados [caption id= attachment_380431 align= aligncenter width= 999 ] model aa 1926 avançado para sua epoca[/caption] pois bem o bom doutor fred queria fazer o bem segurança veicular nascia o safety stutz vidro laminado de segurança um centro de gravidade baixo para melhor comportamento e uma transmissao que nao deixava o carro descer em rampas chamada noback mas com bom comportamento e um oito em linha potente da para ver que fred moskowics gostava da coisa [caption id= attachment_380428 align= aligncenter width= 999 ] o motor oito em linha sohc[/caption] o stutz 8 aparece em 1926 com o nome de model aa o novo motor vertical eight 8 em linha tinha um unico comando de valvulas no cabeçote acionado por uma correia e igniçao de vela dupla; duas valvulas e duas velas de ingiçao por cilindro era suave potente e muito silencioso um oito em linha moderno tambem com bloco e cabeçote separados e um comando no cabeçote inicialmente tinha 4 7 litros 95 cv a 3200 rpm e 27 mkgf a 1200 rpm apenas dr fred acreditava que potencia era tambem item de segurança e por isso logo crescia para 4 9 litros e 125 cv a 3600 rpm [caption id= attachment_380429 align= aligncenter width= 999 ] model m 1929[/caption] em 1928 o carro ganharia fama imediata por quase ganhar as 24 horas de le mans em cima da entao imbativel bentley o carro era um stutz 8 blackhawk preto com o motor de 4 9 litros de propriedade do rico piloto e inventor frances charles weymann e pilotado por robert bloch e edouard brisson apenas por um problema de transmissao no fim da prova chegou em segundo atras do bentley de 4 5 litros de rubin e barnato weymann depois ficaria famoso por uma certa aposta envolvendo stutz e hispano [caption id= attachment_380432 align= aligncenter width= 999 ] em le mans 1928[/caption] em 1931 o dr fred inovaria de novo um cabeçote dohc de 4 valvulas por cilindro para seu oito em linha chamado de dv32 double valve 32 valvulas o novo oito em linha tinha 5278 cm³ 85 6 x 114 3 mm e nada menos que 160 cv a 3900 rpm a stutz prometia 100 mph 160 km/h com qualquer carroceria [caption id= attachment_380425 align= aligncenter width= 999 ] dv32 dohc e 32 valvulas [/caption] mas sabemos que tudo isso foi em vao para manter a saude da empresa a recessao depois da quebra da bolsa de 1929 diminuia a cada ano o mercado de carros de luxo a produçao termina em 1935 com 35 000 stutz fabricados na sua historia a empresa entrou com pedido de falencia em abril de 1937; em abril de 1939 o tribunal de falencias ordenou sua liquidaçao norman e bertha chambers a vida deste casal americano certamente daria um filme começa de forma totalmente normal como qualquer historia começa bertha griggs e o engenheiro norman chambers eram ambos do norte do estado de nova york e se casaram em ithaca em 12 de março de 1906 [caption id= attachment_380436 align= aligncenter width= 998 ] o casal ja mais velho nos anos 1950[/caption] norman trabalhava para a niles bement pond machine company e estava a trabalho na inglaterra com a esposa quando no seu retorno a empresa reservou sua volta aos eua num novo e magnifico transatlantico que faria sua viagem inaugural ele e sua esposa receberam a cabine de primeira classe e8 na viagem inaugural navio chamado titanic no inicio de 15 de abril de 1912 eles escaparam do navio que estava afundando no bote salva vidas 5 o segundo bote salva vidas a ser lançado naquela manha fatidica como se sobreviver ao naufragio do titanic nao fosse emoçao suficiente para uma vida inteira o casal chambers depois foi morar em petrogrado na russia do czar logo quando a primeira guerra mundial estourou ficando por la ate um ano antes do inicio da revoluçao russa por causa de seu dominio da lingua alema norman foi inicialmente preso pelo governo russo como suspeito de espionagem alema ele e seu empregador conseguiram convencer os russos de sua cidadania americana norman foi posteriormente libertado e sua empresa o colocou a serviço do governo russo para a compra de muniçoes de guerra [caption id= attachment_380439 align= aligncenter width= 999 ] norman chambers[/caption] mas e depois desta aventura de volta a ithaca ny nos eua que norman e bertha chambers resolvem comprar um novo carro o stutz chamado stephano o casal compra o seu sutz model m roadster em 1931 zero km mas o carro foi fabricado em 1929 comum em carros assim naquela epoca em que o ano/modelo era uma novidade e da gm somente norman foi entao transferido novamente agora para a italia antes de irem pediram a um construtor de carrocerias que inclinasse o para brisa para tras e alterasse as molduras das portas para um visual mais elegante em seu adorado stutz o casal viajou pelas estradas da europa durante a decada de 1930 com o carro que foi com eles para la no navio finalmente depois de muitas viagens eles fixam residencia em paris so podemos imaginar como o povo frances viu aquele imenso e veloz roadster americano em suas ruas nos anos 1930 aparentemente tambem neste ponto o carro tinha recebido um novo motor norman pedira a stutz em 1932 que fosse instalado o entao novo e moderno motor dohc o dv32 assim foi feito e stephano o stutz dos chambers se tornava realmente um carro especial em sua epoca tanto que em 1940 mais de dez anos depois de ser fabricado o casal ainda estava usando o em paris os chambers acordaram em sua casa em paris em 10 de junho de 1940 e logo souberam de uma tragedia para a frança o exercito de hitler invadia e estava avançando rapidamente para a capital o casal resolve deixar paris imediatamente e voces podem imaginar a correria empacotaram o maximo de pertences que puderam no grande stutz tres malas pequenas mais sete malas maiores um bau de sapatos e uma caixa de chapeus o portfolio de norman a bolsa de bertha duas mascaras de gas e uma lancheira muito ficou para tras mas resoluto norman apontou o nariz de seu potente stutz para a direçao da peninsula iberica e acelerou com vontade nos pirineus seguiram uma fila interminavel de refugiados ate conseguirem chegar a espanha e depois portugal e la pegarem um navio para casa a viagem ate o porto quase 2000 km normalmente levava quatro dias mas desta vez levou doze eles escaparam de paris apenas 36 horas antes dos nazistas invadirem a cidade [caption id= attachment_380442 align= aligncenter width= 999 ] em meio a carros restaurados sobrevivente[/caption] o carro embarcou com eles em lisboa em maio de 1941 de volta para nova york e felizmente desta vez sem naufragios no caminho era uma epoca perigosa para cruzar o atlantico devido aos ataques de submarinos alemaes mas aparentemente menos perigosa que icebergs em tempo de paz o casal e o carro carregado chegaram de volta aos eua intactos norman chambers manteve o stutz que com carinho chamava de stephano ate sua morte em 1966 passou por alguns colecionadores sem ser restaurado e hoje e propriedade de jerome m reinan que apenas restaurou a mecanica e agora ganhou o premio da hagerty em amelia island sim o carro funciona perfeitamente [caption id= attachment_380450 align= aligncenter width= 999 ] o model m 1929 quando novo[/caption] a descriçao fria do carro e a seguinte e um stutz modelo m cabriolet de 1929 e equipado com o motor stutz vertical 8 originalmente mas agora com um dv32 dohc de 5 3 litros e 160 cv tem uma transmissao manual de 4 velocidades sem sincronizadores o carro tem freios a tambor hidraulicos nas 4 rodas eixo traseiro rigido e eixo dianteiro com molas de lamina semielipticas foram feitos 2 320 unidades do model m 1929 e o custo quando novo era de us$ 3 995 o que se traduz aproximadamente corrigido pela inflaçao em us$ 83 000 hoje mas e mais que isso claro tem nome e e testemunha de acontecimentos incriveis e e uma prova viva da importancia de se ter um carro particular bom sempre na garagem pronto para servir quantos nao conseguiram sair de paris em junho de 1940 para os chambers foi so ir a garagem ligar o oito em linha e se mandar quando a coisa fica feia de verdade e so o que importa carros salvam vidas
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