Muitas vezes, ao contar uma história que todo mundo já conhece, o melhor é fazê-lo de uma forma diferente. A temporada de 1991 da Fórmula 1, por exemplo: o ano do último título de Ayrton Senna, que fez uma temporada praticamente impecável pela McLaren – sua última grande conquista na equipe antes de ser contratado pela Williams em 1994.
Mas não foi só isto, claro: muita coisa aconteceu naquela temporada, que foi uma das mais agitadas da Fórmula 1. Se você quiser ler mais a respeito, o que não falta por aí são fontes de informação a respeito – no próprio FlatOut já comentamos algumas passagens que rolaram na F1 em 1991, e você certamente vai encontrar alguma coisa bacana. Como o que vamos mostrar agora: a temporada de 1991 da Fórmula 1 contada em uma revista em quadrinhos. E mais: feita no Brasil!
Devemos confessar: nunca havíamos visto esta revista antes. Estas imagens nos foram enviadas por um leitor, Eduardo Meoli, que nos disse o seguinte:
Era de uma revista da Unidas que eu peguei em um Salão do Automóvel ao lado de um Alfa Romeo 164. Conta a história de cada GP de uma forma muito comédia, com Mansell, Berger, Patrese, Prost, e Schumacher ao lado de Piquet, e termina com o último título do Senna. Digitalizei todas as páginas antes que a revista sumisse,. Tem os 16 GPS, com todos os acontecimentos do início ao fim, e vale muito a pena ver!
É claro que a gente foi correndo conferir e, cara, não é que valeu mesmo a pena? De fato, cada uma das corridas teve seus principais acontecimentos resumidos em ilustrações hilárias, cheias de piadas e trocadilhos (alguns deles bem ruins, o que é ótimo para quem curte este tipo de humor) e ilustrações muito divertidas. E é claro que nós vamos disponibilizar tudo aqui, na ordem exata. Os textos falam por si, mas a gente separou também alguns vídeos para te ajudar a entender tudo o que rolou.
EUA
Data: 10 de março
Local: Circuito de Phoenix
Nesta corrida, o Circuito de Rua de Phoenix, no Arizona, inaugurou seu novo traçado. Aquele seria, contudo, o último GP realizado na cidade, e a última corrida de Fórmula 1 nos EUA por nove anos. A categoria só voltou ao Estados Unidos em 2000, no recém-inaugurado circuito misto de Indianápolis.
Brasil
Data: 24 de março (exatamente 26 anos atrás!)
Local: Autódromo de Interlagos
Os quadrinhos não deixam isto claro, mas foi o GP de Interlagos de 1991 que Ayrton Senna venceu apenas com a sexta marcha em seu McLaren – e mal conseguiu comemorar, tamanho seu cansaço.
San Marino
Data: 28 de Abril
Local: Autódromo de Ímola
Choveu durante quase toda a corrida – que viu Senna largar na 55ª pole position de toda sua carreira e aproveitar o clima (o tricampeão gostava de pilotar na chuva, enquanto Prost, seu maior rival, detestava). Sendo assim, no final a dupla da McLaren estava com uma volta de vantagem, e a corrida foi selada pela dobradinha de Senna e Gerhard Berger.
Mônaco
Data: 12 de maio
Local: Circuito de Monaco
Senna em Monaco, precisa dizer mais? O brasileiro conseguiu sua quarta vitória em quatro corridas, cruzando a linha de chegada em primeiro lugar com dez segundos de vantagem – uma eternidade na Fórmula 1.
Canadá
Data: 2 de junho
Local: Circuito Gilles Villeneuve
Riccardo Patrese e Nigel Mansell largaram na primeira fila, e o leão britânico jogou fora a chance de vencer na última volta: ao acenar para o público, ele deixou as rotações do motor caírem demais. O carro morreu, e Nelson Piquet venceu a corrida “de surpresa”.
México
Data: 16 de julho
Local: Autódromo Hermanos Rodríguez
A dobradinha da Williams acabou acontecendo na corrida seguinte, no México. Senna estava com a cabeça machucada depois de um acidente de esqui, criticou as condições da pista e chegou na terceira colocação.
França
Data: 7 de julho
Local: Circuito de Magny-Cours
Foi a primeira corrida no circuito de Magny-Cours, depois que a Fórmula 1 abandonou o circuito de Paul Ricard. Alain Prost, porém, não conseguiu se sair bem em casa, perdendo a liderança para Mansell na 54ª volta.
Inglaterra
Data: 14 de julho
Local: Circuito de Silverstone
Esta corrida é um clássico: Ayrton Senna ficou sem combustível no final e, por isso, acabou chegando em quarto. Mansell foi o vencedor depois de uma bela prova, e ainda levou Senna para os boxes. O quadrinho brinca com a ideia de que foi naquele momento que Senna decidiu ir para a Williams…
Alemanha
Data: 28 de julho
Local: Hockenheimring
E, veja só, Senna ficou sem combustível na corrida seguinte, também. E Mansell também foi o vencedor. Mas, desta vez, não rolou carona.
Hungria
Data: 11 de agosto
Local: Hungaroring
Em um circuito que quase não permitia ultrapassagens, Senna, Patrese, Mansell e Prost largaram exatamente nesta ordem. Só não terminaram assim porque Prost teve problemas mecânicos na volta 28, e a corrida terminou com Senna em primeiro, seguido de Mansell, Patrese e Berger.
Bélgica
Data: 25 de agosto
Local: Spa Francorchamps
Para os brasileiros, esta corrida foi marcante por ter três brasileiros entre os cinco primeiros colocados: Senna em primeiro (em uma dobradinha com Berger), Nelson Piquet em terceiro e Roberto Moreno na quarta posição.
Itália
Data: 8 de setembro
Local: Monza
Mansell e Patrese fizeram a lição de casa e Mansell conseguiu ultrapassar Senna quando o brasileiro entrou nos boxes, na volta 34. Apesar disso, Senna (que ainda conseguiu chegar em segundo), liderava o campeonato com folga, com 77 pontos contra 59 de Mansell.
Portugal
Data: 22 de setembro
Local: Autódromo do Estoril
Esta corrida foi marcada por uma bela trapalhada: durante um dos pit stops de Mansell, o mecânico responsável por sinalizar que o piloto podia sair acabou o fazendo antes da hora. Uma das rodas ainda não havia sido parafusada, e se soltou imediatamente.
Espanha
Data: 29 de setembro
Local: Circuito da Cataluña
Mansell precisava vencer para garantir mais um respiro antes que Senna se sagrasse campeão na penúltima corrida da temporada. E conseguiu, travando uma disputa memorável com o brasileiro.
Japão
Data: 20 de outubro
Local: Circuito de Suzuka
Não teve jeito: em Suzuka, Senna conseguiu desestabilizar Mansell, que bateu no muro e perdeu a chance de conquistar o título na Austrália. O brasileiro ainda deixou o colega de equipe Gerhard Berger vencer.
Austrália
Data: 3 de novembro
Local: Circuito de Adelaide
Nesta que foi a corrida mais curta da história da Fórmula 1, Senna (que já era tricampeão) conseguiu fazer com que os fiscais cancelassem a prova ao fim de dezesseis voltas.
Pela descrição do leitor, a revista foi distribuída no Salão do Automóvel de 1992, quando o Alfa Romeo 164 ainda era novidade aqui no Brasil (o sedã italiano foi lançado por aqui em 1990). A gente realmente gostaria de saber mais a respeito da revista – se alguém tiver alguma informação sobre o ilustrador, os roteiristas e o contexto todo, por favor: se manifeste!
Fotos: