ola a todos e bem vindos ao ultimo capitulo deste pc 341 peço desculpas pela demora sobretudo por motivaçoes que contarei mais adiante talvez este post nao seja tao gearhead o quanto voces gostariam mas espero que seja igualmente interessante o salvado minha ultima aquisiçao foi um focus 2012 se 2 0 powershift com 70 mil km por $4100 em linhas gerais o carro vendido aqui desde 2012 no brasil a partir de 2014 conta com 6 airbags controle de traçao e estabilidade bancos aquecidos controle de cruzeiro e comandos no volante mas nesta versao tem rodas de ferro com calotas freios traseiros a tambor e falta ate o forro da tampa do porta malas o sistema de som nao conta com bluetooth ou entrada usb apenas uma entrada auxiliar como opcional o carro tem partida remota o carro teve perda total declarada e foi leiloado pelo dano sofrido na lateral como pode ser visto nas fotos a seguir sim este era o unico dano logicamente que em um processo de recuperaçao e orçada a substituiçao da lateral traseira por uma chapa nova uma nova porta e um novo retrovisor pintura etc o que faz o preço subir muito nada mais justo ja que o segurado quer receber o carro nas condiçoes anteriores a colisao ja quem vai reparar o carro de maneira independente tem que ser buscadas alternativas financeiramente viaveis [gallery columns= 5 link= file ids= 141487 141493 141491 141489 141488 ] o retrovisor foi adquirido no desmanche por $100 embora de outra cor comprei a tinta correta e fiz a pintura da capa em casa mesmo peças pequenas eu me garanto a porta traseira danificada foi adquirida na cor do carro por $250 completa apenas troquei o forro de porta pois o doador tinha interior em couro claro e paineis em dois tons muito bonito por sinal depois dessa sessao diy faltou apenas a reparaçao do painel traseiro na inspeçao do chassi tambem feita antes do conserto ser iniciado o inspetor garantiu que a lateral poderia ser reparada sem necessidade de troca valor do serviço $780 efetuado em dois dias quando o funileiro me ligou achei que ele daria estimativa de prazo mas era pra dizer que o carro estava pronto entao por pouco mais de $1000 eu estava com o carro reparado apenas necessitando da inspeçao anual [gallery columns= 5 ids= 141524 141528 141527 141526 141525 ] na inspeçao anual as bandejas da suspensao dianteira foram condenadas por danos nas buchas algo muito comum nesta geraçao digo isso porque corri os ferros velhos e so encontrava bandejas tambem danificadas mesmo em carros com baixa quilometragem lembre se a suspensao aqui nao sofre tanto quanto no brasil precisei de muitas ligaçoes para encontrar duas que pudessem ser aproveitadas paguei $60 cada e $200 de mao de obra como curiosidade o preço em concessionaria e de quase $300 para o lado esquerdo e $200 para o lado direito as peças sao identicas embora espelhadas neste momento voce ja deve ter me crucificando por colocar peças usadas em um carro tao novo mas se as bandejas nao resistem fico com a soluçao mais barata lembre se que o focus e praticamente o carro de entrada da ford alguem compra fiesta na america do norte e nao ha status nenhum em ter um os freios passaram na inspeçao mas com ressalvas pois as pastilhas estavam pouco acima do minimo e os discos enferrujados somando tudo o carro me custou em torno de $5700 anunciei o carro por $8500 para avaliar a receptividade ao salvado e tive alguns interessados ja no primeiro dia optei por nao vende lo naquele momento o subaru impreza 2008 acabara de ser vendido para um entusiasta da marca outro na verdade por $8200 e o focus tinha se tornado meu unico carro novamente quando adquiri o focus ja sabia que ele seria meu ultimo salvado pois na recuperaçao de cinco carros passei por tres funileiros diferentes tres oficinas de inspeçao e alguns outros profissionais questionaveis era o meu limite nesse ramo nesta epoca o meu visto de trabalho tambem estava para expirar e incertezas se aproximavam decidi colocar um pe no freio e focar no essencial deixando o passatempo para um momento mais oportuno antes do meu contrato de trabalho vigente terminar consegui um novo emprego mas devido a demora no processamento do novo visto fiquei tres semanas sem poder começar no novo local em outras palavras ferias nao remuneradas era setembro de 2016 com temperaturas ja se aproximando de zero em winnipeg decidi aproveitar esse tempo e fazer uma road trip na regiao central do estados unidos onde a temperatura ainda era agradavel outro motivo era que a mudança de emprego tambem significava mudar de cidade e provincia rumo ao oeste road trip meu planejamento para a viagem era simples nao ha planejamento fui sozinho sem destino certo sem hotel reservado minha primeira parada foi em deadwood na dakota do sul cidade que preserva um estilo do seculo xix epoca da corrida do ouro o bar em que o lendario wild bill hickok foi morto em 1876 ainda ostenta a referencia ao acontecimento diz a lenda que no momento do assassinato ele tinha um par de oitos e outro de ases hoje conhecida no poker como a mao do homem morto dead man’s hand outro lugar interessante nessa parada foi uma cafeteria caracterizada como um antigo posto de combustiveis texaco em que seus pratos recebem o nome de peças de carros um amortecedor para o almoço por favor depois segui para o monte rushmore parada obrigatoria esse dia terminou em badlands um belo parque nacional e sitio arqueologico que recomendo a visita fiquei acampado ali por dois dias fazendo amizade com os vizinhos e ouvindo suas historias de estrada [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 141498 141502 141501 141500 141499 141497 141496 141495 ] meu proximo destino foi o colorado as montanhas rochosas sao uma das belezas naturais mais famosas daquele estado mas pikes peak tambem fica la uma parada para dormir em colorado springs ao sul de denver e no outro dia pela manha estava apontando meu poderoso ford focus escudo pikes peak para devorar as curvas da montanha para minha surpresa esta tudo asfaltado desde 2011 na verdade [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 141503 141509 141508 141507 141506 141505 141504 126884 141534 141535 141536 141537 ] na minha epoca de gran turismo 2 era estrada de terra ainda; acho que dormi nesse meio tempo na descida fiquei de castigo 15 minutos no posto de inspeçao pois meus freios estavam superaquecidos logicamente havia uma loja de souvenires instalada naquele ponto onde aproveitei para comprar mais algumas lembranças proxima parada aspen eu parei la so por causa da fama da cidade o trecho de aproximadamente 80 km da co 82 a leste de aspen e tambem um trajeto imperdivel de la segui para salt lake city a unica cidade do percurso que eu tinha vontade de conhecer perda de potencia durante minha visita a salt lake decidi dar um pulo no deserto de sal de bonneville diz que tem um pessoal que quebra uns recordes de velocidade por la e como o acesso e livre meu objetivo era entrar para o guinness tambem mas como carro e um bicho onisciente e prevendo que ele seria esmerilhado no deserto de sal ele resolveu dar problema na saida do hotel o carro custou a pegar e tambem perdeu potencia luz de injeçao acessa dirigi ate uma autozone proxima e la eles puxaram o codigo de falha bomba de alta pressao tudo isso numa sexta feira 4 horas da tarde dirigi com muito custo ate uma concessionaria ford mas o representante tentaria encaixar o carro apenas no sabado pela manha sete da manha eu estava la de volta aguardando na fila que se formava as 2 da tarde recebi o mesmo diagnostico a bomba de alta pressao gerava apenas 40 psi enquanto o correto seriam 210 psi a peça deveria ser encomendada e estaria disponivel apenas na quarta feira seguinte perguntei quais seriam minhas alternativas para o final de semana e o mecanico veio com um simples fifty fifty 50% de chances de o carro voltar a funcionar normalmente e 50% de chances de ele parar de vez resolvi arriscar meu proximo destino seria yellowstone mas minha ideia era rodar de volta pra casa cerca de 2000 km parando apenas para abastecer e comer no pior dos cenarios teria que ligar para um guincho me rebocar para a cidade mais proxima completei com gasolina premium e coloquei dois frascos de limpa bicos injetores vai que ne com a falta de potencia o meu 0 100 km/h devia beirar um minuto saidas de semaforos eram dramaticas e o motor nao conseguia desenvolver acima de 2500 rpm depois de algum tempo na estrada eu sentia que o motor lentamente voltava a vida mais noticiaveis apos 300 km rodados o limite nesse instante ja chegava aos 2700 2800 rpm os 50% estavam a meu favor por fim me senti confiante e decidi parar em yellowstone [gallery columns= 2 size= medium link= file ids= 141546 141551 141550 141549 141548 141547 ] acampei apenas por um dia no parque porque era o ultimo final de semana da temporada de camping mas fiquei com vontade de ter ficado por ali por pelo menos uma semana de volta a estrada dirigi a maior parte do trajeto pela interstate 90 que em alguns locais tem limite de 80 mph 130 km/h hora de apertar o pe com luz de injeçao e tudo nesse ultimo dia fiz 1545 km na volta pra casa a media de consumo da viagem foi de 17 2 km/l no total 5343 km na penultima parada para abastecer a luz de injeçao apagou e o carro voltou a funcionar normalmente depois desse episodio ja rodei mais 7 mil km e o problema nao reapareceu problemas com o powershift na viagem o powershift começou a fazer jus a sua fama tenho ciencia de que e um cambio automatizado que contem dupla embreagem e requer maior manutençao do que um automatico convencional esse problema so acontecia depois de algumas horas de estrada apos uma parada completa em um semaforo por exemplo carro vibrava ao acelerar quem tem cambio manual sabe que esse e um sinal de que a embreagem chegou ao fim de sua vida mas existem tres recalls para esse cambio no meu carro dois dos quais sao extensoes de garantia ate 140 mil km /10 anos enquanto o ultimo e relativo a reprogramaçao do modulo ao voltar de viagem levei o carro na concessionaria onde foi constatado que havia um problema o prazo informado para reparo foi de tres semanas mas depois de tres dias me ligaram para agendar a troca problema resolvido mudança de cidade em setembro de 2016 me mudei de winnipeg para edmonton dizem que me sai da cidade canadense com o pior inverno para a que tem o segundo pior inverno edmonton e a capital da provincia de alberta tambem conhecida como a capital do petroleo terra do edmonton oilers de wayne gretzky que tem ate estatua por aqui era o momento de ficar mais proximo das montanhas apesar de ainda cerca de 300 quilometros existe aqui uma grande comunidade jdm com carros provenientes do japao o canada permite a importaçao de carros com mais de 15 anos de uso e a proximidade faz com que a provincia vizinha de british columbia seja a porta de entrada para esses veiculos ocasionalmente viajando ate aqui quem quiser saborear um pouco visite jdm connection ou jdm cars available apenas para listar duas empresas importadoras seguro publico x privado em manitoba o seguro de veiculos e gerenciado por uma empresa publica como nao ha concorrencia o processo e simplificado o que governa o preço alem do veiculo e o historico do condutor cada ano sem sinistro ou multa grave aumenta sua pontuaçao ou meritos ja em alberta o sistema e similar ao do brasil onde varias empresas privadas disputam mercado e necessario buscar corretores de seguros solicitar cotaçoes etc etc o valor do premio possui outros componentes como endereço garagem fechada exatamente o se espera de uma empresa que minimiza riscos para maximizar lucro mas e de se esperar que concorrencia diminua o preço de um serviço certo pois vou citar meus numeros para exemplificar em manitoba o seguro completo do focus ficou pouco acima de $1600 anuais com cobertura de vidros e franquia reduzida de $300 a melhor das cotaçoes recebidas em alberta para uma cobertura ‘similar’ foi de $2867 porem sem cobertura do para brisa e $1000 de franquia segundo a corretora nenhuma apolice cobre danos ao para brisa estamos falando de um custo de quase 50% do valor do veiculo caso eu acione a seguradora na ocasiao de um sinistro apenas para constar o status rebuilt do carro nao influencia o preço do premio por fim acabei ficando com o seguro minimo obrigatorio cobrindo apenas danos a terceiros e franquia de $500 por ‘modicos’ $1955 quando mudei para edmonton cogitei comprar um jdm e passar o focus pra frente num segundo momento cheguei a ver uma subaru forester adoro a primeira geraçao mas quando pesquisei o preço que seria segurar um carro de mao inglesa com minhas credenciais desisti aqui estamos falando de seguro + franquia > 100% do valor do carro minha intençao e criar um bom historico deve levar uns cinco anos para entao pensar em adquirir um carro ‘extravagante’ em novembro instalei pela primeira vez pneus de inverno decidi pelo modelo com pregos que prometem maior aderencia em superficies com gelo nos invernos anteriores eu havia sobrevivido com os pneus all season mas nao quis arriscar dessa vez principalmente por ter economizado no seguro existem muitos videos no youtube mostrando que um carro fwd com os pneus corretos pode inclusive ser mais eficiente em traçao que um modelo awd com pneus de verao na frenagem a diferença entre os compostos e ainda maior e o fim como todos sabem um project cars nunca acaba por isso eu queria finalizar minha serie com um projeto novo uma restauraçao upgrade ou qualquer coisa que estivesse em desenvolvimento e por isso eu fui postergando meu ultimo texto a verdade e que nada disso aconteceu a mudança de cidade minha aplicaçao para imigraçao e a chegada do inverno literalmente esfriaram os meus planos ainda penso em pegar um carro velhinho talvez uma subaru forester mao convencional ou uma rav4 ou crv 98 02 por serem carros baratos awd/4wd e relativamente confiaveis tudo isso para que eu possa usar o carro sem do mas por enquanto fico apenas na vontade a aplicaçao para imigraçao ja me custou boas noites de sono um bom trocado e nao ha previsao de terminar tive que manter os pes no chao para nao evitar surpresas ja que o status provisorio nao me permite planos de longo prazo o focus nao e um carro ruim mas tambem nao e um carro que desperta paixoes ele faz bem o arroz com feijao mas quando preciso carregar o seda com os equipamentos de acampamento ou esqui ele mostra suas limitaçoes ja pensei em colocar um rack de teto mas a ideia nao me agrada recentemente comprei um jogo de rodas 18 do fusion e nas proximas semanas colocarei o conjunto em definitivo como projetos futuros pretendo colocar freio a disco nas rodas traseiras trocar o painel de instrumentos pelo modelo com display colorido plug n play fazer um upgrade no sistema de som aparelho falantes e melhor isolamento das portas que ja tem alguns grilos se aparecer uma oportunidade penso em adquirir tambem os bancos em couro isso se eu nao acordar um dia e anuncia lo para venda por fim gostaria de agradecer o flatout pelo espaço pela a receptividade ao projeto e por todos os comentarios recebidos fiquem com outras fotos de outras aventuras que fiz com o parceiro um abraço [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 141514 141523 141522 141521 141520 141519 141518 141517 141516 141515 ] por fernando saccon project cars #341 uma mensagem do flatout fernando todos os seus textos foram altamente construtivos a todos nos voce nos mostrou um pouco da realidade canadense as facilidades e dificuldades dos entusiastas por ai e tudo isso enquanto salvava carros legais de um destino sombrio sua road trip pelos eua foi um belo desfecho para esta serie parabens e obrigado por compartilhar tudo com a gente
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.