los angeles e uma cidade movida pelo automovel cortada por um sistema de vias expressas — as famosas freeways — construidas para tentar comportar sua frota atual de 6 433 000 carros que servem aos seus quatro milhoes de habitantes sim ha 1 6 carro por habitante em suas rotinas diarias ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] o transporte publico na cidade californiana nao ajuda muito alem dos onibus ha seis linhas de metro com apenas 169 km de extensao que começaram a ser feitas em 1990 toda essa dependencia dos carros e falta de eficiencia no transporte coletivo resultam no titulo de cidade mais congestionada no mundo por seis anos consecutivos de 2011 a 2017 mas nem sempre foi assim ate o inicio dos anos 1950 los angeles tinha a maior malha de linhas de bondes eletricos do mundo com mais de 1 600 km de extensao como comparaçao o metro de nova york o sexto maior do mundo atualmente tem 1 105 km de trilhos de metro havia duas empresas principais que operavam os bondes a pacific electric que operava rotas mais longas entre os bairros e a los angeles railway que operava no centro da cidade [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 220403 220400 ] nos anos 1930 os congestionamentos começaram a aparecer e se tornaram um problema na regiao metropolitana de los angeles o automobile club of southern california propos um sistema de vias expressas elevadas para aliviar o transito a proposta usava trilhos para os bondes como divisoria entre as pistas o projeto nao chegou a ser implementado mas boa parte foi reaproveitado pelo departamento de transito da california na decada seguinte sem os trilhos de bonde [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 220367 220368 ] junto da intençao de aliviar o transito da cidade as freeways tambem serviam para incentivar a venda de carros a construçao das freeways começou em 1951 e mudou a cara de los angeles bairros tiveram que ser demolidos e realocados a cidade cresceu mais horizontalmente e os suburbios residenciais ficaram ainda mais afastados foi quando iniciou o declinio do transporte publico local e junto dele uma teoria conspiratoria que persiste ate hoje a atuaçao da gm para sucatear os bondes e substitui los por carros e onibus a conspiraçao a historia começa com a national city lanes ncl uma holding formada pela general motors firestone mack trucks standard oil of california atual chevron e phillips petroleum a ncl foi criada para comprar empresas de bondes por todo o pais em 1945 sua subsidiaria american city lines comprou a los angeles railway a companhia de transporte foi renomeada para los angeles transit lines e introduziu 40 trolebus novos ate o final da decada de 1940 a maioria das linhas de bonde da empresa haviam sido convertidas para onibus a diesel todos fabricados pela general motors ou sua divisao yellow coach os onibus tinham o custo de operaçao menor e nao tinham o preço da passagem controlado pelo governo o que permitia um lucro maior a pacific electric havia começado uma pequena frota de onibus em 1925 para substituir bondes em rotas de pouca demanda suas linhas de bonde resistiram ate o começo da construçao das freeways em 1953 a pacific electric acabou sendo comprada pela metropolitan coach lines que nao tinha relaçoes com a national city line apesar de ser comandada por um ex executivo da empresa em 1959 os bondes ja estavam extintos em los angeles isso nao estava acontecendo apenas no sul da california por todo os eua haviam empresas de bondes eletricos sendo compradas pela national city line isso chamou a atençao do governo e o caso acabou na suprema corte dos estados unidos em 1949 as empresas donas da holding foram condenadas de conspirar para a monopolizaçao de vendas de onibus e produtos relacionados com transporte local a general motors recebeu uma multa de us$ 5 000 e seu tesoureiro teve que pagar uma multa de us$ 1 segundo as teorias foi graças a esta conspiraçao que o transporte publico dos eua acabou sucateado com o fim dos bondes as alternativas que sobraram para a populaçao foram os onibus ou um carro proprio alem disso o american way of life que se tornou uma politica propagandista dos eua no pos guerra os carros se popularizaram e influenciaram a expansao urbana e o proprio planejamento das cidades foi como surgiram os tao famosos suburbios americanos na epoca a gm saiu vencendo e conseguiu aumentar suas vendas de carros enquanto o transporte publico piorava hoje a situaçao inverteu as vendas da gm vem caindo e os americanos procuram cada vez mais alternativas para os carros e os engarrafamentos los angeles so inaugurou seu metro em 1990 e vem expandindo suas linhas desde entao em 2018 a cidade conseguiu sair do ranking das 10 mais congestionadas do mundo teoria ou fato ha quem diga que a culpa nao e toda da gm que ela foi apenas um catalisador para o inicio do declinio do transporte publico nos eua e outros fatores vieram em seguida para piorar a situaçao os bondes eletricos eram operados por empresas privadas e alem da manutençao dos carros eles ainda precisavam pagar taxas de manutençao dos trilhos ao governo alem desses gastos a tarifa cobrada nos bondes era fixada pelo governo em cinco centavos de dolar independentemente da rota o que prejudicou muito as empresas com o aumento da inflaçao os onibus tinham custo operacional menor que os bondes — eles rodavam em ruas pavimentadas pelo governo e os gastos se resumiam ao combustivel e a manutençao dos carros enquanto os bondes tinham as linhas eletricas e trilhos incluidos na conta da empresa alem disso as exigencias dos sindicatos dos operadores de bonde tambem ajudaram a agravar a situaçao das operadoras contudo o que pode ter sido o maior responsavel pela decadencia dos bondes e por tabela do transporte publico nos eua foi a suburbanizaçao com o fim da segunda guerra mundial começou uma migraçao da populaçao para areas mais afastadas do centro das cidades em busca de mais espaço para lazer e tranquilidade os suburbios eram ligados a area comercial das cidades pela freeways e foram fomentados pelo acesso facilitado ao carro proprio e pela gasolina barata o resultado e um pais inteiro movido pelo automovel o transporte publico hoje nos eua ainda nao e visto por politicos como necessidade para mobilidade urbana; para eles e um programa do governo para ajudar pessoas pobres que nao tem carro essa mentalidade fez as cidades subsidiarem muito o transporte publico o que resultou em baixa lucratividade para as empresas de transporte o que limita as melhorias sem as melhorias nao e possivel atingir mais pessoas fora dos centros urbanos caindo no ciclo vicioso que os bondes eletricos estavam nos anos 1940
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.