a gente adora alem do corvette basico ha agora o z06 ainda e um v8 central traseiro longitudinal dct de oito velocidades e traçao traseira como o c8 basico mas o motor e totalmente diferente um v8 a 90° com o mesmo espaçamento entre cilindros de todos os v8 chevrolet de bloco pequeno desde o primeiro de 1955 4 4 polegadas ou 111 8mm mas totalmente diferente e unico [caption id= attachment_380529 align= aligncenter width= 999 ] corvette z06[/caption] e simplesmente o mais potente v8 aspirado da historia com 679 cv e 63 6 mkgf de torque o motor e um dohc com quatro valvulas por cilindro e virabrequim plano injeçao direta com uma admissao elaborada de duas borboletas grandes que parece saida direto de um ferrari 458 mede 104 25mm x 80mm para um total de 5 5 litros e atinge potencia maxima a 8400rpm o corte e a 8600rpm mas as opçoes nao acabam aqui ha tambem o zr1 agora que pega este motor lt6 gemini do z06 e adiciona dois turbocompressores o resultado e quase inacreditaveis 1079 cv e torque de 114 5 mkgf a traçao continua so traseira [caption id= attachment_380537 align= aligncenter width= 999 ] no zr1 dois turbos[/caption] mas por incrivel que pareça tem mais opçao ha tambem o e ray um carro que pega o corvette c8 basico de 497 cv 502 cv com o escapamento opcional esportivo e adiciona a ele um motor dianteiro eletrico fazendo traçao total e a potencia subir para 664 cv pode andar em modo so eletrico no modo stealth furtivo ate velocidade de 72 km/h silenciosamente mas nao pode ser recarregado em tomadas e faz 0 96 km/h em 2 5 segundos [caption id= attachment_380553 align= aligncenter width= 999 ] e ray hibrido motor dianteiro 4x4[/caption] se ventila que havera mais uma versao o corvette zora que somaria os 1079 cv do motor biturbo traseiro do zr1 com os 162 cv do motor eletrico dianteiro do e ray para um carro de duas toneladas traçao nas quatro rodas e 1241 cv barrabas alem dessas opçoes mecanicas soma se o fato de que existe o corvette cupe e conversivel com asa traseira ou sem e mais uma infinidade de opcionais se imagina que dificilmente existirao dois carros iguais mas todas essas sensacionais versoes extremas do corvette por mais legais que sejam e sao trazem consigo um desserviço fazem a gente esquecer quao bom o carro basico ja e [caption id= attachment_380539 align= aligncenter width= 999 ] stingray basico ja com 500 cv [/caption] sim o corvette stingray basico ja tem praticamente tudo que se deseja num corvette inclusive um desempenho incrivel afinal de contas com 502 cv em um carro que pesa ao redor de 1650 kg o desempenho e muito maior do que se pode usar fora de pista a revista car and driver cronometrou apenas 2 8 segundos no 0 96 km/h um quarto de milha em 11 2 segundos e 300 km/h de final pense um pouco nesses numeros e veja ele na pista abaixo https //www youtube com/watch v=ijy68_pzcpy sim este e o corvette basico e ele custa a partir de us$ 69 995 nos eua o z06 começa em us$ 113 795 o que significa que se voce optar pelo z06 conversivel pagara quase o dobro do preço do carro basico o e ray custa r$ 106 595 praticamente um corvette basico e uma picape silverado basica e o zr1 biturbo entao nem se fala e nada menos que duas vezes e meia mais caro que um corvette normal aos us$ 174 995 so deus sabe quando custara um zora [caption id= attachment_380573 align= aligncenter width= 999 ] corvette stingray conversivel 2025[/caption] olhando assim a gente pode entender como alguem ainda consegue achar um sabor diferente de corvette mesmo com tantas versoes da gm este alguem no caso e o famoso preparador americano lingenfelter performance que acaba de mostrar seu corvette 427 um corvette basico que por meio de uma visita a empresa e um cheque sim cheque; nao tem pix nos eua de us$ 29 950 vira um carro aspirado de sete litros e 700 cv corvette 427 uma das coisas que particularmente acho legal no corvette base e justamente seu motor isso por ser eu mesmo um sucker para tradiçoes mecanicas legais e obscuras que so podiam existir em lugares como a gm americana e a seguinte o seu v8 e um descendente direto do revolucionario v8 small block de ed cole lançado em 1955 [caption id= attachment_380557 align= aligncenter width= 999 ] o v8 ohv de 502 cv do corvette base o lt2 com o transeixo dct[/caption] claro que nao ha nenhuma peça em comum entre o 265 de 4 6 litros de 1955 e o lt2 de 6 2 litros do corvette atual mas e uma linha evolutiva clara e visivel como um avo e um neto juntos um veio do outro nao da para negar o v8 de 1955 era basicamente compacto leve simples mas de alta cilindrada e potencia para seu tamanho externo era tambem barato de produzir e modular e portanto barato para se comprar e preparar criou uma familia de v6 e v8 que foi de 4 3 ate 6 5 litros e de 1955 a 2003 em carros zero km foi substituido por um motor todo novo lançado no corvette c5 de 1997 o ls era tao moderno que ainda esta em produçao [caption id= attachment_380565 align= aligncenter width= 999 ] o v8 ls ohv mas moderno[/caption] o ls era um small block desenhado de novo com o beneficio de 40 anos de experiencia com v8 pequeno ohv de alta cilindrada da gm cabeçotes novos bloco novo ainda menor e mais leve que o motor antigo mas mais potente e com versoes em ferro fundido e aluminio mas continuava igual no basico um v8 a 90° com 4 4 polegadas 111 8 mm de espaçamento entre cilindros com um comando so no vale do v varetas e balancins e cabeçote wedge existiu de 4 8 a ate 7 litros em carros de produçao mas ainda existe em picapes hoje em 2025 e e a base do lt2 do corvette base este lt2 tem 6 2 litros e aspirado e vem com 502 cv a 6 450 rpm rotaçao alta para um ohv sim o motor gemini dohc do z06 e zr1 vai ate quase 9000 rpm mas quer saber particularmente acho mais de 7000 rpm legal pacas mas como lichenstein dizem ser muito bonito e gostoso mas e um pais raramente visitado e francamente irrelevante [caption id= attachment_380560 align= aligncenter width= 999 ] o big block 427 no c2[/caption] o lt2 e construido todo em aluminio e usa tambem um sistema de lubrificaçao por carter seco para ficar mais baixo tambem conta com moderno active fuel management ou desativaçao do cilindro que e usado quando o carro e submetido a cenarios de baixa carga como a velocidade constante em rodovias e um motor sensacional em minha humilde opiniao mesmo que sua potencia especifica nao seja como a dos dohc e e este motor que a lingenfelter transforma em um 427 [caption id= attachment_380558 align= aligncenter width= 999 ] c2 1966 primeiro ano do 427 ainda big block[/caption] o numero 427 tem conotaçoes historicas claro se refere ao deslocamento em polegadas cubicas dos big block chevrolet que existiam nos corvette e outros carros da marca nos anos 1960 e equivalente a sete litros de deslocamento agora normais e possiveis nos v8 de bloco pequeno da familia ls [caption id= attachment_380552 align= aligncenter width= 999 ] c6 z06 7 litros de novo[/caption] o motor big block mark iv estreou em produçao seriada em 1965 substituindo o mark i w motor mark ii e mark iii nao viram produçao seriada em 396 polegadas cubicas 6 4 litros em 1966 chegava o famoso 427 no corvette c2 stingray os clientes podiam escolher inicialmente entre uma variante de 390 cv conhecida como l36 ou um l72 com 425 cv no ano seguinte foi adicionada a variante tri power l71 que aumentou a potencia para 435 cv e poucos motores sao tao lendarios quanto as variantes l88 e zl 1 totalmente em aluminio que logo se seguiram consolidando o motor de 7 0 litros como um icone indiscutivel da historia do corvette [caption id= attachment_380554 align= aligncenter width= 999 ] o ls7 obra prima[/caption] apesar de nao ser chamado de 427 outro motor v8 de 7 litros existiu no corvette o ls7 de 2005 no c6 z06 o ls7 era um ls de aluminio com sete litros 7000 rpm 200 kg de peso e 500 cv ainda e um dos mais sensacionais motores ja criados em toda a historia muitos consideram este girador e potente v8 ls7 o ponto alto da historia do corvette nao e surpresa entao que a lingenfelter tenha usado os mesmos valores de diametro e curso desse motor para este novo projeto o corvette 427 esta de volta lpe 427 corvette quando o projeto começou as medidas do ls7 diametro de 4 125 polegadas e curso de 4 00 polegadas 104 8 x 101 6 mm foram adotadas como base mas o problema era o carter seco nao existia espaço nele para o curso maior no lt2 que mede 3 622 polegadas 92 mm de curso o carter de oleo do c8 lt2 e muito raso e tem zero espaço para aumento de curso [caption id= attachment_380522 align= aligncenter width= 999 ] o 427 da lingenfelter[/caption] mark rapson da lingenfelter disse entramos em contato com o melhor fornecedor que temos a callies trabalhando juntos as duas equipes de engenharia começaram a compartilhar dados e a construir simulaçoes em cad analisando a viabilidade de obter um virabrequim de curso de 4 00 polegadas dentro dos limites do carter de oleo e do sistema de lubrificaçao do lt2 uma peça especial sob medida [caption id= attachment_380569 align= aligncenter width= 999 ] o vira na tela sem espaço[/caption] em março de 2023 a callies concluiu o design de um virabrequim exclusivo de oito contrapesos que mantinha o equilibrio correto e era possivel funcionar no espaço do lt2 a preservaçao de todo sistema de carter seco do lt2 era a unica forma de se usar este motor no corvette c8 para complementar o novo virabrequim a lingenfelter usou tambem bielas especiais da callies de acopladas a pistoes mahle 2618 power pack especificos de 4 125 polegadas de diametro isso resultou em uma combinaçao leve e rigida mas mais importante que funcionaria nos estreitos limites fisicos da extremidade inferior do motor lt2 o bloco do motor tambem foi retrabalhado com camisas maiores; tambem foi adicionada ventilaçao a area do vale que se conecta ao sistema bombeamento de oleo isso foi necessario por causa do curso mais longo e do maior volume do pistao gerando pressao adicional no carter por isso tambem e para descomplicar a coisa toda o deslocamento sob demanda dod foi defenestrado a eliminaçao do sistema de dod desempenhou um papel importante na resoluçao dos problemas de respiraçao apresentados pelo projeto e o kit de exclusao do dod se tornou uma peça autonoma popular disponivel para venda agora em separado os blocos ls7 eram os melhores nao gerenciamento dessas pressoes; eles faziam tudo melhor diz o engenheiro da lingenfelter perdemos isso no lt1 e perdemos ainda mais no lt2 entao o bloco lt2 nao foi realmente projetado para aplicaçoes de alta cilindrada foi ai que tivemos problemas bem no começo mas que felizmente estao no passado como a transmissao dct do c8 corvette determina em ultima analise o perfil de potencia que pode ser usada muito trabalho foi feito no projeto do comando de valvulas o comando resultante e exclusivo para a aplicaçao e permite um funcionamento suave e que casa perfeitamente com as necessidades de potencia desejadas e de suavidade de entrega para o transeixo a chave para manter uma curva de torque plana e boa potencia no topo foi manter a funcionalidade do variador de fase do comando a equipe construiu um motor lt1 com as mesmas especificaçoes do lt2 e começou a testar perfis de cames e coletores de admissao no fim um retardado maximo de 4° foi usado junto com o novo comando o comando e fabricado pela comp cams para os cabeçotes a lingenfelter usou as peças originais mas retrabalhando os dutos em sua maquina cnc de cinco eixos os cabeçotes agora oferecem mais fluxo e usam um volume de camara de 59 cm³ para uma taxa de compressao de 12 1 contra 11 5 1 do carro original os cabeçotes foram finalizados com guias de valvula lingenfelter molas de valvula mais fortes retentores de titanio e balancins de fabrica com buchas especiais mais potencia pede mais combustivel entao a lingenfelter montou uma nova bomba de combustivel de alta pressao di pro de 11 5 mm para novo 7 litros alem de maior fluxo a bomba permite o uso de e85 os injetores tambem sao de maior fluxo no dinamometro da lingenfelter o novo 427 deu 710 cv e 83 mkgf de torque consumindo gasolina de somente 91 octanas para aqueles que precisam de ainda mais potencia a lpe tambem esta desenvolvendo um pacote com dois turbos para o 427 o que sera tao potente quanto um zr1 mas bem mais barato espera se o pacote foi projetado para parecer quase com as especificaçoes de fabrica com o layout final definido para espelhar o posicionamento do turbo encontrado no lt7 do zr1 detalhes completos sobre o preço do pacote turboalimentado devem chegar em breve o legal disso tudo e que um cara pode comprar um corvette basico e quando acostumou com os 500 cv ir na lingenfelter e conseguir 700 e depois 1200 cv um passo de cada vez diferente dos porsche preparados para ficar num exemplo oposto gritante o mote aqui e fazer mais por menos
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.