FlatOut!
Image default
Lançamentos

Abt deixa Audi R8 V10 e RS6 Avant ainda mais brutais

O Salão de Genebra é um dos favoritos das fabricantes para apresentar seus lançamentos, mas as preparadoras também estão se, bem… preparando para o evento. E a preparadora Abt, sediada em Kempten, na Alemanha, já se adiantou e revelou seus dois destaques: um Audi R8 V10 mais leve, mais agressivo e mais potente; e uma versão ainda mais brutal da super perua RS6 Avant. Vamos dar uma primeira olhada neles agora!

O Audi R8 V10 chegou a sua segunda geração com um visual mais agressivo e angular, além de todo o conjunto mecânico do Lamborghini Huracán – o que significa que, originalmente, ele tem um V10 de 5,2 litros e 610 cv (a 8.250 rpm) acoplado a uma caixa de dupla embreagem e sete marchas. Ele também é o halo car da Audi, e seu modelo mais exclusivo.

2017-abt-audi-r8-tuning-1

Stormtrooper vermelho?

Dito isto, há quem pense que um supercarro original de fábrica não é suficiente para te destacar na multidão. A própria Abt diz que seu R8 “transforma algo raro em algo único”, adicionando saias laterais, frontais e traseiras que fazem o carro parecer ainda mais próximo do chão, além de um novo para-choque dianteiro com entradas de ar maiores, tomadas de ventilação para os freios e novos elementos de fibra de carbono. Apesar da agressividade quase excessiva, o body kit cai bem ao R8, que também pode receber dois jogos de rodas forjadas exclusivas: Abt ER-F de 19 polegadas, ou ABT GR, de 20 polegadas.

2017-abt-audi-r8-tuning-3

A face traseira ficou muito mais dramática com as telas abaixo das lanternas e o enorme difusor. Note também a cambagem ligeiramente negativa

O interior do R8 também recebeu atenção, com revestimento personalizado de couro, Alcantara e fibra de carbono, além de tapetes personalizados com o logo da Abt.

2017-abt-audi-r8-tuning-10

De acordo com a preparadora, a instalação dos componentes de fibra de carbono reduziu o peso do carro em cerca de 50 kg – ou seja, de 1.670 kg para 1.620 kg. E a perda de alguns quilinhos veio acompanhada de um ganho de 20 cv. Segundo a Abt, a potência extra foi conseguida através da otimização do fluxo de ar, da adoção de um sistema de escape de aço inox com ponteiras de fibra de carbono e da instalação de um painel de fibra de carbono na traseira que otimiza o arrefecimento do cofre do motor e ainda o torna mais visível do lado de fora do carro.

A suspensão também foi modificada, usando amortecedores ajustáveis do tipo coilover e barras estabilizadoras especiais na dianteira e na traseira.

Já a Audi RS6 Avant da Abt, batizada RS6+, consegue ser ainda mais brutal. Isto porque, diferentemente do R8, ela tem um motor sobrealimentado – um V8 biturbo de de quatro litros que, na versão Performance, entrega 605 cv entre 6.100 e 6.800 rpm, acoplado a uma caixa automática de oito marchas da ZF.

2017-abt-audi-rs6-avant-tuning-3

O foco da Abt na super perua foi aumentar a potência, algo bem menos trabalhoso de se fazer graças à sobrealimentação. Usando um novo módulo eletrônico desenvolvido in house, o Abt Power S, a RS6+ tem exatamente 100 cv a mais, entregando 705 cv. O torque também aumentou –de 76,5 mkgf para 89,7 mkgf.

2017-abt-audi-rs6-avant-tuning-1 2017-abt-audi-rs6-avant-tuning-4 2017-abt-audi-rs6-avant-tuning-2

O visual também mudou, com a adição de um spoiler do tipo lip na dianteira, saias laterais e traseira, capas dos retrovisores e aerofólio de fibra de carbono, além de rodas de 22 polegadas (que também são resfriadas por entradas de ar nos para-lamas). As rodas podem ser pintadas de preto brilhante ou fosco. A fibra de carbono também aparece nas ponteiras do sistema de escape de aço inox, com downpipe e catalisadores esportivos.

2017-abt-audi-rs6-avant-tuning-6 2017-abt-audi-rs6-avant-tuning-7 2017-abt-audi-rs6-avant-tuning-8 2017-abt-audi-rs6-avant-tuning-9

Da mesma forma que no R8, o interior da RS6+ recebeu revestimentos de couro, Alcantara e fibra de carbono – esta última, exposta nas faces traseiras dos bancos e no painel de instrumentos. Além disso, há emblemas na alavanca de câmbio, nos tapetes (até mesmo do porta-malas) e nos encostos dos bancos. O toque final: ao entrar no carro, uma luz projeta o logo da RS6+ no chão, próximo à soleira das portas.

Como já dissemos, ambos os carros deverão ser os destaques da Abt no Salão de Genebra, que começa no dia 7 de março. Até lá, torcemos para que a preparadora divulgue vídeos dos carros em ação.