o ronco trovejante dos v8 de virabrequim de plano cruzado podia ser ouvido do outro lado das colinas do velo citta o som e simultaneamente grave e ardido aberto ao espaço o que me deixa perplexo como os caras da amg conseguiram chegar a um ronco tao explosivo usando turbos que sao conhecidos por abafar o timbre tirando frequencias medias do espectro ha algo de magia negra em affalterbach and i like it estou no autodromo velo citta a instantes de entrar na cabine de dois dos tres lançamentos infelizmente a s63 ficou de fora da minha experiencia da amg o seda c63 s e o cupe amg gt s ambos gerando 510 cv e mais de 65 mkgf de torque em seus v8 4 0 biturbo antes disso contudo teria um amistoso com dois conhecidos meus os mercedes benz a45 e cla45 amg quatro cilindros 2 0 turbo 360 cv traçao nas quatro rodas e cambio de dupla embreagem pense em um momento saboroso mas extremamente curto rapidinha comentada com tantos jornalistas no local e menos de uma hora na sessao de test drive os organizadores tiveram de fazer algumas escolhas limitar muito o contato com os produtos no cla45 e no a45 pude dar apenas duas voltas no c63s e no amg gt sequer realizamos uma volta completa e recomendar o maximo de conservadorismo na tocada pois os veiculos quase nao teriam espaço para o cool down de freios e transmissao o video que gravei abaixo da uma boa ideia da dinamica da experiencia na sequencia meus comentarios sobre as novidades para nossas avaliaçoes completas e detalhadas dos mercedes cla45 e a45 amg clique nos links destacados [youtube id= gyoq2zvhzbq width= 620 height= 349 ] mercedes benz c63 s us$ 209 900 / r$ 545 740 a grande quebra do paradigma da nova geraçao da versao amg do mercedes benz classe c a w205 e o fim da era aspirada nao perca a nossa despedida do antigo c63 black series como seus irmaos maiores s63 cls63 e e63 o novo c63 ganhou um v8 biturbo mas apesar de a sigla ser a mesma este cara usa outro motor em vez do 5 5 biturbo m157 o mais compacto alem do bloco menor as turbinas gerando ate 1 2 bar de pressao ficam posicionadas entre as bancadas de cilindros separados por 90 graus e leve 4 0 biturbo m177 que tambem equipa o amg gt em uma versao mais hardcore com carter seco para permitir a instalaçao mais baixa com 510 cv nesta versao s estamos falando de 53 cv a mais que o seu antecessor 6 2 aspirado a transmissao segue a mesma soluçao automatica de sete velocidades com sistema de embreagens banhadas a oleo veloz suave e com varias programaçoes ativadas de acordo com o modo dinamico macro ajuste e com a tocada do piloto micro ajuste visualmente o salto de agressividade do novo c63 em relaçao ao modelo de produçao ficou mais discreto quando comparado a geraçao anterior se os para choques dianteiros seguem com as grandes bocarras para os radiadores de agua oleo e intercooler desta vez apenas os para lamas dianteiros foram alargados devido ao aumento de 31 mm nas bitolas os traseiros permaneceram iguais ao classe c convencional mas seus numeros nunca estiveram tao proximos ao mundo dos superesportivos o que explica o uso dos pneus michelin pilot super sport 245/35 r19 e 265/35 r19 zero a 100 km/h em 4 segundos cravados maxima de 290 km/h limitada eletronicamente com 1 730 kg e 510 cv sua relaçao peso potencia e de 3 39 kg/cv infelizmente na correria deste evento cronometro acabei indo pra pista com a programaçao no modo normal deixando de aproveitar o race mode exclusivo da versao s do c63 com isso nao so tive de lidar com uma programaçao bastante conservadora do controle de estabilidade e traçao como tambem nao desfrutei do ronco mais alto outra novidade desta geraçao o sistema de escape com defletor ativo permite alternar entre uma configuraçao mais esportiva ou mais silenciosa como nos porsche 911 carrera s e jaguar f type no modo normal as trocas de marcha tambem ficam mais suaves bem como os coxins de motor ativos a direçao eletromecanica e os amortecedores mais macios de carga variavel eletromagneticamente foi uma pena no lado do desempenho e diversao em pista seria injusto eu criticar o sub esterço e a limitaçao eletronica ao torque do motor nas saidas de curva pois a programaçao nao estava adequada mas interessante para ter uma breve noçao de como e o comportamento dinamico do novo c63 no modo mais civilizado bote muitas aspas nisso mercedes benz amg gt s us$ 329 900 / r$ 857 740 com todo o bloqueio do controle de traçao do c63 s no modo normal em mente ingenuamente esmaguei o pedal do acelerador do amg gt s com pouco respeito nas saidas das curvas 3 4 e 5 do velo citta zig zag zum tomei como resposta rabeadas secas dignas de um dodge viper mas com uma diferença o amg gt tem a agilidade no turn in de um porsche 911 gt3 muito mas muito diferente do sls que era veloz mas tinha mais sensaçao de inercia e pegada de grand tourer tecnicamente o gt segue na mesma categoria nas entradas de curva para obter essa agilidade o amg gt alem de possuir suspensao em duplo a de aluminio forjado na frente e atras possui monobloco de liga de aluminio e capo de pasmem magnesio senhores e senhoras este carro e definitivamente um universo a parte e com certeza o amg mais letal ja feito ele impoe respeito com força de esmagar ossos os numeros zero a 100 km/h em 3 8 s maxima de 310 km/h limitada eletronicamente impressionam mas o que realmente deixa o queixo caido e a forma como ele entrega estes numeros brutal e pouco o empuxo de retomada impressiona tanto quanto um gt r as trocas de marcha do transeixo de dupla embreagem e sete velocidades sao instantaneas como em uma ferrari 458 e a comunicabilidade do pedal de freio e solida como em um porsche a rolagem de carroceria beira a zero mesmo o torque vectoring feito pelo diferencial traseiro e pelas pinças de freio faz a dianteira apontar de forma tao instantanea que voce tendera a adiantar os pontos de tangencia na sequencia o equilibrio do ajuste de suspensao mantem a dinamica verdadeiramente neutra com zero sub esterço dinamicamente ele parece pesar 1 400 kg nao 1 645 kg portanto nas saidas de curva voce precisa tomar cuidado para a traseira nao deslizar sao 66 3 mkgf de torque a praticamente qualquer rotaçao descobrir a forma suave e veloz de alimentar o v8 4 0 biturbo nas saidas de curva sem destracionar e o segredo da velocidade neste cupe monstruoso calçando slicks ele deve virar um destruidor de cronometros minha pilotagem foi horrivel e ter apanhado do gt s foi excelente porque isso traz uma mensagem este e um carro com curva de aprendizado longa que exige do piloto para que todo o seu potencial seja explorado isso deixa a experiencia saborosa envolvente organica para iniciados pois nivela por cima certamente nas programaçoes mais amenas descobri no meio da volta que o veiculo estava na programaçao race mode ele apresenta mais docilidade mas entenda docil como mastigar a seco um punhado de pimentas jalapeno race mode o mesmo mas caminhando sobre brasas resta agora descobrir melhor como sao estes dois demonios pois meu contato com os produtos sequer chegou a tres minutos mal pude olhar para a cabine dos carros nos ja solicitamos a mercedes benz tanto o c63 s quanto o amg gt s para uma avaliaçao completa como os veiculos ainda nao estao em frota deve levar algum tempo ate termos um contato mais longo com os modelos ai sim poderemos destrinchar ao maximo possivel nossas impressoes e mostrar todos os pormenores tecnicos destes amg para voces
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