sete meses depois da chegada do camaro ss reestilizado com face inspirada no modelo de 1969 a chevrolet anuncia a chegada do modelo sunrise ou simplesmente conversivel por 10% a mais ou r$ 239 900 voce perde o teto rigido e ganha a experiencia de poder incorporar o espirito dos pace cars norte americanos das decadas de 1960 e 1970 tomando na orelha o murro sonoro dos 406 cv do v8 6 2 sem filtros a chevrolet organizou um evento de lançamento para que nos jornalistas acelerassemos o muscle de cabelos ao vento na pista circular de seu complexo de testes de cruz alta sao 4 3 km de extensao diametro de 1 4 km o equivalente a nove estadios do maracana e faixas que variam de 4 2% a 56 6% de inclinaçao se por um lado isso limitou ao extremo as impressoes dinamicas do muscle por outro rendeu uma especie de revival simplificado de talladega as avessas nos circulamos no sentido horario [gallery link= file columns= 4 ids= 12949 12948 12951 12950 ] igual mas bem diferente tanto na parte mecanica quanto nos equipamentos o sunrise e identico ao camaro ss coupe sob o capo la esta o v8 small block l99 de 6 2 litros com 406 cv a 5 900 rpm corte de giro a 6 600 rpm e 56 7 mkgf a 4 600 rpm 90% deste torque ja esta disponivel as 3 000 rpm casado ao cambio automatico de seis marchas gr6 com opçao de trocas manuais por borboletas atras do volante este conjunto leva o camaro aos 100 km/h em 4 8 s com maxima limitada eletronicamente a 250 km/h principais equipamentos rodas de liga aro 20 com pneus pirelli p zero 245/45 r20 dianteiros e 275/40 r20 traseiros discos de freio com 365 mm de diametro na frente e 355 mm atras pinças de freio brembo quatro pistoes nas quatro rodas ar condicionado digital direçao eletrica regulagens eletricas nos bancos dianteiros revestimento em couro bancos aqueciveis quatro airbags freios abs com ebd controles eletronicos de estabilidade e de traçao sistema multimidia my link com navegador e tela de 7 sensores de estacionamento camera de re projetor de velocidade e rotaçoes do motor em pelicula sobreposta ao para brisa heads up display cores preto global branco summit amarelo lemon peel cinza ashen na foto abaixo note no capo o respiro inspirado no camaro zl1 o ar frio entra pela grade troca calor com o radiador e sai por estes dutos reduzindo a temperatura do cofre e auxiliando no escoamento aerodinamico e sim o volante poderia ter um pouco menos de assinatura da marca e ter mais cara de camaro pois e parecido demais com a peça de qualquer outro veiculo da chevrolet do onix ao cruze [gallery link= file columns= 4 ids= 12945 12944 12946 12952 ] a falta do teto implica em uma grande perda de resistencia a torçao estrutural e e por isso que todo carro conversivel pesa mais fora o sistema de acionamento do teto o automovel precisa ter seu monobloco reforçado para assegurar rigidez similar especialmente no caso deste camaro que manteve as mesmas cargas de amortecedores e molas do cupe no detalhe da imagem abaixo voce ve os bracings e subframe connectors que foram instalados para amarrar o assoalho e destacado em vermelho na ilustraçao principal o arco que recebeu mais reforços no monobloco garantindo integridade em caso de capotamentos com tudo isso o camaro ganhou 126 kg totalizando massivos 1 916 kg o sistema do teto tambem consumiu 30 litros do porta malas que tem 290 l dica estes bracings e subframe connectors caem muito bem em um cupe com amortecedores modificados ou pneus mais aderentes empresas como a hotchkis fornecem reforços similares com direito a barras para conectar as torres dos amortecedores presente de serie no camaro conversivel na ilustraçao abaixo fica bem claro que a chevrolet seguiu a mesma orientaçao de design do modelo de primeira geraçao a versao cupe tem caimento de teto mais suave enquanto a conversivel adota um estilo mais hardtop com angulo bem demarco para a coluna c o camaro sunrise tem o vidro lateral traseiro mais curto ficando ainda mais parecido com o modelo de 1968 ilustrado e o vigia que e de vidro termico menor no fim deste post voces verao a capota fechada para abrir o teto de nylon que usa o mesmo material do corvette com direito a tratamento acustico o carro precisa estar estacionado e com o cambio na posiçao p voce destrava uma argola manualmente e depois aciona o sistema eletrico em uma operaçao que leva 20 segundos depois disso caso queira voce pode instalar um acabamento de vinil leva cerca de um minuto deixando a aparencia mais fluida como na foto abaixo uma vez com o teto aberto a sua relaçao com a cabine muda completamente em primeiro lugar aquela sensaçao de confinamento que o camaro cupe da pelo seu teto baixo e linha de cintura alta desaparece mas acima de tudo voce ganha uma experiencia muito mais envolvida com o ambiente voce deixa de ver o mundo por janelas para interagir com o espaço de forma direta o vento invade a cabine o ronco do v8 te envolve por todos os lados em breve faremos uma trip noturna com um conversivel para voce entender a dimensao da coisa embora a posiçao de dirigir seja muito boa para os entusiastas com assento baixo e pedais recuados; ha limitaçoes de ergonomia o volante tem raios gordos e diametro um tanto quanto grande para a proposta do carro o pedal de freio poderia ser menos macio e os bancos sao largos e com apoio lateral apenas suficiente acaba sendo uma forma sutil de o camaro te dizer que sua proposta e mais laid back do que sangue nos olhos ainda que nas maos de um cara experiente este chevy possa fazer um belo estrago curvas so para um lado como falei no inicio deste texto nosso contato com o camaro sunrise foi limitado a pista circular com velocidade maxima estrangulada na ecu a 200 km/h originalmente a programaçao e de 250 km/h neste local a sensaçao de tocada foi a mesma do cupe otimo controle dos amortecedores mesmo na velocidade maxima apenas uma compressao e retorno mesmo com bumps significativos presentes no percurso e muita estabilidade direcional algo de se esperar em um carro de quase 2 toneladas com carroceria longa e larga e com as rodas plantadas nas extremidades para trazer alguma informaçao sobre a dinamica do camaro resgato abaixo minhas impressoes sobre o ss coupe extraidas em novembro do ano passado vale lembrar que nao pudemos avaliar o conversivel em trechos sinuosos sua carroceria menos rigida e 126 kg mais pesada possivelmente apresente geometria de suspensao sensivelmente menos estavel e reaçoes mais lentas pela maior inercia contudo vale ponderar nao escutamos um unico ruido de acabamento ou de estrutura que seria algo tipico de conversiveis o trabalho no monobloco parece ter sido primoroso emocionante sim mas nao e um carro para newbies ele e um carro proporcionalmente largo para o seu entre eixos 1 91 m e 2 85 m respectivamente e isso combinado ao torque de quase 57 mkgf resulta em um carro nao muito tolerante com quem dirige muito agressivamente em estradas sinuosas especialmente porque comunicabilidade nao e o seu ponto mais forte e ele usa diferencial autoblocante com o controle de estabilidade no modo esportivo a sutil saida de frente vira uma escapada de traseira num instante pra andar rapido o camaro exige sensibilidade dinamica e modulaçao carinhosa no acelerador em saidas de curvas mais fechadas talvez esta seja uma das razoes para a sua caixa de direçao nao ser tao direta 16 8 1 contra a media de 14 1 dos esportivos seus controles de estabilidade e de traçao possuem quatro estagios no total recomendo voce escala los de forma respeitosa ate chegar no modo 100% esportivo por todas estas pegadinhas mais um pensamento estereotipado em relaçao aos automoveis americanos ignorando o dna australiano da plataforma zeta a mesma do omega os mais incautos acham que o chevy nao faz curva afinal ele nao e travado de suspensao e nao aponta agressivo nas entradas de curva como o bmw m3 sua receita dinamica e mais classica com mais movimentaçao da carroceria a questao na verdade e outra andar forte com o camaro e tarefa para iniciados nao ha duvidas de que sua curva de aprendizado e mais longa do que na maioria dos esportivos alemaes em circunstancias de direçao esportiva sua grande desvantagem esta nas frenagens nao tanto pelo alto peso que ao menos e bem distribuido 52 48 muito mais pelo cambio automatico que exige uma queda muito grande de rotaçoes antes de aceitar reduçoes o que dificulta em transiçoes feitas com trail braking os entusiastas de sangue quente sentirao falta do tremec t56 de seis marchas disponivel no mercado americano com cambio manual qualquer muscle car vira uma maquina completamente diferente bottom line o camaro ss ja era um carro de nicho contudo a sua relaçao entre apelo visual desempenho e preço acabaram o tornando em um negocio lucrativo ate mesmo para a chevrolet o que explica a presença do modelo em praticamente toda e qualquer concessionaria do pais o camaro sunrise ss e algo ainda mais de nicho o que explica a expectativa da marca de vender apenas 100 unidades por ano 10% das vendas do cupe mas quando pensamos em possiveis concorrentes para ele fica facil de concluir que sua situaçao fica ainda mais beneficiada que seu irmao de teto fechado sao pouquissimos os conversiveis disponiveis no mercado brasileiro e se pensarmos naqueles com motor v8 entao sobram apenas carros como jaguar f type v8 s mercedes benz slk55 amg/sl amg e bmw 650i que sao muito mais sofisticados mas custam entre duas e tres vezes mais o camaro sunrise acabou criando um filao intermediario entre os conversiveis da mini e os de extrema elite e qual camaro comprar bem por mais estranho que pareça o sunrise me parece muito mais interessante seu monobloco aparenta rigidez compativel com a do cupe e a possibilidade de se vivenciar um conversivel v8 algo que definitivamente voce precisa experimentar antes de concluir a respeito e nada menos do que sedutora especialmente em hillclimbs improvisados em estradas de serra durante a madrugada tive esta experiencia com um slk55 amg na serra de maresias a meia noite no meio da semana eu iria pelo cupe se tivessemos mais opcionais de performance como por exemplo os diferenciais de relaçao curta cambio manual tremec e o pacote esportivo rs o que inclui os farois com elementos oticos redondos como e nos eua sem estas opçoes apimentadas o camaro cupe acaba tendo apelo maior com o publico de imagem que com o entusiasta com graxa na veia portanto ja que o pacote brasil tem uma pegada mais cruiser bem que o passeio entao seja feito num pace car que traga o maximo de liberdade em sua experiencia ao volante bonus 1 fotos oficiais se voce prefere uma descriçao visual mais literal confira algumas fotos oficiais da chevrolet do brasil do camaro sunrise na cor amarelo lemon peel [gallery columns= 4 link= file ids= 12916 12919 12917 12918 ] bonus 2 galeria do camaro ss coupe [gallery link= file columns= 4 ids= 12731 12732 12733 12734 ] se voce tem boa memoria vai se lembrar que aceleramos no ano passado o camaro ss coupe no mesmo local por coincidencia o clima estava igualmente macabro [gallery link= file columns= 4 ids= 12736 12737 12738 12739 ] ficha tecnica chevrolet camaro sunrise ss conversivel 2014 motor v8 aspirado longitudinal 6 162 cm³ 16v comando de valvulas variavel injeçao multiponto sequencial gasolina potencia 406 cv a 5 900 rpm corte de giro a 6 600 rpm torque 56 7 mkgf a 4 600 rpm transmissao automatica de seis marchas traçao traseira diferencial autoblocante suspensao dianteira mcpherson e traseira multibraços freios discos ventilados na frente e atras pneus pirelli p zero 245/45 r20 dianteiros e 275/40 r20 traseiros dimensoes 4 83 m de comprimento 1 91 m de largura 1 37 m de altura e 2 85 m de entre eixos peso 1 916 kg 52% sobre o eixo dianteiro 48% sobre o traseiro itens de serie ar condicionado digital direçao eletrica regulagem eletrica nos bancos revestimento em couro bancos aqueciveis quatro airbags freios abs com ebd controles eletronicos de estabilidade e de traçao sistema multimidia com navegador e tela de 7 sensores de estacionamento camera de re preço r$ 239 900 junho de 2014
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