se ha um segmento no qual a chevrolet possui tradiçao este e o dos sedas medios e grandes em suas respectivas epocas opala monza omega e vectra sempre gozaram de posiçao privilegiada no mercado tanto em vendas quanto no sentido aspiracional ja o cruze teve vida mais dificil nascido quando o seu segmento ja estava completamente dominado por civic e corolla pouco pode fazer frente a supremacia japonesa em termos de penetraçao no mercado em uma epoca na qual tudo o que se fala e eficacia energetica a tradiçao agiu como uma faca de dois gumes mas o troco acaba de sair do forno e considerando a falta de lançamentos recentes neste segmento nao poderia ter aparecido em melhor hora quase tres meses antes da nova geraçao do civic chegar ao pais e sabe se la quanto tempo adiante da decima primeira geraçao do corolla o cruze turbo chega ao brasil sincronizado com o resto do globo trazendo uma plataforma nova e moderna motor downsized de aluminio e uma serie de tecnologias que costumam aparecer somente em segmentos superiores nos aceleramos o chevrolet na cidade na estrada na pista de testes da gm e ainda dissecamos toda a parte tecnica de sua plataforma e motor dividimos esta avaliaçao em sete assuntos que consideramos essenciais para voce sacar qual e a do cruze turbo vamos la 1 a plataforma e nova mais rigida e mais leve o cruze da geraçao anterior foi concebido no centro de design da gm da coreia do sul a ponto de ele de fato ter sido lançado primeiro la com o nome de daewoo lacetti premiere ja o novo modelo apresenta uma especie de versao mestiça do conceito de design do malibu e do impala com farois mais espichados e amendoados que estes a regua da tampa traseira e exclusividade da versao brasileira sua silhuta ficou bem mais fluida flertando com a ideia de cupe quatro portas tal como o focus fastback e a nova geraçao do civic que esta para ser lançada no brasil seu coeficiente de arrasto e bom 0 30 15% melhor em relaçao ao modelo antigo ele ficou pouca coisa maior 62 mm extras no comprimento 4 66 m 9 mm a mais de altura 1 48 m 15 mm adicionados ao entre eixos o que melhorou o espaço para as pernas dos passageiros de tras que agora e de 2 70 m mas o mais importante e que ele ficou pouco menos de 100 kg mais leve pesando 1 321 kg isso porque o cruze turbo estreia a plataforma modular global d2xx criada pela opel com concentraçao de aços de alta resistencia muito maior mais precisamente 72% de seu monobloco e composto de aços deste tipo o que resultou em resistencia a torçao 25% maior ao mesmo tempo em que 52 kg foram reduzidos apenas no monobloco desenhos inteligentes e mais finos das chapas dos componentes removiveis mais o uso de aluminio no bloco carter e cabeçote do motor e em algumas peças de suspensao sao responsaveis pelo alivio restante o desenvolvimento do conjunto dinamico ficou a encargo da equipe global de pesquisa & desenvolvimento da gm que usou e abusou do circuito de nurburgring nordschleife para encontrar o ajuste ideal para o brasil o cruze ficou 10 mm mais alto e teve a carga dos amortecedores e molas reajustada para lidar com o nosso asfalto no começo deste ano a versao hatch do cruze foi apresentada nos eua devendo ser introduzido no mercado de la nos proximos meses mas por enquanto teremos apenas o seda no brasil 2 seu motor entrou 100% na era do downsizing e e 30% mais eficaz o grande calcanhar de aquiles do cruze antigo era o consumo do seu motor 1 8 ecotec o que acabava pesando na fama dos sedas beberroes da chevrolet nesse sentido o novo motor 1 4 ecotec turbo reverte essa reputaçao completamente e o fato da gm ter decidido nao oferecer o 1 8 aspirado deixa clara a intençao de reconstruir sua imagem essa atitude deve forçar a concorrencia a se mexer na mesma direçao o que e muito bom em termos de consumo o novo motor e nada menos que 30% mais eficaz o que rendeu nota a no selo de eficiencia energetica do inmetro numeros usando gasolina 150 cv a 5 600 rpm 24 mkgf entre 2 100 e 4 000 rpm 11 2 km/l na cidade e 14 km/l na estrada usando etanol 153 cv a 5 200 rpm 24 5 mkgf entre 2 000 e 4 000 rpm 7 6 km/l na cidade e 9 6 km/l na estrada o zero a 100 km/h e declarado em 9 s 0 8 s mais rapido que o antigo 1 8 aspirado que rendia 144 cv a 6 300 rpm e 17 8 mkgf a 3 800 rpm como em todo motor downsized o grande salto se da na rotaçao do torque maximo resultando em força total em rotaçoes muito baixas no desenvolvimento do 1 4 ecotec turbo feito em conjunto pelas equipes de engenharia dos eua coreia do sul alemanha e brasil as premissas foram o maximo de eficacia energetica e o minimo de ruidos vibraçoes e massa como podemos ver no grafico abaixo os caras miraram em um rival bastante especifico e famoso o 1 4 tsi vamos ao data sheet do coraçao do cruze turbo diametro x curso 74 mm x 81 3 mm um long stroke portanto bloco de aluminio com capas de mancal com deckplate para aumentar a rigidez pistoes aluminio fundido taxa de compressao de 10 1 tratamento de grafite para reduçao de atrito saias reduzidas desenho da coroa projetado para gerar turbulencia na camara e otimizar a combustao 3 aneis de espessura reduzido bielas aço sinter forjado 129 25 mm de comprimento virabrequim aço forjado cabeçote de aluminio valvulas de admissao de 27 75 mm de escape 23 05 mm recheadas com sodio para arrefecimento comandos acionados por corrente e com variadores de fase continuamente variavel coletor de escape integrado pressao media efetiva de combustao de 10 1 mpa turbo mitsubishi heavy industries mhi pressao media de 0 96 bar com picos de 1 2 bar rotor de 44 mm 220 500 rpm de rotaçao maxima carcaça de inox valvula waste gate eletronica integrada injeçao direta ate duas injeçoes por ciclo de combustao bomba de injeçao integrada ao comando mais bomba de baixa no tanque lubrificaçao bomba de oleo de deslocamento variavel entre pouco mais de 200 kpa e quase 500 kpa alterna a 3 500 rpm sistema dual pressure para otimizaçao de eficiencia jatos por baixo dos pistoes para arrefecimento dos mesmos controlados sob demanda tropicalizaçao para flex leitura de combustivel na linha por sinal de condutividade eletrica como no up tsi a leitura previa permite que a ecu explore de forma muito mais arrojada a pressao da turbina e o emagrecimento da injeçao sem o risco de detonaçao sedes de valvulas valvulas e velas de igniçao dimensionadas a aplicaçao o cambio automatico de seis marchas e o gf6 iii terceira geraçao da transmissao ja usada na nova captiva que incorpora algumas evoluçoes que resultaram em mais eficacia energetica pelas reduçoes de perdas parasitarias 3 seu preço assusta os incautos novidades e evoluçoes a parte sem duvida o trending topic do cruze e o seu preço se o modelo de geraçao anterior partia de r$ 74 mil e chegava a ate r$ 85 mil o preço inicial da nova e de r$ 89 990 lt passando por r$ 96 990 lt plus e chegando a ate r$ 107 450 ltz plus comparando as versoes de entrada e topo de linha entre a antiga e nova geraçao temos um delta de r$ 15 mil e de r$ 22 mil respectivamente por que este salto na primeira impressao os numeros dao um baque e sao consequencia direta da decisao da chevrolet em posicionar o novo cruze no topo da cadeia alimentar de sua categoria o sinal mais claro disso esta no powertrain nao ha opçao de motor aspirado nem de cambio manual todos sao 1 4 turbo com transmissao automatica de seis velocidades e o proprio packaging da versao de entrada lt mudou bastante ficando proximo aos equipamentos de serie da topo de linha da geraçao anterior incorporando itens como o assistente de partida em rampas o sistema de monitoramento da pressao dos pneus a camera de re sensores de estacionamento e o sistema multimidia mylink 2 de qualquer forma a gm tem em maos um desafio que ela mesmo criou fazer tanto o seu mailing de donos do cruze antigo quanto o comprador medio de showroom visualizarem e aceitarem este reposicionamento de produto nao vai ser facil outro ponto e considerando o preço inicial de r$ 90 mil os degraus acima da lt estao substancialmente mais salgados do que o ideal resultando em um salto de r$ 17 460 entre a lt e a ltz que e composto apenas de equipamentos ainda que alguns sejam novidades para a sua categoria visto que o motor e o cambio sao os mesmos em toda a linha novo cruze lt r$ 89 990 ar digital single zone controlador de velocidade de cruzeiro camera de re e sensores de estacionamento na traseira controle de traçao e de estabilidade assistente de partida em rampas sistema multimidia mylink 2 com tela touchscreen de 7 e navegador sistema start stop sistema isofix freios com abs ebd e pra servo assistente para frenagens emergenciais rodas de liga aro 17 farois de neblina cambio automatico de seis marchas sistema onstar sistema de monitoramento de pressao dos pneus retrovisores externos com aquecimento air bags frontais e laterais 4 novo cruze lt plus r$ 96 990 adiciona air bags de cortina 6 luz de conduçao diurna em led sensores crepuscular e de chuva sensores de estacionamento na dianteira sistema keyless para entrada e partida por botao detalhes das maçanetas e grade cromadas tapetes de carpete rodas de liga aro 17 escurecidas computador de bordo colorido no painel de instrumentos mylink 2 com tela de 8 e navegador 3d novo cruze ltz plus r$ 107 450 adiciona alerta de colisao frontal alerta de ponto cego assistente de permanencia na faixa farol alto adaptativo indicador de distancia do veiculo adiante sistema de estacionamento automatico regulagem eletrica no banco do motorista carregador wireless no console central acabamentos internos na cor cinza/creme ha seis opçoes de cores branco abalone vermelho edible berries cinza satin steel e preto ouro negro branco summit e prata switchblade o interior preto e exclusivo das versoes lt enquanto o cinza com creme fica apenas na topo de linha ltz 4 ele nao e mais brasileiro por enquanto outro fato que salgou a conta do cruze e o seu novo passaporte misto o seda deixou de ser fabricado na planta de sao caetano do sul para vir importado de rosario santa fe argentina mas o motor vem da planta de ramos arizpe mexico ou seja alem do frete e do maior custo de fabricaçao por ser turbinado de injeçao direta e com bloco de aluminio o conjunto e precificado em dolares fala se que a fabrica de santa fe pode eventualmente iniciar a produçao local dos motores mas ja se sabe que tambem ha estudos para a fabricaçao do 1 4 turbo na fabrica de motores e cabeçotes da general motors do brasil em joinville sc cujo posicionamento geografico tambem e muito estrategico para nossos hermanos 5 a cabine melhorou em acabamento espaço e tecnologia o painel do novo cruze apresenta o mesmo conceito dual cockpit da geraçao anterior inspirado vagamente na silhueta do painel do antigo corvette c2 mas ha diversas evoluçoes ha maior emprego de plasticos do tipo soft touch a face do painel ganhou um acabamento de costura francesa o console central ficou mais minimalista e ganhou guias de led azuis em torno dos controles do multimidia e do ar digital a chevrolet faz questao de frisar que o couro dos bancos e legitimo a cor creme ou cinza dependendo do ponto de vista da cabine e exclusiva da ltz os demais modelos possuem acabamentos internos na cor negra a qualidade do acabamento e boa mas vimos uma ou outra falta menor como o desalinhamento de altura na junçao do console central proximo ao cambio e dobras visiveis na costura francesa da face do painel de forma geral a ergonomia de direçao e muito boa para a sua proposta acionamentos macios sem serem molengas boa amplitude de ajustes na coluna de direçao telescopica e nos bancos o volante multifuncional tem boa pegada e apresenta botoes na parte traseira dos raios para controle de volume e estaçoes do radio por exemplo nada de paddle shifters por aqui outro pecado e a falta do sistema dual zone no ar digital um baita tropeço para um veiculo que apresenta valor medio na casa dos r$ 100 mil o quadro de instrumentos ficou mais refinado e a partir da versao lt plus traz uma tela colorida de 4 2 polegadas no computador de bordo que pode exibir informaçoes como pressao dos pneus vida util do oleo carga da bateria distancia do carro da frente e dedurar a influencia dos principais consumidores energeticos ar condicionado ventilador desembaçadores o sistema de multimidia mylink 2 tem tela touchscreen de 8 7 na versao lt e ja traz android auto e apple car play e navegador embarcado todos os modelos ja trazem o onstar que oferece uma serie de serviços como alerta de distanciamento do valet monitoramento de deslocamento alarme de rodizio consierge e botao de emergencia para assistencia mecanica ou medica a versao topo de linha ltz traz uma serie de tecnologias que sao pouco vistas em seu segmento boa parte delas assistentes semi autonomos como assistente de permanencia na faixa alerta de colisao frontal alerta de ponto cego no espelho retrovisor sistema de estacionamento automatico e farol alto inteligente desativa momentaneamente o facho alto quando detecta outros veiculos outros mimos da ltz sao o banco do motorista com ajustes eletricos e carregador de celular sem fio via induçao eletromagnetica em um suporte localizado no console central para smartphones compativeis o espaço traseiro no cruze melhorou bastante com o ganho de entre eixos e o rearranjo da cabine bom angulo de encosto bastante folga para os joelhos leva tres adultos de 1 80 m com conforto ainda que falte saidas de ventilaçao para os passageiros de tras o porta malas perdeu 10 litros mas ainda oferece bons 440 litros 6 sua dinamica esta no lado racional da historia e podia ter mais tempero plataforma 25% mais rigida cem quilos mais leve aerodinamica 15% melhor motor turbinado cambio de seis marchas mais eficaz dinamica calibrada em nurburgring e um big ‘n red logotipo turbo estampado na traseira que sozinho ja rende uns 15 cv a mais e ai ja esta com agua na boca pensando em dobrar os ombros de pneus no touge e nas possibilidades de remap entao segure um pouco os animos vamos botar isso de forma bem direta o cruze nao e o cara pra isso pelo contrario o veiculo foi projetado integralmente para oferecer o maximo de conforto de rodagem e eficacia energetica e todas as tecnologias e fatos do paragrafo acima foram focados neste objetivo voce vai sentir isso em graos maiores no mapeamento do acelerador eletronico cuja curva de resposta e amortecida do cambio que oferece trocas macias como seda e intervalo de troca ate curto mas respostas um pouco lentas ao seu comando e por fim no ajuste da suspensao com subesterço pronunciado e comunicabilidade da direçao eletrica limitada entre o pico e o decaimento de aderencia dos pneus contudo por ser leve largo e ser muito bem ajustado de carga ha bastante aderencia lateral agora comece o filme de novo mas em vez de esperar um rival do jetta gringo ou algo com a dinamica do focus pense num cara para brigar com o corolla civic peugeot 408 e citroen c4 lounge dai tudo se encaixa e as vantagens aparecem na estrada a vantagem e incontestavel em relaçao aos concorrentes aspirados tanto em consumo rodoviario quanto na capacidade de empuxo para fazer ultrapassagens e superar aclives voce precisa ficar atento ao velocimetro pois se se distrair vai manter uma velocidade de cruzeiro na casa dos 150 km/h sem esforço e na cidade fica o destaque para a capacidade de complacencia da suspensao para lidar com buracos e falhas no piso absorvendo sem bater seco ainda que a chevrolet deveria ter aproveitado a oportunidade da geraçao nova para incorporar um sistema de suspensao independente na traseira como a do focus em vez do eixo de torçao a marca oferece um sistema traseiro com barra em z somente na versao premier que nao e comercializada por aqui veja imagem abaixo a dianteira e do tipo mcpherson fora o motor o isolamento acustico e a qualidade de rodagem sao os grandes destaques do cruze o carro roda solto e silencioso com pouca resistencia a rolagem rotaçoes sempre baixas graças ao torque abundante e pouca interferencia externa graças ao bom isolamento tudo o que o modelo de geraçao anterior ja fazia de bom foi aprimorado sensivelmente e os seus maiores defeitos que eram o consumo elevado e a falta de torque em proporçao a massa foram sanados contudo ficamos com a sensaçao de que a gm poderia ter proposto uma calibragem de acelerador e de cambio nao tao amortecida nao para ser esportivo mas sim para ficar com mais tempero e vigor o acelerador acaba ficando longo de forma que voce precisa pisar aquele um pouco a mais para sentir o torque do downsized nao e por falta de força do motor mas sim pela parabola longa do mapeamento do pedal com o cambio a mesma coisa voce da o kickdown no acelerador e a reduçao de marcha acontece quase um segundo depois fica ausente aquela sensaçao de cambio telepatico que interpreta o que voce quer fazer antes mesmo de voce faze lo neste sentido a calibragem da transmissao de dupla embreagem do grupo vw ainda e imbativel na categoria 7 ele teve sorte no timing mas tem os seus predicados a pior coisa que uma nova geraçao de automovel pode sofrer e seu principal concorrente ser lançado antes e quando se fala de lideres como o civic e principalmente corolla isso significa ser jogado para terceiro plano neste sentido o cruze se deu bem a beça a nova geraçao do civic ainda deve levar entre dois e tres meses para ser lançada so tera o motor 1 5 turbo em sua versao topo de linha o restante da linha permanecera aspirada e seu preço ja e estimado na casa dos r$ 120 mil e o corolla se por um lado se encontra ja no fim do ciclo da atual geraçao quarto ano por outro devera levar bastante tempo ate ser lançado no brasil e o jetta que estreou o monopolio de line up downsized na categoria ja esta em seu quinto ano de produto um excelente produto e com custo beneficio superior ao cruze mas sem ar de novidade mais simples de acabamento e com substancialmente menos recursos tecnologicos com tudo isso o cruze deve desfrutar de uma posiçao privilegiada no mercado abocanhando compradores com o perfil do topo da cadeia alimentar do segmento e que buscam novidades na categoria que anda carente de lançamentos por outro lado o cruze abriu mao da fatia de entre r$ 70 e r$ 85 mil e ainda se encontra em desvantagem de performance com os rivais downsized franceses peugeot 408 1 6 thp r$ 89 590 e principalmente do citroen c4 lounge 1 6 thp que custa a partir de r$ 83 mil talvez a melhor opçao entre desempenho eficacia energetica e preço considerando o ciclo dos produtos concorrentes e ignorando a crise economica do pais e a alta do dolar o cruze turbo veio em otimo momento principalmente no sentido de trazer uma brisa de ar fresco para o portfolio da gm do brasil e um produto mundial com cronologia pontual em relaçao ao globo design moderno bom acabamento e muitos recursos tecnologicos que estao somente em segmentos superiores poderia ter menos sal na etiqueta e mais sal na dinamica poderia mas isso nao desabona os seus predicados
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