antes daquele 29 de julho nunca havia ficado numa fila de carros em interlagos que ja começasse no portao de acesso aos boxes mas para tudo ha uma primeira vez a sensaçao era de estar na fila da balsa para ilhabela durante o carnaval tanto pelo volume de automoveis aglutinados quanto pela sensaçao de que a festa estava rolando la do outro lado da margem o traçado do autodromo de interlagos nada menos que 192 sandero rs reunidos na setima ediçao do track day speed experience organizado pela renault que desta vez conquistou o titulo de maior evento renaultsport ja organizado na historia [gt40 content search= sandero rs widget= 1 title= os sandero rs a venda no gt40 com br ] mas nao era uma data importante apenas para a renault aquele foi um dos dias mais importantes da ordospec fabricante de upgrades tanto de motor quanto de suspensao e drivetrain alem de itens de personalizaçao para o sandero rs todos os seus pilotos de teste que estao validando o kit aspirado rs200 que sera lançado em breve pois a fabricaçao dos itens em serie ja começou estariam presentes bruno figueiredo hebert cangueiro organizador do htd track day ingmar biberg o guinho da injepro e marcio maia que tem todo o expertise como piloto de teste e desenvolvimento da renault seria a chance de todos verem estes carros em açao no vlog abaixo voce confere os bastidores da experiencia video on board comigo na minha melhor volta perdoem a espalhada no laranjinha e um bate papo com os pilotos de teste do rs200 que trara muitas informaçoes para quem esta se mordendo de curiosidade a respeito de como fica o sandero rs com o kit [youtube id= gwpvwv 1t9i width= 620 height= 349 ] para mim era mais um dia de experimentar um setup novo de geometria em nosso sandero rs os pirelli p zero trofeo r nos fornecem um nivel de aderencia fenomenal mas todo este grip teve um preço de balanço dinamico um pronunciado sub esterço causado pela eliminaçao do escorregamento dos pneus traseiros que agarram mais do que nunca nas curvas sem termos recursos como barra estabilizadora traseira regulavel ou a possibilidade de se alterar cargas de molas e amortecedores por enquanto a unica saida possivel e buscar reduzir o grip do eixo traseiro ao longo dos ultimos meses começamos subindo a pressao aos poucos ate chegar aos atuais 60 psi frios que ganham pouco menos de 5 psi quando na temperatura operacional coincidentemente conversei com o william freire piloto profissional e instrutor do centro de pilotagem roberto manzini e foi essa a pressao que ele adotou no projeto do rs da fullpower em paralelo a isso ja faz alguns meses que estamos com o maximo de cambagem possivel na dianteira utilizando os camber bolts em fase de desenvolvimento da ordospec como estou usando apenas um por manga estou com algo proximo a 2 5 graus negativos na dianteira mas o desgaste no ombro externo me indica que 1 preciso de ao menos mais um grau negativo e 2 preciso estabilizar a geometria da suspensao começando provavelmente com buchas de poliuretano de la pra ca vim abrindo divergencia na dianteira e desta vez tambem experimentei abrir um pouco no eixo traseiro isso feito o carro melhorou bastante ainda ha sub esterço mas o balanço dinamico ja esta muito proximo ao que era o sandero rs oem mas gerando muito mais aceleraçao lateral contudo com isso perdi um pouco de velocidade final sintoma que o william freire tambem me apontou como uma contrapartida provavel na pratica nao compensava colocar a sexta marcha no fim do reta dos boxes pois o corte de giro durava menos de meio segundo como devemos começar os trabalhos de instalaçao do rs200 a ordospec e parceira do flatout driving academy em breve com o daniel da home garage e provavel que quando encontrar a soluçao para o setup atual de suspensao começaremos da estaca zero novamente pois com mais potencia o balanço dinamico muda e um retrabalho que farei com o maior prazer pois e mais conhecimento para compartilhar com voces nao fiquei totalmente feliz com o meu tempo minha melhor volta que teve uma freada nao tao tardia no s do senna duas passagens de retardatarios e um erro no laranjinha foi 2 08 8 a melhor projetada com as parciais era 2 07 8 e na volta que eu arruinei veja no vlog tinha ganho quase 3 decimos so na primeira parcial mas fiquei feliz ao menos de representar a casa e ficar atras apenas dos carros com motores preparados da ordospec sobre o evento em si foi uma enorme festa muitos amigos muitos leitores muita risada e incontaveis bate papos entre as gravaçoes como sempre a parte da manha ate pouco depois da hora do almoço e reservada ao track day para proprietarios de sandero rs divididos em grupos de aproximadamente 30 carros com 3 baterias para cada grupo e na parte da tarde a renault leva clientes interessados no sandero rs para uma volta rapida desta vez com nomes como ricardo mauricio e bia figueiredo alem de exercicios dinamicos como slalom largadas e frenagens de emergencia; para que os clientes tenham um contato pessoal com o produto e verdade que no track day houve um ou outro contratempo a maior parte deles causada pela falta de experiencia de proprietarios que visitavam um autodromo pela primeira vez na vida por isso fica uma listinha de sugestoes para os proximos eventos alo renault 1 novatos de pista identificados com um adesivo de cor berrante na traseira motivo quem se aproxima ja sabe que pode acontecer um traçado errante ou erros inesperados isso tambem permite a todos darem mais conforto espaço para os novatos nao se aproximando tanto 2 baterias de pilotos experientes a parte motivo evitar diferença de velocidade que e a coisa mais perigosa em pista havia carros andando a 80 km/h em trechos de 160 km/h quem ja tem experiencia consegue andar mais proximo e de forma mais respeitosa e previsivel juntar pilotos muito rapidos com muito lentos = perigo 3 coaching para novatos com certeza um time de pilotos instrutores ajudaria muito os novatos a evitar perigo e a se divertir mais ha diversos pilotos profissionais que atuam nesta area 4 no caso de quebra ou modo de emergencia nao continuar arrastando na pista nao parar proximo ao asfalto como se fosse um acostamento nao parar na area de escape externa trazer o carro para o mais longe da pista possivel area de escape preferencialmente do lado de dentro o mais longe da pista e o mais proximo ao guard rail e nesta manobra observar atenciosamente se ha carros vindo 5 no caso de rodada ou saida de pista aguardar os carros passarem antes de fazer a manobra galeria de fotos by albuquerque photo o fotografo gabriel albuquerque esteve presente no evento a convite do pessoal do rs groupe e mandou ver numa galeria animal caso voce queira comprar alguma destas fotos em alta ou queira negociar com ele a produçao de um ensaio contate ele por sua pagina do flickr ou pelo whattsapp 61 9 9621 5724 vale tambem acompanhar o seu perfil de instagram
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