voce deve se lembrar do range rover sport v8 que aceleramos em agosto do ano passado um transatlantico de 4 85 m 2 310 kg e 510 cv no qual tudo era extremado luxo conforto imponencia desempenho sede por combustivel e claro preço mais de meio milhao de reais uma cobertura penthouse sobre quatro rodas iate sobre o asfalto faça a sua metafora o que temos para mostrar na avaliaçao de hoje e o carro mais importante do line up da marca a grande porta de entrada que veio com a missao de substituir o freelander 2 e de ser uma versao mais curta e dinamica do futuro novo discovery um veiculo cuja versao topo de linha custa menos da metade do sport v8 tem meia tonelada a menos na balança pega mais leve em termos de powertrain e capacidade off road mas possui muito de sua imponencia e luxo apresenta um conjunto mais funcional para o uso em base diaria e e mais confortavel e espaçoso que o evoque que custa mais caro adoçou o paladar eis entao o land rover discovery sport que chega as concessionarias ja neste mes com etiqueta a partir de r$ 179 900 e que vai ate os r$ 232 mil da versao hse luxury a que avaliamos sua importancia explica o fato de ele passar a ser produzido na nova fabrica brasileira de itatiaia rj a partir de 2016 se tornando o primeiro land rover fabricado no pais o antigo defender era manufaturado por processo ckd ate la seguira importado da planta de halewood inglaterra onde era feito o seu antecessor freelander 2 como e de praxe vamos começar apresentando o cardapio preços versoes e equipamentos o discovery sport veio ao brasil em tres versoes todas com o mesmo motor do evoque fabricado na planta de valencia da ford 2 0 turbo ecoboost a gasolina 240 cv a 5 500 rpm 34 6 mkgf de torque entre 1 750 e 4 000 rpm casado a transmissao automatica zf 9hp de nove marchas e sistema de traçao nas quatro rodas regulavel terrain response de acordo com a land rover o modelo chega aos 100 km/h em 8 2 s maxima de 200 km/h o navegador por gps e opcional em todas as versoes bem como o pacote com a terceira fileira de bancos que inclui sistemas de rebatimento saidas de ar condicionado e estepe reduzido que vem de serie na europa land rover discovery sport se r$ 179 900 ar condicionado dual zone sete air bags sistema multimidia com tela touchscreen de 8 entradas usb ipod auxiliar e bluetooth sensores de chuva e crepuscular bancos em couro e tecido controle de velocidade de cruzeiro sensor de estacionamento traseiro com camera de re sistema de audio de 80w com seis alto falantes assistente de estabilidade de trailer assistentes para descida de rampas hdc controles de traçao e de estabilidade estepe full size land rover discovery sport hse r$ 202 900 acrescenta ao conjunto teto solar panoramico farois de xenonio com assinatura em leds rodas de liga leve de 18 bancos em couro com ajustes eletricos sensor de estacionamento dianteiro entrada usb e saida de ar condicionado para os passageiros de tras sistema de audio de 250w com 10 alto falantes mais subwoofer acabamentos prateados nos para choques land rover discovery sport hse luxury r$ 232 000 todos os equipamentos acima mais rodas aro 19 carpetes premium bancos em couro premium windsor com memoria nos ajustes dianteiros com climatizaçao apoio de cabeça central atras iluminaçao interna personalizavel sistema de audio meridian de 825w com 16 alto falantes mais subwoofer vidros atenuadores de raios solares para o discovery sport a land rover anunciou um plano de cinco anos de revisoes basicas pelo preço total de r$ 990 estas revisoes incluem trocas de oleo e filtros oleo ar combustivel cabine bem como fluido de freio pele parecida outro esqueleto olhando a foto abaixo fica claro que o discovery sport flerta com a ideia visual de ser uma versao encurtada do range rover sport 4 59 m contra 4 85 m entre eixos de 2 74 m 21 cm mais curto mas sob esta pele similar ha um esqueleto bastante diferente e nao estamos falando so da diferença do v8 supercharger para o quatro em linha turbinado se o range rover utiliza um sofisticado monobloco todo de aluminio com chapas rebitadas e coladas em vez de soldadas processo tambem empregado no jaguar f type o discovery sport se envereda por soluçao um pouco mais mundana monobloco de aço combinado a alguns paineis de carroceria de aluminio capo teto e porta malas material que tambem esta presente nos braços superiores de suspensao exatamente como o evoque e o freelander 2 sua plataforma e a lr ms uma versao 90% modificada e reforçada da ford eucd european d class que tambem estrutura os volvo xc60 v60 e s60 a grade tipo colmeia e a coluna c puxada da carroceria e invertida para a frente permanecem como os legados da familia freelander e discovery mas em todo o resto o sport deixa muito claras as influencias recentes que revolucionaram a marca lanternas e farois estreitos chanfrados e com varios jogos de planos na assinatura de led e canhao de luz; linha de cintura ascendente e linha de teto descendente; uma certa sensaçao conceitual evoque mas combinada a janelas grandes e pilares solidos range rover sport [gallery columns= 4 link= file ids= 47759 47757 47758 47756 ] o resultado e um veiculo de proporçoes respeitaveis muita sensaçao de sofisticaçao mas mais amigavel ao uso na cidade que os irmaos mais velhos da range rover ao mesmo tempo ele oferece mais sociabilidade em termos de espaço iluminaçao natural e arejamento que o evoque o iate de sempre a primeira recepçao ao puxar a massuda maçaneta do land rover e olfativa o perfume levemente adocicado do couro windsor exclusivo da versao hse luxury quase tao bom quanto o couro oxford dos range rover este e ainda mais liso e macio a sensaçao e de entrar em uma loja de sapatos [gallery columns= 4 link= file ids= 47774 47765 47767 47766 ] logo em seguida voce e recebido por um ambiente que inspira sofisticaçao e robustez lembrando um pouco o conceito de cabines nauticas note o painel de faces largas e planas ele fica sim abaixo do evoque com o qual ele compartilha o cluster de instrumentos em termos de acabamentos especialmente na regiao do console central e da central multimidia note os botoes pequenos e retangulares de plastico preto liso sem a mesma sofisticaçao dos irmaos da range rover mas ainda e um interior de alto nivel a tela central de 8″ do sistema multimidia touchscreen tem uma interessante tecnologia dual view presente em outros veiculos da marca ele permite que o passageiro da frente assista a televisao ou a um dvd com fone de ouvido o veiculo acompanha tres jogos enquanto o motorista usa o sistema de gps ou o radio nao se trata de divisao de tela mas sim de um intrincado jogo de refraçao os plasticos claros que revestem os paineis de porta e a face inferior do painel possuem uma belissima textura de graos de areia bastante suave e refletem a luz de forma muito parecida com o couro que esta nos bancos e na face superior do painel a ergonomia de direçao e bem tipica de um suv assoalho alto e quadril elevado algo entre o evoque e o range rover sport e confortavel nao incita direçao esportiva mas apresenta boa ergonomia de uso lembrando um pouco um seda de luxo os pedais mereciam cobertura de aluminio a borracha exposta tira percepçao de valor para quem os notar como era de se esperar o espaço traseiro e melhor aqui que no evoque quatro portas sao oito centimetros a mais de entre eixos 2 74 m contra 2 66 m uma linha de teto mais afastada e balanço traseiro maior permitindo que o encosto do banco fique em um angulo mais relaxado o veiculo permite que quatro adultos de 1 80 m viajem muito bem acomodados a parte central do banco permite um quinto passageiro nao tao confortavel quanto os demais o porta malas oferece 454 litros de capacidade o evoque oferece 420 l expansivel para ate 981 litros com os bancos rebatidos para todo uso como todo land rover o discovery sport oferece capacidade off road o vao livre do solo e de 21 2 cm o mesmo do freelander 2 tem capacidade para atravessar trechos alagados com ate 60 cm de altura 10 cm a mais mas perdeu um pouco em angulos de ataque e break over em relaçao ao antecessor 25º e 21º respectivamente reduçao de 6º e 2º o angulo de saida e o mesmo 31º esta urbanizaçao do land rover tem muito a ver com o perfil luxury do comprador deste tipo de veiculo que fara sim suas trilhas alternativas e passara por terrenos bastante castigados mas nao chegara ao nivel extremo como era o perfil dos antigos discovery da decada de 1980 as soluçoes de transmissao lembram muito as incorporadas pelo jeep renegade trailhawk sua primeira marcha tem relaçao curtissima e faz o papel de reduzida quando solicitado no off road em condiçoes normais ele traciona apenas nas rodas dianteiras e um sistema de acoplamento viscoso envia ate 50% do torque para as rodas traseiras conforme a ecu detecta escorregamento dos pneus essa proporçao pode variar severamente de acordo com o mapeamento selecionado no painel areia neve lama asfalto ha assistente para descida em rampas muito util em barro molhado alem de assistente de estabilidade para rebocar trailers e os ja esperados esp e controle de traçao ja que estamos falando de asfalto como se comporta o irmao mais novo da familia o discovery sport apesar do nome trabalha com cargas de suspensao mais relaxadas que o evoque isso somado ao fato de ele ter entre eixos mais longo e de ser quase dez centimetros mais alto o deixa bem mais confortavel para enfrentar a buraqueira do nosso asfalto basicamente voce nao desvia de nada que nao sejam crateras e mesmo elas voce pode encarar deixando claro que sua proposta envolve um uso mais amplo do que o bmw x3 e o audi q5 mais orientados ao puro asfalto por outro lado dinamicamente ele tem menos da pegada de um crossover como o evoque e mais da de um suv de verdade um pouco mais de rolagem de carroceria respostas um pouco menos precisas feedback limitado do sistema de direçao em relaçao ao limite de aderencia mas ainda assim oferece um bom montante de grip para a sua categoria a questao central na verdade e que o veiculo sequer se propoe a isso com 1 841 kg seus 240 cv e 34 6 mkgf de torque sao suficientes para oferecer bom desempenho mas nao esportivo o foco e superar ladeiras andar carregado realizar ultrapassagens na estrada frear com muita segurança os discos possuem 325 mm na frente e 300 mm atras no fim das contas por mais entusiasta que voce seja rapidamente voce entende que o barato aqui e usa lo como um cruiser executivo um bom ritmo de estrada e de cidade sem o oceano de furia e som do irmao mais velho range rover sport como referencias de consumo a 100 km/h constantes obtive media de 12 km/l em ritmo de estrada flutuando entre 120 e 135 km/h com subidas e descidas o consumo baixou para 10 km/l na cidade com pouco transito 8 km/l sao boas medias se considerarmos o seu porte e massa mas claro um pouco mais de aluminio nesta carroceria seria muito bem vindo bottom line a nova porta de entrada ao mundo dos land rover acertou em cheio a sua proposta e resolveu de vez a carencia extremada causada pelo desenho envelhecido do freelander 2 que acredite ainda esta a venda seu porte combinado ao design conceitual e interior luxuoso o deixou a meio caminho em percepçao de valor em relaçao ao carissimo range rover sport e nao foram poucas as pessoas que ficaram surpresas ao descobrir que na verdade o land esta ai para brigar com x3 e q5 e que poderia custar quase um terço do range as diferenças acabam ficando longe dos olhos alem do motor brutal v8 de 510 cv e da transmissao sofisticada o range rover sport tem amortecedores de carga variavel altura ajustavel eletronicamente braços em duplo a na dianteira e monobloco e carroceria toda de aluminio e claro e bem maior e mais luxuoso isso posto a grande questao e o tamanho da batata quente que o discovery sport deixou nas maos do evoque afinal ambos possuem a mesma base mecanica mas o discovery e mais espaçoso atras roda mais confortavel tem mais porta malas e apresenta melhor visibilidade o range rover tem em suas maos o trunfo do design extremamente arrojado e um melhor acabamento interno mas sera que isso garante que os clientes pagarao entre 20 mil e 50 mil reais a mais certamente havera canibalizaçao o que nao deixa de ser bom para a marca com o discovery sport na verdade a land rover acaba ampliando o spread de compradores em potencial abraçando os que sentiam que o evoque quatro portas era apertado ou duro de suspensao a tendencia e que o evoque aos poucos se torne um veiculo de perfil mais especifico que atualmente [ fotos fabio aro ] serviço test drive & afins land rover discovery sport agende o seu test drive encontre a concessionaria mais proxima cadastre se na land rover home do produto ficha tecnica land rover discovery sport hse luxury motor quatro cilindros em linha transversal 1 999 cm³ 16v cabeçote com duplo comando de valvulas variavel mais levante variavel no escape injeçao direta combinada a sistema multiponto gasolina turbo potencia 240 cv a 5 500 rpm torque 34 6 mkgf a 1 750 rpm transmissao automatica de nove marchas traçao nas quatro rodas suspensao dianteira do tipo mcpherson e traseira do tipo multibraços freios discos ventilados na frente e solidos atras pneus continental cross contact lx sport 235/55 r19 dimensoes 4 59 m de comprimento 2 06 m de largura 1 72 m de altura e 2 74 m de entre eixos peso 1 841 kg itens de serie ar condicionado dual zone sete air bags sistema multimidia com tela touchscreen de 8″ entradas usb ipod auxiliar e bluetooth sensores de chuva e crepuscular controle de velocidade de cruzeiro sensores de estacionamento dianteiro e traseiro com camera de re assistente de estabilidade de trailer assistentes para descida de rampas hdc controles de traçao e de estabilidade estepe full size teto solar panoramico farois de xenonio com assinatura em leds rodas de liga leve de 19 bancos em couro com ajustes eletricos e memoria dianteiros climatizados entradas usb e saida de ar condicionado para os passageiros de tras acabamentos prateados nos para choques sistema de audio meridian de 825w com 16 alto falantes mais subwoofer vidros atenuadores de raios solares preço r$ 232 000 abril de 2015
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