muita coisa mudou de alguns anos para ca na mitsubishi se vimos o lancer evo dizer adeus e o eclipse virou um suv por outro lado o nucleo duro da mitsubishi segue preservado o mundo 4x4 especialmente os de arquitetura raiz com chassi tipo escada ladder frame diferencial central com bloqueio reduzida pneus de perfil mais alto e curso de suspensao realmente generoso e e exatamente isso que temos no pajero sport que chegou ao brasil neste ultimo mes com a tarefa de continuar a missao do pajero dakar que foi vendido por aqui entre 2009 e 2015 nao foi apenas uma mudança de nome foi tambem de passaporte o dakar era fabricado na planta de catalao go ja o sport vem da tailandia com uma serie de mudanças especificas para o nosso mercado tanto na parte de calibraçao do motor quanto de suspensao o nosso mit apresenta uma carga de suspensao mais firme que o do sudeste asiatico vale lembrar que em seus dois primeiros anos o dakar tambem vinha da tailandia começando a ser produzido aqui apenas em 2011 o suv atrasou um bom bocado la fora foi lançado no segundo semestre de 2015 atendendo ao mercado asiatico australiano e ingles de acordo com a mitsubishi o processo de homologaçao e de desenvolvimento do setup de suspensao e motor foi o maior responsavel pelo prazo mas e bem provavel que a crise economica do pais tenha colaborado para esta janela tao longa de qualquer forma como este e um segmento com ciclo de vida de produto muito longo nao afeta tanto o produto pajero sport preços e versoes o pajero sport chega em versao unica a hpe com preço de lançamento de r$ 265 990 que em breve sera atualizado para o valor de tabela de r$ 279 290 o unico opcional sem custo e a forraçao da cabine em couro bege seu rival principal e o toyota sw4 diamond r$ 274 790 mas tambem concorre diretamente com o chevrolet trailblazer r$ 231 990 seu motor e o mesmo 2 4 turbodiesel da l200 triton sport com 190 cv a 3 500 rpm e 43 9 kgfm a 2 500 rpm; casado a um cambio automatico de oito marchas fornecido pela aisin a picape utiliza outra transmissao de cinco marchas em sua faixa de preço em teoria ele concorre tambem com o land rover discovery sport turbodiesel se r$ 264 100 e com o volvo xc60 momentum d5 turbodiesel r$ 275 950 mas na pratica nao vale lembrar que estes dois veiculos embora apresentem alguns recursos off road nao apresentam reduzida ou diferencial central empregam sistema de acoplamento viscoso utilizam estrutura do tipo monobloco curso de suspensao mais curto e trazem pneus de perfil bem mais baixo o lado utilitario deles e substancialmente mais suave com componentes menos superdimensionados e por isso que esta categoria do pajero sport e do sw4 e altamente especifica trata se de cliente muito mais roots com demandas mais extremas de uso e geralmente com ciclo de propriedade mais longo ainda que o mitsubishi tenha trazido um belo cardapio de recursos tecnologicos de segurança off road e conectividade alguns deles exclusivos no segmento; que iremos detalhar mais adiante no texto equipamentos de serie onze air bags dois dianteiros um para o joelho do motorista dois laterais seis de cortina incluindo para a terceira fileira ar condicionado de duas zonas com saidas para 2ª e 3ª fileiras de bancos central multimidia tela 7 apple carplay e androidauto teto solar rodas de liga leve aro 18 sensores de estacionamento dianteiro e traseiro camera de re farois em bi led banco do motorista com ajustes eletricos controle de velocidade de cruzeiro adaptativo assistente de conduçao com trailer alerta de pontos cegos assistente para saida em rampas e para controle de descida em ladeiras hdc freio de estacionamento eletronico sistema keyless para entrada e partida lavadores de farois ausentes nas unidades de homologaçao fotografadas mas presentes no modelo vendido ao publico cores externas branco preto marrom azul cinza e prata cores internas couro preto ou bege opcional sem custo para as cores externas branco preto marrom e azul pajero sport motor transmissao design e capacidades o pajero sport utiliza o mesmo motor da l200 triton sport o 4n15 um 2 4 turbodiesel com bloco e cabeçote de aluminio injeçao direta common rail com injetores piezo taxa de compressao estatica reduzida para 15 5 1 o que permitiu o uso do bloco de aluminio mais leve e reduz as possibilidades de detonaçao e compensada com turbo de geometria variavel e duplo comando variavel acionado por corrente diametro de cilindro de 86 mm curso de 105 1 mm em numeros 190 cv a 3 500 rpm e 43 9 kgfm a 2 500 rpm zero a 100 km/h na casa de 12 s consumo declarado 8 9 km/l em regime urbano e 11 7 km/l rodoviario medio de 10 3 km/l o sistema de transmissao conta com cambio automatico de oito marchas com aletas atras do volante para trocas manuais diferencial central reduzida de 2 56 1 e botao para blocar 100% o eixo traseiro o seletor apresenta os modos 4x2 4x4 4x4 lock 4x4 lock + reduzida o motorista pode rodar com traçao 4x4 no asfalto normalmente e alterna la com o modo 4x2 a ate 100 km/h o pajero sport buscou trazer mais refino e status integrando o estribo e os flares de para lama a propria carroceria note como isso resultou em para lamas musculosos acentuados pelos vincos da linha de cintura apresentando um design de dianteira um pouco mais automotivo e com uma serie de detalhes e vincos na carroceria para gerar pequenos vortices para reduzir o arrasto aerodinamico o que ajuda na reduçao de ruido e de acumulo de poeira contudo como o toyota sw4 e o trailblazer o pajero sport e um tipo de veiculo que possui muita força no mercado do sudeste asiatico e na india e isso acaba sendo transparecendo na grande porçao de cromados em todos os elementos externos especialmente na face do veiculo o ponto polemico e sem duvida a traseira nas lanternas uns comparam a olhos sangrando outros a boca de um ventriloquo e a tampa traseira trouxe uma preocupaçao que os donos de fit conhecem bem excesso de exposiçao pelo curtissima protuberancia do para choque o que pode aumentar bastante o custo de um reparo de um toque na traseira por outro lado o acesso ao compartimento de bagagens e nada menos que excelente por conta dela por baixo dessas linhas mais refinadas temos uma pegada old school no conceito estrutural e de suspensao chassi do tipo ladder frame com seçao hidroformada do tipo box tradiçao nos utilitarios de marcas japonesas e que o mercado americano passou a adotar em massa recentemente abrindo mao do antigo perfil aberto em c suspensao duplo a na dianteira e eixo rigido do tipo three link na traseira barra panhard mais dois localizadores longitudinais pneus mistos toyo a32 open country 265/60 r18 capacidades altura livre do solo 21 8 cm angulo de entrada 30º angulo de saida 24 2º inclinaçao lateral maxima 45º capacidade de submersao de 70 cm cabine sem invençoes criativas em contraste as linhas arrojadas da dianteira e especialmente da traseira a cabine do pajero sport joga uma partida mais conservadora ha algo de pajero dakar nas formas basicas incluindo o estilo das saidas de ar central ou a cobertura bicolor do painel mas a arquitetura ficou mais moderna integrando o console central ao painel e apresentando elementos como a tela do sistema de infotainment e os controles de ventilaçao bem embutidos e um design conservador em essencia exatamente como o de seus concorrentes de segmento toyota sw4 e chevrolet trailblazer dos tres o da pajero sport e o que nos passou a melhor impressao de requinte e qualidade de execuçao [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 230643 230644 230645 230646 ] sem a alavanca do freio de mao que passa a ser eletronico a tecla seletora do modo de traçao e de terreno ganharam destaque e o porta copos central ficou mais encorpado e uma curiosidade o interior do porta objetos central traz uma tomada 110v com padrao de tomada brasileiro a qualidade dos materiais de revestimento e melhor que em seu par de projeto l200 triton sport apresentando mais superficies emborrachadas e mais frisos e contornos de acabamento detalhes como os apoios soft touch embutidos na lateral do console para evitar batidas de joelho sao tipicos de um projeto pensado para o uso no fora de estrada a ergonomia de direçao e classica de suv com chassi posiçao de direçao naturalmente alta com todo o conjunto elevado assoalho coluna de direçao alavanca de cambio a coluna de direçao oferece uma boa amplitude de ajustes so nao me pergunte por que o botao de partida fica a esquerda do volante sera que havia algum fa da porsche no projeto deste veiculo a cabine fica muito bem iluminada com o opcional de couro claro combinado ao teto solar eletrico de serie uma exclusividade entre seus rivais diretos os bancos sao um dos pontos altos da cabine pois fazem um trabalho de ergonomia muito bom para o fora de estrada e para viagens longas os apoios laterais ficaram mais generosos ao mesmo tempo em que sao largos algo importante para o perfil do comprador desta categoria sua espuma e feita de dupla camada com diferentes densidades algo como os pillow top de algumas camas e por fim ha ajustes eletricos para o motorista o couro nos bancos foi aplicado com rugas propositais na seçao central um elemento de estilo que nos lembrou alguns carros de luxo da decada de 80 e 90 como o imortal lexus ls400 a vida atras e muito boa com bastante espaço para os joelhos os bancos traseiros das duas fileiras possuem ajuste de inclinaçao no encosto ha saidas de ar condicionado nas laterais do teto para ambas as fileiras e mesmo controle de ventilaçao independente mas nao de temperatura ha duas tomadas usb e uma de 12v para a segunda fileira de bancos [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 230649 230652 230651 230650 ] acessar a terceira fileira e bem facil bastando puxar uma alavanca no encosto do banco da segunda fileira o banco da uma cambalhota pra frente e permite o pleno acesso a ultima fila a terceira fileira tem um espaço modesto como em todos os veiculos de sete lugares mas e suficiente o porta malas apresenta um bom espaço de carga no modo para cinco passageiros cabem 571 litros ate os vidros e 971 litros ate o teto e 1 731 litros com ambas as fileiras rebatidas note que o assoalho fica plano virando quase uma van de carga como anda o pajero sport nosso test drive foi de aproximadamente 300 km saimos de um hotel em mogi guaçu em direçao ao percurso off road do velo citta e de la partimos para mais de 1 500 m acima do nivel do mar no pico do gaviao na divisa com minas gerais uma mistura de rodovia off road de nivel um pouco mais puxado e um fora de estrada mais leve que ficou particularmente intenso pela velocidade media que mantivemos neste trecho começando pela rodovia todos os turbodiesel dessa categoria possuem uma relaçao de peso potencia bem parecida o toyota sw4 carrega 11 81 kg para cada cavalo 2 130 kg 177 cv o pajero sport fica no meio com 11 02 kg/cv 2 095 kg 190 cv e o trailblazer e o mais bem disposto com uma vantagem sutil 10 82 kg/cv 2 164 kg 200 cv na pratica e uma relaçao peso potencia proxima a de um onix activ 1 4 automatico mas atençao a relaçao entre a massa e o torque e semelhante a de um golf 1 4 tsi isso se traduz da seguinte forma para a rodovia ultrapassagens acontecem com segurança mas nao com vigor inspirador ou abundancia de disposiçao por isso pegue leve no arrojo em rodovias de pista simples a força realmente faz mais diferença em velocidades mais baixas o isolamento acustico do pajero sport em relaçao ao ambiente e muito bom mas o ronco do motor turbodiesel se faz presente especialmente em carga plena ainda que as vibraçoes estejam muito bem isoladas o cambio de oito marchas um dos principais diferenciais em relaçao aos seus rivais diretos com cambio de seis marchas esta muito bem mapeado tanto para a rodovia quanto para o fora de estrada de forma que e dificil voce sentir necessidade de opera lo manualmente o veiculo roda solto na rodovia e interpreta bem a necessidade de reduçoes amarrando a transmissao nos trechos de fora de estrada os freios estao bem dimensionados para a aplicaçao em frenagens fortes emergenciais voce vai sentir um pouco de movimentaçao vertical de nariz mas isso faz parte de veiculos deste conceito mais utilitario curso longo de suspensao carga de molas relativamente macia e estabilizadora um pouco mais firme para conter a rolagem mas nao a ponto de comprometer o desempenho no fora de estrada tudo e uma questao de compromisso em termos de segurança veicular e conveniencia este e o unico suv entre seus concorrentes diretos que apresenta controle de velocidade de cruzeiro adaptativo uma mao na roda para viagens extremamente longas sistema de frenagem emergencial autonoma funciona ate 180 km/h e o sistema de prevençao de aceleraçao involuntaria ele tambem traz assistente de conduçao com trailers para prevenir efeito de serpenteamento capacidade de carga 3 100 kg com carretinha com freio e 750 kg sem freio e alerta de pontos cegos com aviso sonoro e visual no percurso off road do velo citta cheio de rampas ladeiras obstaculos especificos para transferencias de peso cruzadas como caixas de ovos rochas e rampas inclinadas lateralmente e alguns trechos submersos o pajero sport mostra por que esta categoria de veiculo existe e tem tanta força em locais com geografia castigada como a regiao centro oeste do brasil o mit transpoe estes obstaculos sem vacilar sem dar fim de curso de suspensao sem ruidos estruturais sem a necessidade de se preocupar se o para choque dianteiro ou traseiro irao pegar ou se a roda ira entrar em contato com o piso estes dois ultimos pontos o calcanhar de aquiles dos land rover e range rover desta fase mais conceitual e claro conta com pneus mistos que podem nao ser grande coisa para o fa de camel trophy mas que te permitem transpor trechos de barro de consideravel severidade as programaçoes off road realmente facilitam muito a vida para se manter competitivo no mercado e fundamental incorporar uma serie de recursos tanto de segurança veicular ativa quanto de assistentes para o off road quem ja desceu uma ladeira ingreme de barro escorregadio com um jipe ou um suv a moda antiga sem nenhuma assistencia sabe o quao arriscado isso pode ser uma vez no modo 4x4 voce tem acesso a quatro programas por um seletor no console central gravel cascalho snow & mud neve e lama sand areia e rock rochas eles alteram o mapeamento do acelerador do controle de traçao e de estabilidade da transmissao e dos freios para que o motorista obtenha o maximo de traçao e controle de trajetoria evitando deslizamentos na diagonal sendo que no modo sand ha uma preocupaçao adicional com o destracionamento para prevenir que o veiculo encalhe com o peito no solo e no modo rock os freios operam mais do que o normal tanto para travar a roda no ar para nao perder traçao quanto para ajudar o motorista a controlar a inclinaçao do veiculo e as transferencias de carga cruzadas em todos voce consegue utilizar a reduzida que requer uma parada total do veiculo para alternancia do modo em casos ainda mais extremos voce pode bloquear o eixo traseiro ficando 50 50 para cada lado fixo o pajero sport traz o hill descent control hdc o assistente de descida em ladeiras uma ajuda muito util para descidas escorregadias e extremamente ingremes ele funciona entre 2 e 20 km/h a partir de 5% de inclinaçao algo interessante a velocidade da descida voce nao controle por botoes ou aletas mas sim pelo pedal do acelerador e do freio muito mais natural boa parte do percurso contudo foi feito num off road mais leve de piso de chao batido lama seca ou de cascalho e nisso apenas confirmamos que o veiculo aguenta abuso e preciso um capricho que beira a estupidez para voce começar a trabalhar com o fim de curso de suspensao e a carroceria esta muito bem instalada sobre o chassi com coxins maiores que na pajero dakar e diversos tipos de borracha para absorçao depois destes quase 300 km de test drive quase sem pausas o cansaço aos ocupantes foi muito baixo credito ao bom trabalho de suspensao aos bancos e ao isolamento acustico bottom line o fato e que um veiculo como o pajero sport nao e para todos em sua faixa de preço de r$ 280 mil o publico fa de suvs turbodiesel que mora nos grandes centros e que raramente ve uma estrada de terra obviamente vera mais sentido no land rover discovery sport turbodiesel se r$ 264 100 ou no volvo xc60 momentum d5 turbodiesel r$ 275 950 que citamos no começo desta materia sao veiculos mais sofisticados que performam melhor no asfalto e que trazem mais status na porta do restaurante o mitsubishi bem como os seus rivais sw4 e trailblazer e muito mais orientado para uma aplicaçao que contem uma presença de uso off road maior e para quem realmente vai lidar com um off road mais escorregadio e acidentado ocasionalmente ficar com tres ou duas rodas suspensas topar com caminhos com barro a dar na canela ou que precisa ter a segurança de contar com uma manutençao menos complexa e com maior disponibilidade ou mesmo para o perfil de uso do paragrafo acima mas com um tipo de cliente mais conservador ou com ciclo de propriedade mais longo em relaçao ao seus rivais diretos o mit chegou muito bem armado embora seu preço esteja beirando o topo da cadeia alimentar ele traz mais recursos de conforto de segurança e de off road que o sw4 ainda que nao tenha o mesmo vigor do trailblazer que e um veiculo mais modesto por outro lado se ha um ponto a ser criticado sem duvida e em relaçao ao design da traseira que me parece uma indecisao da marca este e um veiculo para um publico conservador com pegada roots nao me parece o segmento apropriado para investir numa traseira conceitual que dividiu a opiniao publica a ponto de ofuscar alguns de seus predicados ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito 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