quando o march foi lançado em agosto de 2011 havia uma bela janela de oportunidade o mercado de entrada estava viciado em soluçoes antigas mas em segmentos superiores a consolidaçao da hyundai e da kia mostrava que havia espaço para algo novo e bem construido em pouco tempo a demanda pelo hatch da nissan e pelo seu primo seda o versa chegou ao ponto de criar dificuldades de distribuiçao dos modelos fabricados no mexico principalmente quando se iniciaram as restriçoes de cota de importaçao no começo de 2012 imposiçao feita para frear o boom de importaçoes e proteger a industria local desde entao novas cartas entraram no jogo as nova geraçoes de gol e palio o lançamento do etios e principalmente a chegada do hb20 e do up sao apenas alguns dos automoveis que envelheceram o march e o colocaram em uma posiçao defensiva ele precisava de uma resposta [gallery link= file columns= 4 ids= 10386 10387 10388 10389 ] e e disso que o new march se trata sim tambem estamos cansados de novo e new mais do que um facelift o veiculo foi repaginado em conteudo alem dos obrigatorios duplo air bag e freios abs de serie ele traz ar condicionado em todas as versoes e o pacote da topo de linha sl cresceu muito em recursos de conectividade teve seus pontos fracos retrabalhados e principalmente inaugura a linha de produçao da nova fabrica da nissan em resende rj ; resolvendo de vez a questao do mercado de peças de reposiçao e abrindo a possibilidade de ele abocanhar uma fatia muito mais grossa do mercado sera que ele tem a pegada para isso e o que veremos aqui sotaque da gema quase isso o new march e o primeiro veiculo produzido na planta fluminense de resende inaugurada em abril deste ano o projeto da fabrica foi baseado na planta de aguascalientes mexico onde o march segue sendo produzido foram investidos r$ 2 6 bilhoes num espaço de 2 7 milhoes de m² com pista de testes e capacidade de produçao de 200 mil veiculos/ano em prazo de execuçao insano apenas 22 meses e tres semanas estamparia junçao de componentes da carroceria pintura montagem plasticos muita coisa e produzida internamente o indice de conteudo produzido localmente e de 60% a meta para 2016 e atingir 80% com isso nao so ganha se estimulos tributarios mas tambem se reduz a dependencia da variaçao do cambio do dolar e facilita a logistica de reposiçao de peças no pos venda a planta de resende possui um armazem de estoque com 16 400 m² suficiente para 680 mil peças suficiente para cerca de seis meses de estoque expansivel para mais de 35 mil m²; alem de haver um parque de fornecedores locais mitsui steel chapas de aço yorozu suspensao tachi s bancos kinugawa borrachas de vedaçao calsonickansei paineis estao todos a meio quilometro da planta em um projeto de mais de 70 milhoes de reais os funcionarios da fabrica foram treinados em uma parceria com o senai que recriou parcialmente os centros de treinamento da nissan do mexico japao e inglaterra onde as lideranças das equipes da nissan foi treinada cada funcionario e instruido ao longo de 120 horas neste centro e posteriormente ainda passa por mais 80 horas em nucleos paralelos dentro de cada etapa da linha de montagem simulando condiçoes reais em ambiente isolado como ha a possibilidade de expansao a planta de resende foi pensada de forma modular o maior exemplo disso esta na forma como o automovel e transportado por veiculos automatizados guiados por trilhos magneticos dispensando a tradicional esteira o que mudou alem das novas opçoes de cores perolizadas azul pacific e branco diamond opcional de r$ 990 por fora as mudanças mais radicais do new march que usa exatamente a mesma plataforma e powertrains do modelo anterior se concentram na dianteira e na traseira a expressao neutra dos farois ovalados e grade discreta do modelo anterior deram lugar a um conjunto mais malicioso com farois em forma de bumerangue capo vincado e grade mais agressiva decorada com um v cromado a parte mecanica tambem trouxe alguns refinamentos a direçao eletrica foi recalibrada para ganhar mais peso em velocidades mais altas os freios abs possuem sistema brake assist potencializa a pressao no sistema em frenagens emergenciais de serie e os amortecedores foram substituidos pelo modelo do versa que apresenta 8 milimetros de curso a mais na dianteira e 9 mm extras na traseira; praticamente eliminando as chances de se dar nos batentes em lombadas e buracos a carga dos amortecedores e a altura do veiculo sao as mesmas do modelo anterior outras mudanças a chave de seta possui sistema de um toque para mudanças e faixa e o isolamento acustico foi reforçado na parede corta fogo nas fotos desta reportagem vemos a versao topo de linha sl com farois com mascara negra friso cromado emoldurando a grade inferior farois auxiliares maçanetas cromadas aerofolio na traseira e rodas exclusivas aro 16 o new march deu adeus aos pneus chineses maxxis e traz tres modelos diferentes de rodas e pneus baseados em suas versoes confira os equipamentos de cada uma mais abaixo a basica e a s usam rodas aro 14 com calotas que ficaram menos projetadas para fora algo que incomodava muitos proprietarios no march e pneus firestone multihawk 165/70 a sv usa rodas de liga aro 15 calçadas com bridgestone turanza er 300 185/60 e a topo de linha sl exclusiva do 1 6 que e a versao que avaliamos usa rodas aro 16 e pneus dunlop enasave 185/55 [gallery link= file ids= 10258 10259 10260 ] sua traseira tambem ficou mais esportiva com novo aerofolio para choques de vincos pronunciados e lanternas com traços mais agressivos por dentro a nissan deu uma refrescada no march trabalhando com mais texturas e cores na cabine o modelo anterior usava a mesma textura em todo o painel e nas portas resultando em algo escuro e monotono as maiores mudanças estao no novo volante o mesmo do sentra e no console central principalmente na topo de linha sl que tem acabamento em preto brilhante ar condicionado digital e sistema multimidia com tela de 5 8 ele possui um sistema integrado ao facebook e ao google via aplicativo nissan connect ios e android permitindo que o usuario consulte e use a coordenadas de eventos para programar automaticamente o gps; alem de outras funçoes como integraçao de agenda atualizaçoes de status news feed e verificaçao da localizaçao de amigos nearby prato cheio para namoradas os ciumentos e pais inseguros [gallery columns= 4 link= file ids= 10331 10332 10333 10334 ] os bancos possuem novas forraçoes diferenciadas para cada versao e trazem costura dupla nas bordas o assento possui ajuste de altura nivelada sem o incomodo sistema basculante por centro de rotaçao de alguns modelos como o hb20 por outro lado o ajuste do encosto nao e milimetrico e a coluna de direçao nao oferece regulagem de distancia apenas de altura o que limita um pouco a ergonomia para os mais detalhistas neste sentido a posiçao para o motorista no novo gol com a coluna de direçao opcional ainda segue como a melhor da categoria new march preços e versoes o new march traz em todas as versoes ar condicionado e ar quente direçao eletrica computador de bordo duplo air bag e freios abs com ebd e brake assist o unico da categoria e bancos com regulagem de altura 1 0 conforto r$ 32 990 1 0 s r$ 34 490 adiciona vidros dianteiros travas e retrovisores eletricos; chave com telecomando revestimento das portas em tecido maçanetas internas cromadas apoios de braço com acabamento na cor prata 1 0 sv r$ 36 990 adiciona aerofolio com brake light conexao bluetooth volante multifuncional maçanetas na cor da carroceria moldura cromada na grade inferior farois auxiliares radio cd/mp3 player o mesmo do leaf rodas de liga leve aro 15 1 6 s r$ 37 490 mesmos equipamentos da 1 0 s 1 6 sv r$ 39 990 mesmos equipamentos da 1 0 sv 1 6 sl r$ 42 990 adiciona ar condicionado digital acabamento preto brilhante no console central alarme perimetrico sistema multimidia com gps tela de 5 8 e nissan connect camera traseira farois e lanternas com mascara negra rodas aro 16 de liga leve note que a diferença de valores das versoes 1 0 para a 1 6 e de exatamente r$ 3 mil motores 1 0 com bloco de ferro fundido e cabeçote de aluminio 74 cv @ 5 850 rpm etanol/gasolina 10 mkgf a 4 350 rpm etanol/gasolina 1 6 todo de aluminio foto acima variador de fase no comando de admissao 111 cv @ 5 600 rpm gasolina e etanol 15 1 mkgf de torque a 5 600 rpm etanol e gasolina eficacia energetica com um tapa de pimenta apesar do acrescimo no preço o pacote de equipamentos do new march tanto na versao de entrada quanto na topo de linha faz dele um negocio interessante mas e na hora do vamos ver durante a apresentaçao a equipe da nissan insistiu muito no assunto qualidade e de fato ficamos com uma bela impressao do produto as peças de carroceria estao perfeitamente alinhadas e possuem gaps muito pequenos o fechamento das portas e solido e bem vedado e o acabamento do automovel nao deve em nada aos lideres da categoria pelo peso relativamente baixo 982 kg na topo de linha sl e pela eficacia do conjunto mecanico a relaçao entre desempenho e consumo do march sempre foi boa a nissan declara o 0 a 100 km/h do modelo 1 6 em 9 5 s 1 6 s menos que o etios 1 5 e dois decimos mais rapido que o hb20 o consumo urbano em 11 6 km/l e o rodoviario em 13 2 km/l numeros com gasolina entre os carros 1 6 na faixa de r$ 40 mil o new march e um dos mais velozes e economicos a transmissao tem embreagem leve e facil de modular e trambulador extremamente preciso para ser perfeito bastaria ser mais leve nos engates como no honda city o pedal de freio tem um dos melhores pesos do mercado e firme e tem curso curto tive um certo receio de que o brake assist deixasse o nissan histerico em freadas sob direçao esportiva mas a assistencia emergencial foi muito bem programada e entra com sutileza a direçao eletrica recalibrada com mais firmeza deixou o carro bem mais gostoso de ser guiado em estradas retilineas e trechos sinuosos pois a calibragem antiga deixava o march um tanto quanto sensivel como se tivesse pouco caster mas ela ainda segue pouco comunicativa em relaçao ao limite de aderencia ser esportivo nao e o intuito deste veiculo mas uma melhor comunicabilidade do asfalto para as maos tambem deixa o carro mais seguro em condiçoes emergenciais pois o motorista fica mais conectado os novos amortecedores do new march deixaram ele ainda melhor em piso ruim ha boas chances de este ser o melhor carro da categoria neste sentido dado momento dirigi de forma completamente desleixada atropelando buracos e tartarugas buscando batidas secas que estou procurando ate hoje para uso urbano nao tenho duvidas e bastante confortavel e voce esta enganado se pensa que os amortecedores sao molengas eles absorvem bem mas mesmo atropelando lombadas ha apenas uma compressao e uma extensao do conjunto o conjunto de motor e cambio so merece elogios relaçao bem escalonada para estrada a 120 km/h o motor esta na casa de 3 500 rpm boa pegada nas saidas de curva e um belo ronco o 1 6 corta giro a quase 7 mil rotaçoes por minuto o unico detalhe e que apesar de o reforço nas forraçoes termoacusticas terem isolado o nissan melhor ele segue transmitindo um pouco mais de vibraçoes do motor ao assoalho e aos pedais do que a media do mercado os pneus tambem poderiam reverberar menos na carroceria ainda que isso seja algo comum a todos os veiculos do segmento com peso baixo amortecedores bons pneus bacanas freios comunicativos rodas nas extremidades da carroceria e um otimo conjunto de motor e cambio o march tem um saboroso potencial de diversao ao volante contudo ele nao sai da loja pronto para te deixar embasbacado como era o finado ford ka em sua configuraçao original apesar da relativamente baixa rolagem de carroceria a suspensao dianteira apresenta uma certa inercia para apoiar e morder o asfalto e uma vez atingido o limite de aderencia a tendencia de subesterço e grifada com certa força falando aqui somente para entusiastas mais hardcore tenho a sensaçao de que um tapa de caster um pouco de cambagem e uma dianteira um pouco mais baixa vao deixar o new march com potencial de arrancar palavroes em meio a risadas em estradas sinuosas ele so precisa de um pouco mais de atitude no turn in e mais neutralidade no passo de curva tenho um amigo que sempre anda em track days dono de um march antigo que chegou ao ponto de usar pneus um pouco mais largos na dianteira 10 mm receita similar a utilizada pelo audi rs3 ele ficou bem satisfeito com a experiencia entao talvez valha o teste bottom line sim r$ 43 mil e bastante dinheiro afinal voce consegue comprar um new fiesta basico com esta grana mas nao deixe de considerar o pacote que voce leva por este valor sistema multimidia completo com gps camera de re alias a mancada e a falta dos sensores de estacionamento rodas aro 16 de liga freios com brake assist e ar condicionado digital de serie sao coisas que voce vai encontrar em carros quase r$ 10 mil mais caros alias tanto o hb20 quanto o etios topo de linha estao na faixa dos r$ 50 mil no outro extremo do portfolio o new march de entrada traz um carro com ar condicionado e direçao eletrica por pouco mais de r$ 30 mil e por esta linha que o new march e um bom negocio recheado de equipamentos e de recursos design atualizado bom espaço interno conjunto mecanico extremamente eficiente confortavel e vale lembrar tem os custos de manutençao e de seguro mais baixos do segmento a repaginaçao curou muitos de seus velhos vicios como a falta de personalidade no design e o interior monotono e o colocou de volta ao pareo como uma das melhores opçoes ao lado do hyundai hb20 e agora com fabricaçao nacional ele ganha pontos com reduçao de desvalorizaçao e pos venda mais eficiente e uma boa compra tanto para o universitario com alguma grana sobrando quanto para familias pequenas e ainda tem potencial pra fazer arte ficha tecnica nissan new march sl 2015 motor quatro cilindros em linha transversal 1 598 cm³ 16v cabeçote com duplo comando de valvulas flex potencia etanol/gasolina 111 cv a 5 600 rpm torque etanol/gasolina 15 1 mkgf a 4 000 rpm transmissao manual de cinco marchas traçao dianteira suspensao dianteira do tipo mcpherson e traseira do tipo eixo de torçao freios discos ventilados na frente e tambores atras com abs ebd e brake assist pneus dunlop enasave 185/55 r16 dimensoes 3 82 m de comprimento 1 67 m de largura 1 52 m de altura e 2 45 m de entre eixos peso 982 kg itens de serie ar condicionado digital direçao eletrica vidros espelhos e travas eletricas duplo air bag freios com abs e brake assist camera de re sistema multimidia com gps e tela de 5 8 computador de bordo rodas de liga leve aro 16 preço r$42 990 maio de 2014 [ fotos juliano barata fotos com assinatura / marcos camargo nissan demais fotografias ]
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