o ecosport nasceu cresceu e atrofiou nos ultimos quinze anos criou um nicho dentro do segmento dos suvs compactos tecnicamente crossovers acompanhado de perto por muitos rivais que se acumularam ano apos ano ate finalmente o engolir no market share neste tempo todo a volkswagen optou por assistir de longe flertou de leve com a ideia ao produzir o crossfox mas nada muito alem disso ao mesmo tempo no primeiro degrau do segmento premium o tiguan de primeira geraçao teve muito boa aceitaçao por aqui e era um recado bastante claro do mercado talvez por falta de uma plataforma moderna o suficiente talvez por conservadorismo o fato e que so agora a volkswagen lançou o seu representante nesta categoria apos um desenvolvimento de aproximadamente quatro anos iniciado pouco depois que o golf de setima geraçao chegou ao brasil ja com a definiçao de nacionalizaçao da versatil e moderna plataforma mqb consolidada eis o t cross mais do que tudo isso ele faz parte de um bombardeio de suvs que a marca trara ao mercado ate 2020 a vw prometeu cinco novos veiculos na categoria o novo tiguan e o t cross sao apenas dois deles tantos nascimentos nao deixam de ser acompanhados de algumas mortes o golf variant deixou de ser importado e a produçao do proprio golf foi interrompida para o processo de lançamento do crossover que esta na mesma faixa de preço apenas cerca de 5% mais em conta considerando a estagnaçao do golf no mercado o fato de sua oitava geraçao estar para sair do forno e a alta dos suvs e provavel que o destino do golf ja esteja selado com o lançamento do t cross e dificilmente teremos o golf viii no brasil nos fomos convidados para conhecer o t cross em seu evento de lançamento e fizemos um longo test drive rodoviario e urbano entre sao jose dos pinhais pr e balneario camboriu sc tambem fugi do asfalto por alguns momentos para sentir o comportamento da suspensao e ai sera que o crossover tem predicados para brigar com honda hr v jeep renegade & cia o que e o t cross e com quem ele briga o t cross e uma especie de coletanea da plataforma mqb e um hatch como o polo mas traz o entre eixos alongado de 2 65 m do virtus combinado ao motor 1 4 tsi e cambio automatico de seis marchas aq250 6f que sao usados no golf no jetta e no novo tiguan e claro traz uma suspensao e uma posiçao de dirigir mais alta como exige o segmento a versao de entrada do t cross trara o motor 1 0 tsi do golf e up com duas opçoes de cambio automatico e manual de seis marchas so por esta combinaçao de elementos mecanicos e estruturais da para se ter uma ideia da importancia que o t cross possui para a volkswagen ao ponto de ele ter inaugurado uma nova estaçao na fabrica paranaense de sao jose dos pinhais com 500 novos postos de trabalho e segundo turno na planta e um veiculo polivalente que vai buscar o topo da cadeia alimentar dos crossovers honda hr v veja nossa avaliaçao aqui jeep renegade veja nossa avaliaçao aqui nissan kicks e hyundai creta sao seus principais rivais alem do citroen cactus veja nossa avaliaçao aqui renault captur e chevrolet tracker que seguem num segundo escalao em volume de vendas ha tambem uma pequena sobreposiçao com a versao de entrada do jeep compass veja nossa avaliaçao do modelo diesel aqui que começa em r$ 114 mil e e possivel que ele brigue ate mesmo dentro de casa com as versoes topo de linha do virtus e polo e com as versoes basicas do jetta e claro o golf [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 220730 220731 ] o t cross nacional e 11 mm mais alto e 9 cm mais longo que o europeu lembrando que la fora eles possuem a opçao do t roc fotos acima que esta posicionado abaixo do tiguan o nosso t cross cresceu tanto para ter melhores condiçoes de porte para brigar com hr v e companhia quanto para nao deixar tao grande o vale dimensional entre ele e o tiguan t cross preços versoes equipamentos e cores o t cross chega em quatro versoes tres com o motor 1 0 tsi e a topo de linha com o 1 4 tsi ele parte de r$ 85 mil e chega ate a casa dos r$ 125 mil com highline 250 tsi equipado com todos os opcionais como o veiculo que testamos dois pontos de destaque o t cross foi avaliado como o best in class no quesito de custo de reparabilidade do cesvi o que deve ajudar nos custos do seguro inclusive e as tres primeiras revisoes sao gratuitas peças e mao de obra t cross 200 1 0 tsi manual r$ 84 990 00 seis air bags rack de teto rodas de liga aro 16 pneus 205/60 sistema de som media plus com quatro alto falantes direçao eletrica com ajuste de altura e profundidade lanternas traseiras em led e luz de direçao diurna em led ar condicionado analogico controle de estabilidade e de traçao sensores de estacionamento traseiros sistema isofix de fixaçao de cadeirinhas infantis sistema de alarme vidros eletricos com funçao one touch nos dianteiros volante multifuncional t cross 200 1 0 tsi automatico r$ 94 490 00 todos os itens acima mas com cambio automatico de seis marchas e estes diferenciais a seguir grade dianteira glossy black sistema de som com tela touchscreen composition touch tela de 6 5 dois alto falantes adicionais descansa braço central com porta objetos saidas traseiras de ar condicionado mais duas saidas usb controle de velocidade de cruzeiro piloto automatico shift paddles atras do volante para trocas de marchas t cross comfortline 200 1 0 tsi r$ 99 900 00 todos os itens acima mais os diferenciais a seguir ar condicionado digital do tipo single zone grade dianteira glossy black com detalhes cromados colunas centrais glossy black para choque dianteiro com detalhes cromados rodas de liga aro 17 pneus 205/55 revestimento interno na cor deep blue insertos decorativos no painel manopla do cambio em couro sintetico banco do motorista com ajuste lombar porta luvas refrigerado e iluminado porta malas com sistema de ajuste variavel de espaço camera de re indicador de pressao de pneus sensores dianteiros de estacionamento frenagem automatica pos colisao t cross highline 250 1 4 tsi r$ 109 990 00 todos os itens acima mais os diferenciais a seguir motor 1 4 tsi sensores de chuva e crepuscular sistema start & stop sistema kessy entrada e partida com chave presencial sistema vw connect detector de fadiga do motorista iluminaçao ambiente na regiao dos pes espelhos externos com rebatimento automatico pedais esportivos em aluminio acabamento cromado na grade acabamento prata no rack de teto frisos cromados nos vidros laterais bancos revestidos de couro sintetico tapetes adicionais em carpete opcional do 200 tsi manual pacote interactive i r$ 1 720 sistema de som com tela touchscreen composition touch app connect camera de re 2 falantes adicionais sensores de estacionamento dianteiros opcional do 200 tsi automatico pacote interactive ii r$ 1 590 camera de re sensores de estacionamento dianteiros espelhos externos com rebatimento eletrico opcionais do comfortline 200 tsi pacote exclusive & interactive r$ 3 950 sistema de som com tela touchscreen discover media 8 mais navegador comando de voz entrada usb no console central iluminaçao ambiente em led seletor de programaçao dinamica sistema kessy entrada e partida sem chave espelhos externos com rebatimento eletrico quatro tapetes pacote design view r$ 1 950 bancos em couro preto com detalhes em marrom painel com aplique decorativo pacote premium r$ 6 050 assistente de estacionamento semi autonomo park assist 3 0 farois full led sistema de som beats com subwoofer pacote sky view ii r$ 4 800 teto solar panoramico espelho retrovisor interno fotocromico sensores crepuscular e de chuva para acionamento automatico de farois e limpadores opcionais do highline 250 tsi pacote innovation r$ 4 000 painel digital active info display sistema de infotainment discover media com tela touchscreen de 8 e navegaçao comando de voz entrada usb no console central seletor de programaçao dinamica pacote tech & beats r$ 6 050 assistente de estacionamento park assist 3 0 farois full led sistema de som beats com subwoofer pacote sky view r$ 4 800 teto solar panoramico cores disponiveis branco puro e preto ninja solidas ; prata sargas cinza platinum azul norway vermelho crimson metalicas ; bronze namibia e laranja energetic perolizadas t cross dimensoes e plataforma mqb como o nosso t cross cresceu em relaçao ao modelo do mercado europeu a consequencia e que ficamos com um veiculo com um certo que de tiguan de geraçao anterior a nova geraçao do tiguan espichou de forma assombrosa e migrou de categoria passando de 4 42 m para 4 70 m de comprimento mas quando comparamos o t cross com o tiguan antigo vemos que o lançamento traz ate mesmo 5 cm a mais de entre eixos 2 65 m contra 2 60 m contudo seus balanços mais curtos resultam num comprimento substancialmente menor 4 19 m contra 4 42 m o que explica por que seu porta malas tem 373 litros contra 470 litros do tiguan aposentado quando contrapomos o t cross com os lideres de sua categoria este cenario se repete ele traz entre eixos mais longo que todos os seus rivais o que ajuda a explicar seu otimo espaço interno veja mais a respeito adiante mas o balanço traseiro curto cobra o seu preço no compartimento de bagagem exatamente como o renegade isso explica por que a vw adotou um sistema modular a partir da versao comfortline no qual voce pode deixar o banco traseiro bem mais ereto para aumentar o porta malas para 420 litros ao custo do conforto dos passageiros de tras [gallery type= grid size= medium link= file columns= 2 ids= 220738 220739 ] o t cross e estruturado sobre a plataforma modular mqb conhecida pela sua alta rigidez a torçao e ao baixo peso graças ao uso de muitos pontos de solda 4 700 no caso do t cross adesivos industriais nas junçoes estruturais do assoalho e a grande presença mais de 50% de aços de alta e ultra alta resistencia formados a quente nas fotos menores acima sao os componentes em cor mais escura que permitem a adoçao de chapas mais finas sem a perda de resistencia [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 220740 220741 ] quase toda a celula de sobrevivencia arco e colunas a e b sao feitas de aço de ultra alta resistencia formado a quente 1 000 megapascais cor roxa os demais componentes estruturais como travessas e longarinas sao de aços de ultra alta resistencia de concentraçao de carbono semelhante mas estampados a frio e com resistencia na casa de 600 megapascais cor vermelha nas projeçoes acima alem destes ha o emprego de aços de alta resistencia amarelo nos pontos de ancoragem de suspensao e em algumas travessas o restante e de aço carbono tradicional estampado que preenche os demais paineis do monobloco estranhamos apenas a travessa superior e inferior do para brisa serem de aço carbono tradicional em vez de aço de alta resistencia como no golf a volkswagen afirmou que o t cross traz mais pontos de solda que o novo polo mas optou por nao declarar a resistencia a torçao do t cross sabemos que o polo traz numeros na casa de 21 000 newton metro/grau entao espere algo mais ou menos nesta casa para o t cross talvez um pouco menos por ser mais longo no entre eixos a versao da mqb utilizada no t cross e muito parecida com aquela utilizada no virtus isso inclui a extensao no assoalho destacada em cinza na fotografia acima de 8 6 cm em relaçao ao polo uma das principais diferenças esta na elevaçao do suporte dos bancos dianteiros no assoalho com isso a posiçao de dirigir ficou cerca de 5 cm mais alta t cross motor transmissao e suspensao o motor da versao topo de linha highline do t cross e o mais que conhecido 1 4 tsi ea211 de 150 cv a 4 500 rpm e 25 5 kgfm de torque entre 1 500 e 4 000 rpm ele e utilizado no tiguan audi a3 golf jetta e no futuro polo gts apesar de ja ter alguns anos de projeto segue como uma das referencias em rendimento e eficacia energetica no t cross ele resulta num zero a 100 km/h em 8 7 s com maxima de 198 km/h ele tem bloco e cabeçote de aluminio com diametro e curso de pistao de 74 5 mm e 80 mm um curso longo como todo downsized a lista de tecnologias e grande injeçao direta turbina de duplo fluxo e coletor de escape integrado ao cabeçote ambos facilitam o enchimento da turbina com maior agilidade sistema de arrefecimento do bloco e do cabeçote em paralelo comando duplamente variavel radiador de oleo integrado ao bloco trocador de calor ar agua embutido no modulo de admissao e um sistema que reconhece o combustivel na propria linha antes da queima aferindo a sua temperatura e a porcentagem de etanol por condutividade eletrica este ultimo fator e uma cereja no bolo em termos de eficacia energetica pois permite mapeamentos mais limitrofes e alteraçoes de rotina muito mais ageis que o classico sistema orientado apenas por sonda lambda no escape seu cambio e o aq250 6f automatico de seis marchas fabricado pela aisin o mesmo do jetta 2 0 do polo 200 tsi e do golf e audi a3 nacionais o escalonamento empregado e exatamente o mesmo do golf 1 4 tsi primeira marcha 4 45 1 segunda marcha 2 50 1 terceira 1 55 1 quarta 1 42 1 quinta 0 85 1 sexta 0 67 1 e relaçao de diferencial 3 23 1 e sim o t cross possui aletas atras do volante para trocas de marchas em modo manual nao ha sistema autoblocante mecanico mas ha o sistema eletronico chamado xds+ que usa a velha e boa fisica para emular um autoblocante ao detectar o destracionamento da roda motriz do lado interno da curva numa curva a direita a roda dianteira direita ela sofre uma sutil pinçada do freio o que automaticamente transfere o torque do motor para a roda do outro lado agindo como um auto blocante ainda que um pouco reativo para a proposta do veiculo da e sobra [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 220735 220736 ] no sistema de suspensao e direçao o t cross preserva o mesmo projeto do polo mcpherson na dianteira e eixo de torçao na traseira mas ha algumas diferenças a suspensao apresenta 10 mm a mais de curso e ainda ha 10 mm adicionais trazidos pelo maior diametro do pneu utilizado no t cross seu eixo traseiro tambem apresenta maior robustez estrutural que a do polo o sistema de controle de estabilidade e a curva de assistencia da direçao eletrica foram recalibrados para o centro de gravidade mais alto e a proposta do t cross embora nao seja propriamente um veiculo off road mas sim um crossover urbano com melhor capacidade de transposiçao de piso acidentado que um hatch a volkswagen nos revelou alguns dados de fora de estrada angulo de entrada de 20 graus saida 30 4 graus vao livre de 191 mm a capacidade de submersao nao foi revelada um recado sutil de que este veiculo nao e bem para isso design externo buscando voz propria uma critica recorrente aos carros da volkswagen e audi e o excesso de influencia do family face as silhuetas e elementos de estilo que conectam os modelos das marcas e o que faz o polo ser muito criticado em relaçao ao gol ou o virtus em relaçao ao jetta sendo um hatch baseado na plataforma do polo o risco que o t cross corria era grande mas o departamento de design da vw conseguiu desdobrar uma proposta de design com uma identidade propria bem presente particularmente na dianteira e na traseira na frente a proposta foi uma face em dois niveis os farois principais ficaram em um plano bem mais elevado que o polo elevando tambem a linha do capo que ganhou um ressalto embutido nos vincos proximos ao perimetro externo da peça a grade deixa de ser 100% horizontal no mesmo plano dos farois e se apresenta em um arco largo para baixo ampliando a bocarra mais ou menos como o jetta mas aqui o resultado e coerente com a proposta do veiculo os farois de neblina fecham o conjunto grandes e em uma posiçao bem elevada compondo um plano inferior quase independente sao estes os elementos que deixam a frente com cara de suv e nao de hatch elevado [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 220828 220829 ] a traseira segue caminho similar as lanternas estao bem mais altas que no polo com um posicionamento vertical proximo ao utilizado pelo evoque com isso o para choque traseiro fica com uma face grande e alta desafio similar enfrentado pela lateral do veiculo a linha de cintura e mais elevada que no polo note que as maçanetas ficam ancoradas no vinco superior nao no inferior caso do polo a soluçao desenvolvida para nao deixar a traseira e a lateral muito chapadas foi o arremate plastico que contorna todo o perimetro inferior do veiculo passando pelos arcos dos para lamas isso deixa o perfil do carro esguio e ainda da um toque aventureiro enredo inevitavel para um automovel desta categoria a porçao das colunas e do teto com acabamento em outra cor valoriza a linha de cintura atribui continuidade a area envidraçada e da uma sensaçao de horizontalidade mais esportiva este mesmo conceito de horizontalidade esta presente no elemento otico traseiro continuo fume ainda que a porçao central nao acenda ele faz um papel particularmente importante na diferenciaçao de assinatura de design do polo e na busca de voz propria em nossa visao o resultado final foi feliz e um design com personalidade percepçao de robustez e com uma dose equilibrada de penduricalhos visuais a execuçao da carroceria com vincos duros de raio pequeno e gaps de carroceria homogeneos e estreitos e tambem de se elogiar interior sutil quebra de protocolo o interior utiliza praticamente toda a estrutura de painel e console do polo com uma ou outra diferença como a silhueta das saidas de ventilaçao laterais como eles buscaram a assinatura visual do t cross com texturas e cores especificas quebrando o protocolo monocromatico de tons vizinhos sempre utilizado pela volkswagen e partindo para contrastes fortes entre cinza claro cinza escuro e a propria cor do veiculo durante o ensaio fotografico tres senhoras em momentos diferentes vieram conferir o veiculo de perto e se desmancharam em elogios com a cabine algo me diz que essa proposta foi feita pensando no publico feminino e se foi isso pelo visto deu certo [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 220833 220834 ] cores e tons a parte a maior parte do interior e feito de plastico duro com pouco emborrachamento sao materiais de qualidade mas nao ha o mesmo requinte do golf vii o ponto baixo sao os puxadores de porta de plastico duro e uma textura que pega gordura com facilidade [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 220841 220842 ] nao sou fa da posiçao elevada de dirigir mas isso e protocolar nesta categoria de veiculo e ela foi bem resolvida em termos de ergonomia de direçao um ponto de destaque e o painel de instrumentos digital active info display uma tela de 10 25″ com resoluçao de 1 440 x 540 pixels com conteudo customizavel de diversas formas voce consegue inclusive expandir o sistema de navegaçao de forma que o mapa ocupa toda a tela foto abaixo a direita o ponto a se lamentar a vw preservou este equipamento como opcional mesmo no topo de linha 250 highline o mesmo vale para o sistema de infotaiment discover media com tela de 8 o mesmo do golf gti [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 220836 220837 ] outro opcional equipado neste veiculo e o sistema de som beats seu maior diferencial alem dos falantes de qualidade superior e dos tweeters e a presença do subwoofer no assoalho do porta malas proximo ao estepe o espectro sonoro e muito bom e rico com graves definidos e agudos bem presentes mas nao pude comparar com um t cross com o sistema basico para ter uma referencia o ultimo opcional de destaque no carro que testamos e o teto solar panoramico embora seja um equipamento caro quase r$ 5 mil ele deixa a cabine com uma percepçao muito mais arejada graças ao ganho de luminosidade o espaço traseiro e nada menos que excelente graças ao longo entre eixos de 2 65 m da e sobra para tres adultos com 1 80 m ou mais ainda que o assento central fique numa posiçao elevada menos confortavel o encosto fica num angulo muito agradavel outro ponto de destaque e o console central com duas saidas usb e saidas de ar condicionado para os passageiros de tras algo que o novo jetta inexplicavelmente perdeu a vida a bordo no banco traseiro do t cross e um diferencial que pode ser decisivo numa compra familiar [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 220839 220840 ] por outro lado o porta malas atua justamente na contra mao neste sentido graças ao balanço traseiro curto e ao amplo espaço para passageiros sobrou pouca coisa no compartimento de carga seus 373 litros sao comparaveis ao volume de carga de um hatch sim e possivel expandir este volume assumindo um angulo de encosto bem mais reto no banco traseiro mas com isso o conforto no banco traseiro deixa de ser tao bom impressoes a bordo dinamica nas ruas e nas estradas se voce leu a nossa avaliaçao do polo 200 tsi sabe qual foi o caminho da receita trilhado pela volkswagen se o golf apresenta uma carga de suspensao e ajuste dinamico mais esportivo o polo se focou mais em conforto lembrando ate mesmo um pouco a receita da fiat na boa capacidade de absorver pisos irregulares deixando a suspensao trabalhar com curso a vontade sem bater seco a toa o t cross segue exatamente pelo mesmo caminho mas evoluindo ainda mais o lado conforto da historia ajudam na absorçao do piso os pneus com perfil 5% mais alto 205/55 r17 contra o 205/50 do polo os 10 mm a mais de curso de suspensao e claro a carga pensada num veiculo de proposta mais mista com isso na cidade o t cross e um carro que voce consegue guiar ignorando bastante coisa no piso sem sofrer com pancadas na suspensao e bastante confortavel e a caixa de direçao apresenta uma amplitude bem larga de variaçao de assistencia na cidade ela fica bem leve mas na estrada ele ganha firmeza de forma claramente perceptivel as limitaçoes surgem em dois cenarios especificos no fora de estrada voce rapidamente vai ser lembrado que esta a bordo de um crossover se abusar da velocidade media no piso acidentado afinal os pneus sao um pouco mais altos e o curso de suspensao e apenas um pouco mais longo mas tais beneficios nao operam milagres e em velocidades de estrada um pouco mais elevadas algo entre 110 e 140 km/h voce ira sentir a suspensao trabalhar um pouco mais do que o ideal ao passar por junçoes de ponte nao tomando como referencia um esportivo mas um seda medio isso contudo nao significa que o carro seja molenga ou flutuante em seus limites dinamicos na fase final do prototipo ha cerca de tres meses fomos convidados para testar o t cross no autodromo da capuava de fato voce sente e ve a suspensao trabalhar bastante mas as transiçoes sao solidas o veiculo apoia e transfere com segurança ainda que em dois tempos primeiro ele monta na suspensao e nos pneus e ai a aceleraçao lateral vem e mais a extensao dos amortecedores que parece ser um pouco mais relaxada seguramente uma escolha para um arranjo mais confortavel algo entre o hr v e o renegade mais ou menos como o citroen c4 cactus o equilibrio dinamico e sub esterçante mais que no polo claro obviamente nao espere um feedback de direçao comunicativo e o padrao do segmento filtrar vibraçoes vindo de texturas do asfalto ou mesmo a resistencia elastica na proximidade do limite de aderencia dos pneus eu senti que os freios sao um departamento no qual a vw poderia ter investido mais se o polo freava muito bem com seus 1 147 kg os 147 kg a mais do t cross mereceriam freios redimensionados pois de excelente no polo a sensaçao passou para suficiente no t cross aqui temos os mesmos discos ventilados de 276 mm de diametro e 24 mm de espessura na dianteira com discos solidos de 230 mm de diametro e 9 mm de espessura atras o veiculo conta com tecnologias como potencializador de força de frenagem em emergencias repentinas e sistema de secagem dos discos em chuva aproximando as pinças dos discos ocasionalmente quando os limpadores estao acionados e a versao topo de linha conta com frenagem automatica pos colisao prevenindo impactos secundarios e o desempenho com 74 kg a mais que o golf 1 292 kg caso tenha esquecido e pneus com diametro 3 5% maior que o mesmo voce nao pode esperar o mesmo nivel de performance ainda que motor e cambio sejam os mesmos mas nao sejamos injustos os 25 5 kgfm de torque surgem ja aos 1 500 rpm garantindo uma entrega de força em baixas rotaçoes plenamente satisfatoria e preciso lembrar que neste segmento apenas t cross citroen c4 cactus chevrolet tracker e peugeot 2008 apresentam a tecnologia do downsizing em seus motores este trio lidera com folga a performance em retomadas muito uteis para ultrapassagens em estrada e ladeiras na cidade boa parte do nosso test drive foi feito com tres ocupantes mais suas bagagens e em nenhum momento senti falta de empuxo o consumo declarado pela marca e coerente com etanol 7 7 km/l na cidade e 9 3 km/l na estrada com gasolina 11 km/l na cidade e 13 2 km/l na estrada espere uma media cerca de 1 5 km/l pior dirigindo de maneira relaxada sao numeros bons para um veiculo do seu porte o grande aliado do 1 4 tsi e o cambio aq250 6f mais do que eu mesmo julguei num primeiro momento a programaçao adaptativa deste automatico esta muito mas muito boa e extrai o melhor possivel do motor guiei uma parte do test drive observando a operaçao do cambio alem de ele sempre buscar manter as rotaçoes proximas a 1 500 rpm na menor solicitaçao do pedal do acelerador ele pula uma duas ou ate tres marchas para baixo sem necessariamente voce ter realizado um kickdown aceleraçao plena basta o acelerometro da ecu ter detectado uma ladeira e voce ter pressionado o acelerador com um pouco mais de vigor essas transiçoes sao rapidas e sem trancos e o bom isolamento acustico dificulta ainda mais a percepçao so olhando para a escala das marchas e que voce vai se dar conta do trabalho que esta sendo feito para ser perfeito em termos de eficacia energetica faltou apenas o modo coasting empregado nos modelos da audi e porsche que desengrena a transmissao em declives suaves conclusao sobre o t cross vale a pena a receita do t cross e os caminhos recentes do golf explicam totalmente porque a vw considera o shutdown do proprio golf no brasil o hatch tem 2 cm a menos de entre eixos perdeu o cambio de dupla embreagem para assumir o mesmo automatico do t cross e sua suspensao traseira foi simplificada ao mesmo nivel do polo e t cross abrindo mao do sistema multi braços para adotar o eixo de torçao entao nem mesmo o mote de esportividade do golf se sustenta como antes ao sair do carro fiquei com a sensaçao de que para o brasil faz mais sentido mesmo o crossover a suspensao mais macia e complacente combinada ao visual aventureiro e a posiçao de dirigir mais alta sao preferencias nacionais a plataforma e a mesma o conjunto motriz e o mesmo e para terminar de complicar o golf nao vende como ja vendeu ha alguns anos para a vw e um baita negocio visto que o golf e um carro de acabamentos mais caros e com maior presença de aços de alta resistencia na plataforma mqb o t cross chegou muito tarde na disputa dos crossovers compactos mas quase paradoxalmente chegou num timing impecavel hr v e renegade ja perderam o frescor do lançamento o chevrolet tracker nao decolou como o esperado e o mercado possui pouquissimas opçoes downsized neste segmento ele sai do forno com novos contenedores como o hyundai creta e o c4 cactus ja estudados nao esta dificil para o t cross escalar rapidamente para o podio deste mercado ele precisa agir numa janela de tempo preciosa o honda hr v touring com motor 1 5 turbo ja esta a caminho e ira dificultar muito a vida do t cross 250 tsi os rivais mais diretos ao t cross sao sem duvida o honda hr v exl a r$ 108 500 o hyundai creta prestige r$ 104 990 e as versoes turbodiesel do renegade de r$ 128 mil a r$ 140 mil o t cross fica justamente no sweet spot desta turma o hr v transmite mais maturidade e sofisticaçao e um veiculo mais voltado para o asfalto e apresenta porta malas bem maior mas nao tem o mesmo desempenho e um cenario parecido com o do creta mas que nao possui a mesma presença do hr v o renegade turbodiesel apresenta traçao nas quatro rodas e a melhor capacidade no fora de estrada do segmento alem de um estilo bastante cativante para o publico em geral mas e assustadoramente pesado a trailhawk pesa 1 580 kg o que se reflete no desempenho e no consumo e o t cross entra quente nao so com o fator novidade mas com um espaço interno significativamente mais generoso uma plataforma extremamente moderna e um conjunto de motor e cambio extremamente modernos o crossover da volkswagen poderia ter um ou outro elemento de acabamento mais refinado freios mais encorpados mas especialmente uma estrategia de pacotes um pouco menos agressiva na versao topo de linha damos o braço a torcer para o fato de que os equipamentos essenciais ja estao presentes desde o t cross 200 tsi basico como os seis air bags controles de estabilidade e de traçao sensores de estacionamento traseiros e a camera de re e sensores de estacionamento dianteiros estao num pacote opcional acessivel mas por algum motivo a 250 tsi highline deixou tudo aquilo que faz os olhos brilharem como opcionais como o painel digital sistema de infotaiment discover media park assist e os farois em led talvez por serem equipamentos ausentes em seus rivais talvez para aproveitar a compra de impulso em campanha de lançamento mas o fato e que r$ 125 mil fica uma soma quase obscena mais de r$ 10 mil mais caro que um golf 1 4 highline a volkswagen chegou tarde na festa mas vai capturar a atençao de todo mundo com um produto de alto nivel agora so o tempo e o mercado para dizer quem manda nestes mares
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