uma noite mal dormida cafe da manha engolido com pressa e uma viagem de pouco mais de 100 km que demorou como uma de 500 km boca seca maos suadas e uma certa palpitaçao estava ansioso quando voce deposita muita expectativa em alguma coisa especialmente relacionada a uma area que voce conhece razoavelmente bem as chances de se decepcionar sao imensas e inconscientemente eu caprichei no deposito mas o mundo todo se dobrou aos joelhos do trio gemeo toyota gt86 subaru brz e scion fr s nao foi jeremy clarkson chris harris tiff needell estes caras nao poderiam estar errados eles nao poderiam estar mais certos no primeiro instante em que contornei uma das curvas do campo de provas haras tuiuti com velocidade suficiente para levar seus despretensiosos pneus michelin primacy hp 215/45 r17 a passar do limite de aderencia todos os pontos chave de um automovel de dinamica tesuda foram tocados de uma vez como uma fileira de dominos dinamica imediata e afiada comunicabilidade mecanica conectada aos seus nervos ronco envolvente cargas de acionamentos volante pedais cambio perfeitamente naturais ergonomia impecavel um limite eletrico apimentado mas doce de ser mantido sob controle estava entregue convencido do mais completo sucesso na missao deste produto foi um dos dias mais divertidos da minha carreira com um dos carros mais puros e intensos que ja pilotei para jorrar litros de adrenalina em sua corrente sanguinea ele nao precisa de mais do que duzentos cavalos o toyota gt86 nao e apenas um carro esporte ele e um convite a uma reflexao do que realmente voce quer e precisa em um esportivo e talvez nao saiba aumente o volume acomode se em sua poltrona e pegue uma carona comigo neste dia visceral [youtube id= llnxpbet8ju width= 620 height= 349 ] uma missao um legado um cruzamento de tradiçoes o espirito do toyota gt86 e fruto de tres pilares fundamentais a missao do engenheiro responsavel pelo projeto tetsuya tada o legado do mitico ae86 e o desenvolvimento conjunto com a subaru que resultou no belo e musical boxer aspirado de dois litros em vez de definir os pontos chave do gt86 em reunioes cheias de colarinhos brancos ar condicionado e apresentaçoes de power point com imagens genericas e palavras conceito tada san foi atras das cenas dos entusiastas na america do norte europa e asia frequentou track days encontros oficinas o resultado foi uma total quebra dos padroes atuais em vez de caçar numeros de aceleraçao tempos de volta em nurburgring e traçar concorrentes para esmigalha los em comparativos de revistas inglesas feitos em autodromos eles voltaram as origens da engenharia e do entusiasmo automotivo quando o projeto estava para ser lançado tetsuya deu declaraçoes preciosas durante o toyota gazoo racing festival ocorrido em novembro de 2011 no fuji speedway quando o carro ainda se chamava ft86 o feedback que recebemos foi quase sempre o mesmo os entusiastas disseram que havia muitos esportivos velozes e potentes mas isso nao definia o tipo de carro que eles queriam eles procuravam carros compactos ageis controlaveis e envolventes que pudessem ser preparados e afinados por eles mesmos eles possuem a sensaçao de que os carros atualmente oferecem uma experiencia filtrada e controlada por computadores como isso nao existe mais no mercado eles sao forçados a comprar carros mais antigos e impossivel de se desenvolver um esportivo que agrade a todos se voce tenta faze lo o carro sera mal cozido para todo mundo e nao sera particularmente bom para ninguem este carro nao foi desenvolvido por consenso ou por um comite nos eliminamos ao maximo possivel os computadores e baixamos o quanto foi possivel o centro de gravidade para deixar o piloto em contato pessoal com o asfalto novamente voltamos ao basico do car making quando nos apresentamos o conceito para o pessoal da publicidade eles se opuseram de forma drastica reclamaram que o carro nao tinha um tempo particularmente veloz no circuito e que nao usava nenhuma nova tecnologia nao conseguiam pensar em uma sacada atraente para propaganda desta dificuldade nasceu um dos comerciais mais hilarios que ja vimos nao se trata de homens e mulheres em oposiçao mas sim de entusiastas e bem o resto do mundo o gt86 nao faz sentido para ninguem a nao ser nos mesmos e e isso que o faz ser fantastico [youtube id= 8 gbbfxk5qq width= 620 height= 349 ] o segundo pilar do gt86 tem tudo a ver com a missao de tetsuya tada porque a essencia do cupe esportivo toyota ae86 e exatamente o que os entusiastas procuravam um carro pequeno baixo agil controlavel no limite robusto de facil preparaçao de visual esportivo mas limpo e funcional sem frescuras sem excessos traçao traseira autoblocante powerslides dori voces sabem do que estou falando ficam duas dicas de leituras de textos que produzimos a historia do ae86 e a historia do drift king keiichi tsuchiya entao mais do que herdar um nome uma sigla ou um estilo o legado do gt86 precisaria atender a experiencia que o ae86 fornecia o trabalho foi tao intenso neste sentido que ninguem menos que akio toyoda presidente mundial da toyota participou do programa como test driver e de acordo com tada san o presidente foi implacavel na busca deste legado resultando em muitas noites mal dormidas da equipe de engenharia por fim o terceiro pilar coroa um casamento feliz o desenvolvimento conjunto deste projeto com a subaru a toyota e dona de 16 5% da fuji heavy industries proprietaria da subaru o que resultou no conjunto motriz perfeito para as diretrizes deste veiculo o boxer de dois litros aspirado 4u gse fa20 na subaru um projeto inteiramente novo ele possui bloco e cabeçotes de aluminio comando duplo variavel diametro e curso identicos em 86 mm taxa de compressao de 12 1 sistema de injeçao direta e indireta multiponto trabalhando em conjunto 200 cv a 7 000 rpm corte a 7 450 rpm e 20 9 mkgf de torque a 6 400 rpm mas mais do que estes numeros a configuraçao de cilindros contrapostos resulta em um ronco diferenciado e baixa o centro de gravidade deixando a dianteira mais imediata e menos influenciavel pelas forças de aceleraçao lateral para a traseira escorregar a frente precisa pregar bem espartano e eufemismo para manter o preço do carro relativamente acessivel la fora ele custa us$ 26 075 scion fr s nos eua pouco mais que os us$ 22 890 do honda civic si apesar de usar plataforma e mecanica exclusivas o que deve ter feito a turma da contabilidade se enforcar em algum lustre em algum lugar os caras tiveram de aliviar o pe e foi na cabine o painel e as forraçoes de porta sao todos de plastico duro e aspero o design do volante e bastante questionavel e o sistema de som faz um corolla comum parecer um range rover vogue autobiography em funcionalidades e qualidade de audio mas e dai o que importa sao outras coisas conta giros bem na sua cara because race car o freio de mao esta colado a sua perna direita para voce que domina as tecnicas do dori ou bem gosta de brincar em esquinas molhadas e vazias os bancos possuem laterais de couro sintetico mas o bacana e a camurça sintetica do centro que ajuda a manter o seu corpo no lugar nas derrapagens controladas os apoios laterais do encosto sao real deal com suporte comparavel aos de um banco concha se o volante parece meio estranho ao menos ele possui so a buzina deixe a montanha de botoes para o controle remoto de sua tv a cabo e tem pegada precisa a ergonomia de pilotagem e sublime pedais de aluminio em posicionamento perfeito para o punta tacco ponto h junçao dos quadris em altura baixissima pernas ficam quase na horizontal e a alavanca de cambio fica a um palmo de distancia do volante como em um carro de corrida engates secos curtos feitos apenas com o pulso em uma frase voce encaixa e se integra ao toyota gt86 comodidades bem o ar condicionado e digital de duas zonas e os bancos possuem aquecimento tambem ha controlador de velocidade de cruzeiro uma alavanca que voce provavelmente vai descobrir que existe quando for limpar a cabine e ira usa la uma vez a cada 160 mil anos let it slide o que faz o toyota gt86 ser o que e se o sabor e a experiencia de pilotar o gt86 sao magicos por tras disso tudo nao ha canticos miticos nem amuletos milenares mas sim um veiculo construido com uma serie de caracteristicas bastante especificas e mais do que isso ajustado para entregar o maximo de feedback possivel ao piloto quando falamos do gt86 trata se muito mais do como do que do o que boxer + traçao traseira = layout unico e cg baixo como dito anteriormente o motor de cilindros contrapostos na horizontal permite uma boa baixa no centro de gravidade estamos falando de 460 mm ou 20 mm mais baixo que o porsche cayman com cg proximo ao chao as reaçoes do veiculo ficam muito mais imediatas e ele sofre menor influencia da aceleraçao lateral em curvas distribuindo melhor a aderencia entre os pneus com motor baixo a carroceria cupe pode ficar ainda mais fluida resultando no bom coeficiente aerodinamico de 0 29 sem asa 0 28 ah este e o unico carro em produçao a oferecer motor boxer na frente e traçao traseira nao e preciso explicar muito aqui apenas sorria peso baixo e bem distribuido 1 230 kg 130 kg mais leve que o novo civic si distribuiçao de peso 57 43 capo de aluminio teto de aço de alta resistencia pode ser mais fino mantendo a mesma resistencia do aço carbono convencional vidros laterais e traseiro mais finos que o padrao uma tampa de porta malas quase delicada de tao leve e pouquissimo isolamento acustico teto solar nao os reforços e acionamentos aumentariam o peso num local de cg alto entre eixos curto o suficiente balanços curtos com pouca massa e centro de gravidade baixo a cereja do bolo e encurtar ao maximo os balanços area suspensa adiante e atras dos eixos e o entre eixos para reduzir a inercia polar e maximizar o quanto for possivel a velocidade de resposta do veiculo mas o entre eixos e uma faca de dois gumes se for curto demais o carro perde estabilidade direcional em altas velocidades e fica arisco na apresentaçao e controle de sobre esterço quem ja acelerou um puma gtb sabe do que estou falando o gt86 portanto vai num ponto de equilibrio com 2 57 m ele tem toda a agilidade que precisa mas as derrapagens controladas ficam faceis de domar powertrain um motor boxer girador corte de giro a 7 450 rpm e musical com torque na medida certa para causar derrapagens controladas sem sustos e com total controle casado a ele um cambio de precisao digna da porsche o toyota tl70 baseado no aisin az6 com comando direto nada de varao ou de cabos curso curto e preciso folga zero e um doce clique a cada engate que parece ser sugado pelo trambulador no topo disso tudo claro diferencial traseiro com sistema autoblocante comunicabilidade e ajuste dinamico andar na cidade com o gt86 e desconfortavel como andar naquele civic fuçado do seu amigo com buchas de pu e coil overs os amortecedores possuem bastante carga de alta frequencia entao qualquer falha no piso sera sentida pelas suas visceras tudo fara sentido quando voce pegar aquela estrada de montanha e essa aspereza que o deixa insanamente comunicativo no limite de aderencia a caixa de direçao tem relaçao cortante de 13 1 agil como a de um carro de corrida e extremamente comunicativo mesmo sendo um sistema eletrico sistema mcpherson na dianteira duplo a na traseira freios com 296 mm de disco na dianteira e 290 mm na traseira e um pedal de freio firme e de curso curto comunicativo como o de um porsche boxster melhor do que falar assista ao começo do nosso video novamente voce vai entender na hora a dinamica vivida de neutra para sobre esterçante para deixa lo vivo assim claro e necessario desligar todos os assistentes dinamicos com eles ligados o gt86 apenas mostra traços de safadeza olha o que eu posso fazer o o desliga o esp ai meu chapa desliga ai [youtube id= llnxpbet8ju width= 620 height= 349 ] ergonomia como disse la em cima voce se encaixa no gt86 e isso e essencial para que voce nao apenas o pilote adequadamente mas tambem que receba todos os inputs dinamicos transmitidos pelo veiculo especialmente o deslizamento do eixo traseiro nas curvas note como o piloto fica perto do rodado posterior voce vai sentir a força g lateral nas visceras de forma imediata assim que o powerslide começar pneus ele calça um jogo de michelin primacy hp 215/45 r17 que nao sao exatamente os pneus para voce arrepiar num track day eles oferecem um bom nivel de aderencia lateral mas mais do que isso oferecem uma quebra do limite de aderencia bastante progressivo e divertido ou seja o gt86 veio com pneus direcionados a sua proposta se voce o calçar com um jogo de yokohama a048 os tempos irao despencar mas sera necessario muito mais abuso para começar as derrapagens controladas seu conceito gira em torno da experiencia nao do cronometro puro e simples ainda que ele seja um diamante bruto exatamente o toyota gt86 e um project car zero quilometro um carro feito para voce fuçar trocar rodas pneus freios fazer upgrades no motor lembre se de tudo o que tada san falou obviamente nao estamos falando de garantia de fabrica aqui mas quem vai pra chuva sabe que molha se voce quer um bom ponto inicial de projeto confira os gt86 trd e da hks com supercharger que mostramos outro dia amigavel para o touge esqueça puxadas de semaforo brincadeiras de rodovias e nao se preocupe muito com a sua folha de tempos no track day ele pertence as montanhas quando voce experimentar o gt86 num touge seja em qual pais voce estiver ira entender toda a essencia desta reportagem tudo sera um pretexto para os caminhos mais tortuosos e longos descobri isso na pratica ao encontrar um leitor nosso a bordo de um mini cooper s no meio da estrada dos romeiros mas vou deixar esta narrativa com a imaginaçao de voces bottom line quando gordon murray desenvolveu o mclaren f1 ele abertamente confessou ter usado o honda nsx como referencia de progressividade dinamica e pureza de experiencia em termos de envolvimento entre carro e piloto o que temos aqui e uma preciosa miniatura em escala dessa filosofia o toyota gt86 entrega algo muito mais saboroso e tem capacidade para descarregar adrenalina maior do que carros que custam tres vezes mais mas talvez ele pertença a uma filosofia madura e refinada demais para o mundo fortemente egocentrico e competitivo e bem ligeiramente babaca em que vivemos hoje me desanima pensar em como pessoas ditas entusiastas compram carros hoje escolhem ou deixam de escolher carro a ou b em base de pegas hipoteticos formulados em suas cabeças pautados por decimos de segundos de diferença no tempo de volta da publicaçao x comparam videos de youtube como provas juridicas devoram foruns para justificar suas teses malucas de que carro a e melhor que b porque e 0 2 s mais rapido no 0 a 100 km/h de acordo com o teste da publicaçao y criam regras original da pau sim se turbinar ninguem pega comemoram quando carro a humilha carro b no track day ou naquele pega da avenida mais provas documentais mas o incrivel e como os carros soam como se fossem autonomos nessa conversa ninguem se questiona o gargalo e sempre o automovel nunca as proprias capacidades acima de tudo isso a grande pergunta o tal carro a e realmente envolvente de ser pilotado ou ele e imbativelmente rapido em sua categoria uma coisa nao necessariamente inclui a outra quer uma dica goste de como ele entrega o desempenho nao do desempenho em si voce deveria comprar um carro esportivo porque quer ter uma baita experiencia emocionante nao porque esta assinando um contrato com uma equipe para ser o campeao daquele pega platonico que vai acontecer um dia naquela estrada contra aquele outro carro relaxa cara ao sair do universo do gt86 tive reforçada a sensaçao de que o universo dos esportivos hoje ficou tao competitivo e tao baseado em numeros e hipoteses que a coisa saiu da realidade e ficou presa ao ego das pessoas se tudo o que importa pra voce e ganhar moral nos tipos de discussao dos paragrafos acima bem a dupla subaru brz e toyota gt86 com certeza nao e para voce se o video e todo o resto da reportagem te deixaram inquieto por nao te lo na garagem para um passeio solitario de madrugada borracha versus asfalto bem vindo ao clube o gt86 avaliado pertence a frota da toyota nao e importaçao independente mas ate onde sabemos no momento os planos da vinda da dupla brz/gt86 estao congelados vamos apurar melhor isso e traremos informaçoes oficiais para voces campo de provas haras tuiuti clique aqui para conhecer o complexo de testes com circuito de 2 km pista off road e possibilidade de organizar eventos e encontros localizado em tuiuti proximo a morungaba a pouco mais de 100 km de sp ficha tecnica toyota gt86 motor quatro cilindros contrapostos bloco e cabeçotes de aluminio longitudinal 1 998 cm³ 16v cabeçote com duplo comando de valvulas variavel injeçao direta combinada a sistema multiponto gasolina aspirado potencia 200 cv a 7 000 rpm torque 20 9 mkgf entre 6 400 e 6 600 rpm transmissao manual de seis marchas traçao traseira suspensao dianteira do tipo mcpherson e traseira do tipo duplo a freios discos ventilados na frente e solidos atras discos 296 mm e 290 mm com abs e ebd pneus michelin primacy hp 215/45 r17 dimensoes 4 24 m de comprimento 1 77 m de largura 1 42 m de altura e 2 57 m de entre eixos capacidade do porta malas 245 litros peso 1 230 kg itens de serie nesta versao farois de xenonio com lavadores sistema keyless com partida por botao ar condicionado digital dual zone bancos aqueciveis revestimentos de couro e camurça sinteticos cinco airbags freios abs com ebd controles eletronicos de estabilidade e de traçao sistema isofix sensor crepuscular direçao com assistencia eletrica controle de velocidade de cruzeiro preço estimamos na casa dos r$ 135 mil
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