hora de falar de track day caros amigos aqui vou comentar sobre a distribuiçao de peso do corsa a importancia dos pneus minha evoluçao nas tecnicas de pilotagem e claro detalhar as mais recentes aventuras em pista preparaçao do carro pesei o carro numa balança pra carros de corrida que alem do peso total da a distribuiçao deste sobre cada roda com isso detectamos um problema o papa leguas como andaram apelidando o carro tem 74% do peso apoiado nas rodas dianteiras e 26% nas traseiras totalizando aproximadamente 835 kg a proporçao ideal de um carro de traçao dianteira esta em 60% na dianteira e 40% na traseira com tanto peso na frente a traseira pode ficar meio boba nas frenagens dificultando a pilotagem pensei entao em unir o util ao agradavel e aliviar mais peso especificamente na dianteira para isso pedi que fosse eliminado o recheio das portas a folha interna e instalado um capo de fibra de carbono preparaçao do piloto antes do track day em autodromo de goiania viajei para sao paulo fazer um curso de pilotagem em interlagos onde dei a sorte de pegar aula com um instrutor muito competente e de didatica incrivel que num bate papo e incrivel coincidencia revelou ser um fa do meu corsinha o que rendeu uma grande amizade felipe franco um grande abraço meu mestre la aprendi na pratica alguns conceitos que conhecia em teoria inclusive o tao aclamado punta tacco que comecei a aplicar neste track day fui entao praticando na rua com meu astra fazendo punta tacco em cada frenagem e minha esposa tentando entender que @#$% era aquela que eu estava inventando [youtube id= dggwwi2oic4 width= 620 height= 349 ] tenho a seguinte teoria quanto mais eu faço na rua mais acerto em pista regulagem do banco a maneira de segurar o volante a execuçao das trocas de marchas punta taccos tudo eu pratico no meu dia a dia so nao pratico a velocidade porque nao da assim quando entro no meu carro de pista nao tento me adaptar a ele nao faço um esforço pra pilotar bonitinho tudo sai em modo automatico so me preocupo em frear mais dentro acelerar mais cedo e nao bater estetica quem me conhece sabe que sou fa de longa data da rbr sendo dificil me ver sem algum bone deles coleciono bones em geral e principalmente da red bull aproveitando que meu carro e azul decidi adesiva lo como um carro da rbr pneus um dos fatores ignorados por alguns praticantes de track day e a qualidade dos pneus pneus bons fazem a diferença de varios segundos em seu tempo de volta mas como o custo disso e altissimo eu so havia corrido com pneus slicks usados remanescentes da copa clio nao sabia o que era usar um pneu bom e novo e decidi formar opniao a respeito comprei um jogo de yokohama advan neova e outro jogo de yokohama advan a048 e estava decidido a testa los em pista junto com os slicks velhos que eu ja tinha 1º dia ate o momento sempre entrei em pista com o intuito exclusivo de virar tempo a razao sempre andei com um pessoal que tinha um pouco mais de experiencia em pista ou mais coragem e de todos eles eu era disparado o pior por isso acabava virando alvo de zoeira e sacanagens do pessoal para dar um basta nisso fui atras de melhorar baixando cada vez mais meu tempo tentando calar esse bullying automotivo e virar o jogo mas o que estava fazendo comigo virando tempo para os outros por algumas vezes me tornei rancoroso amargo e deixei em segundo plano aquela paixao pela pista achei melhor repensar meus conceitos fazer algo para os outros ou para me vingar deles nao era algo de meu feitio entao desta vez entrei em pista com uma proposta diferente aprender melhorar e me divertir e algo so pra mim nao pra revidar provocaçoes alheias decidi deixar toda a telemetria do carro pra depois parar de ligar para essas besteiras e andar naquele estilo old school ou seria old is cool so eu e o carro comecei com os pneus de chuva da copa clio os mesmos que usei no video do corsa vs nissan gtr as dificuldades iniciais que encontrei foram o carro freava com uma ligeira tendencia de jogar a frente para a direita o que eu corrigia com o volante e o meu novo capo de fibra vibrava e balançava bastante ja que era menos rigido que o anterior fora que com os pneus de chuva o carro ficou muito ruim dianteiro demais nao freava nada as vezes jogava demais a traseira mas foi um dos dias mais divertidos acho mesmo que gosto da dificuldade do mal feito cada curva com o carro ele se comportava diferente da anterior o que foi um otimo treino de adaptaçao e improvisaçao ao inves de reclamar sai dando risada e de brinde fui o melhor fwd do dia sexto na geral com o tempo de 1 43 8 2º dia de pista no domingo com slicks usados fiz o tempo de 1 42 7 e cheguei a conclusao que os slicks da copa clio sao muito bons porem somente para carros mais fracos o meu destraciona demais em saida de curva bloqueava bastante a frente na frenagem e o grip lateral deixava a desejar foi o dia que forcei mais o carro tentei frear mais dentro aproveitar um pouco mais a qualidade superior dos pneus em relaçao aos que usava no dia anterior tanto que em algumas frenagens o carro chegou a levantar as duas rodas traseiras o problema foi abandonar a pista em virtude de um vazamento na mangueira de oleo que faz parte do sistema de carter seco quando vi meu carro parecia uma maria fumaça ou aqueles carro de combate a dengue 3º dia de pista hora de testar os advan neova muiiiito bons eu nunca tinha andado com pneus novos de qualidade de cara percebi que o carro apontava mais nas curvas porem ainda destracionava bastante primeira volta rapida do dia e ja veio meu melhor tempo do fds 1 42 22 conforme o video abaixo porem tive que parar aos 2 28 do video meu capo de tanto balançar acabou forçando uma das travas e quebrando a mesma o vento finalizou o serviço e quebrou o capo [youtube id= rneskspppp0 width= 620 height= 349 ] arrumado remendado com fita e preso com zip tie o capo fomos pra pista novamente os pneus melhoraram muito o carro mas tinha algo errado olhando as velocidades das minhas voltas eu estava perdendo muita velocidade de reta chegando a 10 km/h na reta principal onde minha maior velocidade tinha sido 219 km/h no dia anterior na melhor volta do dia eu havia colocado so 210 km/h fazendo o tempo de 2 41 967 [youtube id= rry38xr12eg width= 620 height= 349 ] o carro estava patinando bastante a embreagem quando decidi levar uns caronas para dar uma volta e chegou pingando oleo aos boxes detectamos que o retentor do volante estava deixando correr um filete de oleo e acabava encharcando a embreagem fazendo com que ela patinasse eu poderia ter parado dado o risco do retentor se romper e vazar todo o oleo quebrando meu motor porem faltava testar os melhores pneus que eu tinha os yokohama a048 decidi entao tentar dar uma ultima volta rapida pra ver o que dava e parti pra cima no começo da volta tudo ok carro vinha forte e sem patinar porem na segunda curva reparei que o carro nao destracionava mais e que demorava a pedir marcha na hora pensei quebrei meu motor que motor valente mesmo assim continuava forte porem decidi abortar a volta desligar o carro e aguardar o resgate para nao piorar a situaçao dele por isso eu estava perdendo velocidade de reta desde o começo do dia o motor ja vinha apresentando perda de rendimento ate que tal perda fosse mais evidente estava eu parado a margem da pista sozinho e com motor quebrado com todos os motivos do mundo para ficar puto ou triste enquanto aguardava o reboque entao me lembrei o que me disse um amigo um dia desses por sinal piloto de diversas categorias gabriel ferreira maia vulgo race driver nos foruns um dia voce vai aprender a bater e quebrar e sair dando risada e a consequencia natural para quem esta na pista e esta chegando cada vez mais perto do limite aceite isso entao comecei a dar risada lembrando que este foi o melhor track day de todos pra mim curti muito aprendi bastante e pilotei rapido como nunca neste track day sera que o redbull me deu asas ou sempre as tive mas a raiva e vontade de dar o troco nao me permitiam voar sempre tem gente que vai lhe criticar falar de voce e querer te colocar pra baixo uma vez um destes caras me falou que prego que aparece leva martelada e com isso justificava todas as suas atitudes negativas direcionadas a mim nao entendo gente assim que tem necessidade de diminuir os outros para se sentir maior siga em frente sem ligar para o que falam faça sua parte com humildade porem de cabeça erguida e lembre se no fim das contas na pista voce so tem dois inimigos contra os quais vale a pena lutar 1 voce mesmo supere seus medos limites seja melhor que ontem em todos os aspectos e evolua de maneira a olhar para tras com orgulho do que e hj desejando sempre mais 2 o relogio este e o grande inimigo baixar o proprio tempo e a meta por isso gosto tanto de time attack se alguem se colocar na posiçao de rival ou inimigo tire o melhor da situaçao e encare essa pessoa como alguem que o desafia a melhorar somente a vida e curta e o track day mais curto ainda so vai ate as 18 horas entao nao perca tempo com bobagens e acelere sem do por leonardo perez project cars #12
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