FlatOut!
Image default
Project Cars Project Cars #12

Acelerando meu Corsa 2.0 de F3 no Track Day de Goiânia: testando pneus e superando limites

Hora de falar de Track Day, caros amigos! Aqui vou comentar sobre a distribuição de peso do Corsa, a importância dos pneus, minha evolução nas técnicas de pilotagem e, claro, detalhar as mais recentes aventuras em pista.   Preparação do Carro Pesei o carro numa balança pra carros de corrida, que além do peso total dá a distribuição deste sobre cada roda. Com isso detectamos um problema: o Papa-Léguas – como andaram apelidando o carro – tem 74% do peso apoiado nas rodas dianteiras e 26% nas traseiras, totalizando aproximadamente 835 kg. A proporção ideal de um carro de tração dianteira está em 60% na dianteira e 40% na traseira. Com tanto peso na frente a traseira pode ficar meio boba nas frenagens, dificultando a pilotagem. Pensei então em unir o útil ao agradável e aliviar mais peso, especificamente na dianteira. Para isso pedi que fosse eliminado o “recheio” das portas (a folha interna) e instalado um capô de fibra de carbono.   Preparação do P