como voces viram em nossa cobertura ha alguns dias a renault do brasil organizou o segundo maior evento da renault sport do mundo um track day exclusivo para proprietarios e clientes interessados no sandero rs o palco escolhido para o hot hatch esticar seus musculos e dobrar pneus foi o autodromo da capuava um delicioso e desafiador circuito localizado em indaiatuba interior de sp muito utilizado pelos fas de track day cheio de curvas recortadas e mudanças radicais de relevo agora e hora de voces verem como se comporta o sandero rs na pista neste post alem do on board com camera em primeira pessoa refrescaremos a sua memoria mostrando todos os upgrades mecanicos e esteticos que este renaultsport traz e como sobremesa encerramos com um baita guia de pilotagem curva a curva pra capuava vamos la antes de mais nada aumente o volume aperte os cintos e bote o video pra rodar o carro esta totalmente original de fabrica incluindo os pneus que trabalharam o dia todo e mostraram otima aderencia ainda no fim da tarde o sandero rs estava abastecido com gasolina meio tanque e as voltas foram feitas com ar condicionado ligado temperatura ambiente de 27ºc motor 2 0 16v de 150 cv o que muda sai o 1 6 8v que equipa os demais sandero entra o 2 0 16v flex o famoso f4r motor da mesma familia dos esportivos clio iii rs 172 182 197 e 200 e do recordista de nurburgring nordschleife megane rs 275 trophy r no caso deste ultimo na variante turbinada f4rt e um motor de curso longo com diametro de 82 7 mm e curso de 93 mm o que favorece a entrega de torque em rotaçoes medias importante para saidas de curva e ultrapassagens na estrada numeros com etanol 150 cv a 5 750 rpm 20 9 mkgf de torque a 4 000 rpm zero a 100 km/h em 8 s velocidade maxima de 202 km/h no brasil o f4r e conhecido por equipar a versao topo de linha do duster mas no sandero rs ele recebeu alguns upgrades os dutos do coletor de admissao ficaram 20% mais largos a pressao do sistema de injeçao foi ampliada para 4 2 bar o ponto de captaçao do air box foi reposicionado e o mapeamento de injeçao e igniçao foi redesenhado pela renaultsport visando uma curva de torque mais agressiva o sistema de escape tambem mudou os tubos ganharam 5 mm de diametro e um novo abafador de maior fluxo e mais voz foi instalado qual o beneficio 41 % mais potencia e 34 8% a mais de torque disponiveis sob seu pe direito e algo praticamente autoexplicativo para um hatch de pegada esportiva nao com maior poder de aceleraçao e de retomadas os tempos de volta despencam mas um motor sozinho nao faz um esportivo acompanhe os topicos seguintes cambio de seis marchas o que muda este e o unico sandero de seis marchas ele e equipado com a caixa de transmissao tl4 do duster 2 0 16v mas a renaultsport foi alem pegou o cambio estudou seu escalonamento e decidiu substituir as relaçoes da terceira e da quarta marcha acompanhe a linha vermelha do grafico abaixo resultando naquilo que nos gearheads chamamos de arranjo close ratio um escalonamento que resulta em pouca queda de rotaçoes entre cada troca de marcha quais os beneficios maior poder de retomada e de aceleraçao sao os efeitos mais imediatos sentidos com a terceira e a quarta marcha mais proximas exatamente as marchas mais usadas nos miolos dos autodromos como interlagos velo citta aic e goiania por exemplo mas ha um outro beneficio que pouca gente se atenta um cambio close ratio e essencial para o equilibrio dinamico do carro no autodromo uma transmissao com relaçoes muito espaçadas resulta em um carro com maior variaçao entre neutro e sub esterçante saida de frente na saida de curvas longas alem de comprometer o desempenho em retomadas nas saidas de curva suspensao rodas e pneus esportivos o que muda molas amortecedores e barras estabilizadoras sao todos componentes diferentes em relaçao ao sandero 1 6 os amortecedores ganharam buchas em poliuretano as molas estao 92% mais rigidas na dianteira 10% mais firmes na traseira barras estabilizadoras 17% mais rigidas na dianteira 65% na traseira ate a geometria foi revista apresentando 0 91º extras de caster as rodas aro 17 sao exclusivas apresentam off set mais negativo e sao calçadas com pneus esportivos continental contisportcontact3 205/45 r17 84v quais os beneficios o ganho de carga na suspensao resulta em reaçoes bem mais ageis em mudanças de direçao sem aquela sensaçao de curva feita em dois tempos primeiro com o carro consumindo o curso da suspensao e somente entao apontando na curva um esportivo precisa fazer essa tarefa de forma integrada mas acima de tudo a suspensao mais firme resulta em menor rolagem da carroceria ela quase nao inclina a foto acima e bastante didatica o carro esta no limite absoluto de aderencia e os pneus do lado esquerdo mal tocam o chao amplie a foto mas note como o assoalho esta praticamente paralelo ao nivel do chao com pouca rolagem de carroceria ha menos variaçao de geometria de suspensao ou seja a cambagem das rodas fica estavel resultando em mais aderencia lateral dos pneus e comportamento mais previsivel as molas dianteiras ganharam proporcionalmente mais carga para trabalhar melhor com o ganho de massa do novo motor; ja a barra estabilizadora traseira mais grossa serve para ajudar a neutralizar a dinamica soltando um pouco a traseira e ajudando o carro a apontar nas curvas por fim o ganho de caster que a renaultsport adotou no sandero rs faz ele apontar com mais agilidade nas curvas e tambem aumenta a comunicabilidade do sistema de direçao ja os pneus utilizados no sandero rs sao de categoria max performance summer de alta performance geram mais aderencia lateral mas nao chegam a ser desconfortaveis para uso na cidade e estrada as rodas aro 17 deste renaultsport apresentam off set mais negativo ou seja ficam projetadas um pouco mais para fora isso e para aumentar as bitolas o que resulta em menor transferencia lateral de peso na pratica o carro inclina ainda menos nas curvas e gera mais aderencia freios redimensionados o que muda este e o unico sandero com disco nas quatro rodas mas mesmo o sistema dianteiro foi totalmente refeito os discos ganharam 22 mm de diametro passando para 280 mm e os pistoes das pinças frontais cresceram 6 mm ganhando mais poder de alicatada os discos traseiros possuem 240 mm cilindro mestre e hidrovacuo foram dimensionados e o sistema de distribuiçao eletronica de forças de frenagem o ebd ganhou nova calibragem quais os beneficios as mudanças visaram deixar o sandero rs com poder de frenagem e resistencia ao fading compativel com a proposta de esportivo para acelerar em track day bem como incrementar o pedal feel ou seja deixar o pedal com melhor sensibilidade para uso em autodromo na capuava mesmo apos dez voltas em ritmo forte nao houve queda de performance a reprogramaçao do ebd objetivou ampliar o angulo de guinada yaw nas entradas de curva ou em outras palavras auxilia o sandero rs a girar em torno de seu proprio eixo para entrar na curva com mais agressividade extras outros itens de destaque o sandero rs traz uma serie de itens personalizados volante esportivo de diametro 10 mm menor forrado em couro pedais de aluminio esportivos bancos com forraçao exclusiva assentos mais baixos e apoios laterais reforçados para choques adesivos emblemas saias e asa traseira exclusivos e o botao r s drive que traz tres modos de direçao quais os beneficios o volante menor transmite mais feedback as maos do piloto por representar uma alavanca de comprimento menor em relaçao ao centro da coluna os pedais de aluminio foram posicionados de forma a facilitar a manobra do punta tacco nas reduçoes de marcha os bancos mais baixos ajudam a baixar o centro de gravidade e tambem reduzem o balanço do piloto nas curvas e as laterais reforçadas ajudam na contençao se os para choques emblemas r s adesivos e saias podemos considerar itens visuais a asa traseira nao esta ali a toa ela gera 25 kg de downforce a 150 km/h ja a tecla r s drive que fica no console central permite que voce alterne entre tres modos de direçao o normal e voltado para economia de combustivel e segurança nele o controle de estabilidade esp fica 100% ativo o acelerador assume um mapeamento economico ficando com respostas mais amortecidas e o indicador de troca de marchas gsi presente no painel de instrumentos e programado para ajudar o motorista a economizar combustivel; recomendando sempre trocas precoces por volta dos 2 000 rpm aproveitando o bom torque do 2 0 16v este e o modo padrao que esta presente toda vez que voce liga o sandero rs ao apertar a tecla r s drive uma vez voce ativa a programaçao sport imediatamente a marcha lenta sobe 200 rpm deixando as reaçoes em saidas de semaforo mais ageis o acelerador fica com mapeamento esportivo mais direto e afiado ao comando do motorista o gsi tambem muda passando a recomendar as trocas de marcha buscando maxima performance por fim ao deixar a tecla r s drive pressionada por alguns segundos voce entra no modo sport+ ele e quase igual ao sport mas os controles de estabilidade e de traçao ficam desativados este e o modo mais veloz do sandero rs e o controle de suas reaçoes ficam totalmente na sua mao recomendamos para uso em pista por quem ja tem alguma experiencia guia atacando as curvas da capuava com entre 2 5 e 2 7 km de extensao e entre 13 e 15 curvas dependendo da configuraçao a capuava e um dos autodromos com maior variaçao de relevo do brasil sao diversas subidas descidas mergulhos e declives subitos a amplitude topografica entre o trecho mais baixo e o mais alto sao de respeitaveis 36 metros isso somado ao angulo agudo de muitas de suas curvas e a pista estreita resulta em um traçado de ataque e um circuito no qual voce precisa de muita agressividade e muita suavidade ao mesmo tempo a agressividade e trazida pelos diversos trechos em s recortados que o traçado apresenta para contorna los voce vai precisar provocar levemente a traseira do carro para faze lo girar em torno de seu proprio eixo com agilidade bem como transformar zebra em pista e um pouco de terra em zebra para conseguir a trajetoria mais retilinea as zebras da capuava sao quase todas utilizaveis para voltas quentes mas nao espere tratamento doce por parte delas por outro lado e necessario ser suave para carregar velocidade e nao esfregar os pneus dianteiros nas entradas de curva e pontos de tangencia como as curvas na capuava sao apertadas e facil se empolgar passar do ponto e castigar em demasia os pneus da frente perdendo tempo e trazendo desgaste e superaquecimento ao rodado dianteiro uma vez que voce encontra o ritmo na capuava contudo e algo muito compensador como a pilotagem fica no fio da navalha e e normal passar do limite fisico da pista para obter o traçado mais rapido possivel voce se sente num verdadeiro hillclimb ingles mas vamos ao que interessa o curva a curva da capuava primeiro vou postar novamente o video on board para voces terem uma referencia visual deixe o player em 3 00 abaixo temos a primeira curva e uma freada bastante tardia e que começa retilinea 1 entre a zebra e o ponto de tomada 2 voce ja vai estar aliviando o pedal de freio progressivamente na mesma proporçao em que esterça imediatamente apos o ponto 2 voce vai buscar o acelerador mas com muita suavidade para nao espalhar a dianteira voce vai buscar a zebra interna com quase 3/4 da curva completa o ponto 3 e onde voce vai buscar a aceleraçao plena enquanto retorna o esterçamento a quase zero e deixa o carro espalhar ate a zebra externa 4 abaixo temos o miolo completo e um dos trechos mais emocionantes por causa das mudanças de relevo radicais a freada começa proximo ao ponto 1 e note que no processo voce vai precisar esterçar suavemente pra esquerda para conseguir posicionar o carro e uma freada tecnica carregue um minimo de carga no pedal de freio ate o ponto 2 ajudando a dianteira a se localizar novamente voce vai encontrar a zebra interna tardiamente busque o acelerador deixe o carro escorregar ate a zebra de fora 3 fazendo deste trecho uma quase reta para isso acontecer voce realmente vai usar quase toda a zebra no ponto 3 de forma que o carro fique quase todo sobre ela foto abaixo a esq o abuso das zebras vai continuar no ponto 4 foto abaixo a dir porque voce vai precisar de muito espaço pra dar uma leve alicatada nos freios entre os pontos 4 e 5 e arremessar o carro sobre a zebra do ponto 5 importante nao exagere na velocidade de entrada do ponto 5 pois ha uma forte descida que tira apoio dos pneus e na zebra do ponto 5 onde acontece a topada em que o carro fica em duas rodas foto abaixo nao se preocupe a dianteira perde contato por um brevissimo instante por que e preciso fazer este corte tao pra dentro da curva sem deixar espalhar porque voce precisa sair com velocidade e ao mesmo tempo estar do lado certo para atacar a gigantesca curva a direita que começa no ponto 6 ilustraçao la de cima esta curva longa tem uma quebra para subida que faz a dianteira escorregar pra fora e tambem cuidado para nao puxar o carro pra dentro antes da hora na entrada da curva 6 voce so vai colar na zebra interna quando ela estiver quase acabando ponto 7 por sinal essa e uma dica preciosa neste trecho cego quando a zebra interna terminar 7 pode acelerar mais fundo começar a alinhar o volante e deixar o carro escorregar ate a zebra externa abaixo damos prosseguimento diria que a curva do fundao e a freada e o contorno mais dificil do circuito sua aproximaçao e em curva o que te obriga a criar uma trajetoria meio reta entre os pontos 1 e 2 para frear ja dentro da tomada e um misto de trail braking com freada extremamente tardia entre os pontos 2 e 3 voce deve acelerar o suficiente para carregar velocidade sem que isso cause um impedimento de sub esterço para voce trazer o carro para dentro a partir do ponto 3 novamente voce vai de encontro a zebra interna so no final do processo mas nao suba nela cuidado na saida desta curva voce nao deve deixar o veiculo espalhar fique proximo ao centro da pista pois precisa de angulo para atacar a veloz curva do ponto 4 os pontos 4 5 e 6 sao um tremendo slalom que requer sapiencia em nenhum destes pontos voce vai deixar o carro escorregar totalmente pra fora com o sandero rs nao foi necessario aliviar o acelerador para o ponto 4 mas dependendo do carro voce vai precisar aliviar o pedal da direita fique colado no lado direito da pista voce quer ter o melhor angulo para atacar o ponto 5 este ponto e uma delicia mas requer cuidado e um leve e suave jab no freio com o carro acompanhado de um pequeno e controlado golpe no volante objetivando usar toda a zebra de dentro o que fara a traseira do carro escorregar apenas o suficiente novamente nao deixe o carro escorregar pra fora na saida porque o ponto 6 vem imediatamente depois como uma chicane ataque o ponto 6 exatamente como o ponto 5 mas seja ainda mais agressivo busque um ponto um pouco alem da zebra interna sim um pouco de terra nao faça esse corte no ponto 5 ou voce sera punido com um solavanco na suspensao o terreno ali nao e amigavel ainda na ilustraçao acima na saida do ponto 6 nao deixe o carro escorregar totalmente pra fora na saida voce vai precisar trazer o carro para a extremidade direita para frear para a tomada do ponto 7 e um trecho dificil pois a suspensao ainda vai estar quicando do ponto 6 e o carro ainda estara desequilibrado pela saida da curva quando voce buscar os freios o ponto 7 e uma tomada agressiva mire na metade da zebra de dentro cuidado com a saida de frente pois e um trecho em descida em carros rwd muito cuidado com a rabeada apos o ponto de tangencia 8 deixe o carro escorregar ate a zebra externa 9 a freada na ponte 1 tem piso um pouco ruim nao se afete psicologicamente pela mureta use toda a pista posicione o carro bem a esquerda mire no meio da zebra do ponto 2 e novamente nao tenha medo do guard rail do lado de dentro deixe o carro escorregar quase ate a extremidade externa 3 da mesma forma como no ponto 7 da ilustraçao anterior a freada para este grampo e feita com o carro ainda se equilibrando da curva anterior freada tardia ponto de tangencia tardio 4 voce so vai ver a zebra interna bem tarde ponto 5 quando voce devera buscar aceleraçao plena se esterçar ou acelerar antes da hora ira espalhar a curva da vitoria e a ultima e a mais veloz do circuito e uma freada curta que termina entre os pontos 1 e 2 busque apenas beliscar a zebra interna e a partir do ponto 2 busque aceleraçao total escorregando ate proximo a zebra externa 3 dica na tomada da curva 1 ha uma falha na pintura da linha branca a sua direita onde esta falha termina e exatamente o ponto de tomada 1 e parabens voce completou uma volta na capuava tenha em mente estes pontos usar todo o espaço da pista cuidar para nao ser precoce na tomada da curva ou no acelerador ter em mente que as curvas sao fechadas e que por isso e facil passar do ponto e sempre tenha aquela dose de agressividade controlada sem movimentos bruscos e uma pista tecnica divertida curta e agressiva o futebol de salao dos autodromos brasileiros cai como uma luva para o sandero rs [ fotografias fabio aro sandero rs victor eleuterio foto aerea ]
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