Os fãs de automobilismo precisarão enfrentar uma verdadeira maratona no sofá para acompanhar tudo o que o esporte motorizado tem a oferecer neste final de semana. Como se não bastassem o GP de Mônaco e a Indy 500, ainda teremos neste sábado (27) a 24 Horas de Nürburgring. A corrida será disputada pela 45ª vez como parte do calendário anual da VLN, a liga de automobilismo que disputa suas provas ao longo do ano no complexo automobilístico alemão.
Como acontece em todos os anos, as maiores fabricantes alemãs irão disputar a batalha de 24 horas no Inferno Verde — a BMW com o M6 GT3, a Audi com o R8 LMS e a Mercedes com o AMG GT3 —, mas também teremos a primeira participação do novo Hyundai i30 N, o primeiro hot hatch da nova divisão esportiva da marca. Se você quiser saber como ele se sairá no mundo real, esta é uma boa oportunidade para descobrir.
A edição deste ano também terá uma dupla do SCG003, o supercarro de Jim Glickenhaus, disputando a categoria SP-X ao lado do Renault R.S. 01 (sim, aquele R.S. 01) e dos Audi R8 LMS GT4 da Audi Sport Team Phoenix.
Da mesma forma que nos anos anteriores, vamos fazer um guia rápido com tudo o que você precisa saber para acompanhar a prova, além da transmissão ao vivo da corrida — e claro, da caixa de comentários aberta a todos que quiserem acompanhar e comentar a prova com a gente, da mesma forma que fazemos nas 24 Horas de Le Mans.
Um breve histórico
A 24 Horas de Nürburgring nasceu em 1970 como uma prova mais acessível e voltada a pilotos amadores que não poderiam participar dos 1000 Km de Nürburgring — que era a prova mais tradicional do circuito, disputada pelos maiores protótipos do planeta, os mesmos que giravam por um dia inteiro em Le Mans. Ainda hoje ela é volta a amadores: a inscrição custa pouco menos de € 10.000, dos quais € 3.000 são o adiantamento do combustível e as quase 20 categorias diferentes aceitam a participação de praticamente todo tipo de carro, de clássicos a esportivos GT3.
Os participantes
Ainda hoje a 24 Horas de Nürburgring é voltada para amadores, que preenchem o grid de largada com mais de 200 carros e separados por quase 20 categorias.
Akio Toyoda e Ulrich Bez
Por não fazer parte do calendário de nenhum grande campeonato, a corrida também atrai algumas personalidades dispostas a acelerar forte em uma corrida de verdade. Nas edições anteriores vimos Akio Toyoda, CEO da Toyota, Ulrich Bez CEO da Aston Martin e Kazunori Yamauchi, criador da série de games Gran Turismo. Sabine Schmitz, a “rainha de Nürburgring”, também irá disputar a prova, dividindo um Porsche 911 com o marido Klaus Abbelen e outros dois pilotos.
Alguns fabricantes ainda aproveitam a corrida como campo de testes e desenvolvimento. A Hyundai N, por exemplo, formou uma equipe e encampou dois carros para desenvolver seu primeiro hot hatch, o i30 N. Jim Glickenhaus também irá levar seu SCG 003 ao circuito. Aliás, um de seus carros irá largar na pole position, conquistada pelo piloto americano Jeff Westphal com uma volta de 8:15,427.
Neste ano estão inscritos mais de 300 carros (veja a lista completa aqui), mas apenas 230 podem treinar simultaneamente e somente 210 se classificam para a corrida. A pilotagem é geralmente dividida entre quatro pilotos, que podem fazer stints de no máximo 150 minutos com um mínimo de duas horas de intervalo. Também é permitido se inscrever para pilotar dois carros (caso do brasileiro Augusto Farfus), desde que a regra do tempo máximo de stint e o mínimo de descanso sejam respeitados.
Carros e categorias
A quantidade de categorias é tão grande que nem mesmo os organizadores disponibilizam as regras de cada uma para o público — ou talvez escondam no site em alemão. O que você precisa saber, basicamente é que há quatro divisões principais:
Series Cars (ou carros de série): é a categoria criada par permitir baixos custos de competição com carros quase idênticos aos vendidos nas lojas. Ela tem seis categorias diferenciadas pelo deslocamento dos motores — V1, V2, V3, V4, V5 e V6 e uma categoria para motores a diesel chamada VD. Para os carros turbo, a categoria recebe a letra T como sufixo.
Specials: é a divisão para carros de corrida que podem disputar outras competições. Ela também é subdividida em categorias de acordo com o deslocamento do motor — SP1 a SP8 —, outras duas para carros homologados: a SP9 para os GT3 da FIA, a SP10 para os GT4 da SRO, e a D1T a D4T para carros a diesel.
Cup: são as categorias monomarca. A Cup 1 é formada por Seat Leon, a Cup 2 por Honda Civic R, a Cup 3 pelo Porsche Carrera Cup.
H: carros fabricados até 1996. São diferenciadas pelo deslocamento dos motores pelas categorias H1 a H4.
Sim, isto é um Opel Manta dos anos 1980 na edição de 2012, participando da divisão H
Como acompanhar
Infelizmente a 24 Horas de Nürburgring é uma corrida um pouco mais modesta que sua equivalente francesa e não terá aplicativos de live timing, nem uma rádio online, e seu caráter amador não instiga às fabricantes a disponibilizar câmeras onboard como em Le Mans.
A única transmissão será feita pela organização da prova no streaming ao vivo pelo YouTube (este incorporado acima), que inicia às 10:30 no horário de Brasília (15:30 no horário de Nürburgring).
Além do vídeo, também será possível acompanhar atualizações pela página oficial de Nürburgring no Facebook e acompanhar a tabela de tempos atualizada em tempo real neste link.