FlatOut!
Image default
Sessão da manhã

Acorde com este onboard matador do Polo R WRC de Jari-Matti Latvala no Rali da Espanha

Que tal se desligar da realidade nesta manhã de domingo e pegar uma carona com o finlandês Jari-Matti Latvala e seu navegador Miikka Anttila (que também é finlandês) na penúltima etapa do WRC, que aconteceu no fim de outubro na Espanha? Curtiu a ideia? Então pegue seus fones de ouvido, dê o play e prepare-se para uma breve, porém intensa, viagem de 16 minutos pelas sinuosas estradas rurais da Catalunha.

Primeiro: se você acha que rali de verdade é disputado em estradas de terra, esqueça isso — no terceiro dia de competição (foram quatro, entre 23 e 26 de outubro), os estágios foram todos disputados no asfalto, e o trecho de 26 km do vídeo percorre as partes mais largas, com asfalto suave, e estradas mais obscuras, estreitas e desgastadas. Sem música ou edições mirabolantes, com um pouco de imaginação você consegue se sentir ali, dentro do carro. E vale a pena:

Os 26,48 km do estágio foram percorridos em 15:41,6. Com pilotagem impecável e carregando muita velocidade nas curvas, Latvala e seu navegador foram os vencedores do terceiro dia, mas seus colegas de equipe, os franceses Sébastien Ogier e Julien Ingrassia venceram a competição.

rally-spain-volkswagen-2014-382

Na verdade a Volkswagen dominou o campeonato neste ano, com o título de construtores garantido há duas etapas e, na Espanha, Ogier e Ingrassia conquistaram o título de pilotos e navegadores. Os finlandeses ficaram com a segunda posição — na etapa e no campeonato. Caso a situação se invertesse, com Latvala em primeiro e Ogier em segundo, a decisão ficaria para o próximo fim de semana, no Rali da Grã-Bretanha.

rally-spain-volkswagen-2014-388

O Polo R WRC também fez sua parte, equipado com um motor 1.6 TSI de cerca de 300 cv e dotado de tração integral.

Latvala comentou sua atuação no Rali da Espanha com modéstia:

Infelizmente perdemos muito tempo demais na terra para conseguir compensar a diferença no asfalto. Fiquei muito satisfeito com nosso desempenho no asfalto, mas precisamos trabalhar mais na terra. Vamos nos focar nisso nos próximos testes, mas primeiro a equipe toda vai curtir a festa esta noite.”

Nada mais justo para uma equipe que só vai competir na semana que vem para cumprir tabela, pois a missão deste ano está cumprida. Agora, nos dêem licença pois vamos assistir ao onboard mais uma vez!