ja viu alguem ligar a tv ou o radio por estar incomodado com o silencio e mais comum do que parece por alguma razao ha pessoas que estao desacostumadas a nao ouvir nada a nao receber nenhum estimulo sensorial fora do periodo de sono acordamos com uma tela na cara ligamos o radio no carro musica para trabalhar conversamos no almoço mais musica no trabalho radio no carro tv na sala tv no quarto tela na cara na cama ate adormecer entao o silencio se instala finalmente — nao o silencio absoluto mas o silencio que inclui os ruidos do ambiente estima se que em 2020 uma pessoa comum produziu 357mb por dia na forma de videos musica textos imagens conversas e atividades ligadas ao trabalho e ao lazer parece pouco mas considerando que voce dorme entre seis e oito horas por dia e supre outras necessidades basicas ao longo de outra hora ou duas estes 357mb sao produzidos na pratica em 10 horas significa que voce produz 35mb de dados por hora — note que estou falando em produzir nao consumir nao e preciso ser muito bom de matematica para notar que passamos a maior parte do dia recebendo informaçao de todo tipo se voce ja se sentiu cansado ao assistir a tv ou depois de navegar por muito tempo na internet ja sofreu um dos efeitos colaterais desta intensidade de informaçao e informaçao demasiada e desnecessaria em sua maioria a pior parte desta historia e que tudo isso nos deixa acostumados ao barulho as vezes ate viciados no barulho a ponto de o silencio se tornar incomodo e sem silencio nao ha espaço para a reflexao o ruido estimula as regioes do cerebro necessarias para a consciencia para a tranquilidade criatividade concentraçao e se estas açoes cessam ou se tornam menos frequentes voce limita seu imaginario a informaçao que voce recebe diariamente em resumo sua realidade passa a ser limitada e conceitos da realidade escapam da sua imaginaçao ate mesmo conceitos basicos como a impermanencia e a finitude das coisas o que me traz a um evento ocorrido na cidade ha dez anos mais ou menos uma arvore centenaria um dos simbolos da regiao central se deteriorou rapidamente e caiu houve uma grande comoçao popular que se apressou em apontar os dedos para os culpados pela morte da arvore a discussao publica durou quase uma semana ate que o jornal local decidiu entrevistar um biologo especializado em botanica para perguntar o que houve com a arvore serenamente o botanico no alto de sua experiencia — de vida e profissional — respondeu encerrando o debate arvores sao seres vivos e todo ser vivo morre um dia o ciclo desta arvore terminou [caption id= attachment_300507 align= aligncenter width= 1600 ] diga se nao e possivel ouvir o silencio desta sala[/caption] o biologo que deve contemplar o silencio em seus estudos com uma frase quase banal trouxe o publico de volta para a realidade as coisas acabam a ordem de prioridades da nossa rotina e algo que nos afasta dessa noçao — e e por isso que o silencio e importante para a reflexao talvez seja por isso que certos finais comovem tanto e causam inconformidade nas pessoas uma arvore centenaria estava la antes da nossa existencia e de repente ela deixa de estar a casa em que voce vivia um dia pode dar lugar a outra o autodromo em que voce aprendeu a gostar de carros pode se tornar um parque o piloto pelo qual voce torce um dia ira se aposentar as fases da nossa propria vida começam e terminam naturalmente — e o nostalgico e justamente alguem que nao aceita esse ciclo natural ha alguns dias um icone entusiasta deixou de existir quase que silenciosamente um icone duplamente entusiasta porque fez historia no ar e na terra nos dois sentidos a alitalia a companhia aerea nacional italiana que esta permanentemente associada ao wrc deixou de existir entre altos e baixos financeiros a alitalia acabou quebrada e sera reorganizada como outra empresa a ita italia trasporto aereo s p a nunca mais havera um alitalia no ar ou na terra e isso me pegou de surpresa porque a permanencia da alitalia era algo que eu tinha como certa a varig a vasp e a transbrasil que marcaram minha infancia podem ter acabado mas a alitalia nao era ela que me levaria um dia para conhecer o lugar de origem dos contesini viajar de klm tap ou lufthansa para a italia e como dirigir um cadillac na inglaterra nao faz sentido algum alem disso eu nao fumo entao nao consumo marlboro 555 ou jps tambem prefiro monster a red bull prefiro nivea a rexona nao uso relogio entao nao tenho um tag heuer nem sei onde se compra roupas da benetton e so uso lubrificante motorcraft entao gulf e petronas estao fora de cogitaçao o que me restava viajar de alitalia mas agora nem isso eu posso mais a alitalia como ja mencionei mais acima foi a companhia aerea nacional da italia — ou seja embora nao fosse estatal ela tinha certos incentivos e beneficios ou privilegios se preferir do governo italiano ela entrou no automobilismo para valer em 1974 logo no primeiro campeonato mundial de rali ajudando a escrever um capitulo da historia do automobilismo com suas cores no recem homologado lancia stratos pilotado pelo italiano sandro munari ali houve uma sintonia perfeita entre a pintura da alitalia com as formas ousadas — e jamais repetidas — do lancia stratos tao perfeita que parecia feita sob medida para o carro quando na realidade foi uma simples adaptaçao da livery dos avioes que a alitalia voava na epoca na verdade a sintonia foi tao perfeita que a pintura e o carro nasceram no mesmo ano 1970 foi quando a alitalia renovou sua identidade visual e foi quando a lancia apresentou no salao de turim o stratos zero um conceito bertone que daria origem ao stratos hf tres anos mais tarde e embora as linhas da alitalia possam ser facilmente associadas a tradicional qualidade do design italiano elas foram idealizadas pelo lendario designer alemao walter landor tambem responsavel pelos logotipos da levi s e da fedex landor foi o pioneiro do uso de design como ferramenta de branding ou reforço da imagem de marca se quiser usar um termo aportuguesado e tambem um dos primeiros a realizar pesquisa de mercado como parte do desenvolvimento desta imagem alem disso ele foi o criador dos manuais de identidade corporativa essas credenciais por si explicariam a qualidade do design da pintura da alitalia mas ha mais detalhes interessantes nesta historia [caption id= attachment_300498 align= aligncenter width= 1006 ] alitalia antes [/caption] ao procurar landor a alitalia pediu um design que fosse facilmente adaptavel as diversas aeronaves que eles tinham em sua frota — na epoca a alitalia usava o sud caravelle os douglas dc 8 e dc 8 o enorme boeing 747 e os pequenos vickers viscount foi assim que nasceu o a estilizado com as cores italianas que era pintado no estabilizador vertical das aeronaves ligado a faixa verde sobre toda a extensao longitudinal da fuselagem em seu ponto medio simples assim [caption id= attachment_300499 align= aligncenter width= 1024 ] alitalia depois em 1972[/caption] tao simples e eficiente que para adapta la ao stratos bastou reproduzir o a integrado a faixa nas laterais a estrela da pintura do stratos contudo e a disposiçao do a sobre o capo e sua extensao ate a traseira formando uma seta — veja abaixo e basicamente a pintura do estabilizador vertical aberta pois e espelhada e aplicada sobre o capo sequer parece um patrocinador considerando que a lancia e munari eram tao italianos quanto a companhia aerea o que elevou a pintura a categoria de icone contudo foi a sequencia de titulos da lancia que venceu o campeonato de construtores de 1974 1975 e 1976 e depois venceu o titulo de pilotos com munari em 1977 destes somente em 1975 esta pintura da alitalia nao foi usada — naquele ano a equipe modificou a pintura por uma variaçao com o teto verde as laterais brancas e o a aplicado transversalmente no capo em 1978 depois do titulo de construtores da fiat a alitalia se tornou a patrocinadora da equipe de turim e o design de landor provou seu brilhantismo sendo facilmente adaptado as linhas mais conservadoras do fiat 131 abarth do grupo 4 e do fiat ritmo abarth do grupo 2 — exatamente como a alitalia havia solicitado para seus avioes nos fiat o esquema era o mesmo do stratos o a com a faixa verde nas laterais o a duplo espelhado no capo se estendendo pelo teto e pela traseira e so naquele ano a fiat fez a dobradinha levou o titulo de construtores e de pilotos com markku alen a alitalia ainda colocaria suas cores nos fiat durante a temporada de 1979 alem de patrocinar o lancia beta turbo de gilles villeneuve e valter rohrl no giro d italia daquele ano — talvez o carro menos conhecido com esta pintura depois disso a alitalia deixou os automoveis mas ainda estampou seu a tricolor nas motos da aprilia no mundial de superbike em 2010 e 2011 desta vez apenas com o a na lateral sem o mesmo charme das pinturas antigas agora 10 anos depois de sua ultima incursao no esporte motorizado a alitalia desliga seus motores e encerra uma historia de 75 anos nas nuvens sua sucessora que tem um nome burocratico sem a poesia de asas da italia tambem tem um novo logotipo e uma nova combinaçao de cores pouco inspirada que parece manter o tricolor apenas por respeito a historia conforme se leo acabou o jeito vai ser voar de lufthansa ate a alemanha e alugar um fiat para dirigir ate a italia
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.