entao 2024 começou nao que tenha começado de verdade; vamos esperar quinta feira que vem depois do carnaval na nossa mais amada tradiçao para realmente iniciarmos ele de verdade mas em outros paises que tem o azar de nao ter essa pausa tao aguardada que temos em fevereiro o ano definitivamente ja começou [caption id= attachment_357606 align= aligncenter width= 999 ] o ultimo camaro um zl1 com cambio manual e pacote 1le[/caption] e começou ruim e um ano sem camaro nao que seja a primeira vez ele ja tinha morrido em 2002 para voltar em 2010 e como ele voltou e parte da historia de hoje mas nao agora; isso conto mais adiante o fato e que acabou de verdade nao o teremos mais pelo menos por enquanto; o ultimo de qualquer coisa e um chute dificil de acertar quem pode saber hoje como sera o mundo em 2159 a imagem que todos tem de um camaro ou mesmo a de um mustang ou challenger e a de um cupe esportivo com um v 8 americano esta imagem cultivada religiosamente pelo seu fabricante e totalmente intencional no seu fim como e hoje um mustang e um aston martin mais barato tao sofisticado e veloz como ele mas um cupe bem mais barato a gm e uma empresa meio cheia de altos e baixos em suas criaçoes as vezes genial muitas vezes longe disso o motivo e seu objetivo principal que nao obstante seus objetivos atuais propagandeados como missao empresarial e na verdade aquele dito por sua principal figura historica alfred sloan este fundou o jeito gm de se fazer as coisas dizendo que o objetivo da empresa nao era fazer carros mas ganhar dinheiro fazendo carros parece obvio hoje onde todos agem assim mas ele foi um dos primeiros a focar desse jeito ate ali todos eram inventores e fuçadores e entusiastas interessados mais no que criavam que no retorno mas divago o objetivo aqui e fazer uma pequena homenagem ao camaro original a estreia absoluta e sua mais pura versao um requiem para um tipo de carro que nao existe mais belo barato simples mas cheio de personalidade unica o camaro definitivo o camaro nao e uma criaçao original foi criado para fazer frente ao mega sucesso mustang da ford lançado em 1964 o camaro original de 1967 seguia a formula dele a risca uma copia conceitual da ford tudo bem o mustang era por sua vez uma ideia de acertar o publico do chevrolet corvair com um carro mais convencional nada se cria [caption id= attachment_357610 align= aligncenter width= 999 ] para 1967 mais um novo tipo de chevrolet[/caption] o mustang foi criado de maneira para la de simples usando o chassis do compacto falcon a ford fez tres carrocerias cupe fastback seda de duas portas e conversivel de desenho esportivo e agressivo e pronto estava feito um dos maiores sucessos de venda de todos os tempos poucos carros traduziram seu tempo como um mustang; na segunda metade dos anos 60 ele era o desejo de todos usando apenas peças de prateleira o mustang podia ser configurado da maneira que o cliente quisesse podia ser um carro barato e economico com design e imagem mais sofisticada um duas portas com seis em linha e cambio manual um conversivel para passeios tranquilos com caixa automatica preguiçosa e macia ou um carro esportivo de alto desempenho um fastback com o v 8 289 k code shelby ainda aumentaria o leque de opçoes com o seu gt350 um verdadeiro carro de corrida para as ruas [caption id= attachment_357611 align= aligncenter width= 800 ] conversivel seis em linha 3 marchas na coluna basico desejavel mesmo barato[/caption] tendo a sorte de nascer depois era um carro bem mais moderno que o mustang usando como base a segunda geraçao do compacto nova que na verdade seria lançado apos ele em 1968 o camaro tinha uma carroceria que pode ser descrita como um semi monobloco um enorme subchassi que parecia na verdade um pedaço de chassi tradicional ficava na frente segurando motor e suspensao e era fixado ao resto do carro um monobloco de aço estampado soldado a ponto por quatro coxins de borracha isolando assim as vibraçoes e impactos do motor e da suspensao do resto do carro a suspensao dianteira era a ja tradicional independente por duplo a sobreposto d chevrolet e a traseira mola semi eliptica e eixo rigido simples e barato e era um carro belissimo nao na forma cheia de detalhes malucos como a do mustang e tao em voga hoje mas bela de uma forma mais artistica proporçoes perfeitas curvas bem feitas e pouquissima decoraçao foi desenhada em uma fase interessantissima dos estudios da gm; uma epoca em que tentavam segundo um de seus desenhistas henry haga reduzir o desenho do carro a sua forma mais basica fugindo um pouco dos exageros de decoraçao perpetrados durante os anos 50 [caption id= attachment_357612 align= aligncenter width= 999 ] desenho limpo classico e genial [/caption] era tambem bem diferente do espalhafatoso mustang cheio de reentrancias guelras e outros recursos para chamar a atençao o que fazia ele bem mais agressivo que o camaro segundo seus designers os chevrolets fariam os donos gostarem mais do desenho a cada dia fruto de sua beleza classica e linhas puras enquanto um mustang apesar do maior impacto inicial cansaria o dono rapidamente [caption id= attachment_357609 align= aligncenter width= 665 ] 1967 o primeiro z/28[/caption] o camaro de 1967 teve a sorte tambem de sendo um chevrolet ter a sua disposiçao uma familia de motores muito mais avançada que a da ford naqueles dias o mais barato era o mesmo seis em linha que os brasileiros adoram debaixo dos capos de seus opalas; em 1967 ainda era um motor bem moderno e era oferecido em versoes de 3 8 e 4 1 litros acoplados a caixas manuais de tres ou quatro marchas e automatica de duas powerglide ou tres turbo hidramatic marchas [caption id= attachment_357615 align= aligncenter width= 999 ] z/28 1967 apenas 602 carros produzidos[/caption] logo acima dele vinham os v 8 chevrolet de bloco pequeno um dos melhores motores ja criados na historia do automovel o motor mais produzido em quatidade e que provavelmente ganhou mais competiçoes em toda a historia do automovel no camaro original foi oferecido de 5 a 5 7 litros em varios estagios de potencia e o entao novissimo v 8 de bloco grande conhecido como mkiv tambem foi parar debaixo do capo criando um carro de arrancada para as ruas foi oferecido com 396 pol³ 6 5 litros ou via encomenda especial copo central office production order reservada a certos concessionarios da marca como don yenko com 427 pol³ 7 0 litros [caption id= attachment_357613 align= aligncenter width= 999 ] v8 em versao esportiva o 302 ho[/caption] o carro entao poderia ser um carro para corridas de arrancada ou um conversivel calminho para donas de casa e qualquer outra coisa que se pudesse imaginar entre estes extremos bastando para isso escolher a configuraçao correta quando encomendasse o seu uma pena que o mundo de hoje nao permita mais tantas maravilhosas opçoes [caption id= attachment_357617 align= aligncenter width= 999 ] z/28 1969 o apice do camaro[/caption] mas o mais fantastico desses camaros originais e muito provavelmente o famoso z/28 um verdadeiro carro de pista para as ruas esperando por voce nos concessionarios chevrolet americanos naquele fim dos anos 60 tanto que a sigla viraria sinonimo de camaro realmente serio em toda geraçao seguinte; ate ali era apenas um codigo de opcional vince piggins um engenheiro da chevrolet encarregado de promoçao da marca queria criar uma imagem esportiva para o camaro em seu lançamento queria que o novo chevrolet chegando tres anos atrasado num mercado criado pelo seu rival da ford fosse rapidamente reconhecido como melhor que ele para isso resolveu bater os mustangs nas pistas de corrida da scca que em sua categoria trans am estava sendo dominada pelos gt350 de carrol shelby como a categoria permitia cilindradas de ate cinco litros pensou se inicialmente em usar o v 8 de bloco pequeno com 283 cid ou 4 6 litros ja existente ainda mais porque o mustang usava um 289 4 7 litros mas uma ideia melhor apareceu usando o bloco do 327 cid 5 4 litros com diametro de pistoes de 101 6 mm e a arvore de manivelas do antigo 283 com curso de 76 2 mm chegou se a exatos 4 949 cm³ ou 302 cid convenientemente no limite do regulamento a sigla z/28 em 67 68 e 69 significava o seguinte uma homologaçao especial para competiçoes em pista sim um chevrolet americano na mesma veia de um bmw m3 e30 de um mercedes 190e 2 3 16 de um porsche carrera um lancia stratos um mitsubishi evo um chevrolet muito diferente portanto e de grande sucesso nas pistas com ajuda de roger penske e seu piloto/engenheiro mark donohue os camaros azuis da sunoco abaixo dominaram a categoria nos anos de 1968 e 1969 ate a equipe se mudar com todo seu know how para a amc em 1970 [caption id= attachment_357636 align= aligncenter width= 999 ] o lendario sunoco camaro da penske[/caption] para homologaçao era necessaria a venda de 1 000 carros por ano nas ruas o que foi planejado prometendo 1000 carros em 3 anos de produçao o carro foi homologado em 1967 seu primeiro ano apenas 602 carros foram fabricados mas nao por falta de demanda diz pete estes da chevrolet em retrospectiva nos planejamos vender apenas 400 em 1968 mas ao inves disso tivemos 7 000 pedidos cara como tem jovens la fora e eles tem dinheiro e quando eles souberam como mark donohue destruiu seus rivais na trans am com um z/28 eles ficaram malucos para ter um em 1969 nos planejamos vender 27 mil voce acredita nisso vinte e sete mil e como era um z/28 de rua o carro nasceu como um catadao de todas as opçoes de alta performance ja disponiveis no camaro somadas ao novo motor suspensao heavy duty freios a disco dianteiros e sapatas especiais para os tambores traseiros o camaro basico ainda tinha 4 tambores cambio de quatro marchas com comando no assoalho diferencial autoblocante positraction direçao por esferas recirculantes de relaçao rapida 17 1 e rodas de aro 15 com largos pneus diagonais firestone sports car 200 a partir de 1968 ja contava ate com freio a disco nas 4 rodas opcional e ate uma suspensao independente traseira foi tentada mas descartada por nao se traduzir em tempos melhores na pista o carro era um pacote integrado um carro otimo para quem gosta de dirigir rapido claro que nao como um carro moderno um carro de pista de 1967 lembre se mas hoje parece uma coisa extremamente desejavel justamente por isso disse a road & track em 1968 com seus pneus largos o z/28 e um automovel estavel quase neutro em seu comportamento ele nao tem problema algum em conseguir tempos de volta excelentes em qualquer pista desde que razoavelmente lisa o truque aqui com tanta força disponivel e dosar o pedal da direita corretamente para fazer a curva de forma neutra; muito acelerador e voce roda bonito por fora spoiler traseiro duas grandes faixas pintadas por cima do carro inteiro e um capo com uma tomada de ar frio na base do para brisa distinguiam a versao do carro imediatamente podia ser pedido com ou sem o pacote de decoraçao rallysport que no ano de 69 escondia os farois circulares o carro pesava 1 460 kg leve para os padroes americanos mas bem mais pesado que um opala por exemplo um carro de tamanho semelhante [caption id= attachment_357625 align= aligncenter width= 999 ] pacote rs farol escondido[/caption] o motor e uma das melhores partes pequeno para os padroes americanos da epoca e leve como todo chevrolet de bloco pequeno era apesar disto um monstro comando de valvulas bravo daqueles com marcha lenta alta 900 rpm e embaralhante e um enorme holley quadruplo em cima girava livre a partir dos 3 000 rpm apenas mas chegava as 7 000 com facilidade a taxa de compressao era alta 11 1 e apesar de inicialmente o virabrequim forjado ser suportado por mancais de dois parafusos apenas a sua melhor e mais evoluida versao de 1969 ja tinha quatro grandes parafusos por mancal em 68 e 69 podia tambem receber opcionalmente dois carburadores holley quadruplos em um coletor especial de aluminio com dutos longos [caption id= attachment_357622 align= aligncenter width= 999 ] o 302 ho com dois holley quadruplos 1969 versao mais forte [/caption] consumia quantidades realmente prodigiosas de combustivel de alta octanagem apenas e era incrivelmente barulhento e incivilizado a ponto de sacudir e vibrar o carro todo em marcha lenta era tambem intratavel antes de 2 000 rpm mas quando passava deste ponto era simplesmente sensacional um motor forte e que pede para girar o 302 ho seu nome oficial depois dos 3 000 rpm era liso e feliz dando aquela sensaçao de torque abundante sem preguiça para girar que so um bom v8 americano pode dar a gm declarava 290 hp brutos mas todo mundo sabia que o mundo real estava muito acima disso documentos internos da gm descobertos por entusiastas da marca falam em 408 cv no carro de rua e 454 cv em competiçao a revista motor trend testou um z/28 na versao com dois holley quadruplos em 1969 e disse ja era um carro bravissimo em 1968 mas hoje e simplesmente imoral o carro vibra e faz um barulho inacreditavel mesmo em marcha lenta os motoristas ao lado olham espantados e os pedestres ficam assustados e quanto anda um camaro z/28 o famosissimo preparador americano smokey yunick levou certa vez o seu carro de competiçao para boneville salt flats depois da corrida final do campeonato de 1967 teoricamente o motor era de serie mas sabemos que nunca e exatamente assim principalmente no caso de yunick mas o fato e que atingiu 281 km/h na milha lançada um recorde para carros de serie ele bateu tambem o recorde de velocidade em 12 horas numa media de 232 km/h o carro de rua testado pela car and driver americana de novo com o mais violento esquema de dois carburadores quadruplos fez o 0 96 km/h em 5 3 segundos e o quarto de milha em 13 77 segundos a uma velocidade final de 173 km/h a velocidade final em cada marcha era 101 km/h em primeira 140 em segunda 190 em terceira e estimados 240 em quarta e ultima marcha mesmo hoje mais que suficiente para entreter nao o camaro z/28 principalmente em sua versao de 1969 e hoje a mais forte imagem que temos do nome camaro em nossas cabeças mesmo para quem nunca viu um 1969 o motivo e fail de explicar e a inspiraçao para a volta de sucesso do camaro em 2010 no inicio dos anos 2000 maximum bob lutz voltava a gm e estacionava seu carro do lado do camaro 1969 amarelo decorado como um z/28 do diretor de design ed wellburn a conversa e amizade entre os dois fez o camaro renascer a imagem e semelhança do carro de wellburn em 2010 como a quinta geraçao do modelo [caption id= attachment_357607 align= aligncenter width= 999 ] ed welburn e seu camaro o ciclo se fecha[/caption] virou autobot e tema de musica caipira e para sempre fixou o desenho antigo na psique moderna mesmo quando apareceu um camaro novo de sexta geraçao em 2016 a gm nao teve coragem de fugir muito do z/28 1969 um carro especial que por isso mesmo nunca sera esquecido mas um velho sabio ja disse nada e para sempre descanse em paz camaro
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