parece um uno gigante nao e mesmo ou talvez uma elba levantada especialmente com essas rodas que lembram as rodas de liga leve usadas pela perua da fiat em 1986 quando ela foi lançada por aqui mas ai voce chega a dianteira olha o capo o conjunto optico o para brisa depois repara que as janelas sao grandes demais para uma elba e continua intrigado que p*** e essa eu respondo um rayton fissore magnum 4x4 nao ajuda muito ne que cazzo e rayton fissore igual o dkw magnum e por causa do motor vamos por partes ja diria o mecanico de peugeot view this post on instagram a post shared by antoine minard @soupapes_spotting rayton fissore e o nome d empresa fundada em 1976 por fernanda fissore filha de bernardo fissore um dos fundadores da fissore original; e por seu marido giulio malvino os dois queriam queriam seguir no ramo das carrozzerie de forma independente da fissore com os laços de familia os primeiros trabalhos da rayton fissore foram modificaçoes de carroceria para outras fabricantes mais especificamente fiat alfa romeo e seat esta ultima foi o ponto de origem do rayton fissore magnum nos anos 1980 a rayton fissore contratou tom tjaarda para reestilizar o fiat ritmo/seat ritmo para os espanhois e deste projeto nasceu o seat ronda um dos primeiros passos da seat na direçao dos projetos autorais — ate entao a seat produzia modelos fiat sob licença na espanha o carro foi um grande sucesso local vendendo mais de 175 000 unidades entre 1982 e 1986 apos completar o ronda a rayton fissore decidiu lançar um projeto autoral a ideia era produzir um utilitario para oferecer as forças policiais e militares de todo o mundo eles usariam como base um chassi iveco com o motor turbodiesel do furgao daily o projeto acabou engavetado mas deu origem a um outro carro que pretendia competir com o range rover o rayton fissore magnum usando partes do chassi iveco combinadas a uma estrutura tubular de perfil quadrado eles desenvolveram uma derivaçao fechada daquele utilitario com algumas linhas mais elegantes que as de um jipinho para o deserto varios componentes vieram de outros carros o conjunto optico combinava farois do lancia trevi e lanternas traseiras do citroen bx enquanto as maçanetas eram as mesmas do lancia delta o design do interior era simples e como o exterior abusava das linhas retas mas era harmonico e bem resolvido e o acabamento incluia couro italiano e madeira no painel alem do motor turbodiesel da iveco o magnum tambem podia vir com um quatro cilindros fiat de dois litros e 138 cv ou um v6 alfa romeo de 2 5 litros e 160 cv em qualquer caso o cambio era manual de cinco marchas e levava a força para as quatro rodas o magnum foi atualizado em 1988 e ganhou alem de uma nova grade dianteira de visual mais limpo e agora com farois de fiat regata combinados aos piscas de fiat uno — o que deu a ele a cara de unao que o deixou famoso por aqui alem disso ele ganhou novos motores incluindo um seis cilindros bmw de 3 4 litros o m30 usado no serie 6 e24 capaz de entregar ate 210 cv naquele mesmo ano ele passou a ser vendido nos estados unidos rebatizado como rayton fissore laforza no caso la forza era proveniente de um v8 ford igual ao utilizado no suv explorer de 187 cv o maior peso do motor 5 0 exigiu modificaçoes na estrutura com travessas reforçadas e a adoçao de uma caixa automatica de cinco marchas com reduzida pequenas modificaçoes esteticas na dianteira foram promovidas e os revestimentos de porta e console central foram redesenhados para o modelo americano na europa ele foi vendido basicamente as forças policiais municipais da italia — o que levaria a uma suspeita de envolvimento em lavagem de dinheiro publico que era desviado para os cofres do partido democrazia cristiana uma especie de centrao italiano nos eua contudo ele foi mais bem sucedido mas ainda longe de ser um veiculo de grande volume de vendas feito artesanalmente o laforza era um suv caro e que so sobreviveu devido ao grande potencial do mercado americano — foram feitas pouco mais de 6 000 unidades a maioria nos eua as atualizaçoes no projeto foram poucas em 1995 foi adotado o motor 5 0 com injeçao sequencial do ford mustang gt alem do v8 de 5 8 litros usado nas picapes f series este ultimo com a opçao por um supercharger kenne bell que levava sua potencia aos 320 cv ja em 1999 um v8 de seis litros da chevrolet que podia ser aspirado 325 cv ou sobrealimentado por um compressor eaton 455 cv e transmissao automatica de quatro marchas tambem com reduzida passou a integrar a linha que foi extinta em 2003 sim extinta em 2003 o que e intrigante como um a rayton fissore seguiu produzindo o magnum/laforza ate 20 anos atras isso porque alem de ser um projeto ultrapassado o suv nao surgiu em um ambiente muito saudavel do ponto de vista administrativo sua fabricante declarou falencia em 1989 e transferiu todo seu patrimonio ao empresario gregorio maggiali este por sua vez foi preso por lavagem de dinheiro em 1991 devolvendo o controle da companhia a fernanda fissore e giulio malvino em 1992 o proprio malvino foi processado ainda naquele ano por sonegaçao de impostos e outros crimes fiscais situaçao que o forçou a abandonar a rayton fissore em 1997 a empresa foi entao parar nas maos de um grupo de investidores chamado laforza automobiles que cuidou da produçao do magnum ate o encerramento das atividades em 2003 view this post on instagram a post shared by antoine minard @soupapes_spotting
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